Jump to content

Fumo Passivo Mata 600 Mil Pessoas Por Ano, 165 Mil São Crianças


Spark
 Share

Recommended Posts

Fumo passivo mata 600 mil pessoas por ano, 165 mil são crianças

O tabagismo passivo provoca mais de 600 mil mortes por ano em todo o mundo, sendo que 165 mil dessas vítimas são crianças, revela um estudo divulgado hoje pela revista britânica The Lancet.

As crianças são as primeiras vítimas do tabagismo passivo, uma vez que não podem privar-se da principal fonte de exposição, os seus pais que fumam em casa, sublinham os autores da investigação.

Se a estas 600 mil mortes se somarem as cerca de 5,1 milhões de mortes atribuídas todos os anos ao tabagismo ativo, o número de vítimas mortais devido ao tabaco dispara para os 5,7 milhões, por ano.

Este é o primeiro estudo que avalia o impacto global do tabagismo passivo. Os seus autores, que pertencem ao Instituto Karolinska (Estocolmo, Suécia) e à Organização Mundial de Saúde, utilizaram dados de 2004, os mais recentes disponíveis, de 192 países.

Quarenta por cento das crianças, 35 por cento das mulheres e 33 por cento dos homens não fumadores estiveram expostos ao fumo passivamente, o que se traduz em 379 mil mortes coronárias, 165 mil devido a infeções das veias respiratórias, 36 900 por asma e 21 400 mortes por cancro do pulmão.

Link to comment
Share on other sites

E estavam eles contra as novas regras de proibição do tabaco em locais fechados.

É das melhores coisas que neste campo se fez nos últimos anos, estar num local fechado sem fumo é mesmo uma coisa muito boa!

Link to comment
Share on other sites

Ainda que não tenham morrido exclusivamente por causa da exposição passiva ao fumo do tabaco uma coisa é certa e até vem escrita nos maços de tabaco "Fumar prejudica gravemente a sua saúde e a dos que o rodeiam". Dificilmente alguém pode negar que o tabaco só faz é mal.

Edited by swen
Link to comment
Share on other sites

lamento dizer, mas acho k a lei anti-tabaco foi uma fantochada.

Na altura muitos cafés passaram a ñ permitir que se fumasse lá dentro.

Porém a lei é omissa e os famosos sistema de tiragem de ar nunca foram definidos, logo, muitos correram a argumentar k tinha uma "ventoinha" logo cumpriam os requisitos e rapidamente voltaram a ter fumo no interior.

Sim, porque muitos dos que passaram a não permitir o tabaco dentro do estabelecimento viram a clientela diminuir.

Vejo pelo grupo com que convivo mais.

Sim, uma vez ou outra aceitam mudar d paragem habitual para um local sem fumo. Porém a paragem habitual é num café onde podem estar no interior a beber o seu café a fumar. E acham k se preocupam com quem não fuma?

Link to comment
Share on other sites

Só eu é que reparo que a lei da proibição de fumar nos locais fechados cá em Portugal é uma valente merda, poucas vezes é respeitada e quando os estabelecimentos respeitam os parâmetros é uma fumarada como antigamente?

Estou a falar de estabelecimentos da noite, não restaurantes e afins.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Só eu é que reparo que a lei da proibição de fumar nos locais fechados cá em Portugal é uma valente merda, poucas vezes é respeitada e quando os estabelecimentos respeitam os parâmetros é uma fumarada como antigamente?

Estou a falar de estabelecimentos da noite, não restaurantes e afins.

Yeps, bares e discos continua a mesma merda de sempre.

Nos restaurantes é que se vê mudança.

Link to comment
Share on other sites

Só eu é que reparo que a lei da proibição de fumar nos locais fechados cá em Portugal é uma valente merda, poucas vezes é respeitada e quando os estabelecimentos respeitam os parâmetros é uma fumarada como antigamente?

Estou a falar de estabelecimentos da noite, não restaurantes e afins.

Yeps, bares e discos continua a mesma merda de sempre.

Nos restaurantes é que se vê mudança.

Tudo dito, infelizmente...

Link to comment
Share on other sites

Dass, nos States era um prazer chegar a casa com a roupa a cheirar a suor e não a tabaco. Para não falar da noite em si onde se respirava bem e se via quem estava à frente.

E não me digam que é dos latinos e o camandro pois em Itália e ainda antes desta febre das "leis anti-fumo" já não se podia fumar em recintos fechados. Fico fodido...

Link to comment
Share on other sites

Só eu é que reparo que a lei da proibição de fumar nos locais fechados cá em Portugal é uma valente merda, poucas vezes é respeitada e quando os estabelecimentos respeitam os parâmetros é uma fumarada como antigamente?

Estou a falar de estabelecimentos da noite, não restaurantes e afins.

Yeps, bares e discos continua a mesma merda de sempre.

Nos restaurantes é que se vê mudança.

Tudo dito, infelizmente...

Yep, à noite é uma desgraça, não fumo e o fumo dos outros nos bares e isso provoca-me alergia, fico com os olhos a arder, já para não falar que não gosto de respirar o fumo e irrita-me profundamente chegar a casa com a roupa a cheirar a tabaco, vai logo toda para lavar.

Link to comment
Share on other sites

Só eu é que reparo que a lei da proibição de fumar nos locais fechados cá em Portugal é uma valente merda, poucas vezes é respeitada e quando os estabelecimentos respeitam os parâmetros é uma fumarada como antigamente?

