Jump to content

Net Neutrality


Lancer
 Share

Recommended Posts

59 minutes ago, Perks said:

@Revenge estás a ver?

Fui eu quem fez a queixa à Anacom, não voltes a "discutir" comigo que eu lixo-te :-.. 

Se os gajos alteram o meu tarifário para algo pior, vais ter uma visita do @systemoff.

Aliás, anda sedento de sangue, desde que cancelamos a visita ao @Jokeman

 


 

 

Estive a ler melhor a notícia, e o que não querem é que haja apps que tenham um determinado plafond, e quando esse plafond acaba, essa app é bloqueada ou atrasada. 

Ok, não me parece que o tarifário da Yorn seja afectado por isso. Não conheço os outros tarifários. 

Link to comment
Share on other sites

É melhor leres novamente Rev

Quote

O  objectivo desta medida é evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram  plafonds de dados gerais, e que estão sujeitos a bloqueios ou atrasos quando esses plafonds  se esgotam, e os conteúdos e/ ou aplicações que integram plafonds de dados específicos   ou sem limites de tráfego, e que não estão sujeitos a qualquer  bloqueio ou atraso quando se esgota o plafond geral de dados

Simplificando para ser mais directo

"O  objectivo desta medida é evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram  plafonds de dados gerais, e os conteúdos e/ ou aplicações que integram plafonds de dados específicos  ou sem limites de tráfego"

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Perks said:

É melhor leres novamente Rev

Simplificando para ser mais directo

"O  objectivo desta medida é evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram  plafonds de dados gerais, e os conteúdos e/ ou aplicações que integram plafonds de dados específicos  ou sem limites de tráfego"

O que diz ali, é que não pode haver a diferenciação quando o plafond geral acaba, continuas a poder usar as apps gratuitas, e isso é diferenciação de tráfego. 

Basicamente, plafond geral acaba, não podes usar mais o Fastnewsforum ou existe um atraso, mas podes continuar a usar o Facebook. 

Nunca me acabou o tráfego no Yorn X, mas segundo li no zwame, quando acaba, as apps gratuitas também vão abaixo, logo não existe diferenciação. 

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Perks said:

Mas como acaba se tu tens apps que não contam para o trafego?

ous eja tens apps que não contam mas quando acaba o plafond das outras não podes usar essas?

Presumo que quando o plafond geral acaba, simplesmente manda a net abaixo, logo acaba tudo. 

Só posso falar do que li, porque nunca consegui mandar os 5Gb abaixo. 

Seja como for, basta as operadoras fazerem essa alteração. 

A outra coisa, é que as apps gratuitas em roaming vão ao plafond geral e têm de continuar a ser gratuitas. Isso já afeta a Yorn, mas até é melhor, sendo assim. 

Link to comment
Share on other sites

14 minutes ago, Revenge said:

O que diz ali, é que não pode haver a diferenciação quando o plafond geral acaba, continuas a poder usar as apps gratuitas, e isso é diferenciação de tráfego. 

Basicamente, plafond geral acaba, não podes usar mais o Fastnewsforum ou existe um atraso, mas podes continuar a usar o Facebook. 

Nunca me acabou o tráfego no Yorn X, mas segundo li no zwame, quando acaba, as apps gratuitas também vão abaixo, logo não existe diferenciação. 

Isso é mentira que já estourei várias vezes os 5 GB do geral e o Youtube por exemplo continua a funcionar.

Link to comment
Share on other sites

Quote

O regulador concluiu que há ofertas que fazem uma gestão de tráfego diferenciada consoante a aplicação a que se esteja a aceder, o que para a Anacom infringe as regras de neutralidade da rede.

 

Link to comment
Share on other sites

Fdx, qual é a dificuldade em perceber o que a Anacom quer acabar?

Basicamente, o que eles faziam era configurar determinados dns e ips para taxar ou não e fazer ip-raft

Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, PunK_BoY said:

Isso é mentira que já estourei várias vezes os 5 GB do geral e o Youtube por exemplo continua a funcionar.

Acredito em ti, estava a falar o que li apenas, porque nunca consegui estourar. Mas basicamente, basta fazerem essa alteração. 

Ficamos a ganhar (e tu especialmente) que as apps gratuitas têm de o ser igualmente em roaming. 

Link to comment
Share on other sites

 

Quote

O  objectivo desta medida é evitar a discriminação entre conteúdos e/ou aplicações que integram  plafonds de dados gerais, e que estão sujeitos a bloqueios ou atrasos quando esses plafonds  se esgotam, e os conteúdos e/ ou aplicações que integram plafonds de dados específicos   ou sem limites de tráfego, e que não estão sujeitos a qualquer  bloqueio ou atraso quando se esgota o plafond geral de dados

Basicamente o problema é esse que está a negrito. Umas apps ficam bloqueadas quando o plafond geral acaba, e outras não ficam bloqueadas. 

Link to comment
Share on other sites

6 minutes ago, Revenge said:

 

Basicamente o problema é esse que está a negrito. Umas apps ficam bloqueadas quando o plafond geral acaba, e outras não ficam bloqueadas. 

Porque essas apps e sites tinham plafonds próprios...

Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, camurso_ said:

Porque essas apps e sites tinham plafonds próprios...

Mas resolves o problema se as apps gratuitas também ficarem bloqueadas quando o plafond geral acaba. Basicamente essas apps não contam para o tráfego, mas a partir do momento que o geral acaba, caput, a net simplesmente deixa de funcionar.

