Jump to content

Net Neutrality


Lancer
 Share

Recommended Posts

(Mais uma vez, não encontrei o tópico em lado nenhum logo achei oportuno criar um já que havia muita gente a perguntar)

Existe muita confusão quanto às regras passadas nos EUA esta semana.

Vou deixar aqui uma série de links que espero que ajudem a esclarecer algumas das dúvidas existentes.

De forma muito curta, seja pela parte do governo, seja pela parte dos ISPs, o conteúdo que vai poder ser acessível na Internet vai começar a ser limitado, seja por bandwith, bloqueio ou tarifas extra.

The rules, pushed by FCC Chairman Julius Genachowski, prohibit broadband providers from blocking legal Web content, and they prohibit wired providers from unreasonable discrimination against Web traffic. (até aqui parece bom não é?)

They exempt specialized, or managed services, offered by broadband providers and exempt mobile broadband providers from the prohibition on unreasonable discrimination. (e agora?)

O que isto quer dizer é que, ninguém pode bloquear nada, MAS se o ISP tiver algum acordo com por exemplo, a "Disney", pode bloquear os concorrentes\serviços alternativos ou limitar o acesso a eles. E no caso de serviço mobile ou wireless podem fazer o que quizerem (primeiro proíbem, mas depois criam excepções e voltamos ao mesmo).

O exemplo em baixo é o que está a ser estudado neste preciso momento.

12-19-10allot.jpg

Engadget Explains net neutrality

FCC passes limited net neutrality rules

Wireles carriers openly considering charging per service

European carriers want content companies and smartphone makers to pay usage fees

Future of the internet scenarios (já foi postado antes penso eu)

Com o que aconteceu nos Estados Unidos, estamos nos a afastar rapidamente do primeiro cenário e a aproximar-nos dos 3 últimos.

O que está a acontecer é uma batalha pelos "direitos" sobre a internet no fundo.

Supporters of net neutrality suggest that non-profit government control over the Internet would prevent larger commercial websites from completely dominating the marketplace. A government agency similar to the current Federal Communications Commission (FCC) would oversee the basic network to prevent the formation of 'robber barons', companies who could possibly choke off competition by controlling key points on the Internet transmission network. Countries such as Japan already have Internet access laws based on the principle of net neutrality. Eventually, most countries with Internet access may have to implement laws to protect the current net neutrality concept.

Opponents of net neutrality include cable television companies, major Internet service providers and large commercial websites. They suggest that net neutrality is an unrealistic goal, since other network systems are already controlled by their largest contributors and are still able to function fairly. Government control over the Internet's basic network, opponents argue, would only lead to increased censorship and invasion of privacy. Website owners shouldn't be legally forced to receive or transmit information from competitors or other websites they find objectionable. This has already happened in isolated incidents.

No fim tudo se resume a uma questão, a cultura é um direito ou um privilégio?

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Por acaso uma professora já tinha referido algo nestes parâmetros, que andavam a estudar maneiras de "moderar" (atenção às aspas, é sem conotação negativa) o fluxo de informação da Internet. Consta que é insustentável a dispersão de informação falsa ou errada tida como verdadeira que por lá anda entre outras coisas.

E só para dar uma afagazita, em nenhum momento a Intenet significa Cultura da mesma maneira que um livro não é automaticamente Literatura.

Editado.

Edited by ash
Link to comment
Share on other sites

Sim, mas que é que decide que informação é verdadeira ou "correcta" ? O mundo não é preto e branco.

A partir do momento em que podes comunicar com o outro canto do mundo estás a partilhar a tua cultura.

Limitar a Internet é limitar a liberdade de expressão e a partilha de cultura.

Sabes o que os meus professores de programação me dizem quando tenho uma dúvida? "Vai à Internet pesquisar".

A Internet é uma fonte de cultura, não nego a quantidade de inutilidade existente, mas sinceramente prefiro ter a liberdade de escolher o que quero (porque inutilidade para mim pode não o ser para outro) e seguir as minhas próprias fontes tidas como fidedignas do que ser OBRIGADO a usar fontes escolhidas a dedo seja pelos ISPs seja pelo Governo (através de acordos\vendas). Os benefícios da Internet completamente aberta penso que superam em muito as desvantagens.

Num dos futuros cenários apresentados, quem faz o "rating" da informação são os users, e é assim que deve ser. No entanto, com esta recente evolução, estamos a fugir rapidamente a esse cenário, e aproximarmos-nos seja do cenário monopolista ou de big brother governamental.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Desculpa lá mas não li os links todos. Tou a guiar-me pelo que foi dito numa aula de Sociologia da Comunicação. Onde isto foi referido.

