Jump to content

Incêndios em Portugal


fisherman
 Share

Recommended Posts

33 minutes ago, PunK_BoY said:

Aterrar no Porto, chegar a casa e deparar-me com um cenário dantesco da Serra de Canelas a arder. Meter-me no carro e ir para lá ajudar quem precise porque aquilo tem carradas de casas e verificar que bombeiros nem ver porque não os há disponíveis.

Pois...
O incêndio já esteve do outro lado da rua da casa dos meus pais.

Os bombeiros por lá andam, mas não está nada fácil...

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, Spark said:

2 mortos em Penacova e 1 na Sertã. 

Que tristeza... agora Portugal deve entrar em auto combustão sempre que está calor...

Só pode ser de autoria criminosa e organizada.

Parece-me óbvio... 

Link to comment
Share on other sites

Queimadas, queimadas, churrascadas, doentes.

Depois começa a ficar incontrolado. Epá deixa-me fugir daqui, que isto não é nada comigo.

 

Pelo menos cá para baixo até esteve calmo.

https://fogos.pt/?fire=2017010080714

 

Enquanto não se incutir que a mão humana é 95% dos fogos vamos continuar a debater o que acontece e porquê e como prevenir.

Ainda hoje estive em zona florestal protegida e que felizmente não arde há anos.

O único perto de Lisboa é em Almargem do Bispo e começou na hora de maior calor, 21:13 da tarde claramente.

Outro às 19:58 no Milharado. 

 

 

Aqui perto de mim também ardeu parte de uma casa abandonada no final de Setembro, creio. 

Aqui há uns dias ardeu parte de um armazém e vegetação uns 600 metros de distância do primeiro. Não acredito em coincidências. É algum drogado, maluco ou puto parvo que estará pela zona.

 

Link to comment
Share on other sites

Mas o que é isto?! Parece o inferno aí :eek: 
A irmã da minha namorada foi visita-la a Vila Real e ontem a voltar para Castelo Branco (de expresso para Viseu e aí apanha outro para CB) teve que passar a noite em Viseu pois da cidade não saía nem entrava ninguém.

Link to comment
Share on other sites

Todos os anos TODOS é isto , nada se faz , impunidade para Os poucos que são apanhados , continua-se a da milhões aos senhores dos helicopteros e aviões  , quando a nossa forca aerea têm meios para combater isto , enfim o nosso país é uma autêntica laranja podre !

No dia em tentaram invadir a a ensembleia , fiquei chocado e tive pena da policia que lá estava a cumprir o seu dever e trabalho a travar a invasão do talvez maior simbolo de democracia na no nosso país , mas infelizmente cada vez mais acredito em que o dia em que a policia deixe as pessoas invadir aquele antro e deitar-lhe fogo poderá ser o dia em que algo comece a mudar , mete-me literalmente nojo , ver as noticias de PT , Socrates , Isaltino , isto dos fogos , a corja todo aliada á corrupcão, Portugal necessita urgentemente de um reset ! BASTA ! 

DESCULPEM-ME O DESABAFO , MAS FODA-SE ISTO DÁ-ME VOLTA Á BARRIGA ! 

 

Isto parece ser tb uma praga a nivel mundial ...

22450114_10155805326177351_5753935123137

Edited by NOX
Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, JMF said:

Pela descrição do vídeo parece ser na A17, perto de vagos.

Houve ali uma parte que me pareceu a A3 mas com tanto fumo e fogo não dava para ter a certeza de nada.

Quanto ao vídeo em si, assustador! :blink:

18 minutes ago, NOX said:

Isto parece ser tb uma praga a nivel mundial ...

Não temos (tido) terrorismo ( "convencional" ) mas isto também é uma forma de terrorismo.

Ontem o José Gomes Ferreira, da SIC, meteu o dedo na ferida, faça-se uma auditoria independente e rigorosa (de preferência por uma entidade internacional) a ver quem é que ganha com os incêndios. Porque isto é organizado e por gente sem escrúpulos.

Btw, a SIC avança com nova atualização de mortos, 10.

:(

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

11 hours ago, Jotha said:

Olha que também devem ter começado muitos com as queimadas. Ontem com o calor e vento que estava, mesmo assim, vi uma data delas. Enfim

Ainda sábado vi uma em Meleças (Sintra) mesmo ao lado da saída da A16. Esta gente devia ser multada mas multas a sério.

