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Greves de Transportes


Vasco G
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2 hours ago, cyberurbis said:

Isso não é nada normal. Os palhaços da CP andam a gozar com Beja há demasiado tempo...

Quando há comboios, embora se pague bilhete de inter-cidades, apenas circula uma “mula” regional cheia de remendos... como essa “mula” é velha, muitas vezes está avariada e o pessoal é obrigado a ir de autocarro.

Chegar a horas com a CP é jogar na lotaria...

Com essas condições, é complicado potenciar o aeroporto de Beja. Acho que era um bom sítio para meter as companhias low cost a aterrar e fica a meio caminho entre Lisboa e Algarve. Com um serviço de comboios decente, era possível estar num desses sítios em pouco mais de 1 hora.

Também se podia apostar no turismo do Alentejo, não só Beja, mas fazer ligações a Évora e arredores, que são zonas com muito para oferecer, a nivel de gastronomia, beleza natural, património histórico...

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Essa desse Aeroporto ao abandono com Lisboa a abarrotar e o turismo a aumentar é apenas mais um reflexo do quão patético é este país.

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55 minutes ago, Jokeman said:

Com essas condições, é complicado potenciar o aeroporto de Beja. Acho que era um bom sítio para meter as companhias low cost a aterrar e fica a meio caminho entre Lisboa e Algarve. Com um serviço de comboios decente, era possível estar num desses sítios em pouco mais de 1 hora.

Também se podia apostar no turismo do Alentejo, não só Beja, mas fazer ligações a Évora e arredores, que são zonas com muito para oferecer, a nivel de gastronomia, beleza natural, património histórico...

Já devias saber que, o que realmente interessa, é fazer (mais) um novo aeroporto...

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3 hours ago, Jokeman said:

Com essas condições, é complicado potenciar o aeroporto de Beja. Acho que era um bom sítio para meter as companhias low cost a aterrar e fica a meio caminho entre Lisboa e Algarve. Com um serviço de comboios decente, era possível estar num desses sítios em pouco mais de 1 hora.

Também se podia apostar no turismo do Alentejo, não só Beja, mas fazer ligações a Évora e arredores, que são zonas com muito para oferecer, a nivel de gastronomia, beleza natural, património histórico...

É veres essa beleza toda a desaparecer... Deixem o Alentejo em paz sff. Ha aeroporto em Faro que chega perfeitamente. Precisamos é de um de jeito em Lisboa ou arredores. Isto não é o centro da europa, comboios nunca vao fazer muito sentido (tirando os de mercadorias). O novo aeroporto ja devia estar feito ontem.

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6 hours ago, Jokeman said:

Com essas condições, é complicado potenciar o aeroporto de Beja. Acho que era um bom sítio para meter as companhias low cost a aterrar e fica a meio caminho entre Lisboa e Algarve. Com um serviço de comboios decente, era possível estar num desses sítios em pouco mais de 1 hora.

Também se podia apostar no turismo do Alentejo, não só Beja, mas fazer ligações a Évora e arredores, que são zonas com muito para oferecer, a nivel de gastronomia, beleza natural, património histórico...

Qual pouco mais de 1hora.

1 hora e pouco mais é a ir de carro até Évora a um bom ritmo. Ritmo que nem toda a gente faz, 140 km/h para cima.

Para Beja é mais 2h de carro para ritmos normais.

Beja é mais, quase o centro do Sul.

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1 hour ago, Kopien said:

Qual pouco mais de 1hora.

1 hora e pouco mais é a ir de carro até Évora a um bom ritmo. Ritmo que nem toda a gente faz, 140 km/h para cima.

Para Beja é mais 2h de carro para ritmos normais.

Beja é mais, quase o centro do Sul.

De comboio a distância é menor que os +- 180Km Lisboa/Beja ou Beja/Faro que fazes por estrada...

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Beja - Lisboa e Beja - Évora demoram ambas cerca de 2h15 no IC.

Já para fazer Beja - Faro, é preciso 3 comboios e demora-se 5h00. O trajecto é Beja - Casa Branca - Pinhal Novo - Faro.

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Jovem, eu para ir de Braga a Guimarães de comboio quase vou ao porto e as cidades são coladas. 

 

O aeroporto de Beja nunca devia ter avançado. 

