Jump to content

Desbloquear Telemóveis É Mais Fácil A Partir De Amanhã


karkov
 Share

Recommended Posts

Desbloquear telemóveis é mais fácil a partir de amanhã

Entra em vigor esta segunda-feira a lei que obriga as operadoras a prestar este serviço gratuitamente no fim do período de fidelização.

O decreto-lei 56/2010, publicado a 1 de Junho, proíbe as operadoras de cobrar dinheiro para desbloquear os aparelhos quando termina o período de fidelização, que vincula os clientes a uma dada empresa, e impõe limites aos valores cobrados para pôr fim a um contrato ou pedir o desbloqueamento durante esse período.

O período de fidelização tem um prazo máximo de 24 meses, sendo proibido cobrar valores superiores a 100% do custo do equipamento nos primeiros seis meses, deduzidos do valor já pago pelo utente.

Depois dos seis meses, o valor cobrado não pode ser superior a 80% do custo do telemóvel e, no último ano do período de fidelização, só pode ir até 50% deste valor.

O diploma estipula que os operadores deverão satisfazer os pedidos dos consumidores num prazo máximo de cinco dias.

O desbloqueamento gratuito era uma reivindicação antiga da associação de defesa dos consumidores DECO, que considerava não haver razões legais para obrigar os cliente a ficar numa rede contra sua vontade e exigir o pagamento de um certo montante para se poder libertar.

No final de Julho, a Associação de Operadores de Telecomunicações (APRITEL) manifestou, no entanto, algumas dúvidas sobre o cumprimento da lei relativa ao desbloqueamento de telemóveis, considerando que esta só devia ser aplicada a contratos celebrados a partir de 30 de Agosto.

O presidente da APRITEL, João Couto, referiu na altura que a lei só deveria ser aplicada aos contratos celebrados a partir dessa data, para que as operadoras pudessem adaptar os sistemas às novas regras, registando o valor de mercado dos telemóveis.

Só conhecendo este valor se poderá fazer o cálculo da comparticipação que o cliente tem de pagar para poder desvincular-se antes do fim do período de fidelização, explicou, adiantando que a diferença entre um aparelho desbloqueado e um outro pertencente a uma determinada rede é subsidiada pela operadora.

Link to comment
Share on other sites

Desbloquear telemóveis é mais fácil a partir de amanhã

Entra em vigor esta segunda-feira a lei que obriga as operadoras a prestar este serviço gratuitamente no fim do período de fidelização.

O decreto-lei 56/2010, publicado a 1 de Junho, proíbe as operadoras de cobrar dinheiro para desbloquear os aparelhos quando termina o período de fidelização, que vincula os clientes a uma dada empresa, e impõe limites aos valores cobrados para pôr fim a um contrato ou pedir o desbloqueamento durante esse período.

É mais fácil, mas vai ser pago na mesma , atenção !!!

já tenho as tabelas dum operador com os valores

Pago só se for desbloqueado antes do período de fidelização terminar!

Link to comment
Share on other sites

não é assim , no acto da compra até podes solicitar o desbloqueio,existe é métodos de calcular esse valor

exemplo:

galaxy S tem um custo de 119.97€ para desbloquear (se comprares como pré pago)

no caso de adquirires o mesmo com fidelização

nos primeiros 6 meses pagas esse valor 119.97€

após os 6 meses 80% dos 119.97€

no ultimo ano de fidelização 50% dos 119.97€

após período de fidelização 0€

os contratos de fidelização para ENI, empresas e profissionais liberais não estão incluídos neste lote

mais duvidas estou ao dispor

Link to comment
Share on other sites

não é assim , no acto da compra até podes solicitar o desbloqueio,existe é métodos de calcular esse valor

exemplo:

galaxy S tem um custo de 119.97€ para desbloquear (se comprares como pré pago)

no caso de adquirires o mesmo com fidelização

nos primeiros 6 meses pagas esse valor 119.97€

após os 6 meses 80% dos 119.97€

no ultimo ano de fidelização 50% dos 119.97€

após período de fidelização 0€

os contratos de fidelização para ENI, empresas e profissionais liberais não estão incluídos neste lote

mais duvidas estou ao dispor

O mais engraçado é que o Galaxy S tem o código de desbloqueio guardado dentro do telefone e totalmente desprotegido :)

Unlock Grátis, Já =>> http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=761045

Link to comment
Share on other sites

Eu trabalho numa loja Vodafone e a Circular que foi emitida em relação a este assunto foi então a seguinte.

