Jump to content

Ministra Apresenta Conversor Para Novo Acordo Ortográfico


X-static
 Share

Recommended Posts

O Português de Portugal está em minoria no universo da língua Portuguesa. É um facto, e as consequências estão à vista, num acordo ortográfico a minoria fica "a perder".

Não estou completamente por dentro de todas as alterações nem sequer estou preocupado com isso, adaptar-me-ei com o tempo se se justificar

Link to comment
Share on other sites

"Não por estas razões" Então por quais?

se o teu ponto de vista é que é para parecer bnito, estás muito enganado. Ninguém se dá ao trabalho de criar um acordo ortográfico só para parecer bonito. Não tem nada a ver com ser bonito ou não, tem a ver com necessidade. Então tirar as consoantes mudas, os hífens, os acentos inúteis como o trema (sim, os brasileiros vão deixar de usar o trema), havendo mais cedências por parte de Portugal por termos ainda uma grafia mais arcaica, é para parecer bonito? Já te passou pela cabeça que possa ser para simplificar a escrita? Também por razões políticas? Por exemplo, deixam de ser necessárias aquelas traduções de livros brasileiros, moçambicanos, etc. Poupa-se tempo e dinheiro e as gerações vindouras agradecem. Se estas razões não chegam, quais são as tuas razões?

e outra coisa, então para ti também os brasileiros também deviam passar a escrever relva, banco, matrequilhos. Tipo, agora pergunto-te eu, qual é o interesse de se mudar o vernáculo de um país? as palavras do povo? Achas que é esse o objectivo de um acordo ortográfico? E criavam-se palavras novas para todos ou obrigava-se todos a falar à tuga?

btw, o caminho natural passa por acordos ortográficos, ou achas que as pessoas mudam a forma de escrever sem mais nem menos?

É o que digo tu não lês só pode...

Eu não disse que os Brasileiros deviam escrever relva... eu disse que as línguas têm de seguir cada uma o seu caminho... sem acordos... estes acordos só existem para continuar-mos a ter a 6º/7º língua mais falada do mundo. Nada mais.

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

Não vás por aí. A língua continua a ser a mesma, com ou sem acordos. Logo continuaremos a ser a 6 ou 7º língua mais falada do mundo. Meta na cabeça, o que muda não é a língua, é a grafia. Portanto desculpa mas não tens razão, já te disseram as razões para o acordo, podes não gostar, agora não venhas dizer que é só para parecer bonito

Edited by albator
Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Esta revolução no Egito levou-me aos arames na questão do ACORDO ORTOGRÁFICO...

na maior parte dos canais os jornalistas dizem EGITO, mas no rodapé aparece EGIPTO... já confirmei no dicionário da PRIBERAM e a forma correcta com o ACORDO ORTOGRÁFICO é EGITO...

no entanto e mesmo com o ACORDO ORTOGRÁFICO, continuamos a chamar ao povo EGÍPCIOS e à área que estuda o antigo EGITO... EGIPTOLOGIA...

EU PERGUNTO... ONDE É QUE ESTÁ A COERÊNCIA!?

post scriptum: peço dslp ter "descarregado" neste tópico o meu desabafo, mas foi o primeiro que encontrei sobre o acordo ortográfico!

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

idéia e assembléia é ainda mais ridiculo lol.

onde é que viste isso pha?! :eek:

estás enganado HypNo... o dicionário da Priberam diz que essas duas palavras continuam idênticas... ideia e assembleia

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Tenho aqui à minha frente o guia do acordo ortográfico. A minha mãe é professora e teve ontem reunião disto. E estão aqui estes 2 exemplos.

E agora linguista e tranquilo escreve-se com 2 pintas no u LOL.

Link to comment
Share on other sites

Tenho aqui à minha frente o guia do acordo ortográfico. A minha mãe é professora e teve ontem reunião disto. E estão aqui estes 2 exemplos.

E agora linguista e tranquilo escreve-se com 2 pintas no u LOL.

