Jump to content

Menos De 1/5 Das Ambulâncias Do Inem Têm Desfibrilhadores


karkov
 Share

Recommended Posts

Menos de 1/5 das ambulâncias do INEM têm desfibrilhadores

O sistema integrado de emergência médica dispõe de desfibrilhadores automáticos externos, aparelhos usados em caso de paragem cardio-respiratória, em apenas 90 das suas 500 ambulâncias, revelou o presidente do INEM à agência Lusa.

"As ambulâncias equipadas com desfibrilhador automático externo (DAE) são cerca de 90, e há muito mais ambulâncias do que isso", declarou Abílio Gomes, contando que, "se consideradas todas as que estão no sistema integrado de emergência médica, com reservas dos bombeiros incluídas, são cerca de 500".

De acordo com o responsável, "o INEM está a fazer um esforço no sentido de dotar com equipamento de DAE todas as suas ambulâncias e as dos parceiros que com ele colaboram no sistema integrado de emergência médica", tendo já lançado "um concurso para aquisição de equipamentos de DAE destinados a essas viaturas".

O facto de apenas 18% das ambulâncias ter o aparelho é visto com preocupação pela Associação Portuguesa de Medicina de Emergência (APME), para a qual o incumprimento da norma europeia 1789, de 2001 (relativa às viaturas médicas e ao seu equipamento), é só um dos problemas quando se fala de DAE.

wtf?

Link to comment
Share on other sites

O que vale é que nem todas as paragens precisam de desfibrilhação. Mas também sou sincero, enquanto cidadão Português preferia ter mais uma VMER do que 4 ambulâncias com TAE, mesmo equipadas com desfibrilhador automático.

Link to comment
Share on other sites

eu ouvi (nem sequer vi) no telejornal a ministra da saude a dizer que ia "espalhar" desfibrilhadores pelo país

foi um bocado de raspão, e nao prestei muita atenção, muito menos às localidades em questão

Edited by roubagalinhas
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.