Jump to content

Incêndios em Portugal


fisherman
 Share

Recommended Posts

Quote

Inquérito ao incêndio de Pedrógão Grande. Segundo comandante de Operações de Socorro de Leiria é o primeiro arguido na investigação

12 dez 2017 10:29

 

O segundo comandante distrital de Operações de Socorro de Leiria, Mário Cerol, foi constituído arguido na sequência de um inquérito ao incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou no dia 17 de junho, confirmou o próprio à agência Lusa.

Mário Cerol, que será o primeiro arguido deste inquérito, disse que foi ouvido na semana passada pelo Ministério Público.

A notícia da constituição deste arguido foi hoje avançada pelo Diário de Leiria.

“Fui ouvido na passada ter­ça-feira [5 de Dezembro] no Ministério Público e fui constituído arguido. Não posso, nem devo falar mais sobre o assunto”, afirmou Mário Cerol à publicação.

O incêndio que deflagrou em 17 de junho em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), atingindo vários concelhos vizinhos, esteve ativo uma semana e causou, segundo o balanço oficial feito no verão, 64 mortos e mais de 200 feridos. Registou-se ainda o atropelamento de uma mulher que fugia das chamas e, já em novembro, morreu uma mulher que estava internada com ferimentos graves.

O segundo comandante acrescentou que não está a ter apoio jurídico por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
Quote

Incêndios: Subsolo em Castelo de Paiva arde há 3 meses e preocupa população

Jornal Económico com Lusa

09:53

Os resíduos de antiga mina do Pejão estão a arder há meses.

Uma parte do subsolo da freguesia de Pedorido, em Castelo de Paiva, está a arder desde os incêndios que deflagraram em outubro por causa de resíduos de antiga mina do Pejão. A Câmara de Castelo de Paiva informou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sobre a combustão, há vários meses, de resíduos de carvão da antiga Mina do Pejão que estão a lançar gases para a atmosfera.

Gonçalo Rocha disse anteontem que a situação foi provocada pelo incêndio de 25 de outubro que destruiu mais de 60% da área do concelho e que o problema tem de ter uma solução rápida. Em declarações à Lusa, divulgadas na quarta-feira, um antigo funcionário das Minas do Pejão, em Castelo de Paiva, sublinhou hoje que a combustão provoca gases tóxicos.

António Pinto, que mora na localidade de Pedorido, onde laboravam as minas, disse que a situação é “muito preocupante”, porque a combustão dos resíduos de carvão provoca gases, visíveis a olho nu, com substâncias que “podem ser nocivas para a saúde pública”, ao nível das doenças respiratórias.

O ex-trabalhador da exploração mineira reforçou a preocupação com a proximidade de um lar de idosos, onde já se sentem os cheiros resultantes da combustão, defendendo, por isso, a título de prevenção, a evacuação do equipamento.

A população de Pedorido está preocupada com o cheiro a enxofre e o fumo. “Logo a seguir ao incêndio deu-se conta de que a antiga mina do Pejão estava a arder”, explicou ao “Jornal de Notícias” o presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido. O dirigente da instituição gestora do lar da freguesia alerta para o ambiente em que estão os utentes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

E é isto meus amigos. 

Morrem bombeiros e civis, perdem-se famílias inteiras, morrem árvores e animais, perdem-se terrenos, fortunas e poupanças de décadas. É para quê? Por uns milhares de euros e encher a conta de uns abutres? 

E estes filhos de uma grande puta não se perdem num buraco escuro com um tiro na cabeça. É isto. Que ódio destes gananciosos sacos de merda. 

Já foi dito por várias fontes para não se permitir a venda desta madeira durante anos após um incêndio. De que estão à espera para começar a aplicar isto? Caralho pá! Chega! 

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não consegui ler a reportagem por causa dos pop ups para registrar e afins.

Já que a justiça não faz nada isto era identificar esta gente toda e ir puxar fogo às respectivas fábricas e empresas. Sei que os seguros iam cobrir mas era o princípio da coisa.

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Kinas_ said:

E estes filhos de uma grande puta não se perdem num buraco escuro com um tiro na cabeça

Tens aí uma bala a mais. Já que é para enterrar, enterram-se vivos. Assim ainda têm tempo para pensar no que fizeram.

Isto de passar tudo impune ainda me mete mais nojo que os incêndios em si. :ranting:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Quote

Governo retira aviões da Suécia para enfrentar onda de calor em Portugal

Rodolfo Alexandre Reis

12:28

Em comunicado o Ministério da Administração Interna (MAI) informa que "face à previsão de agravamento das condições meteorológicas e de risco de incêndio nos próximos dias, está prevista na próxima quarta-feira, dia 1 de agosto, a saída da Suécia dos 2 aviões anfíbios médios que ajudaram a combater os fogos naquele país".

O Governo português decidiu mandar regressar os dois aviões que tinha enviado para ajudar a combater incêndios que têm assolado a Suécia, para prevenir os efeitso da onda e calor que se espera atinja Portugal nos próximos dias.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) justifica a decisão com a expectativa de agravamento das condições meteorológicas.

“Face à previsão de agravamento das condições meteorológicas e de risco de incêndio nos próximos dias, está prevista na próxima quarta-feira, dia 1 de agosto, a saída da Suécia dos 2 aviões anfíbios médios que ajudaram a combater os fogos naquele país”, refere o MAI.

Os aviões devem chegar ao território português na próxima quinta-feira, dia 2 de agosto. Portugal participou de imediato no pedido de apoio internacional das autoridades suecas para combater os incêndios florestais, numa medida que foi elogiada pela proteção civil do país nórdico, bem como pelos meios de comunicação social.

Nove distritos de Portugal continental vão estar a partir de quarta-feira e até à madrugada de quinta-feira em alerta laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, por decisão do Instituto do Mar e da Atmosfera.

O alerta laranja por causa do calor abrange os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, entre as 10:59 de quarta-feira e as 03:59 de quinta-feira.

Estes avisos surgem numa semana para a qual o IPMA já tinha previsto uma subida da temperatura máxima, que começa já hoje, com os termómetros a chegarem aos 32 graus Celsius em Castelo Branco, Évora e Beja.

 

Link to comment
Share on other sites

Quote

PJ deteve suspeito de atirar pedra contra helicóptero e impedir combate a fogo

3 ago 2018 14:33

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de ter arremessado uma pedra contra um helicóptero, impedindo o abastecimento de água e o combate a um incêndio florestal em Cerva, Ribeira de Pena, revelou hoje aquela força.

O homem de 43 anos, detido pela Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, está “fortemente indiciado” pela prática dos crimes "de atentado à segurança de transporte por ar e de incêndio florestal".

Segundo explicou a PJ, em comunicado, os factos ocorreram no dia 06 de agosto de 2017, cerca das 09:20, na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena.

A Judiciária referiu que, inicialmente, “o suspeito terá arremessado uma pedra contra o helicóptero que se encontrava a abastecer água num tanque, a uma altitude de cerca de cinco metros do nível do solo, atingindo-o num vidro”.

De acordo com a PJ, o piloto da aeronave "teve necessidade de realizar uma manobra para estabilizar o aparelho, com vista a evitar uma eventual queda".

Posteriormente, o mesmo "suspeito terá aberto a torneira do referido reservatório esvaziando-o, obrigando o helicóptero a deslocar-se a um ponto de água mais longe do local do incêndio".

O detido é empreiteiro da construção civil e vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.

Mas o que é que esta gente tem na cabeça :facepalm:

  • Facepalm 1
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.