10 hours ago, tiagoalvin said:

rede MEO a falhar em Lx e Sintra

Meo não me falhou mas a luz ainda piscou duas ou três vezes.

9 hours ago, HERiTAGE said:

Parece-me óbvio... 

Toda a gente sabe isto, os incêncios têm sempre mão humana, seja por negligência ou por crime. Enquanto não se começar a punir a sério não vamos lá.

Nestes dias já toda a gente a falar para a comunicação social o assume directamente, seja autarcas ou forças da autoridade: "Isto tem mão criminosa". Mas não se faz nada a propósito disto.

48 minutes ago, NOX said:

Todos os anos TODOS é isto , nada se faz , impunidade para Os poucos que são apanhados , continua-se a da milhões aos senhores dos helicopteros e aviões  , quando a nossa forca aerea têm meios para combater isto , enfim o nosso país é uma autêntica laranja podre !

No dia em tentaram invadir a a ensembleia , fiquei chocado e tive pena da policia que lá estava a cumprir o seu dever e trabalho a travar a invasão do talvez maior simbolo de democracia na no nosso país , mas infelizmente cada vez mais acredito em que o dia em que a policia deixe as pessoas invadir aquele antro e deitar-lhe fogo poderá ser o dia em que algo comece a mudar , mete-me literalmente nojo , ver as noticias de PT , Socrates , Isaltino , isto dos fogos , a corja todo aliada á corrupcão, Portugal necessita urgentemente de um reset ! BASTA ! 

DESCULPEM-ME O DESABAFO , MAS FODA-SE ISTO DÁ-ME VOLTA Á BARRIGA ! 

Isto parece ser tb uma praga a nivel mundial ...

O lobby dos meios aereos de combate aos fogos é bastante forte, se há coisa incompreensível é porque raio isso saiu da esfera da força aerea e foi entregue a privados, o servir os clientes e amigos está sempre no topo das prioridades dos nossos políticos.

Efectivamente lá fora também está complicado, certamente têm seguido o drama que tem sido na Califórnia.

 

Link to comment
Share on other sites

Quote

Declarado estado de calamidade pública a norte do Tejo. 10 mortos confirmados. O que se sabe até ao momento sobre os incêndios

O alerta máximo de incêndio mantém-se até esta segunda-feira às 20:00. Há dez mortos confirmados e pelo menos 25 feridos.
 

js+0oTSALtruVeR8=&W=800&H=0&delay_optim=

 

 

[a ordem das informações é das mais recentes para as mais antigas, dando prioridade às de interesse global]

