Jump to content

A Educação Dos Nossos Filhos


Spark
 Share

Recommended Posts

Aí é que está e que eu discordo de ti.

Não cabe aos professores educar as crianças. Essa tarefa é dos pais e unicamente dos pais.

Agora, se eles não o fazem há várias razões, como a falta de tempo, o não saber educar, etc, mas um professor tem como finalidade principal ensinar e, se por alguma razão o meu filho lhe mostrar sinais de falta de educação, o professor só tem é que fazer queixa dele à escola, para a escola falar comigo ou a mim, directamente.

Mas estamos perigosamente a caminhar para conversas mais que batidas aqui onde cada um já mais que fincou a sua opinião relativamente às solhas...

Isto.

E digo mais, não andassem os portugueses com pouco dinheiro a terem empregos a dobrar e a fazerem horas extra, a educação neste país seria muito melhor.

Link to comment
Share on other sites

@camurso_

Uma boa parte dos pais não tem competência para dar educação aos filhos porque nunca tiveram formação nenhuma para serem pais.

O que se encontra cada vez mais na escola são alunos cujos encarregados de educação não têm competência para os educar e não estou apenas a falar de falta de tempo. Estou a falar em relação aos valores, atitudes, respeito, etc.

Os pais de agora são os que vivem à custa do rendimento mínimo, são os que se encostam aos subsídios, são os que vão à escola bater nos professores, etc.

Mas mais uma vez realço: há professores que nem aos próprios filhos sabem dar educação, quanto mais aos dos outros.

Link to comment
Share on other sites

@camurso_

Uma boa parte dos pais não tem competência para dar educação aos filhos porque nunca tiveram formação nenhuma para serem pais.

O que se encontra cada vez mais na escola são alunos cujos encarregados de educação não têm competência para os educar e não estou apenas a falar de falta de tempo. Estou a falar em relação aos valores, atitudes, respeito, etc.

Os pais de agora são os que vivem à custa do rendimento mínimo, são os que se encostam aos subsídios, são os que vão à escola bater nos professores, etc.

Mas mais uma vez realço: há professores que nem aos próprios filhos sabem dar educação, quanto mais aos dos outros.

Sim, mas esses professores são pais e cabe-lhes a tarefa de educar os seus filhos e não os filhos dos outros. Um professor não tem que educar um filho, pois, como dizes, se tenta impor algum tipo de disciplina mais severa, tem logo os paizinhos à perna... A culpa não é, nesse aspecto, dos professores e nunca foi. A responsabilidade pelos filhos está nos pais. E está em todos os aspectos.

Por muito que me custe, já ponderei algo que nunca pensei fazer que será colocar o meu futuro filho numa escola privada. Não pela falta de qualidade de ensino (que por acaso, até há, graças às constantes reformas que só "desensinam" e promovem o facilitismo) mas pelo próprio ambiente em que não quero inserir um filho meu...

Link to comment
Share on other sites

A responsabilidade sobre as crianças deveria estar entregue aos pais. Mas eles já não são capazes de os educar. Se eu for um pouco severo e, por isso, tenho logo os pais na escola, isso é porque o Estado o permite.

Quanto a colocar os filhos no ensino particular, não vejo que possa ter muitas vantagens. No sistema de ensino público há muitas crianças responsáveis, educadas e cumpridoras. Se não forem assim no sistema público, não serão no sistema privado. A única coisa que pode distinguir um sistema do outro é a qualidade do ensino que está intimamente relacionada com a estabilidade do corpo docente, a qualidade das instalações, das refeições, etc.

Tudo o resto tem a ver com a educação que as crianças trazem de casa. E quanto a isso há de tudo em ambos os lados.

Link to comment
Share on other sites

As crianças de hoje passam cada vez menos tempo com os pais e mais com professores / infantários / atl's / tempos livres / etc e portanto é obvio e evidente que todas essas instituições e quem nelas trabalha também tem um papel a desempenhar no processo de socialização das crianças.

Dizer que isso tem de passar só pelos pais é irrealista, deveria ser assim é certo mas na prática e pelo motivo que já referi não é e a tendência é para o ser cada vez menos.