"Este documento detalha as novas condições e procedimentos decorrentes da publicação, no passado dia 1 de Junho, do

Decreto-Lei n.º 56/2010 que estabelece novas regras de desbloqueio de telemóveis e de compromissos de permanência

a entrar em vigor no dia 30 de Agosto.

De forma resumida e no que é relevante à oferta de particulares, este diploma terá as seguintes implicações:

• Além do habitual PRVP Bloqueado (P.Bloq.), todos os telefones passam a ter obrigatoriamente um PRPVP

Desbloqueado (P.Desbl.) definido pelo operador. Alguns produtos podem também ter um Preço Subsidiado

(P.Subs.) decorrente da aceitação de um compromisso de permanência (ex. Preço Viva).

Exemplos: Vodafone Touch X

PRVP Desbloqueado 125€

PRVP Bloqueado 100€

Preço Subsidiado (Viva) 50€

• Quando o telemóvel é vendido com compromisso de permanência (ex. Viva ou alguns smartphones), é alterada a

actual fórmula de cálculo da multa por incumprimento contratual. Além disso, esta multa passa a incluir o valor de

desbloqueio (até agora eram temas independentes: o cliente tinha de pagar a penalidade por incumprimento e depois

pagava o valor de desbloqueio).

• O custo do desbloqueio do telemóvel (incluindo eventual penalidade por incumprimento do compromisso) depende

do mesmo ter sido ou não vendido com compromisso de permanência e, neste segundo caso, do tempo decorrido

desde o inicio deste compromisso:

Forma como o Telefone foi Adquirido Valor do Desbloqueio Exemplo Vodafone Touch X

Sem Compromisso de Permanência PRVP Desb - P. Bloq. 125€ - 100€ = 25,0€

Com Compromisso de Permanência (ex.: Viva)

. Nos primeiros 6 meses P. Desbl. - P. Subs. 125€ - 50€ = 75,0€

. Entre os 6 e os 12 meses P. Desbl. x 80% - P. Subs. 125€ x 80% - 50€ = 50,0€

. Entre os 12 meses e o fim do compromisso P. Desbl. x 50% - P. Subs. 125€ x 50% - 50€ = 12,5€

. Após terminado o contrato Gratuito 0,0€

• A Vodafone define o P. Desbl. da seguinte forma: preço dos telefones desbloqueados corresponde ao preço

bloqueado acrescido de 25% com um mínimo de 10€ (IVA incluído).

Na prática, para P. Bloq. até 39,9€ (inclusive) soma-se sempre 10€ para obter o P. Desbl.

Para P. Bloq. acima dos 39,9€, multiplica-se o mesmo por 1,25.

Exemplos:

P. Bloq. = 99,9€ P. Desbl. = €99,90 x 1,25 = €124,88

P. Bloq. = 49,9€ P. Desbl. = €49,90 x 1,25 = €62,38

P. Bloq. = 39,9€ P. Desbl. = €29,90 + €10,00 = €49,90

P. Bloq. = 29,9€ P. Desbl. = €29,90 + €10,00 = €39,90

P. Bloq. = 19,9€ P. Desbl. = €29,90 + €10,00 = €29,90

• Estas regras e condições, incluindo a de determinação do preço desbloqueado, aplicam-se também a telefones

vendidos antes de 30 de Agosto de 2010.

Retirado de um post do iPhonePortugal.com

A Vodafone já colocou online os preços de desbloqueio:

https://loja.vodafone.pt/homephone/condicoes-de-desbloqueio

B)

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa se a pergunta for muito burrinha, mas eu não percebo muito disto...

Tenho um Sony Ericsson W910i que comprei à quase 2 anos pelo clube viva. Mas o telemóvel sempre foi um bocado lento e bloqueia imensas vezes, andei a ver na net e dizem que só com debrand é que vai ao sítio...

