catxaporra Posted November 8, 2010 Share Posted November 8, 2010 Dessa forma, os adeptos lisboetas voltam a ter oportunidade de ver competição a sério à porta de casa, num evento que certamente reunirá muitos milhares de espetadores naquela zona privilegiada da cidade de Lisboa, permitindo assim a todos os adeptos da capital um convívio com a caravana do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), de que há muitos anos estavam afastados. Recorde-se que Lisboa esteve ligada às primeiras edições do Rally TAP, sendo um dos locais de partida dos diversos percursos de concentração que marcaram esses anos da prova, com o Parque Eduardo VII a servir de palco a momentos que atraíam largos milhares de pessoas. O último ano em que o rali teve partida efetiva de Lisboa foi em 1974, precisamente em plena "crise energética", em que o combustível especialmente importado da Venezuela permitiu a realização do evento ganho pelo italiano Rafaelle Pinto. De qualquer forma, entre 1990 e 1992 os terrenos do Jamor receberam por três vezes a super-especial, e essa foi mesmo a última vez que os adeptos de Lisboa tiveram o rali à porta... A partir desse ano, Lisboa perdeu toda e qualquer ligação à parte desportiva da prova, ainda que ainda antes disso, o Rali se tivesse mantido por perto, no Estoril e em Sintra, situação que agora é recuperada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), numa altura em que o WRC inicia um novo ciclo na sua história, com uma nova regulamentação técnica e novos carros. Reconhecimentos em carros elétricos Depois dos reconhecimentos das classificativas algarvias e da realização, no dia 23 de Março, quarta-feira, do "shakedown", como habitualmente no Algarve, a caravana rumará até Lisboa para um primeiro dia de prova bem diferente do habitual. Tudo começará pelas 10h00 do dia 24 de Março, com o reconhecimento da super especial, realizado em carros elétricos, o que permitirá uma importante redução de emissão de CO2, contribuindo, deste modo, para um rali mais "verde". Terá depois lugar uma sessão de autógrafos, um momento sempre importante no convívio entre os grandes nomes do WRC e os fans, desejosos de estar o mais perto possível dos seus ídolos e de recolherem uma recordação desse momento. Da parte da tarde, os primeiros carros a entrar em pista serão os "clássicos desportivos", numa tradição que se mantém pelo terceiro ano consecutivo, carros intimamente ligados à história do Rally de Portugal e que proporcionam sempre um espetáculo muito interessante. Uma vez terminada a exibição desses modelos de outros tempos, terá lugar a "Driver´s Parade", com a apresentação dos mais populares pilotos, num espetáculo sempre com bastante "glamour". Três carros ao mesmo tempo Após a apresentação das equipas terá lugar a primeira prova de classificação da edição de 2011 do Vodafone Rally de Portugal, uma super especial com uma distância superior a três quilómetros, num percurso que promete bastante espectáculo Os concorrentes alinharão em séries de, no mínimo, três equipas, num sistema de perseguição linear - e não em percursos opostos, como sucedeu no passado - mas com partidas individuais. A super especial utilizará os arruamentos fronteiros ao Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural de Belém e Museu da Marinha e será disputada em três voltas, com rotundas, chicanes e saltos a proporcionar certamente um grande espetáculo para todos os presentes e para os que estiverem em casa a seguir a transmissão da RTP. De referir que, uma vez concluída esta super especial, toda a caravana rumará ao Estádio Algarve, local onde a prova retomará o seu figurino tradicional. A prova conta com 3 etapas (7 secções) e um percurso total de 1360 km, integrando 17 provas de classificação que perfazem 385 km, o que representa quase 30% do itinerário do rali. Porto Road Show no fim de semana A exemplo do que sucedeu o ano passado, o ACP está a prepara com a Câmara Municipal do Porto a realização, pela segunda vez do Porto road Show, um evento de demonstração que tanto êxito teve o ano passado, pelo que os adeptos do Porto/Norte, que segundo um Estudo da Universidade do Algarve perfazem grande parte dos espetadores presentes na prova a Sul, no Algarve, poderão perfeitamente começarão o 'seu' rali no Porto, acompanhá-lo em Lisboa e rumar depois ao Algarve numa verdadeira "Volta a Portugal". No início da apresentação, Carlos Barbosa, presidente do ACP revelou que já recebeu as conclusões do habitual estudo da Universidade do Algarve relativamente ao impacto da prova portuguesa do Mundial de ralis na nossa economia, tendo esta chegado à conclusão que o Vodafone Rally de Portugal 2010 gerou 85 milhões de euros de retorno para Portugal, mais 83 que o investimento do Estado português na prova. Como lucro, não está nada mau... :clap: :clap: Link to comment Share on other sites More sharing options...
karkov Posted November 8, 2010 Share Posted November 8, 2010 Fixe, vou poder ver Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco G Posted November 8, 2010 Share Posted November 8, 2010 Nice, welcome back :y: Link to comment Share on other sites More sharing options...