Repara que a Anacom não pode estar contra o uso do tráfego 0 para essas apps, a partir do momento que também diz que essas apps têm de ter trafego 0 em roaming. Se a Anacom diz isso, é porque não tem nada contra essas apps. Tem contra é quando determinado tráfego é bloqueado e outro tráfego pode continuar a entrar, o que concordo em absoluto.

Link to comment
Share on other sites

Revenge, eu percebo o que queres dizer e não estou a dizer que não tens razão.

Simplesmente não percebo em que medida isto é bom para o utilizador.

Tens um tarifário que te diz que, se usas com o plafond de dados, come-te nesse plafond. Se usas o fb come-te num plafond próprio "ilimitado". Se te acaba o plafond de dados, porque razão não poderás continuar a usar o facebook usando o plafond que tens?

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, camurso_ said:

Revenge, eu percebo o que queres dizer e não estou a dizer que não tens razão.

Simplesmente não percebo em que medida isto é bom para o utilizador.

Tens um tarifário que te diz que, se usas com o plafond de dados, come-te nesse plafond. Se usas o fb come-te num plafond próprio "ilimitado". Se te acaba o plafond de dados, porque razão não poderás continuar a usar o facebook usando o plafond que tens?

Neste caso não podemos olhar para a coisa como tendo um plafond próprio ilimitado. Caso contrário é confuso. 

Determinadas apps não fazem o plafond geral baixar. Mas quando esse plafond acabar, a net é bloqueada. 

Só existe 1 plafond. Existe é apps que nao fazem esse plafond baixar. 

Link to comment
Share on other sites

47 minutes ago, Revenge said:

Repara que a Anacom não pode estar contra o uso do tráfego 0 para essas apps, a partir do momento que também diz que essas apps têm de ter trafego 0 em roaming.

Onde é que diz isto?

Link to comment
Share on other sites

Quote

E hátambém tarifários cujos"plafonds" específicos de dados não podem ser utilizados dentro da União Europeia, o que também viola a legislação, neste caso a de inexistência de tarifas diferenciadas em "roaming".

No caso do Yorn X, tens um plafond de 5Gb. O roaming usa esse plafond com um PUR de 3.57Gb. De notar que na notícia indica que a Anacom não proíbe o PUR. As apps gratuitas em roaming vão consumir esse plafond, quando supostamente não o deveriam. 

Se não é isso que estão a falar, então não sei o que é. 

Link to comment
Share on other sites

15 hours ago, Revenge said:

Neste caso não podemos olhar para a coisa como tendo um plafond próprio ilimitado. Caso contrário é confuso. 

Determinadas apps não fazem o plafond geral baixar. Mas quando esse plafond acabar, a net é bloqueada. 

Só existe 1 plafond. Existe é apps que nao fazem esse plafond baixar. 

Não, estás enganado.

Essas apps comem-te um plafond que não sabes que tens...

Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, camurso_ said:

Não, estás enganado.

Essas apps comem-te um plafond que não sabes que tens...

Estou a falar aos olhos de como a Anacom quer que seja tratado. Só existe um plafond, que é o geral. Existem é apps que não fazem esse plafond baixar, mas quando o plafond acabar, todo o tráfego tem de ser bloqueado e não apenas algum. 

Com isto concordo, pois a partir do momento que isso acontece, com tráfego bloqueado e tráfego permitido, existe efetivamente diferenciação na rede. 

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Revenge said:

Estou a falar aos olhos de como a Anacom quer que seja tratado. Só existe um plafond, que é o geral. Existem é apps que não fazem esse plafond baixar, mas quando o plafond acabar, todo o tráfego tem de ser bloqueado e não apenas algum. 

Com isto concordo, pois a partir do momento que isso acontece, com tráfego bloqueado e tráfego permitido, existe efetivamente diferenciação na rede. 

Não percebo porquê, mas ok.

Quem perde é o cliente...

Link to comment
Share on other sites

A Vodafone já reagiu:

Quote

“No que diz respeito aos tarifários com pacotes de dados específicos para utilização de apps – ofertas ‘zero-rating’ – o Regulador entende que, de acordo com o regulamento sobre neutralidade de rede, os operadores terão de passar a barrar a utilização desses pacotes específicos para Apps, sempre que o cliente fique impedido de utilizar o pacote de dados genérico (por exemplo, pelo facto de o ter esgotado e não ter saldo para renovação do mesmo)”, refere a Vodafone. “Teremos, assim, de fazer esta adaptação nos nossos tarifários pré-pagos, apesar de considerarmos que a mesma será prejudicial para os clientes, que hoje conseguem utilizar na integra os pacotes de dados incluídos nos seus tarifários”, considera.

A Vodafone basicamente vai fazer essa alteração. Quando o plafond acabar, todas as apps ficam bloqueadas incluindo as 0 rating.

Quote

“Relativamente ao princípio do ‘roam like at home’, a Vodafone não terá de fazer qualquer ajuste aos seus procedimentos, uma vez que os mesmos já estão de acordo com as boas práticas exigidas pelo Regulador”, reagiu fonte oficial da operadora liderada por Mário Vaz.

Quanto ao roaming, dizem que não têm de fazer nada.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
cablecut.jpg
ABERTOATEDEMADRUGADA.COM

Já está publicada a medida excepcional que visa garantir a qualidade do acesso a serviços na internet considerados prioritários, à custa da limitação ou suspensão do acesso a outros serviços e da chamada neutralidade da net - onde...

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.