Jump to content

Ajuda Com Voyage 200 Da Texas


seek___
 Share

Recommended Posts

Antes demais desejo a todos um excelente 2011 :D

O que me trás por aqui hoje é um problema um pouco estúpido mas para o qual não estou a conseguir arranjar solução.

Hoje de manhã a minha VOYAGE resolveu a seguinte equação

solve( 896,64 = somatório(120/(1+i)^t,t,1,19)+1000/(1+i)^19,i) ----> esta é a forma de introdução na calculadora

No entanto neste momento já não consegue resolver... fica busy, parece que ficou mais lenta.

Já fiz reset a toda a memória da máquina e também actualizei o OS.

Já tentei de tudo... alguém tem ideias??

Já agora se alguém tiver uma calculador destas, agradecia que experimentasse introduzir toda aquela expressão para ver se calcula o i.

Cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

Newprob

delvar i

experimenta outra vez.

Se n der, vê os parêntesis.

Se continuar a n dar, resolve primeiro a parte da direita, depois faz o solve com o resultado da direita igualado a 896,64.

A minha já n é usada há muito tempo, ptt as pilhas recarregáveis perderam a carga e n posso experimentar outra coisa qq, senão via já se a minha conseguia resolver isso ou n.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Newprob

delvar i

experimenta outra vez.

Se n der, vê os parêntesis.

Se continuar a n dar, resolve primeiro a parte da direita, depois faz o solve com o resultado da direita igualado a 896,64.

A minha já n é usada há muito tempo, ptt as pilhas recarregáveis perderam a carga e n posso experimentar outra coisa qq, senão via já se a minha conseguia resolver isso ou n.

Não deu. Aparece uma nota em baixo que diz "Domain of result may be larger" e fica aqui busy para "sempre". :(

Newprob

delvar i

experimenta outra vez.

Se n der, vê os parêntesis.

Se continuar a n dar, resolve primeiro a parte da direita, depois faz o solve com o resultado da direita igualado a 896,64.

A minha já n é usada há muito tempo, ptt as pilhas recarregáveis perderam a carga e n posso experimentar outra coisa qq, senão via já se a minha conseguia resolver isso ou n.

Não deu. Aparece uma nota em baixo que diz "Domain of result may be larger" e fica aqui busy para "sempre". :(

Se eu pedir para resolver a parte da direita e escrever o resultado em função de i acontece a mesma coisa, fica busy indefinidamente.

Link to comment
Share on other sites

Faz só a parte do somatório e vê se é disso.

somatório(120/(1+i)^t,t,1,19)

Assim ela escreve o somatório em função de i e conseguiu. A parte do 1000/(1+i)^19 também consegue escrever em função de i.

Quando uso o solve e somo as duas coisas acontece a mesma coisa. :(

Link to comment
Share on other sites

Epá eu já tive esse problema, mas agora n me estou a conseguir lembrar como o resolvi.

É o solve que está a atrofiar.

Tenta fazer um solve mais simples para ver se ela se queixa.

Em coisas mais simples ela safa-se.

Por exemplo, se o somatório for só de 1 a 5 e não puser expoente no segundo termo ela já faz.

Isto tá negro... o exame é amanhã. Obrigado pela ajuda mas isto parece que não vai lá.

Link to comment
Share on other sites

Fui buscar as pilhas meio carregadas e experimentei com a minha. Tb não resolve...

Ou seja, isso deve ter aí qq coisa mal na resolução, pq duvido que seja para a máquina resolver.

É possivel que de manhã me tenha enganado... Mas a expressão está correcta. É esquesito porque mesmo passando o somatório para a formula de uma progressão geométrica também não dá.

De qualquer forma obrigado por ter experimentado.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.