Jump to content

Problema Com Partições De Disco


systemoff
 Share

Recommended Posts

Tinha um pc velhote que avariou. Retirei-lhe um disco que tinha de 120Gb (IDE), e que tinha 2 partições, uma de 30Gb (onde estava o SO instalado), e outra com o restante. Meti o disco numa caixa externa mas só consigo detectar a parte de 30Gb a outra simplesmente não aparece...ja tentei usar um programa tipo partition manager, mas continua só aparecer aqueles 30Gb,os outros não aparecem em lado nenhum...alguém me pode ajudar?

Link to comment
Share on other sites

Mete o disco num computador e assim já consegues ver as 2 partições, botão direito do rato no my computer e manager, depois aparece lá a parte dos disco com as partições.

Mas não me deviam aparecer todas as partções mesmo estando num disco externo? Tenho ideia de ter testado um em tempos e dava. Não tenho hipotese de o ligar a um pc, so tenho portatil... :/

Link to comment
Share on other sites

à partida devias ter acesso às duas partições.. já tentaste ir ao meu computador (botão direito)> manage > disk management e ver se te aparece lá o disco com as duas partições?

Link to comment
Share on other sites

Já agora aproveito este tópico para pedir ajuda noutra coisa relacionada com partições: precisava de mexer no tamanho das minhas mas sem formatar o disco porque dá uma trabalheira do caraças tar a passar para o externo tudo o quero e depois instalar os programas todos de novo.

Queria aumentar nuns quantos gigas a partição C: sei que dá para fazer isso acho que até foi aqui no FNF que li sobre isso.

Desde já obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Já agora aproveito este tópico para pedir ajuda noutra coisa relacionada com partições: precisava de mexer no tamanho das minhas mas sem formatar o disco porque dá uma trabalheira do caraças tar a passar para o externo tudo o quero e depois instalar os programas todos de novo.

Queria aumentar nuns quantos gigas a partição C: sei que dá para fazer isso acho que até foi aqui no FNF que li sobre isso.

Desde já obrigado.

É gratuito e faz isso que queres,

http://www.partition-tool.com/download.htm

hda, já tentei, já me aparece a partição de 30Gb...

Link to comment
Share on other sites

A partição aonde está o Sistema Operativo e a Boot Partition não dão para aumentar nem para diminuir, independentemente do tipo de disco Basic ou Dynamic, agora nas outras podes fazer o que quiseres delas desde que o disco seja tipo Dynamic, atenção que neste tipo de discos so o SO instalado e que tem acesso a estas particoes.

Link to comment
Share on other sites

Eu consigo ter os mesmos ficheiros no meu PC durante anos seguidos e multiplas instalações e upgrades do Windows, e procedo da seguinte forma:

a)Durante a instalação do Windows apago todas as particoes do Windows e depois crio uma partição com espaço suficente (Neste caso WIN7/64Bits = 60 GB)

b)Prossigo com a instalação e depois de acabar crio as partições que eu quero com o Diskpart ou Diskmanagement e fica como a pic a seguir

partitions.gif

(Atenção que isto e um laptop e so tem 1TB)

E no caso de o SO pifar ou ficar infectado com hemorroidas e so mudar e colocar outra vez o SO, e se tiver uma copia do registo nem e necessario instalar os programas outra vez. :bye:

Edited by alex3299
Link to comment
Share on other sites

eu uso o esquema que está no meu ss de cima, nesse caso é o portátil e tem a partição de restore mas o normal é:

- partição com bastantes gigas que é onde tenho o windows + programas instalados

- partição com os meus documentos, trabalhos de faculdade, etc e mp3

depois no de casa tenho uns 200 gb que é o save folder do utorrent

e no portátil tenho 10 gb para linux que normamente preciso de usar

Link to comment
Share on other sites

@alex3299

Tudo muito certo, mas ao invés disso perdes capacidade do disco sempre que tenhas tantas partições. Quanto mais partições existirem maior será a desaproveitamento do espaço em disco.

Sinceramente acho que estás a trocar toda essa segurança do Windows por um enorme desaproveitamento do disco de 1tb.

Link to comment
Share on other sites

E não só, tens uma cabeça de leitura para ler aquilo tudo, e estamos a falar de ler algo num sector do disco e outra coisa no sector oposto.

Para todos os efeitos, prejudica.

Quando não se pode ter mais do que um disco, 1 partição para o SO com o menor espaço possível para utilização e uma partição para dados.

Link to comment
Share on other sites

:tease:

Teem a certeza daquilo que estao a dizer, voces devem mesmo de perceber disto??

Olhem la bem para a figura e vejam bem o que la esta e o tipo de particoes existentes.

Hint: Atencao que o meu laptop nao supporta qualquer tipo de raid nativo.

Link to comment
Share on other sites

Garantidamente que quanto mais partições tiveres no mesmo disco físico, pior será a performance global, pq obrigas o alocamento em segmentos do disco, o que quer dizer que a cabeça tem que lá ir para ler e escrever, ou seja, obrigas a maiores movimentações da cabeça, o que pode levar a desgaste prematuro do motor e a maiores tempos de acesso.

Onde tenho muitos gigas divido a partição home da de storage. Fico com root, home, storage, swap e monto a NAS por sshfs. No portátil só tenho 160gb, não faço partição de storage.

Uma cena porreira para quem não conhece é o Logical Volume Manager. Para quem não faz questão de meter RAID (também o pode fazer por baixo do LVM claro) e só gostava de poder aumentar as partições quando comprasse mais discos, o LVM permite fazer isso. É melhor em certos aspectos que JBOD já que não precisa de hardware dedicado e permite uma criar volumes em discos específicos, ou seja, dá um controlo mais fino. Acho é que o Windows não suporta... pelo menos o XP não suporta e eu nunca mais mexi noutro lol

Para software de particionamento aconselho terem sempre aí uma iso do live cd do gparted (google it), é free :)

Link to comment
Share on other sites

Ganhas performance dentro de cada partição, visto que o super-bloco é mais pequeno e portanto é mais rápido perceber aonde escrever. Mas perdes no tempo de acesso. Se estiveres a fazer operações concorrentes, nomeadamente escritas, em diferentes partições é que deve ser mesmo mau.

Link to comment
Share on other sites

Mas a ideia de arrumar as cenas assim é que não se está a fazer tudo ao mesmo tempo... Logo quando se está a trabalhar numa coisa especifica, estamos só a aceder a uma partição.

Aqui o maior problema que vejo é mesmo estar a fazer demasiadas coisas ao mesmo tempo.

Por exemplo:

Ter o Windows no C:

Ouvir musica no D:

Estar a utilizar o browser instalado no E:

Estar a fazer downloads para o F:

Estar a jogar com a imagem do jogo no G:

Isto sim, é mau!

Pessoalmente tenho 3 partições, C: para windows e programas, D: para dados, E: para downloads e lixarada...

Link to comment
Share on other sites

Tens de me explicar como é que ouves música, jogas e navegas na net ao mesmo tempo... :-..

Música em background.. O jogo em modo de janela e alternando com a net enquanto o jogo processava...

Há uns 3 ou 4 anos, fazia isto muito com o FM..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.