Jump to content

Discos Externos E Usb 3.0


CMC_PUBLIKUM
 Share

Recommended Posts

Boas..

Estou a pensar em adquirir 1 disco externo (Western digital, somente) visto o meu andar a ter falhas a mais para o meu gosto.

Estou a pensar comprar 1 no mínimo de 1TB e no máximo de 2TB.. vai depender dos preços que arranjar.

As minhas dúvidas são:

  • Valerá a pena comprar 1 disco USB 3.0?
  • Caso valha, será boa ideia optar por aqueles "combos" Disco + placa pci 3.0 ou comprar separado?
  • Se valer mais a pena comprar separado (que é o que acho porque a placa quem vem com os discos deve ser fraca), por qual deverei optar?
  • A minha motherboard é uma Asus P6T.. Não terei qualquer problema caso opte por 1 disco 3.0 e respectiva placa pci, pois não?


    Discos que vi:


  1. My Book 3.0
  2. My Book Essential

Acho que a única diferença é que o 3.0 tem uma placa opcional (Não sei se será a deste caso)

Obrigado.

Abraço

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Western :tease:

Não estou a contribuir para tiras as tuas dúvidas mas... o que é isso que falas em disco "combo" ?

Esqueci-me do "n". Obrigado pelo reparo.. :)

É isto: "Combo" (abrv de "combination")

ASUS BRIDGE U3S6 USB 3.0 / SATA 6G PCI-E 4X 25.9€

Na Chiptec

Pois, já li uma review dessa, mas fiquei 1 bocado na dúvida se seria uma boa opção (TestFreaks).

Link to comment
Share on other sites

eu comprei e tenho instalada com um sata interno , e ligo la discos externos mas são 2.0 porque nao tenho nenhum disposito 3.0

istalou na boa sem qualquer problema e ja ca canta á 1 mes a bombar , a minha board P6T SE

Link to comment
Share on other sites

eu comprei e tenho instalada com um sata interno , e ligo la discos externos mas são 2.0 porque nao tenho nenhum disposito 3.0

istalou na boa sem qualquer problema e ja ca canta á 1 mes a bombar , a minha board P6T SE

Mas para auferir do SATA a 6GB, é preciso discos mais recentes, porque os restantes não suportam isso, certo?

O meu interesse é só mesmo 1 disco externo, talvez USB 3.0; não faço sequer intenções de comprar 1 disco (interno) novo, portanto, não sei se haverá uma melhor opção. Obrigado pela ideia. :)

Link to comment
Share on other sites

WESTERN DIGITAL CAVIAR BLUE 1TB 32MB SATAIII (6GB/S)

Fabricante: Western Digital

Descrição: Capacidade: 1 TB

SATAIII: 6 Gb/s

Cache: 32 MB

7200 RPM

Garantia: 2 ano(s)

Preço: 63.9€

Ou seja se tiveres espaço na caixa vai te ficar pelo mesmo preço ou mais barato esta soluçao

Edited by nmoa
Link to comment
Share on other sites

WESTERN DIGITAL CAVIAR BLUE 1TB 32MB SATAIII (6GB/S)

Fabricante: Western Digital

Descrição: Capacidade: 1 TB

SATAIII: 6 Gb/s

Cache: 32 MB

7200 RPM

Garantia: 2 ano(s)

Preço: 63.9€

Ou seja se tiveres espaço na caixa vai te ficar pelo mesmo preço ou mais barato esta soluçao

Mas eu não estou interessado num disco interno ;)

Link to comment
Share on other sites

WESTERN DIGITAL CAVIAR BLUE 1TB 32MB SATAIII (6GB/S)

Fabricante: Western Digital

Descrição: Capacidade: 1 TB

SATAIII: 6 Gb/s

Cache: 32 MB

7200 RPM

Garantia: 2 ano(s)

Preço: 63.9€

Ou seja se tiveres espaço na caixa vai te ficar pelo mesmo preço ou mais barato esta soluçao

Mas eu não estou interessado num disco interno ;)