Percebo o que queres dizer e não deixas de ter a tua razão mas tenta ver as coisas duma perspectiva mais abrangente. Se fizeres, vais ver que a Internet é uma terra de ninguém, é pior que o Velho Oeste, não há nada no Mundo (Ocidentalizado, Civilizado) que seja minimamente semelhante e de facto começa a precisar de alguma regulamentação.

Basta dar o exemplo do Chatroullete. No papel a ideia era excelente, comunicação para todos com um click, troca de comunicação a nível global, liberdade de expressão e tudo o que queiras dizer mas a verdade é que o que vês lá é pilas e pouco mais. Devido à impunidade existente na Internet de que serviu a liberdade de expressão aqui e onde tá a troca de cultura?

Em relação ao modelo de rating que referiste tens o exemplo do Wikipedia nos seus primórdios, ideia genial.Mais uma vez, reunir toda informação de users de todo o mundo, um pedaço da sua cultura, vai levar a que tenhas imagens gays na pagina frontal... vezes e vezes sem conta, tanto que agora eles têm algum tipo de moderação que opta por reverter ou não as mudanças feitas em cada alteração.

Outra afagazita em relação ao teu professor, alguns dizem-me o mesmo o que me dá vontade de os mandar po crl, porque se eu venho com informação po teste/frequência/exame sacada da Internet eles não me aceitam e já fiquei aziado por causa disso.

A Internet tem pouco tempo de vida para se saber o que ela é. Ninguém faz a ideia do futuro da Internet, de facto, bem usada é uma ferramenta impressionante como nunca tiveste na Historia mas o problema será sempre o utilizador comum que a povoa. Visto que isto é impossível controlar esse individuo, não se pode ir de porta em porta pedir às pessoas para terem atenção ao que partilham lá embora com o http://pleaserobme.com/ conseguisses encontrar muita gente. Como tal tem que se ir pelo outro lado, Moderar a informação que por lá anda.

Sociologicamente falando, a Internet é muito estranha. A mesma pessoa na rua sente-se com a sua liberdade invadida se perguntares directamente o nome/o que fez/nº de tlm/etc mas passado x tempo essa informação tá toda nas redes sociais.

Por outro lado, nas trocas de informação, actualmente tem que se ter competências pré-desenvolvidas para navegar à procura do que necessitas. É necessária a noção que quase tudo o que te aparece à frente é para te enganar, sacar emails/cartao de creditos/wtv. Acrescentando a isto, depois quando encontras o que queres, tens de cruzar informação para teres a certeza que é verdadeira que te leva a outro ciclo vicioso.(Isto a nivel oficial, sei que nós nunca fazemos isto).

A maioria do pessoal que acompanhou o crescimento da Internet desenvolveu essas capacidades sem sequer dar por isso só que é garantido que uma pessoa que vai começar a mexer na Internet vai clickar em popups. Agora pensa, até há algum tempo atrás, isto significava ou mudar mails ou formatar o pc e tava feito. Actualmente com informação bancaria, civil, social de cada individuo a rolar na internet. A importância aumenta exponencialmente

Link to comment
Share on other sites

Acho que algumas coisas que referiste não tem propriamente a ver com a regulamentação da Internet.

Quanto ao exemplo que deste, percebo o que dizes quando a material de trolling e material potencialmente ofensivo. Mas repara que, o que é ofensivo para mim pode não ser para ti ou para uma pessoa de outra cultura, outra religião etc... Certos conceitos do Cristianismo que passam despercebidos para muita gente, são considerados ofensivos pela comunidade Judia por exemplo. É difícil se não impossível de agradar a tudo e todos.

A moderação deve ser feita sim mas deve ser dada a liberdade a quem cria o serviço de o fazer ou à comunidade (como é usada em muitos sites: rating e report de comments em que os comments com menor rating são escondidos, que funciona bastante bem).

Já existem inclusivé vários serviços de rating de sites pela comunidade tal como o WOT que também funcionam bem.

Não vivemos no mundo perfeito, mas vivemos num mundo em que as liberdades devem ser respeitadas, e o perigo de deixares cair o poder moderador UNICAMENTE nas mãos dos ISPs ou do Governo, é o de estarmos sujeitos a ficarmos com a nossa liberdade de expressão mais limitada do que é hoje.

ex: Tentas denunciar no teu blog, certas acções pouco lícitas de um governo. Estando a moderação nas mãos do governo em questão, eles seriam livres cortar o acesso ao teu site alegando que o blog é de trolling ou de falsidades.