O comboio até Évora é bastante rápido. Quando entra na planície o ic vai sempre a abrir. Quem me dera que as linhas no norte fossem assim. Mas tal como qualquer linha da CP a oferta é pouca e só tende a piorar. 

O aeroporto em Évora funcionava melhor do que em Beja para receber low costs. A distância em tempo é a mesma que se stansted a Londres, o preço semelhante e os aviões da Ryanair estão cheios. 

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On 7/25/2018 at 8:23 PM, John_Dre said:

De comboio a distância é menor que os +- 180Km Lisboa/Beja ou Beja/Faro que fazes por estrada...

Sim, concordo, mas o ênfase era na 1h de Beja a Lisboa.

Só se fosse acima de 180km/h e mesmo assim.

Disse isso porque já fiz Évora-Lisboa com pressa e tive mesmo de exagerar e mesmo assim chegou a 1h. Porque não chega só entrar na Vasco da Gama, é preciso mesmo chegar a casa 😅

 

Segundo aqui

http://euroveloportugal.com/files/2016/02/mapa_servicos-page-001.jpg

só existe intercidades. Será que conseguem meter alfas nesta linha?

Eu até acho a ideia interessante, mas nunca será 1h. Talvez 1h45m se não fizerem greve :-..

 

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Conseguem-se meter alfas em qualquer linha desde que preparada para isso. Só que na CP não se espere nada disso, como qualquer empresa pública serve sobretudo para dar tachos aos familiares e Jobs for the Boys e sacar dinheiro em tudo o que é obra em épicas derrapagens. 

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22 hours ago, Kopien said:

Sim, concordo, mas o ênfase era na 1h de Beja a Lisboa.

Só se fosse acima de 180km/h e mesmo assim.

Disse isso porque já fiz Évora-Lisboa com pressa e tive mesmo de exagerar e mesmo assim chegou a 1h. Porque não chega só entrar na Vasco da Gama, é preciso mesmo chegar a casa 😅

 

Segundo aqui

http://euroveloportugal.com/files/2016/02/mapa_servicos-page-001.jpg

só existe intercidades. Será que conseguem meter alfas nesta linha?

Eu até acho a ideia interessante, mas nunca será 1h. Talvez 1h45m se não fizerem greve :-..

 

 

A linha que vai até Évora é parte da "famosa" linha do TGV do Sócrates que dá para tudo e mais alguma coisa desde que seja necessário... Uma parte da solução para Beja é electrificar o que falta entre a Casa Branca e Beja (+- 30 Milhões) e que permitia o IC voltar sem grandes problemas e chegar a tempos de viagem mais baixos.

Antigamente (nos anos 90) o comboio IC (diesel) levava 1.55h entre Barreiro e Beja pelo que uma parte do aumento do tempo de viagem (actualmente) foi devido à passagem na ponte e depois com a retirada do IC directo Lisboa - Beja

 

On 7/26/2018 at 2:54 PM, GODfromage said:

Jovem, eu para ir de Braga a Guimarães de comboio quase vou ao porto e as cidades são coladas. 

 

O aeroporto de Beja nunca devia ter avançado. 

O comboio até Évora é bastante rápido. Quando entra na planície o ic vai sempre a abrir. Quem me dera que as linhas no norte fossem assim. Mas tal como qualquer linha da CP a oferta é pouca e só tende a piorar. 

O aeroporto em Évora funcionava melhor do que em Beja para receber low costs. A distância em tempo é a mesma que se stansted a Londres, o preço semelhante e os aviões da Ryanair estão cheios. 

 

A questão aqui é que o aeroporto de Beja custou uns meros 30 Milhões. Fazer um em Évora iria ser certamente mais caro pois lá o que existe é uma pequena base aérea. Vê quanto vai custar o Montijo que é uma base militar (algo que em Évora nem existe) e que já têm algumas infraestruturas feitas.

Agora, o problema de Beja em concreto não é o aeroporto ser um elefante no meio do nada... é a falta de visão e mais o quê.. de toda uma corja de políticos que por aqui temos.

