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Lisboa: Estacionar O Carro No Centro Vai Custar O Dobro


Vasco G
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A proposta de modelo tarifário apresentada pela Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa (Emel), que se encontra em fase de discussão pública até 15 de Setembro, defende a criação de três zonas distintas de estacionamento - actualmente o tarifário é igual em toda a cidade - com preços diferenciados, em que o valor a pagar por uma hora no centro da cidade aumenta para o dobro, saltando dos actuais 80 cêntimos para 1,60 euros.

Embora ainda se desconheça quando esta proposta passará a ser aplicada na prática, pois ainda está dependente de votações na Câmara de Lisboa e na Assembleia Municipal de Lisboa, sabe-se que a área mais cara (zona vermelha) incluirá o Chiado e o Bairro Alto, a Avenida da Liberdade e o Campo Pequeno (ver mapa), limitando ali a apenas duas horas o período de estacionamento.

Na coroa interior (zona amarela), abrangendo Príncipe Real, Campolide e Picoas, a Emel também quer aumentar preços, passando de 80 cêntimos para 1,20 euros o custo da primeira hora.

Mas nem todas as notícias são más. Para a coroa exterior (zona azul), que inclui o Parque das Nações, Alvalade, Praça de Espanha e Campo de Ourique, a Emel propõe que se mantenham os 80 cêntimos para a primeira hora e reduções para as horas seguintes (ver tabela de preços).

Além disso, se a proposta for aprovada, o período de estacionamento pago - actualmente é das 08.00 às 20.00 - "encolhe" duas horas, passando a ser cobrado entre as 09.00 e as 19.00, referiu ao DN fonte daquela empresa.

Segundo explicou, "o novo sistema tarifário proposto pretende atenuar alguma perversidade económica do tarifário actual e permitir uma maior racionalidade na gestão do espaço urbano, através da introdução de duas coroas - exterior e interior - com preços diferenciados".

"Na coroa exterior, equivalente a 62% dos lugares, o preço médio descerá, enquanto na coroa interior (35% dos lugares), o preço médio subirá de modo a que o resultado final ponderado seja praticamente nulo", esclareceu.

Ainda de acordo com a mesma fonte, "no interior destas coroas existirão eixos vermelhos (arruamentos de alta rotação de estacionamento com elevada procura e bem acessíveis por transportes públicos), equivalente a 3% dos lugares, onde o preço médio aumentará mais significativamente. Nestes eixos, o tempo-limite de estacionamento proposto é de duas horas, para fomentar a rotação. Nos outros lugares o limite mantém-se nas actuais quatro horas".

Questionada pelo DN se vão ser criadas novas áreas de estacionamento pago, a mesma fonte revelou que "estão em estudo as zonas do Campo Grande (norte) e Mouraria, neste caso num modelo de bairros históricos".

Quanto à data prevista para este tarifário entrar em vigor, admite não ser possível apontar uma calendarização, pois a proposta "ainda está em discussão pública até 15 de Setembro e carece de nova aprovação pela Câmara de Lisboa. Depois ainda terá de se submeter a apreciação e votação em Assembleia Municipal. Se for aprovada, seguirá finalmente para publicação em Boletim Municipal".

Um estudo da Emel, que estabelece comparações com outras cidades europeias, conclui que Lisboa ainda "é a cidade onde é mais barato estacionar na zona vermelha". Segundo os dados disponibilizados, na zona vermelha paga-se actualmente 80 cêntimos pela primeira hora de estacionamento em Lisboa, enquanto "a média europeia é de 2,30 euros".

De acordo com o mesmo estudo, "Lisboa é uma das cidades com as tarifas mais baratas para estacionar na zona amarela".

No entanto, na zona azul, Lisboa pratica "tarifas mais caras na terceira (3,40 euros) e na quarta horas (5,15 euros), comparando com a média europeia de, respectivamente, 2,49 euros e 3,47 euros.

Diário de Notícias

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Meh...medida qb. Transportes públicos sim senhor, sou a favor, mas "esquecem-se" que o centro é também uma zona que vive muito da noite...e com o metro a fechar à 1h, e os táxis ao preço que tão, o carro é muitas vezes a única maneira.

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Sem duvida. Conseguir estacionar o carro ao pé duma estação de metro por exemplo é quase impossível. Eu vejo o caso prático de Odivelas, é impossivel estacionar ao pé da estação, não há oferta pura e simplesmente, e a que há não chega para nada, é carros por todo o lado, passeios, passadeiras, etc. E qualquer dia com a desculpa que é para ordenar o estacionamento metem parquimetros. O resultado vai ser pagar por pagar mais vale levar para Lisboa.

A cena do ordenar o estacionamento é uma grande treta claro, é só mesmo mais uma forma de sacar dinheiro ao cidadão. Onde se pode sacar força nisso.

Edited by vasco gonçalves
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