No caso de estar nas mãos dos ISPs, vamos supor que por ex a ZON fazia um acordo com a Microsoft, e a partir desse momento o site do open office que devia oferecer uma alternativa livre ao office deixa de ficar acessível, ou ficava com acesso bastante limitado.

Estando o poder nas mãos deles e tendo eles a ganhar com isso, achas que não o fariam?

A Internet tem pouco tempo de vida para se saber o que ela é. Ninguém faz a ideia do futuro da Internet, de facto, bem usada é uma ferramenta impressionante como nunca tiveste na Historia mas o problema será sempre o utilizador comum que a povoa. Visto que isto é impossível controlar esse individuo, não se pode ir de porta em porta pedir às pessoas para terem atenção ao que partilham lá embora com o http://pleaserobme.com/ conseguisses encontrar muita gente. Como tal tem que se ir pelo outro lado, Moderar a informação que por lá anda. (...)

Isso é a mesma coisa que dizer a uma pessoa para ter modos na rua e para ter cuidado com a informação que partilha. Tem de haver acções de sensibilização quanto a isso. Da mesma maneira que não dou a minha morada a desconhecidos, também não a ponho na Internet. O utilizador não tem culpa, disso tem as redes sociais que deviam informar correctamente o utilizador. Mas isso não tem nada a ver com a regulamentação da Internet mas sim com o facto das Redes Sociais não protegerem correctamente a informação dos seus utilizadores. Com isso até concordo porque muita gente crescida, mas principalmente os miúdos que lá partilham informação não fazem a mínima ideia de que estão a por toda a sua informação num placard para que todo o mundo veja e isso leva a perigos óbvios.

Eu sou completamente contra a exploração da privacidade das pessoas (muitas empresas principalmente nos EUA pensam que são donas e livres de usar a tua informação pessoal sem consentimento). Mas faltam acções de sensibilização porque as pessoas não compreendem que por a informação numa rede social é torna-la pública. E falta também mais legislação para punir grupos que não protejam devidamente a informação dos seus utilizadores. Mas mais uma vez, estamos a falar de um assunto diferente.

Por outro lado, nas trocas de informação, actualmente tem que se ter competências pré-desenvolvidas para navegar à procura do que necessitas. É necessária a noção que quase tudo o que te aparece à frente é para te enganar, sacar emails/cartao de creditos/wtv. Acrescentando a isto, depois quando encontras o que queres, tens de cruzar informação para teres a certeza que é verdadeira que te leva a outro ciclo vicioso.

Precisamente da mesma maneira que tens de saber como utilizar um computador tens de ter competências pré-desenvolvidas para navegar na Internet. Da mesma maneira que é preciso ensinar uma criança a atravessar a rua pela passadeira e olhar para os dois lados porque podem vir carros, também se tem de ensinar uma pessoa a usar estas novas tecnologias e dos perigos relacionados. Isto são tudo coisas novas e tem de se aprender e ensinar. Quando viajas de carro na rua, dás prioridade a uma ambulância por questões de emergência, mas achavas justo se os funcionários da SONAE ou pelo menos os patrões, tivessem a mesma prioridade que as ambulâncias tem sobre ti ao viajar nas ruas só porque pagaram extra? É o que se está a passar.

Quanto aos scams, spam etc... Existem e são uma praga, só que este tipo de regulamentação não vai parar esse flow a não ser que barres completamente o acesso entre países. Se houver 2 tiers de Internet (que é o que está a ser proposto), uma para grandes empresas, e outro para os pequeninos, tens o lixo e os pequeninos juntos acabando provavelmente por serem confundidos no fim, ficando as grandes empresas num patamar superior. Neste momento estamos todos em igualdade e é precisamente isso que fez a Internet crescer até o que é hoje.

É necessário fazer estudos sobre esta matéria que não foram feitos. Está se a avançar com estas medidas todas nos EUA às cegas por acordos monetários e para beneficio de alguns grupos.

A informação social e bancária já é da competência das entidades que criaram os serviços. E isto é mais uma questão que regulamentação não resolve propriamente, existirão sempre vírus keyloggers ou outros meios alternativos para enganar as pessoas. Mas isso mais uma vez cai na área da sensibilização e também cai na responsabilidade das entidades que criaram os serviços de fazer seja uma aplicação ou criar um método devidamente seguro para o uso desses dados.