Vou vos deixar um conjunto de questões/ideias bastante simples sobre estarmos todos a falar nesta questão do aeroporto e afins quando isto podia ter sido uma mais valia para o nosso pais:

 - Quando a ponte 25 de Abril foi projectada .. tinha em conta a passagem do comboio.. Que chegou anos mais tarde e ironia do destino utiliza como hub principal para o Alentejo / Algarve o Pinhal Novo.. A Ponte Vasco da Gama (grande obra nacional!!!) não têm quaisquer suporte para comboios quando:

         -   Da Gare do oriente / Aeroporto ao Pinhal Novo é mais perto do que ir pela 25 Abril e dar a volta.

         -   Abria a possibilidade de ser feito um quaisquer aeroporto na zona sul que as ligações à capital estavam asseguradas sem problemas

         -   Ligava a linha Sul à linha do Norte sem passar por Lisboa (para facilitar todo o tráfego pelo pais)

 - A ligação entre Lisboa / Évora / Beja / Faro (comboio) devia ser feita pelo interior, pois aproveitava o máximo de cidades / capitais de distrito e permitia uma rede de transportes de pessoas mais eficaz do que existe agora. E para o caso das mercadorias a ligação Évora / Caia e Sines / Casa Branca asseguravam a parte das mercadorias desde o maior porto de aguas profundas do pais até ao pais vizinho e para a parte Norte sem passar pela capital podendo ainda ser ligado a Beja para utilizar o aeroporto como hub de cargas.

Com estas alterações... digam-me lá se os 30 Milhões do aeroporto de Beja não eram uma pechincha e toda a rede de transportes para a parte Sul não ficava resolvida???

 

 

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On 7/26/2018 at 2:54 PM, GODfromage said:

Jovem, eu para ir de Braga a Guimarães de comboio quase vou ao porto e as cidades são coladas. 

 

O aeroporto de Beja nunca devia ter avançado. 

O comboio até Évora é bastante rápido. Quando entra na planície o ic vai sempre a abrir. Quem me dera que as linhas no norte fossem assim. Mas tal como qualquer linha da CP a oferta é pouca e só tende a piorar. 

O aeroporto em Évora funcionava melhor do que em Beja para receber low costs. A distância em tempo é a mesma que se stansted a Londres, o preço semelhante e os aviões da Ryanair estão cheios. 

:lol:

Era... já não é. Agora o IC para Évora é uma Automotora que aumentou a viagem em mais 20 min... para não falar nos atrasos constantes.

Ainda hoje, o meu irmão foi para Beja e a Automotora (a que a CP insiste em vender por IC) saiu de Entrecampos com mais de 20 min de atraso. Quando chegar a Casa Branca, o atraso será superior... e depois que sai desse para apanhar a Automotora Diesel que segue para Beja, tem que rezar para que não tenha avariado, caso contrário, terá um autocarro à sua espera (ou terá ainda que esperar por ele... já aconteceu diversas vezes) e quando chegar ao destino... o atraso esse... nem se fala.

A CP está na merda. Não tem mão de obra suficiente para reparações e toda a frota está velha e a precisar de reforma.

O Aeroporto de Beja é apenas o terminal, uns armazéns e uma placa de estacionamento para os aviões que está ligado à pista da Base Aérea 11 construída e oferecida pela República Federal Alemã na década de 60, para lá instalar a escola de pilotos. Construíram a Base (que inclui inúmeros hangares e edifícios de serviços que ainda hoje albergam com condições ideais as operações de treino da NATO, uma pista de 4 km certificada para qualquer avião, incluindo os vaivéns espaciais) e um Bairro na cidade que é conhecido como o Bairro Alemão que é considerado um exemplo em termos urbanísticos.

Quote

O Aeroporto de Beja representou um investimento de 33 Milhões de Euros, sendo o Aeroporto mais barato de Portugal. 70% de todo o investimento foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sendo os restantes 30% suportados pelo Orçamento de Estado (OE). Quer isto dizer que para o contribuinte Português, o Aeroporto de Beja custou apenas e só 9,9 Milhões de Euros (30% dos 33 Milhões de Euros do OE).

Podem ler este artigo.

Os atuais IC atingem 180 km/h entre Lisboa - Casa Branca - Évora. De Casa Branca a Beja, no máximo, a Automotora só atinge 120 km/h com alguns troços mais lentos, por falta de manutenção.