Basta comprar uma caixa externa e esta feito :)

Link to comment
Share on other sites

eu comprei e tenho instalada com um sata interno , e ligo la discos externos mas são 2.0 porque nao tenho nenhum disposito 3.0

istalou na boa sem qualquer problema e ja ca canta á 1 mes a bombar , a minha board P6T SE

isso é gastar dinheiro para nada. quando o USB 3.0 estiver massificado significa provavelmente que é altura de mudar de board/fazer upgrade ao pc

eu comprei e tenho instalada com um sata interno , e ligo la discos externos mas são 2.0 porque nao tenho nenhum disposito 3.0

istalou na boa sem qualquer problema e ja ca canta á 1 mes a bombar , a minha board P6T SE

Mas para auferir do SATA a 6GB, é preciso discos mais recentes, porque os restantes não suportam isso, certo?

O meu interesse é só mesmo 1 disco externo, talvez USB 3.0; não faço sequer intenções de comprar 1 disco (interno) novo, portanto, não sei se haverá uma melhor opção. Obrigado pela ideia. :)

Sata III para já em discos mecânicos é mais marketing que outra coisa, se bem claro que as coisas tem de evoluir, desde que se mantenha a retrocompatibilidade

Não há disco mecânico que sature o SATA2

Já o USB 3.0 é outra história. USB 2.0 na pratica capa as velocidades de transferência a 30 e poucos MB/s(e todos os discos dao normalmente bem mais que isso), logo o USB 3.0 faz todo o sentido

e se for para um uso casual pode nem valer a pena, mas se usares bastante o disco, o USB 3.0 poupa-te muitas secas

e mesmo que nao compres a placa para o pc, se a diferença do disco/caixa externo USB 2.0 para o USB 3.0 for pequena, compra logo com a norma mais recente

Edited by roubagalinhas
Link to comment
Share on other sites

Sata III para já em discos mecânicos é mais marketing que outra coisa, se bem claro que as coisas tem de evoluir, desde que se mantenha a retrocompatibilidade

Não há disco mecânico que sature o SATA2

Já o USB 3.0 é outra história. USB 2.0 na pratica capa as velocidades de transferência a 30 e poucos MB/s(e todos os discos dao normalmente bem mais que isso), logo o USB 3.0 faz todo o sentido

e se for para um uso casual pode nem valer a pena, mas se usares bastante o disco, o USB 3.0 poupa-te muitas secas

e mesmo que nao compres a placa para o pc, se a diferença do disco/caixa externo USB 2.0 para o USB 3.0 for pequena, compra logo com a norma mais recente

Exactamente!

Quanto ao uso do disco, sim, será bastante porque o que tenho anda a falhar algumas vezes e tenho receio de perder o que lá está.

O que eu quero, é 1 disco externo e não discos internos e uma caixa. E o que preciso é da vossa opinião quanto ao que perguntei no 1º post (ponto 2 e 3 visto que já estou inclinado para o USB 3.0)

Não concordo muito com o uso de placas PCI para uma coisa que ou faz parte da board ou então não existe.

Não vais propriamente arrancar um SO por USB ;)

Desculpa, mas não percebi o que quiseste dizer com isso :shy:

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

What I meant:

Infelizmente tens das últimas (senão a ultima) board do mercado que não saiu com USB3 onboard.

Estar a meter uma placa PCI no sistema só para adicionar essa "feature" que deveria ser onboard não é algo que goste de recomendar.

Menos espaço, menos airflow, mais calor, mais cabos.

IMO, compra o disco USB3 mas não te importes muito de o ligar a uma porta USB2.

Os controladores "very cheap" dos discos externos à-lá-Fnac ainda nem dão conta do recado.

Link to comment
Share on other sites

What I meant:

Infelizmente tens das últimas (senão a ultima) board do mercado que não saiu com USB3 onboard.

Estar a meter uma placa PCI no sistema só para adicionar essa "feature" que deveria ser onboard não é algo que goste de recomendar.

Menos espaço, menos airflow, mais calor, mais cabos.

