Jump to content

Mineiros Chilenos Soterrados


Hyde
 Share

Recommended Posts

Mineiros chilenos começam a ser resgatados quarta-feira

Quanto forem 4 da manhã de quarta-feira em Portugal, meia-noite no Chile, será iniciada a operação de resgate dos 33 mineiros retidos há mais de dois meses, 625 metros abaixo do chão.

O anúncio foi feito na última hora, por Laurence Golborne, ministro chileno das Minas.

Numa conferência de imprensa improvisada junto à mina, aquele responsável indicou que nesta altura as equipas de resgate estão já a testar uma cápsula, de nome “Fénix”, especialmente desenhada para levar a cabo a operação.

Os 33 mineiros ficaram soterrados a 5 de Agosto na mina de ouro de San Jose, no Chile.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=123648

as esposas que se preparem que aí vêm os homens :-.. , já li em algum lado é que um deles tem azar porque à porta da mina já deu porrada entre a esposa e a amante

Edited by Perks
Link to comment
Share on other sites

Os primeiros é para testar a maquineta, se der bronca preferia ficar preso em galerias de km de distância do que um elevador com espaço para um :-..

As mulheres a brigarem para ficar com parte do dinheiro que os mineiros vão "ganhar". Típico.

Link to comment
Share on other sites

Mineiros chilenos começam a ser resgatados quarta-feira

Quanto forem 4 da manhã de quarta-feira em Portugal, meia-noite no Chile, será iniciada a operação de resgate dos 33 mineiros retidos há mais de dois meses, 625 metros abaixo do chão.

O anúncio foi feito na última hora, por Laurence Golborne, ministro chileno das Minas.

Numa conferência de imprensa improvisada junto à mina, aquele responsável indicou que nesta altura as equipas de resgate estão já a testar uma cápsula, de nome “Fénix”, especialmente desenhada para levar a cabo a operação.

Os 33 mineiros ficaram soterrados a 5 de Agosto na mina de ouro de San Jose, no Chile.

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=93&did=123648

as esposas que se preparem que aí vêm os homens :-.. , já li em algum lado é que um deles tem azar porque à porta da mina já deu porrada entre a esposa e a amante

Já foi decidido que esse ficará lá em baixo.

O governo diz ñ ser comportável a nível económico a despesa de alargar o poço, para passarem os chifres...

Pelo que dizem não existe. Ninguém quer ser o primeiro, querem todos ficar para último.

Exacto, ia mesmo dizer isso. Tiveram que meter ordem entre os mineiros, porque vários queriam ser os últimos.

É que depois será o + "mártir" de todos, porque foi o que ficou em último. Basicamente um Big Brother, onde ñ sabem o que é a luz do dia durante 2 meses.

Porque já foi dito que primeiro saem os mais fracos...

ainda ficam todos lá em baixo...

Ao k parece não era bem assim. Primeiro iriam tentar tirar meia dúzia dos mais veles e esguios (certamente para ver como se comporta o sistema). Só depois começam a tirar os + fragilizados, quando souberem que aquilo não dá bronca e os homens não têm um ataque durante a viagem, e no final saem aqueles que estão em melhor estado.

Link to comment
Share on other sites

Eu é que não queria ficar em ultimo...

Imagina todos a saírem... e prai ao 25º aquilo corre mal e o buraco bem abaixo...

Saíram 24 e os últimos lixaram-se.

Entre ser o primeiro ou ultimo, preferia ser o primeiro. lol

E se tivesse que correr mal e morrer ali, ao menos morria logo... Não ia esperar uma morte mais lenta lá em baixo.

Link to comment
Share on other sites

Já foi decidido que esse ficará lá em baixo.

O governo diz ñ ser comportável a nível económico a despesa de alargar o poço, para passarem os chifres...

Espero que não seja tarde mais, mas a coisa não funciona assim.

Link to comment
Share on other sites

Cerca de 3.500 pessoas vão assistir ao resgate dos mineiros

O acampamento Esperança deverá receber 3.500 pessoas durante o resgate dos 33 mineiros que poderá ter início às 20H00 locais (00H00 em Portugal Continental), quatro horas antes do prazo estimado na segunda-feira pelas autoridades, informou o congressista Carlos Vilches. 509065.gif"Actualmente há cerca de 2.000 pessoas no acampamento mas há mais gente a chegar. Receberemos entre 3.500 e 4.000 pessoas" esta terça-feira, disse à AFP Mario Rozas, comandante da Polícia especial chilena, os Carabineiros.

A maior parte dos ocupantes do acampamento são parentes dos mineiros e jornalistas de todo o mundo, que estarão na cobertura do resgate dos 33 trabalhadores presos há mais de dois meses a mais de 600 metros de profundidade na mina San José.

À medida que se aproxima a data do resgate, o número de profissionais de informação também aumentou bem como o número de tendas instaladas no local. Socorristas e engenheiros concluem os últimos detalhes da operação.

"Faz parte do plano que, se os passos, se as etapas se adiantarem, o prazo poderá ser antecipado. Isso já aconteceu e podemos dizer com bastante certeza que hoje, às 20 horas, se inicia o resgate", afirmou Vilches, deputado da região do Atacama, onde fica a mina de San José.

Cerca de 350 polícias preparam-se para organizar as pessoas que vão assistir ao resgate e proteger os mineiros e os seus familiares, impedindo a passagem de curiosos.

A falta de espaço fez com que vários jornalistas entrassem na tenda normalmente utilizada pelos parentes como refeitório.

A sua presença incomodou os familiares. Por isso, depois de pedirem que se retirassem, alguém escreveu num cartaz a mensagem em inglês: "Please, do not use the eating area for work space" (Por favor, não usem o refeitório como área de trabalho)".