Se as linhas forem eletrificadas e modernizadas, com material circulante atual, poderíamos fazer viagens e atingir 220 km/h ou um pouco mais.

É óbvio que Beja ficaria muito mais próxima de Lisboa.

Mas vamos ver o problema por outra perspectiva.

Quem diz que Beja fica muito longe de Lisboa (1h45m de carro, a respeitar limites de velocidade) e que os outros aeroportos da Europa estão muito mais próximos das Cidades, nunca tem em conta o tempo de demora das viagens entre esses aeroportos e a cidade.

Tenho amigos que vivem em Londres e apesar dos aeroportos Low Cost ficarem a menos de 50 km demoram entre 2h e 2h30 a chegar a casa.

Portanto, distâncias em Km, não querem dizer nada.

Beja está a meio caminho de Lisboa e do Algarve.

Mesmo que o novo aeroporto seja construído, só entrará em funcionamento daqui a pelo menos 4 anos se tudo correr sem atrasos.

Para Beja ser uma solução e ajudar Lisboa, só é necessário um ano de obras para electrificar e modernizar os cerca de 60 km entre Casa Branca e Beja.

Com um custo mínimo para o País, dentro de um ano, poderíamos reduzir o congestionamento na Portela, evitar perder turistas (1 milhão por ano) e ainda potenciar o crescimento do Turismo em regiões de baixa densidade, cheias de autenticidade e que os turistas tanto apreciam.

:y:

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1 hour ago, John_Dre said:

[...]

Com estas alterações... digam-me lá se os 30 Milhões do aeroporto de Beja não eram uma pechincha e toda a rede de transportes para a parte Sul não ficava resolvida???

A questão de "não passar por Lisboa" faz comichão a muito boa gente, gente essa que manda no País.

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1 hour ago, Vasco G said:

Mas como isso não daria muito dinheiro a ganhar aos amigos... 

Eu sou favorável a construir um novo Aeroporto. Um novo e grande Aeroporto fora de Lisboa.

Não acredito na solução Portela +1 porque tanto o Aeroporto da Portela como o futuro +1 (seja em Alcochete ou Montijo) também terá limitações.

Em Lisboa não aterram praticamente aviões durante a noite, a não ser que sejam voos intercontinentais, por questões de ruído. O mesmo acontecerá no futuro +1 pois causará ruído.

O Aeroporto da Portela é um risco para a cidade de Lisboa. Em boa verdade espero que não aconteça nenhum acidente, mas a acontecer, terá graves consequências humanas, pois o Aeroporto foi absorvido pela cidade.

Poucos sabem, mas caso o Aeroporto da Portela seja descontinuado e no seu espaço seja usado para construção ou outro uso que não um Aeroporto, os seus proprietários ou descendentes têm direito a uma indemnização de largos milhões.

Digamos que foi uma expropriação muito bem negociada na época...

E por falar em expropriações... seria interessante saber quem são os donos dos terrenos que irão ser expropriados no Montijo, bem como o total do valor do custo desse aeroporto, porque embora se tenha falado por diversas vezes em valores, ainda ninguém conseguiu apontar uma estimativa credível. 

Edited by cyberurbis
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2 hours ago, cyberurbis said:

Eu sou favorável a construir um novo Aeroporto. Um novo e grande Aeroporto fora de Lisboa.

Não acredito na solução Portela +1 porque tanto o Aeroporto da Portela como o futuro +1 (seja em Alcochete ou Montijo) também terá limitações.

Em Lisboa não aterram praticamente aviões durante a noite, a não ser que sejam voos intercontinentais, por questões de ruído. O mesmo acontecerá no futuro +1 pois causará ruído.

O Aeroporto da Portela é um risco para a cidade de Lisboa. Em boa verdade espero que não aconteça nenhum acidente, mas a acontecer, terá graves consequências humanas, pois o Aeroporto foi absorvido pela cidade.

Poucos sabem, mas caso o Aeroporto da Portela seja descontinuado e no seu espaço seja usado para construção ou outro uso que não um Aeroporto, os seus proprietários ou descendentes têm direito a uma indemnização de largos milhões.

Digamos que foi uma expropriação muito bem negociada na época...