IMO, compra o disco USB3 mas não te importes muito de o ligar a uma porta USB2.

Os controladores "very cheap" dos discos externos à-lá-Fnac ainda nem dão conta do recado.

Ah :)

Pois, mas quando comprei a minha board, ainda não se falava em USB 3.0 ou era apenas uma miragem (se bem me lembro). Como tão cedo não vou trocar, e já que preciso comprar 1 disco externo, lembrei-me de optar já pelo 3.0 devido à velocidade de transmissão de dados ser bastante superior ao USB 2.0.

Tendo uma placa "controladora" de modo a usar os recursos do 3.0 no meu pc, não faria grande diferença quanto aos aspectos que apresentas visto esta não ser assim tão grande e não ter cabos por se ligar directamente à board. :)

a unica coisa que me lembro das placas pci-e é que as primeiras que sairam tinham um controlador e performance manhosas

as mais recentes já nao sofrem disso, mas nao fixei nomes/modelos

Pois, por isso é que perguntei se valia a pena comprar 1 combo disco + placa ou comprar 1 disco 3.0 e a placa à parte, e neste caso, qual placa.

Nao era preferivel um disco externo com suporte Firewire800 (bem mais rapido que USB2.0) ou eSata2?

eSata2 não. O meu tem eSata, mas isso é bom se só se usar o disco num pc, mas eu tanto uso no desktop como no portátil e esse modo não dá para ligar como por usb.

Link to comment
Share on other sites

Nao era preferivel um disco externo com suporte Firewire800 (bem mais rapido que USB2.0) ou eSata2?

eSata2 não. O meu tem eSata, mas isso é bom se só se usar o disco num pc, mas eu tanto uso no desktop como no portátil e esse modo não dá para ligar como por usb.

A tua board tem Firewire400 (é mais rapido que o USB2.0) e eSATA3gbps.

Se arranjasses uma caixa com suporte USB2.0 pro portatil (nao sei se tem firewire) e com SATA, aproveitas. È que quando tiveres a transferir varias dezenas de GBs vai ter dar jeito a porta SATA

Link to comment
Share on other sites

Nao era preferivel um disco externo com suporte Firewire800 (bem mais rapido que USB2.0) ou eSata2?

eSata2 não. O meu tem eSata, mas isso é bom se só se usar o disco num pc, mas eu tanto uso no desktop como no portátil e esse modo não dá para ligar como por usb.

A tua board tem Firewire400 (é mais rapido que o USB2.0) e eSATA3gbps.

Se arranjasses uma caixa com suporte USB2.0 pro portatil (nao sei se tem firewire) e com SATA, aproveitas. È que quando tiveres a transferir varias dezenas de GBs vai ter dar jeito a porta SATA

Obrigado, mas o que quero é mesmo 1 disco externo, e não quero eSata porque como o disco é para ser usado tanto no desktop como no portátil, com eSata tenho de estar a desligar 1 dos pc's sempre que queira usar o disco com esse tipo de ligação.

Isso seria viável e prático se o disco fosse para ser usado somente em 1 pc.

Link to comment
Share on other sites

USB 2.0 faz transferências a 60MB/s.

Se o disco que lá vais colocar der sequer essa velocidade(o que duvido muito), não sei para que queres USB 3.0

Não vou colocar nada em lado nenhum porque é 1 disco externo que quero comprar. :-..

Os discos que estive a ver, estão no post inicial com os respectivos links para as suas páginas oficiais.

Link to comment
Share on other sites

Ok.

Pah o My Book 3.0 já vale a pena. Porque o gajo consegue escrever a velocidade de 90MB/s, algo que o USB 2.0 já não suporta.

E lê a cerca de 120MB/s.

Acho que a diferença do My Book 3.0 e do My Book Essential, é somente o facto de o 1º ter a opção de trazer uma placa USB 3.0 para o pc, visto que ambos podem trabalhar a 3.0 e a 2.0 Ou tem mais diferenças?

Edited by CMC_PUBLIKUM
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.