Quanto às escolas privadas a única vantagem delas é pagarmos para os nosso filhos terem boas notas.

Link to comment
Share on other sites

Actualmente passam cada vez menos tempo com os pais?

Lamento, mas eu tenho 25 anos e até aos 3 anos passava o dia numa ama e desde os meus 3 anos que era deixado numa creche o dia todo.

Desde que fui para a primária passava as manhãs no ATL e as tardes na escola.

Via os meus pais apenas à noite. A diferença é que os meus pais fazia questão de passar tempo comigo e obrigavam-me a passar tempo com eles. Ao jantar fazia o resumo do dia e dp continuávamos a falar.

Não foi por levar umas valentes chapadas que fiquei afectado e não foi por isso que me revolvei contra os meus pais. Sempre lhes tive o máximo respeito e é a eles que devo quase toda a educação e acima de tudo, quase todos os princípios e valores que tenho.

O problema é que os pais agora fazem de tudo para deixar os putos nas escolas o + cedo possível e tentam ir busca-los o + tarde possível.

Ao fim de semana, se possível enfiam os putos nos escuteiros pq é de borla, ou então num semi ATL, pelo qual não se importam de abrir os cordões à bolsa.

Dp à hora de jantar, naquele que deve ser um dos poucos momentos juntos, todos comem a correr e no final vai cada um para seu lado.

Link to comment
Share on other sites

eu concordo com o JLDR. A educação tem de vir de casa! ainda me lembro dos meus pais dizerem aos meus professores que me podiam dar um puxao de orelhas caso este fosse necessario! O que me parece actual é que em muitos casos sao os proprios pais a sentirem-se muito indignados quando um professor tenta meter um bocado de educação no miudo, e irem para a escola armar peixeirada. Ainda me lembro quando um prof tirou o telemovel ao meu sobrinho numa aula por razoes obvias, a primeira pessoa a passar-se com isso foi o meu irmao. Nao porque o filho estava a brincar e a perturbar a aula mas sim pk o professor tirou o telemovel ao menino, e ja criar ir armar confusao pra escola. Tendo em conta este casos eu pergunto. Sera que vale a pena a um professor tentar dar educaçao a uma criança no lugar dos pais(que nao é so seu trabalho na minha opiniao) quando sao estes os primeiros a indignarem-se com isto? E quanto ao que o heri disse atraz tem toda a razao. Exprimenter dizer a uns pais que eles desempenham mal a sua tarefa.

Link to comment
Share on other sites

Agora sem brincadeiras, dou mais valor a um pai que diz que vai fazer o possível para não precisar de dar um estalo a um filho, do que a outro que diz, de peito cheio, que não tem qualquer problema em fazê-lo.

Onde é que uma coisa invalida a outra?

Normalmente, um pai (e digo bom pai) tenta fazer todos os possíveis para não ter que dar um tabefe no puto mas se em determinada situação tal o justificar, não deverá ter nenhum problema em fazê-lo.

Eu posso dizer de peito cheio (não tenho necessidade disso, mas pronto) que se um puto meu se portar mal e se tal o justificar, lhe dou um tabefe. No entanto, posso muito bem ter como filosofia educar o puto tentando fazer os possíveis para não o fazer com frequência.

Link to comment
Share on other sites

Agora sem brincadeiras, dou mais valor a um pai que diz que vai fazer o possível para não precisar de dar um estalo a um filho, do que a outro que diz, de peito cheio, que não tem qualquer problema em fazê-lo.

Onde é que uma coisa invalida a outra?

Normalmente, um pai (e digo bom pai) tenta fazer todos os possíveis para não ter que dar um tabefe no puto mas se em determinada situação tal o justificar, não deverá ter nenhum problema em fazê-lo.

Eu posso dizer de peito cheio (não tenho necessidade disso, mas pronto) que se um puto meu se portar mal e se tal o justificar, lhe dou um tabefe. No entanto, posso muito bem ter como filosofia educar o puto tentando fazer os possíveis para não o fazer com frequência.

Não disse que invalida, mas alguma coisa me diz que enquanto estavas a escrever percebeste o meu ponto de vista. :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.