Jump to content

4G Vai Revolucionar Telemóveis


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Telecomunicações

A tecnologia que promete revolucionar os telemóveis

 

Conheça a tecnologia em que a TMN, Vodafone e Optimus vão investir a partir do próximo ano. O LTE é uma tecnologia móvel de elevada performance.

A tecnologia móvel de quarta geração, também conhecida por Long Term Evolution (LTE), promete revolucionar as telecomunicações móveis da mesma forma que a fibra óptica mudou para sempre as telecomunicações fixas.

1 - O que é o LTE?

O ‘Long Term Evolution' (em português, Evolução a Longo Prazo) é uma tecnologia móvel, também conhecida como 4G, de elevada performance. Ou seja, permite velocidades mais rápidas e uma maior capacidade da rede móvel. É um projecto iniciado em 2004 para conceber um sistema de comunicações móveis de elevada performance, sendo o passo tecnológico para a quarta geração (4G) de tecnologias móveis. Assenta em duas vertente: rede rádio (LTE) e rede ‘core' (Evolved Packet Core).

2. O QUE DISTINGUE O LTE/4G DO 3G?

As maiores diferenças do LTE face aos sistemas actuais, como o 3G, são o fornecimento de débitos mais elevados - com velocidades mais rápidas - uma maior eficiência no usodo espaço radioeléctrico. O LTE será a tecnologia do futuro para as redes móveis. Uma maior velocidade, rapidez e eficiência do espectro vão permitir responder ao crescimento de tráfego de dados previsto. O facto de suportar diversas larguras de banda tem especial importância numa altura em que a banda larga móvel tem tido um crescimento exponencial.

3. QUE "VELOCIDADES" PERMITE?

O LTE deverá ser disponibilizado de forma progressiva em modo FDD na Europa, com débitos máximos de 100/150 Mbits no 'download' de e 50 Mbits no 'upload' de ficheiros.

4. QUAIS AS NOVAS APLICAÇÕES QUE PERMITE?

O LTE permitirá abrir novas possibilidades em serviços e funcionalidades que requerem elevada capacidade e débitos de transmissão, como a difusão avançada de televisão via internet, jogos 'online' e web-conferências, num ambiente de baixa ou elevada mobilidade.

5. QUANDO ENTRARÁ NA FASE COMERCIAL?

Os especialistas acreditam que esta tecnologia arrancará em força já em 2011. Até agora as operadoras, como a TMN e a Vodafone, têm avançado com testes-piloto. A primeira foi a escandinava Telia Sonera, 14 de Dezembro de 2009 nas cidades de Estocolmo e Oslo. E a Samsung já criou um telemóvel que opera as duas redes em simultâneo.

Fonte: económico.sapo.pt

Link to comment
Share on other sites

Vai ser bom para laptops, para telemóveis vai ser um bocado desnecessário.

Já para não falar se tivermos o mesmo problema da passagem do 2G para 3G... a longevidade da bateria... vai ser uma dor de cabeça.

Mas pela altura que o 4G estiver bem implementado, já os Smartphones vão ser autênticos computadores em formato pequeno ;)

Com vários GB de memoria em que vais utilizar o telemóvel para sacares os teus filmes e depois veres quando chegares a casa lol

Duvidas? ;)

Ainda me lembro, quando tinha o meu Nokia 3310... Não fazia mesmo ideia que um dia ia ver Telemóveis a fazer o que faz um Android ou iphone.

Link to comment
Share on other sites

Vai ser bom para laptops, para telemóveis vai ser um bocado desnecessário.

Já para não falar se tivermos o mesmo problema da passagem do 2G para 3G... a longevidade da bateria... vai ser uma dor de cabeça.

Olha que não, as transmissões mobile TV vão sentir uma enorme diferença para melhor. E achas mesmo que eles mudam para o 4G e não se preocupam em aumentar a longevidade das baterias? O que se pode afirmar, acho eu, é que as coisas vão andar um pouco mais devagar do que os consumidores gostariam mas devagarinho vai-se chegando lá. 

E já agora, ao aumentar as velocidades de download/upload a breve trecho as operadoras vão ser obrigadas a rever os seus tarifários de internet. Quem sabe se já não estivemos mais longe do tráfego ilimitado na TMN, Optimus e Vodafone. 

Link to comment
Share on other sites

Rev, nessa altura já temos megaHD onde cada filme ocupará um terabyte ou dois })

Em relação às baterias, o problema está na tecnologia Li-ion e pol que já chegou ao seu limite há muito tempo, enquanto que cada vez mais os dispositivos querem mais e mais potência. Acho ridículo um smartphone ter como highlight de vendas o facto de durar um dia inteiro sem carregar... :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Rússia desenvolve telefone 4G

500x_screen_shot_2010-09-15_at_2.20.00_pm.jpg

Num vídeo que mostra um conversa entre o presidente russo Dimitri Medvedev e ministro da tecnologia Sergei Chemezov, o presidente manipula um mockup do primeiro telefone 4G desenvolvido no país. Se o design aprovado for este, o 4G russo, desenvolvido pela empresa Yota, terá dois ecrãs de cada lado do aparelho e um deles parece ser eink.

O vídeo está em russo

">

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.