Sobre o meu professor, sinceramente também me irrita um pouco quando me dizem isso pelas razões que referiste, mas em muitos casos também me dizem: "não é necessário reinventar a roda, mas convém compreender como funciona". E se certo código que encontrar na internet for de livre uso, deixam-me usa-lo desde que eu o explique devidamente no relatório final.

Apenas usei aquele exemplo para dizer que a Internet é um pouco como uma biblioteca. Só que a pesquisa geralmente é feita mais rapidamente apesar da lixeira ^^.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Façam duas internets diferentes uma sem barreiras e outra para betinhos.

É percisamente isso que estão a fazer :P só que em vez de estarem separadas, o "Mercedes" do betinho tem prioridade sobre o teu "Golf", como se fosse uma ambulância, e tens que ficar à espera que ele passe.

Da mesma maneira que o betinho tem IPs prioritários sobre outros, meaning, numa situação de 2 lojas, uma do tio joaquim que vende pencas e outro do "continente" o do continente vai ser mais rapido do que o do tio joaquim. Pq tem poder comercial para comprar um IP "prioritário".Logo as pessoas vao abandonar o site lento do Tio Joaquim que é demasiado lento e vão usar o do continente porque é mais rápido (este exemplo obviamente aplica-se a qualquer serviço).

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Façam duas internets diferentes uma sem barreiras e outra para betinhos.

É percisamente isso que estão a fazer :P só que em vez de estarem separadas, o "Mercedes" do betinho tem prioridade sobre o teu "Golf", como se fosse uma ambulância, e tens que ficar à espera que ele passe.

Da mesma maneira que o betinho tem IPs prioritários sobre outros, meaning, numa situação de 2 lojas, uma do tio joaquim que vende pencas e outro do "continente" o do continente vai ser mais rapido do que o do tio joaquim. Pq tem poder comercial para comprar um IP "prioritário".Logo as pessoas vao abandonar o site lento do Tio Joaquim que é demasiado lento e vão usar o do continente porque é mais rápido (este exemplo obviamente aplica-se a qualquer serviço).

Acho que estas a fazer uma tempestade bem maior do que na realidade vai ser ;)

Link to comment
Share on other sites

Acho que estas a fazer uma tempestade bem maior do que na realidade vai ser ;)

Também gosto de pensar que sim :P

Tenho confiança que o sistema capitalista vá prevalecer e que se um ISP tentar fazer isso, que os clientes vão cair todos na concorrência.

(a não ser que façam todos ao mesmo tempo à lá tag\moche\... )

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...
  • 2 years later...

 

 

A Internet é uma terra sem lei? É! 

Isso é bom? É!

Isso é mau? É!

É assim que tem de ser? É!

 

Podem fechar o tópico! :-..

 

A Internet é um ecossistema! E tal como qualquer ecossistema neste mundo em que vivemos assim que mexem é para estragar e garantidamente quem é a favor destas mexidelas não quer tornar a Internet num sitio melhor.

Link to comment
Share on other sites

O pessoal fala, mas depois quando vos toca estão bem a cagar na net neutrality

Aqueles tarifários que não contam tráfego no Facebook, Spotify, Instagram e mais umas botas é um ataque claro ao princípio da neutralidade, já sem contar que são um ataque à privacidade tão ou mais grave que aqueles que deram multas bilionárias recentemente

 

Agora pergunto, por exemplo aqui no fnf quantos não tem esses tarifários com dados diferenciados?  

Eu não tenho, mas devo ser quase caso único

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Quantos  Portugueses verdadeiros, users do fnf  não têm esses tarifários? 

 

:-..

Estou na tanga contigo Stone, mas o mais básico da net neutrality está aqui neste exemplo no fnf

Link to comment
Share on other sites

Alguém com skills de desenho? 

Fdx tens tarifários que dizem que não contam dados se for Facebook, Instagram ou parecido, precisas de um desenho para perceber que o princípio de neutralidade está em causa quando os isp dão detrimento a um serviço face a um concorrente qualquer? 

Link to comment
Share on other sites

9 minutes ago, Perks said:

Alguém com skills de desenho? 

Fdx tens tarifários que dizem que não contam dados se for Facebook, Instagram ou parecido, precisas de um desenho para perceber que o princípio de neutralidade está em causa quando os isp dão detrimento a um serviço face a um concorrente qualquer? 

Vais a um Hipermercado e vês uma marca em promoção e ao lado o mesmo produto de outra marca sem estar em promoção. 

Não vais comprar o que está em promoção porque acreditas na neutralidade? 

Isto funciona para tudo, não apenas para a Internet. 

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.