JoGo Posted November 9, 2010 Share Posted November 9, 2010 Tenho saudades dos tempos em que era pequenito e nem havia escola no meu concelho nos dias de rally. Parava tudo. Éramos um meio pequeno e vinham milhares e milhares de pessoas ver as nossas provas. O mítico lagar, os saltos no picoto, as curvas da barragem, o descampado... E eu a comer terra para ver mais de perto! E pronto, Arganil e Mortágua disseram adeus ao WRC. Hoje a maioria dos troços estão alcatroados e já perderam o brilho. Salvam-se as fotos (ainda em máquina de rolo lol) com o Colin, Makinen, Peres... No fim de uma etapa o Rui Madeira queria me dar boleia até ao controlo seguinte (uns 200m), mudei de cor 3 vezes, borrei-me todo de medo e fugi para ao pé do meu pai :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Green Hawk Posted November 9, 2010 Share Posted November 9, 2010 Tenho saudades dos tempos em que era pequenito e nem havia escola no meu concelho nos dias de rally. Parava tudo. Éramos um meio pequeno e vinham milhares e milhares de pessoas ver as nossas provas. O mítico lagar, os saltos no picoto, as curvas da barragem, o descampado... E eu a comer terra para ver mais de perto! E pronto, Arganil e Mortágua disseram adeus ao WRC. Hoje a maioria dos troços estão alcatroados e já perderam o brilho. Salvam-se as fotos (ainda em máquina de rolo lol) com o Colin, Makinen, Peres... No fim de uma etapa o Rui Madeira queria me dar boleia até ao controlo seguinte (uns 200m), mudei de cor 3 vezes, borrei-me todo de medo e fugi para ao pé do meu pai :-.. Eu tive a sorte de ver esses senhores todos juntos no rally da catalunha de 2002... Tenho um poster gigante, com os autógrafos deles... Sainz, McRae, Makinen, Burns, Grönholm, Solberg, Delecour, Loix, Loeb ( este ainda era um mero noob :-.. ) ... Nunca mais me esqueço desse dia!! Lindo mesmo!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
royaltartufo Posted March 22, 2011 Share Posted March 22, 2011 Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted March 22, 2011 Share Posted March 22, 2011 Eu não acabei de ver isto... :facepalm: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gizbo Posted March 22, 2011 Share Posted March 22, 2011 LOLOL !!! Parece um circuito de cinema com akeles saltos da treta lool Link to comment Share on other sites More sharing options...
Spark Posted March 22, 2011 Share Posted March 22, 2011 Altamente... :facepalm: Link to comment Share on other sites More sharing options...
ghost_matrix Posted March 22, 2011 Share Posted March 22, 2011 Curtia ir ver a superespecial em Lisboa. Mas aquilo deve estar completamente cheio e quem nao paga bilhete nao deve ver nada, para alem que Belem nao tem metro, logo acessos mais complicados... Link to comment Share on other sites More sharing options...
karkov Posted March 23, 2011 Share Posted March 23, 2011 Eu não acabei de ver isto... :facepalm: Animação de topo^^ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hyde Posted March 23, 2011 Share Posted March 23, 2011 Eu não acabei de ver isto... :facepalm: Foste tu que fizeste? Tá fixe até! Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted March 24, 2011 Share Posted March 24, 2011 Oh meu deus.. Para fazer aquela merda bastava-me ter um 10º ano dum curso qualquer técnico. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Coutinho77 Posted March 24, 2011 Share Posted March 24, 2011 Viram o acidente do Ken Block? Link to comment Share on other sites More sharing options...
tiagoalvin Posted March 24, 2011 Share Posted March 24, 2011 Vi jogos de Spectrum com mais grafismo que o video :rezingao: Link to comment Share on other sites More sharing options...
DG Posted March 24, 2011 Share Posted March 24, 2011 Onde posso ver o rally? Não há gravações? Link to comment Share on other sites More sharing options...
karkov Posted March 24, 2011 Share Posted March 24, 2011 O Mini do Araujo é a coisinha mais foleira que ali anda lol Link to comment Share on other sites More sharing options...
@Varnave Posted March 25, 2011 Share Posted March 25, 2011 Acidente marcou a super especial que abriu o Rali de Portugal Mikko Hirvonen venceu esta quinta-feira a super especial que inaugurou, em Lisboa, o Rali de Portugal 2011. O piloto da Ford cumpriu o percurso em 2.49 minutos, superando toda a concorrência. A tirada ficou ainda marcada por um acidente envolvendo um espectador. O segundo classificado foi o campeão do Mundo Sébastien Loeb, em Citroën, a 1,3 segundos. O melhor português em prova foi o super favorito do público, Armindo Araújo. O piloto que estreou o Mini em asfalto, deu bela conta de si e proporcionou espectáculo aos mais de 10 mil presentes na Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. A super especial ficou ainda marcada por um pequeno acidente. O Fiesta de Mads Ostberg partiu a roda dianteira direita, que se soltou da jante e galgou o gradeamento de segurança, acabando por atingir um espectador. O homem foi assistido pelo INEM, já que a roda o tinha atingido na cabeça. Após ter sido assistido no local, o ferido foi transportado ao hospital apenas por uma questão de precaução, de acordo com informação prestada pelo INEM. Link to comment Share on other sites More sharing options...
EsCk Posted March 26, 2011 Share Posted March 26, 2011 (edited) http://www.autoportal.iol.pt/multimedia/fotos/fotos-saloes-e-desporto/rali-de-portugal-as-melhores-fotos-da-segunda-etapa Edited March 26, 2011 by EsCk Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now