Jump to content
Sign in to follow this  
Spark

Android Impulsiona Mercado De Telemóveis Em Portugal

Recommended Posts

No último trimestre deste ano foram vendidos mais 12% de telemóveis, que no mesmo período do ano passado.

No total, esta percentagem equivale à venda de 1,6 milhões de terminais móveis, um número que a IDC diz ter sido impulsionado pela procura de smartphones.

O IDC European Mobile Phone Tracker mostra que o segmento dos smartphones cresceu 82% face ao período homólogo, e que este foi o que mais contribuiu para o crescimento do mercado. No mesmo período foram vendidas 251 mil unidades de smartphones, tendo sido os telefones com o sistema operativo Android os que mais cresceram no mercado face ao terceiro trimestre de 2009.

Já o segmento dos telefones tradicionais apresentou um crescimento de 4% face ao período homólogo, com 1.3 milhões de unidades vendidas, e uma dinâmica comercial fortemente apoiada nas vendas de te

rminais de gama baixa.

É com base nesta tendência que a IDC indica que o sistema Android vai liderar o mercado português de smartphones em 2011, ultrapassando os terminais Symbian da Nokia.

A IDC estima que durante a segunda metade de 2011 os terminais com o sistema operativo da Google alcancem a liderança do mercado de smartphones, «como resultado do número de novos modelos que serão lançados por fabricantes como a HTC, LG, Samsung e Sony Ericsson, bem como pelos operadores com marca própria, a preços bastante inferiores aos dos modelos actuais». O crescimento previsto para 2011 para os terminais com este sistema operativo é de 139%, consideravelmente superior às previsões de crescimento de 15% para os terminais Symbian, e de 59% para todos os smartphones.

Para já, a Nokia continua a liderar o ranking global português (telemóveis tradicionais e smartphones), tendo sido o único fabricante a crescer no segmento dos telemóveis tradicionais. Neste segmento, a diversidade do seu portfolio e os preços competitivos fortaleceram a posição deste fabricante no terceiro trimestre.

Já no segmento dos smartphones, e apesar do crescimento de 39%, a empresa continuou a perder quota de mercado. a registar uma tendência inversa está a segunda empresa desta tabela, a Samsung.

A marca coreana regista uma quota de mercado de 28%, catapultada pelas vendas dos smartphones, mais especificamente do Galaxy S, e que só não é mais alta, segundo a explicação da IDC, devido à sua fraca performance no segmento dos telefones tradicionais, que acabou por castigar as vendas totais, e permitir à Nokia recuperar alguma da quota de mercado face à Samsung.

Os telefones da marca Vodafone atingiram uma quota do mercado total de 10%, ultrapassando a LG e a Sony Ericsson no Top 3 de vendas. A aposta em terminais de muito baixa gama a preços bastante competitivos tem sido uma estratégia seguida pela Vodafone, a nível Europeu, com bastante sucesso.

@ PC Guia

Share this post


Link to post
Share on other sites

:lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.