  •  A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) ativou a linha telefónica 800 246 246 para responder aos pedidos de informação das populações sobre as operações de socorro dos incêndios que lavram em todo o país.
  • Os fogos que estão em curso desde domingo provocaram pelo menos dez mortos: duas pessoas morreram em Penacova (distrito de Coimbra), uma na Sertã (distrito de Castelo Branco), duas em Oliveira do Hospital, uma em Nelas (Viseu) e quatro em Vouzela (Viseu).
  • Em Nelas, outra pessoa continua desaparecida.
  • Alguns órgãos de comunicação social falam num número superior de vítimas mortais. A SIC Notícias avança que a Proteção Civil admite ultrapassar as 20 vítimas mortais. Ao Público, fonte da Proteção Civil diz que "as autoridades ainda estão 'a cruzar informações contraditórias'”.
  • Trinta concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Bragança, alguns destes fortemente afetados por fogos, estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
  • O alerta máximo de risco de incêndio deverá manter-se até esta segunda-feira às 20:00, mesmo estando previsto um desagravamento das condições meteorológicas.
  • Às 07:00, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 65 incêndios em curso, 17 em resolução e 46 em fase de conclusão. Entre aqueles que a ANPC classifica como "ocorrências importantes", estavam 22 grandes incêndios ativos nos distritos de Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Leiria, Lisboa, Viseu, Vila Real e Santarém.
  • Os incêndios causaram também desde domingo pelo menos 25 feridos, seis dos quais graves, e, destes, quatro estão relacionados com um acidente na autoestrada A25, quando as pessoas tentavam fugir às chamas.
  • A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
  • António Costa declarou estado de calamidade pública a norte do Tejo.
  • O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa já manifestou “solidariedade” às populações e aos autarcas dos concelhos afetados pelos incêndios. “O Presidente da República manifesta a sua solidariedade às populações e aos autarcas por todo o continente, agradece o seu sacrifício, bem como dos Bombeiros e demais estruturas da Proteção Civil no combate aos fogos e exprime o seu profundo pesar aos familiares das vítimas”, lê-se numa mensagem publicada hoje no ‘site’ oficial da Presidência da República, com o título “Presidente da República acompanha evolução dos incêndios”.
  • A Segurança Social está a disponibilizar apoio de emergência às populações afetadas pelos incêndios em vários postos dos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Há novos postos de apoio, que se juntam aos anunciados previamente: o posto da GNR de Cantanhede e o Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra), a Quinta da Capela e o Pavilhão Municipal de Vouzela, os pavilhões desportivos de Oliveira de Frades, Nelas, Tondela e Mangualde e o Centro de Saúde de Santa Comba Dão (distrito de Viseu) e os pavilhões desportivos de Mafra e da Ericeira (distrito de Lisboa).
  • O Plano Municipal de Emergência de Braga foi ativado durante a madrugada de hoje, depois de uma reunião da comissão municipal de Proteção Civil, disse à Lusa fonte da proteção civil no município.
  • A Autoridade Nacional de Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações e Socorro de Viseu, criou um Centro de Apoio de Emergência situado no quartel do Regimento de Infantaria 14, em Viseu, foi hoje anunciado.
  • O centro de saúde de Vagos está aberto hoje de madrugada para receber pessoas necessitadas de cuidados médicos na sequência dos incêndios que atingem o concelho, disse a autarquia.
  • O Plano Distrital de Emergência de Leiria foi ativado este domingo, pelas 23:00, disse à Lusa o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro.
  • O incêndio que lavra em Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, entrou no perímetro da Base Aérea n.º 5, em Monte Real, mas a situação está “aparentemente controlada”, segundo a Força Aérea Portuguesa (FAP).
  • O Município da Marinha Grande ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, às 23:40 horas, na sequência do incêndio iniciado às 14:23 horas, na Burinhosa, concelho de Alcobaça.
  • O fogo rural que deflagrou no domingo em Santa Isidoro, em Mafra, obrigando a mobilizar mais de 170 operacionais, foi dominado hoje de madrugada, segundo informação da Proteção Civil.
  • Várias habitações e outros edifícios em número ainda indeterminado foram destruídos pelo fogo em Oliveira do Hospital, disse hoje uma fonte autárquica à agência Lusa.
  • A Câmara Municipal de Aveiro ativou às 23:00 de domingo o Plano Municipal de Emergência, na sequência dos vários fogos que lavram no concelho, disse à Lusa o presidente da autarquia, Ribau Esteves.
  • Um incêndio em Lamelas, concelho de Santo Tirso, obrigou esta noite à retirada de sete idosos das duas habitações em Guimarei, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários, Joaquim Souto.
  • A Câmara da Marinha Grande informou hoje, em comunicado, que o fornecimento de água a toda a freguesia da Marinha Grande foi interrompido na sequência de um incêndio.
  • Os bombeiros estão a aconselhar a população de Tondela a dirigir-se para as imediações do quartel daquela cidade do distrito de Viseu, na sequência de um incêndio, constatou a agência Lusa no local.
  • O dispositivo de apoio logístico/alimentar para a população de Nelas encontra-se instalado no pavilhão desportivo municipal, disse a autarquia, em comunicado.
  • A Portugal Telecom tem no terreno 600 técnicos e 17 unidades móveis a trabalhar para restabelecer as comunicações afetadas devido aos incêndios que lavram no país, informou fonte da empresa.
  • O município de Vagos disponibilizou o pavilhão municipal e a Santa Casa da Misericórdia para receber eventuais desalojados na sequência dos incêndios que atingem a região. Numa nota publicada na página do município no Facebook, lê-se que está igualmente criada uma linha de apoio, através do número 234 799 600.
  • Falando num briefing aos jornalistas pelas 22:00, na sede na ANPC, em Oeiras (distrito de Lisboa), Patrícia Gaspar confirmou a ideia transmitida anteriormente de ser este “o pior dia do ano” em termos de incêndios, com 443 incêndios florestais, desde as 00:00.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/estamos-a-viver-um-momento-muito-dificil-443-incendios-desde-o-inicio-do-dia