Estou a falar de estabelecimentos da noite, não restaurantes e afins.

Yeps, bares e discos continua a mesma merda de sempre.

Nos restaurantes é que se vê mudança.

Ainda há dias fui ao NB e adorei a nova política anti-tabaco deles. Um espaço comum onde a maior área é interdita a tabaco, mas a única coisa que a separa da zona de fumadores são 2 degraus e um gradeamento xpto que colocam os fumadores num nível 50cm superior aos não fumadores. De realçar que as bebidas se vêem buscar à zona de não-fumadores com o magnífico do cigarro na boca e ainda se cumprimenta o segurança que retribui o gesto. Interessante...

É por isso que continuo a preferir o restaurante e depois o resto do divertimento é em casa e às escuras :-..

Link to comment
Share on other sites

Só eu é que reparo que a lei da proibição de fumar nos locais fechados cá em Portugal é uma valente merda, poucas vezes é respeitada e quando os estabelecimentos respeitam os parâmetros é uma fumarada como antigamente?

Estou a falar de estabelecimentos da noite, não restaurantes e afins.

Yeps, bares e discos continua a mesma merda de sempre.

Nos restaurantes é que se vê mudança.

Ainda há dias fui ao NB e adorei a nova política anti-tabaco deles. Um espaço comum onde a maior área é interdita a tabaco, mas a única coisa que a separa da zona de fumadores são 2 degraus e um gradeamento xpto que colocam os fumadores num nível 50cm superior aos não fumadores. De realçar que as bebidas se vêem buscar à zona de não-fumadores com o magnífico do cigarro na boca e ainda se cumprimenta o segurança que retribui o gesto. Interessante...

É por isso que continuo a preferir o restaurante e depois o resto do divertimento é em casa e às escuras :-..

Também lá estive há umas semanas atrás.. Mas fumava-se em todo o lado. Não vi interdições nenhumas :mellow: Deve ser só para inglês ver.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Para não abrir novo topico fica aqui uma noticia relacionada com o tabaco.

]Dentro de três meses, fumar em Nova Iorque só em casa

Além de pagarem 11 dólares (cerca de 8 euros) por um maço de cigarros, os fumadores nova-iorquinos terão, com a proibição de fumar em espaços públicos dentro de três meses, de “refugiar-se” em casa ou no carro para saciar o vício.

Lusa

O Conselho Municipal de Nova Iorque aprovou na quarta feira uma lei que proíbe fumar nos mais de 1.700 parques da cidade norte-americana, em todas as praias e até em praças, até agora “refúgios” para os fumadores, levando alguns, como a associação pró-fumadores CLASH, a apelar à desobediência.

Em discussão há alguns meses, a lei foi recebida com naturalidade na metrópole, já habituada a estritas medidas anti-tabaco. Com a queda do número de fumadores, estas afetam hoje apenas cerca de 15 por cento da população, a percentagem mais baixa de sempre, muito graças aos preços proibitivos do tabaco, ainda mais em tempos de contenção.

Em julho de 2010, o Estado de Nova Iorque anunciou um aumento de 1,60 dólares no imposto sobre tabaco, elevando para 11 dólares o preço a pagar por maço. Antes desta subida de 20 por cento, a cidade já tinha os impostos sobre cigarros mais caros dos Estados Unidos, representando mais de metade do custo por maço.

Com a nova lei, que entrará em vigor três meses depois de o “mayor” Michael Bloomberg a promulgar, o que deverá acontecer ainda este mês, fumar passa a ser proibido em locais icónicos da cidade, como Central Park ou a praça de Times Square.

Esta é já considerada a maior medida anti-tabaco desde que Bloomberg proibiu em 2002 o fumo em restaurants e bares, e gerou forte debate dentro do Conselho, com alguns membros a defenderem que se está a ir longe de mais, interferindo com as liberdades individuais dos cidadãos fumadores.

Enquanto o conselheiro Robert Jackson, de Manhattan, rotulou a medida de “totalitária”, Daniel Halloran, de Queens, defendeu que esta abre um “perigoso precedente”. “Depois de aprovarmos isto, o passo seguinte é proibir fumar nos passeios e depois em carros de pessoas que conduzem menores e depois dentro das casas”, disse Halloran.

A aplicação da lei será vigiada pelo Departamento de Parques e Recreação da cidade e as multas poderão ascender a 50 dólares.

Para a presidente do Conselho, Christine Quinn, a proibição é uma afirmação dos direitos dos não-fumadores, posição secundada pelo “mayor” Bloomberg.

“Este verão, os nova-iorquinos que saírem para os parques e praias para desfrutar de ar fresco e diversão, vão poder respirar ar ainda mais puro e sentar-se numa areia não pejada de beatas de cigarro”, disse Bloomberg.

O próximo passo na campanha anti-tabaco da cidade são imagens chocantes nos maços, de dentes e gengivas apodrecidas, pulmões e cérebros danificados pelo fumo. Mas um juiz federal considerou no final do ano passado que apenas o governo federal tem autoridade para tanto, decisão de que a cidade recorreu no início do ano.

Resultado da nova lei nacional anti-tabaco, os anúncios a tabaco de mascar já vêm acompanhados de um aviso sobre o maior risco de cancro ou doenças bucais, que ocupa no mínimo 20 por cento da página. A partir de junho, o mesmo se aplica aos anúncios de cigarros.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.