Isto de desbloquear não faz isso, pois não? Simplesmente dá para usar cartões de outras redes no telemóvel, certo?

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa se a pergunta for muito burrinha, mas eu não percebo muito disto...

Tenho um Sony Ericsson W910i que comprei à quase 2 anos pelo clube viva. Mas o telemóvel sempre foi um bocado lento e bloqueia imensas vezes, andei a ver na net e dizem que só com debrand é que vai ao sítio...

Isto de desbloquear não faz isso, pois não? Simplesmente dá para usar cartões de outras redes no telemóvel, certo?

Sim, o debrand é alterar software, o unlock é so permitir ler cartões de outras redes.

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpa se a pergunta for muito burrinha, mas eu não percebo muito disto...

Tenho um Sony Ericsson W910i que comprei à quase 2 anos pelo clube viva. Mas o telemóvel sempre foi um bocado lento e bloqueia imensas vezes, andei a ver na net e dizem que só com debrand é que vai ao sítio...

Isto de desbloquear não faz isso, pois não? Simplesmente dá para usar cartões de outras redes no telemóvel, certo?

Sim, o debrand é alterar software, o unlock é so permitir ler cartões de outras redes.

Pois... Meh que treta... Obrigado ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu tenho um Nokia 6630 comprado há pelo menos 3 anos e telefonei para a Optimus a solicitar o desbloqueio do telemóvel. A informação que me foi dada é que o desbloqueio tem um custo de 40€ e tal euros, salvo erro. Eu falei-lhe da nova lei que obrigava as operadoras a desbloquear gratuitamente os telemóveis que já terminaram o período de fidelização e a resposta que me deram é que isso não se aplica a telemóveis comprados com um tarifário pré-pago, em que o equipamento é vendido abaixo do seu valor. A mim suou-me a tanga :ranting: Alguém sabe dizer-me se isto tem algum sentido?

Link to comment
Share on other sites

Quando se compra um telemóvel com um tarifário pré-pago n temos nenhuma fidelização para cumprir.

Agora quando é o pós-pago é q temos um período de fidelização e aí sim o desbloqueio é gratuito após os 2 anos.

Link to comment
Share on other sites

Lendo o primeiro reply, é um facto que o texto fala N vezes em contracto celebrado. Agora a luta será fazer vencer a tua ideia que o teu "contracto" foi a compra do telemóvel deles, independentemente de ser usado em pré ou pós-pago.

Porém uma coisa é certa. A lei só se aplica a compras após a sua entrada em vigor, pelo que seja qual for o teu telemóvel, se foi comprado há 3 anos, não tens direito ao desbloqueio.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Peço desculpa se a pergunta for muito burrinha, mas eu não percebo muito disto...

Tenho um Sony Ericsson W910i que comprei à quase 2 anos pelo clube viva. Mas o telemóvel sempre foi um bocado lento e bloqueia imensas vezes, andei a ver na net e dizem que só com debrand é que vai ao sítio...

Isto de desbloquear não faz isso, pois não? Simplesmente dá para usar cartões de outras redes no telemóvel, certo?

Ei, eu também tinha algum problema com o desbloqueio e, finalmente, meu amigo sugeriu-me este http://www.onlinegsmunlock.com/sony-ericsson-w910i/rs7wp9/ site para obter códigos de desbloqueio e eu vsited e só tenho códigos de desbloqueio e desbloqueado meu celular com segurança ..

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um Nokia 6630 comprado há pelo menos 3 anos e telefonei para a Optimus a solicitar o desbloqueio do telemóvel. A informação que me foi dada é que o desbloqueio tem um custo de 40€ e tal euros, salvo erro. Eu falei-lhe da nova lei que obrigava as operadoras a desbloquear gratuitamente os telemóveis que já terminaram o período de fidelização e a resposta que me deram é que isso não se aplica a telemóveis comprados com um tarifário pré-pago, em que o equipamento é vendido abaixo do seu valor. A mim suou-me a tanga :ranting: Alguém sabe dizer-me se isto tem algum sentido?

Suaste a tanga?

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.