Jump to content

Android Impulsiona Mercado De Telemóveis Em Portugal


Spark
 Share

Recommended Posts

No último trimestre deste ano foram vendidos mais 12% de telemóveis, que no mesmo período do ano passado.

No total, esta percentagem equivale à venda de 1,6 milhões de terminais móveis, um número que a IDC diz ter sido impulsionado pela procura de smartphones.

O IDC European Mobile Phone Tracker mostra que o segmento dos smartphones cresceu 82% face ao período homólogo, e que este foi o que mais contribuiu para o crescimento do mercado. No mesmo período foram vendidas 251 mil unidades de smartphones, tendo sido os telefones com o sistema operativo Android os que mais cresceram no mercado face ao terceiro trimestre de 2009.

Já o segmento dos telefones tradicionais apresentou um crescimento de 4% face ao período homólogo, com 1.3 milhões de unidades vendidas, e uma dinâmica comercial fortemente apoiada nas vendas de te

rminais de gama baixa.

É com base nesta tendência que a IDC indica que o sistema Android vai liderar o mercado português de smartphones em 2011, ultrapassando os terminais Symbian da Nokia.

A IDC estima que durante a segunda metade de 2011 os terminais com o sistema operativo da Google alcancem a liderança do mercado de smartphones, «como resultado do número de novos modelos que serão lançados por fabricantes como a HTC, LG, Samsung e Sony Ericsson, bem como pelos operadores com marca própria, a preços bastante inferiores aos dos modelos actuais». O crescimento previsto para 2011 para os terminais com este sistema operativo é de 139%, consideravelmente superior às previsões de crescimento de 15% para os terminais Symbian, e de 59% para todos os smartphones.

Para já, a Nokia continua a liderar o ranking global português (telemóveis tradicionais e smartphones), tendo sido o único fabricante a crescer no segmento dos telemóveis tradicionais. Neste segmento, a diversidade do seu portfolio e os preços competitivos fortaleceram a posição deste fabricante no terceiro trimestre.

Já no segmento dos smartphones, e apesar do crescimento de 39%, a empresa continuou a perder quota de mercado. a registar uma tendência inversa está a segunda empresa desta tabela, a Samsung.

A marca coreana regista uma quota de mercado de 28%, catapultada pelas vendas dos smartphones, mais especificamente do Galaxy S, e que só não é mais alta, segundo a explicação da IDC, devido à sua fraca performance no segmento dos telefones tradicionais, que acabou por castigar as vendas totais, e permitir à Nokia recuperar alguma da quota de mercado face à Samsung.

Os telefones da marca Vodafone atingiram uma quota do mercado total de 10%, ultrapassando a LG e a Sony Ericsson no Top 3 de vendas. A aposta em terminais de muito baixa gama a preços bastante competitivos tem sido uma estratégia seguida pela Vodafone, a nível Europeu, com bastante sucesso.

@ PC Guia

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.