Jump to content

Novabase Põe Os Telemóveis A Pagar Transportes Públicos


X-static
 Share

Recommended Posts

Depois de uma primeira experiência em Nice, a Novabase e a empresa Veolia vão estender a várias cidades de França um sistema que permite pagar bilhetes de transportes públicos através do telemóvel.

A expansão deste sistema de pagamento e validação de títulos de transporte está agendada para 2011.

O sistema desenhado pela Novabase para a transportadora Veolia recorre à tecnologia NFC (Near Field Communication).

Com a aplicação desenvolvida pela integradora portuguesa, os cidadãos franceses podem não só comprar títulos de transporte, como validar, sempre que entram num qualquer transporte público, esses mesmos bilhetes virtuais através de comunicações de rádio sem custos.

Com este sistema, os utilizadores não necessitam de deslocar-se a lojas específicas para comprar os tradicionais bilhetes de papel.

Em comunicado, João Rafael Silva, administrador da área da Novabase, lembra que o mercado francês está entre os mais avançados no que toca a novos sistemas de bilhética e admite que esta solução possa vir a ser aplicada em Portugal, Espanha ou Angola.

Além da Veolia, o sistema de títulos de transporte virtuais conta com o apoio dos operadores móveis franceses Orange-France, SFR, Bouygues Telecom e NRJ Mobile. Numa primeira fase, os operadores móveis contam lançar 4.000 telefones com tecnologia NFC.

Exame Informática
Link to comment
Share on other sites

Já existe um sistema em Portugal que permite pagar em algumas máquinas de café, através da inserção de um código de telemóvel..

De qq modo, sou defensor deste tipo de estratégia para a Novabase e para as restantes consultoras portuguesas... Produtos e Inovação contra a actual politica de Prestação de Serviços ou Integração de Serviços...

Link to comment
Share on other sites

É bom para uma empresa ter capacidade de investigar e desenvolver novos projectos, o que também prestação de serviços só que em projectos fechados. Mas se isso for contra a actual politica perdem uma boa parte dos clientes. Principalmente a Novabase.

Link to comment
Share on other sites

O que eu quero dizer é que a Novabase é uma empresa cujo o focus é a prestação e a integração de serviços...

Tem capacidade de investigar e desenvolver novos projectos... Mas fá-lo de uma maneira muito tímida, no sentido de isso não representar quase nada do volume de negócios da empresa. E salvo estas excepções, a estratégia continua a ser a da prestação de serviços.

A Novabase em Portugal já não tem para onde crescer mais, começa a crescer bastante por exemplo em África, nomeadamente em Angola.

Outra forma, e a que gosto mais, apesar de ser mais arriscada. É que se uma empresa quer diferenciar-se de alguma forma... tem que ser com produtos. Prestadoras de Serviços todos os países têm, produtos inovadores... Não.

O grande problema de um produto, é que precisam de muita publicidade e de um grande nível de investimento... Coisa que a Novabase não se pode dar ao luxo de fazer...

O único exemplo de sucesso em Portugal que me estou a lembrar na venda de um produto é a NDrive. Mas o por exemplo, um dos problemas que eles vão atravessar é de arranjar um novo produto que faça com que o volume de negócios se mantenha. Porquê? Porque ninguém compra GPS's todos os anos, né?!!

Link to comment
Share on other sites

Sorry Green Hawk, embora haja ai coisas que sejam a mais pura das verdades, há ai algumas falhas.

A Novabase está neste momento no projecto do carro eléctrico. E antes de ser lançado já faz uma grande parcela das receitas da empresa. Isto é apenas um exemplo.

Isso do ticketing são coisas passadas, onde a equipa de desenvolvimento e planning nem está sediada na sede da Novabase.

E até digo-te mais, este ano as coisas em Angola por parte da Novabase não estão lá grande coisa. :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.