Dos visitantes ilustres, são esperados os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, que devem chegar ao final da tarde.

Para evitar um fluxo maior, a entrada no terreno da mina será fechada a partir das 18H00 local.

"Não haverá circulação. O trânsito será interrompido, haverá uma via exclusiva para as ambulâncias. É preciso evitar qualquer risco", assinala o polícia Juan Díaz ao jornal El Mercurio.

"Temos anéis de segurança a 2 km daqui, outro a 4 km e outro a 6 km, assim como controlos das rotas de acesso à mina", explica o comandante Rozas.

A polícia isolou com grades metálicas a principal via de acesso à mina, para preservar a ordem e esvaziá-la um pouco.

O volume de pessoas beneficiou especialmente os taxistas de Copiapó, a cidade mais próxima, que levam e trazem passageiros a toda a hora num trajecto de 45 km que custa 170 dólares por viagem.

Outros que também estão a lucrar com a movimentação são as empresas de wc's químicos, elementos essenciais numa zona deserta.

"A procura de wc's cresceu 70%. Já estamos sem stock e tivemos que importar 200 wc's a mais para atender as outras minas", explica Domingo Varas, proprietário da empresa Vardor.

"Temos 40 wc's portáteis em San José, 20 são gratuitos para os familiares enquanto que os outros são pagos para os meios de comunicação", acrescentou.

SAPO

Só falta começarem a vender bilhetes

Mulheres de mineiros preparam surpresas especiais para os maridos

As mulheres dos 33 mineiros preparam-se para receber os maridos depois de uma longa e angustiante espera e prometem muitas surpresas. A maioria está a escolher a melhor roupa e a preparar o penteado perfeito. Algumas até compraram um espartilho: 509082.gif"Fiz uma mudança total no meu 'look'", afirma a companheira de Claudio Yáñez, que faz questão de exibir as suas madeixas.

"Nunca tinha mexido no meu cabelo, mas fiz madeixas e um novo corte. Estou ansiosamente à espera dele", explica Cristina Núñez, de 26 anos, que sorri, apesar das lágrimas nos olhos. O próximo passo é experimentar um "baby-doll vermelho" que ganhou de presente. "Estou ansiosa por abraçá-lo e beijá-lo", depois de uma longa espera de mais de dois meses.

Cristina também tem grandes planos para Claudio, com quem já tem dois filhos. A mulher pretende levar o companheiro até um cartório e casar assim que ele sair do fundo do poço.

"Apesar do sofrimento que estamos a passar, sentimos que isto mudou a nossa vida. Talvez Deus tenha feito isto para melhorar a nossa vida", afirma ainda, com convicção.

A mulher de Mario Gómez, que, com 63 anos, é o mineiro mais velho soterrado na mina de San José, também tratou de se preparar para o grande momento. "Ele nunca me viu desleixada, eu ando sempre maquilhada", vangloria-se Liliana Ramírez, casada com Mario há 30 anos e mãe de quatro filhos. "Mas tenho mais uma surpresinha", acrescenta, maliciosa. "Umas cuecas pequenininhas de cor vermelha".

A esposa do mineiro boliviano Carlos Mamani já arranjou as unhas, pintadas de vermelho, e cortou a sua vasta cabeleira negra, que atrai a atenção de todos. "Quero ficar bem linda", comenta Verónica Quispe, de 25 anos, casada há cinco anos com Carlos, que começou a trabalhar na mina apenas cinco dias antes do desabamento.

Outra esposa que está preparada para dar boas-vindas especiais é Brunela Oliva, casada há dez anos com Renán Ávalos. "Um jantar romântico com velas", revelou. "Mas parece que ele também tem planos. Ele disse que me fará uma surpresa". E confessou outro trunfo da sua festa de recepção: "Ele gosta de espartilhos e cinta de ligas vermelha".

Wilson, um dos parentes dos mineiros, ao ouvir a revelação, não perdeu tempo: "Vou ver se me enterro por uns dias para ver se a minha namorada me espera com uma cinta de ligas". A afirmação acabou por provocar a risada de todos

SAPO

Link to comment
Share on other sites

Pelos melhores ou piores motivos, amanha não se vai falar de mais nada nas noticias.

Só ouves falar da crise se não houver mais nada de relevante para falar, quando havia mundial estávamos em crise e não ouvias nada sobre isso...mas prepara-te para que o canal de noticias (sic noticias) trabalhe sobre o assunto e meta para segundo plano a crise ou a vitoria de Portugal no futebol

Link to comment
Share on other sites

Eh pah... LOL... um dos operários está a apertar uma porca de parafuso com um alicate de pontas!!!

Apesar de tanta atenção do Mundo para esta cena, dá-me impressão que o método encontrado é mesmo muito arcaico. E aquela "casota" não inspira grande confiança :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Eh pah... LOL... um dos operários está a apertar uma porca de parafuso com um alicate de pontas!!!

Apesar de tanta atenção do Mundo para esta cena, dá-me impressão que o método encontrado é mesmo muito arcaico. E aquela "casota" não inspira grande confiança :unsure:

O lixado vai ser se a cápsula fica presa a meio caminho...ai é que passam mais 4 meses lá dentro e o 1º coitado morre a meio caminho

Link to comment
Share on other sites

Ah ali coisas que... francamente.

Estão a introduzir a cápsula na entrada do tubo, mas o eixo que faz rodar o cabo que a suspende não está em linha perpendicular à entrada do tubo. Estranho! Assim que a cápsula começar a descer, o cabo de aço vai começar a friccionar as paredes do tubo. :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.