E por falar em expropriações... seria interessante saber quem são os donos dos terrenos que irão ser expropriados no Montijo, bem como o total do valor do custo desse aeroporto, porque embora se tenha falado por diversas vezes em valores, ainda ninguém conseguiu apontar uma estimativa credível. 

Montijo aka Samouco/Montijo não precisa de expropriações. Só para os acessos rodoviários.

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On 7/27/2018 at 9:51 PM, cyberurbis said:

Eu sou favorável a construir um novo Aeroporto. Um novo e grande Aeroporto fora de Lisboa.

Não acredito na solução Portela +1 porque tanto o Aeroporto da Portela como o futuro +1 (seja em Alcochete ou Montijo) também terá limitações.

Em Lisboa não aterram praticamente aviões durante a noite, a não ser que sejam voos intercontinentais, por questões de ruído. O mesmo acontecerá no futuro +1 pois causará ruído.

O Aeroporto da Portela é um risco para a cidade de Lisboa. Em boa verdade espero que não aconteça nenhum acidente, mas a acontecer, terá graves consequências humanas, pois o Aeroporto foi absorvido pela cidade.

Poucos sabem, mas caso o Aeroporto da Portela seja descontinuado e no seu espaço seja usado para construção ou outro uso que não um Aeroporto, os seus proprietários ou descendentes têm direito a uma indemnização de largos milhões.

Digamos que foi uma expropriação muito bem negociada na época...

E por falar em expropriações... seria interessante saber quem são os donos dos terrenos que irão ser expropriados no Montijo, bem como o total do valor do custo desse aeroporto, porque embora se tenha falado por diversas vezes em valores, ainda ninguém conseguiu apontar uma estimativa credível. 

Fdx, tens o aeroporto/aerodromo de Alverca!

Tens tudo (acessos, vias rodoviárias, pertíssimo de Lisboa, estrutura já quase toda montada, etc) lá!

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27 minutes ago, camurso_ said:

Fdx, tens o aeroporto/aerodromo de Alverca!

Tens tudo (acessos, vias rodoviárias, pertíssimo de Lisboa, estrutura já quase toda montada, etc) lá!

Captura_de_ecra_2018-07-30_a_s_11.17.41.

Uma única pista com 3 Km em "sapais"
Esta alternativa é tão boa como a da OTA.


Da análise que faço ao território da Área Metropolitana de Lisboa, a melhor opção possível e que serviria todos os interesses Nacionais seria entre Rio Frio e o Poceirão, na margem sul.
Entre estes 2 locais não falta espaço livre, fica numa zona com bons acessos tanto à A2 como à A12 (Ponte 25 de Abril ou Vasco da Gama) e junto à linha ferroviária. Em termos logísticos, potencia também a plataforma do Poceirão.

Não representaria qualquer problema sonoro, ambiental ou ecológico e poderia funcionar 24h/7.

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10 minutes ago, systemoff said:

Por mim era investir na linha férrea/rodoviária e mete-lo em Beja.

Beja pode funcionar como forma de atenuar o congestionamento da Portela, mas nunca como uma solução definitiva.

Portugal precisa de um novo Aeroporto.

Quem pensou e idealizou o Aeroporto da Portela sabia que o mesmo, chegaria a um ponto de ruptura. A solução deve passar pela construção de raiz de um novo Aeroporto que sirva os interesses do País, pelo menos, para os próximos 100 anos.

O grande problema é que a VINCI que comprou a ANA (gestão dos Aeroportos), tem no contrato que firmou, a garantia que o ESTADO lhe iria "oferecer" uma solução em caso de congestionamento da Portela.

Só que mesmo que seja construído o Aeroporto do Montijo, as estimativas apontam para que dentro de 10 anos rebente pelas costuras. O custo que se fala para esse aeroporto, não justifica o tempo útil de vida.

Por outro lado, na melhor das hipóteses, seja Aeroporto do Montijo ou Aeroporto 'sejaondefor', só daqui a 4 a 6 anos, e até lá... a Portela cheia de reclamações, atrasos e desvio de rotas... e um país a perder 1 milhão de turistas por ano.

 

Eu vejo Beja apenas como uma forma muito económica de atenuar o problema até chegarmos a uma solução definitiva e de longo prazo.

 

Detesto gastar dinheiro em soluções temporárias.

 

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