Link to comment
Share on other sites

Ontem os meus pais estiveram de visita e como a A1 esteve cortada ao final da tarde, eles decidiram ir pela A17 para norte. Deveriam passar por Vagos por volta das 22h-23h, não muito mais cedo que o tipo do vídeo. Felizmente disse-lhes para não ir pois o fogo ainda estava "em resolução", já com cerca de 40 bombeiros, mas ainda não estava "concluído". Fogos.pt rules!!

Decisão mais acertada. Hoje de manhã vejo o mesmo fogo já com duas frentes ativas e o vídeo do tipo. Foda-se...


Queimadas estavam proibidas até fim de Setembro. Depois disso, quem as sabe fazer e quem não sabe, quem toma medidas preventivas e quem não toma, vai uma longa distância. 

Desde Agosto que, ao não chover, só foi agravando o nível de secura do solo e vegetação. Não era difícil de prever que mais um dia de calor extremo iria dar nisto.

Os fdp que andam a atear fogos era fazer um churrasco com eles todos lá no meio. Sejam tolinhos que gostam de ver as chamas, sejam bombeiros com problemas psicológicos e sem trabalho, sejam os gajos que trabalham para os meios aéreos, sejam as grandes indústrias de celulose. Estou farto destes cabrões. Basta desta merda!!

 

Terreno ardido não pode ser vendido/comprado durante 15 anos. Penas pesadas para quem é condenado. Mandar os meios aéreos de combate privados para o crl e avaliem bem quais os políticos/empresários quem têm milhares investidos nessas empresas. Reordenamento é para ontem! Faixas corta-fogo para ontem! Somos um atraso...

Arranjem uma forma de não haver lucro a apagar fogos pois enquanto der lucro atear/apagar os mesmos, esta merda não vai parar. Puta que pariu isto tudo. 

 

Edited by Kinas_
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estou desolado com os números avançados. 

Os Bombeiros recebem uma miséria e continuam a dar o melhor de si nesta luta desigual. Irrita-me que tantas classes se mobilizem para se manifestar por melhores condições laborais e de carreira e depois temos os Bombeiros Voluntários que ganham pouco mais de 1 euros por hora e que colocam as suas vidas em risco.

Por outro lado, tal como tinha dito alguns posts atrás, este Outubro, parece um 3º Agosto. Se não chove, se 90% do território enfrenta o risco de seca, se as temperaturas continuam elevadas (cerca de 9ºC acima do que seria normal), então tudo o que podia arder, continua extremamente volátil à combustão.

Só a chuva pode inverter este cenário.

 

Não me recordo de outro Outubro como este. Neste momento, sinceramente, acho que não há quem não acredite nas alterações climáticas. 

Link to comment
Share on other sites

13 minutes ago, Spark said:

Como é possível... apetece-me fazer isto

35onan.jpg

Como é possivel ? Com a impunidade e corrupcão que há nesse país tudo é possivel ! Eu amo o meu país mas neste aspecto é do mais podre que pode haver , essa foi uma das razões de ter pendurado a farda !

Basta ligar a televisão , Socrates e amigos , Isaltino , foda-se parece que estão a falar do Uganda !

1 hour ago, Kinas_ said:

 

 

Terreno ardido não pode ser vendido/comprado durante 15 anos. Penas pesadas para quem é condenado. Mandar os meios aéreos de combate privados para o crl e avaliem bem quais os políticos/empresários quem têm milhares investidos nessas empresas. Reordenamento é para ontem! Faixas corta-fogo para ontem! Somos um atraso...

Arranjem uma forma de não haver lucro a apagar fogos pois enquanto der lucro atear/apagar os mesmos, esta merda não vai parar. Puta que pariu isto tudo. 

 

Pssoas normais como nós chegamos a estas conclusões , isto só demonsta a corja que nos governa , filhos de uma grande puta a estes cabrões nada de mal lhes acontece !

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.