WTF?! :help:

mas o Priberam é um dicionário fiável... afinal estão ligados ao corrector nacional FLIP... como é que é possível?!

O TECLADO DO MEU PORTÁTIL N TEM ESSAS PINTAS!!

post scriptum: agora a sério... estás a gozar não estás?!

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

O Português de Portugal está em minoria no universo da língua Portuguesa. É um facto, e as consequências estão à vista, num acordo ortográfico a minoria fica "a perder".

Não estou completamente por dentro de todas as alterações nem sequer estou preocupado com isso, adaptar-me-ei com o tempo se se justificar

Pois.. quando infelizmente a maioria são analfabetos aí a minoria fica a perder... e muito.

Este acordo não passou de um acordo monetário nada mais. Venderam a nossa língua, literalmente. Quem fica a perder somos todos nós (Portugueses) mas principalmente os escritores.

Eu não tenho que me adaptar coisa nenhuma. Nasci em Portugal por isso escrevo português correcto de Portugal. Se tiver de escolher entre ler um livro em Português-AO ou Inglês prefiro ler em Inglês.

Se Inglês pode ter a variante do reino unido a americana e a australiana porque raio é que português tem de virar brasileiro? Nem pensar! Alias, da forma que o nosso país está a ir qualquer dia mudo é de nacionalidade.

Edited by Lancer
Link to comment
Share on other sites

Tenho aqui à minha frente o guia do acordo ortográfico. A minha mãe é professora e teve ontem reunião disto. E estão aqui estes 2 exemplos.

E agora linguista e tranquilo escreve-se com 2 pintas no u LOL.

Roda isso que a malta tb precisa. :-..

Link to comment
Share on other sites

Tenho aqui à minha frente o guia do acordo ortográfico. A minha mãe é professora e teve ontem reunião disto. E estão aqui estes 2 exemplos.

E agora linguista e tranquilo escreve-se com 2 pintas no u LOL.

WTF?! :help:

mas o Priberam é um dicionário fiável... afinal estão ligados ao corrector nacional FLIP... como é que é possível?!

O TECLADO DO MEU PORTÁTIL N TEM ESSAS PINTAS!!

post scriptum: agora a sério... estás a gozar não estás?!

Nop.

Pra semana já devo ter o prontuário do novo acordo.

Tudo aquilo que eu disse são alterações exclusivas da norma brasileira.

Mais exemplos:

judo passa judô, sumo passa sumô.

Já não se escreve hei-de mas sim hei de(supressão do hifen em algumas palavras)

Os meses começam com letra minúscula, etc.

Link to comment
Share on other sites

Tenho aqui à minha frente o guia do acordo ortográfico. A minha mãe é professora e teve ontem reunião disto. E estão aqui estes 2 exemplos.

E agora linguista e tranquilo escreve-se com 2 pintas no u LOL.

Lüis :P

O trema vai deixar de existir,(para os brasileiros) não se assustem :P

Para usaram o trema, atl gr mais +

Link to comment
Share on other sites

Ele provavelmente é da geração que já nasceu com Farmácia.

Pensem assim. O acordo ortográfico é a nossa mudança de moeda. Os + cotas ainda falavam em reis qd havia escudos, os menos cotas continuam a converter para escudos. Nós vamos continuar a pensar como se escreve da nossa forma. lol

Link to comment
Share on other sites

Esta revolução no Egito levou-me aos arames na questão do ACORDO ORTOGRÁFICO...

na maior parte dos canais os jornalistas dizem EGITO, mas no rodapé aparece EGIPTO... já confirmei no dicionário da PRIBERAM e a forma correcta com o ACORDO ORTOGRÁFICO é EGITO...

no entanto e mesmo com o ACORDO ORTOGRÁFICO, continuamos a chamar ao povo EGÍPCIOS e à área que estuda o antigo EGITO... EGIPTOLOGIA...

EU PERGUNTO... ONDE É QUE ESTÁ A COERÊNCIA!?

post scriptum: peço dslp ter "descarregado" neste tópico o meu desabafo, mas foi o primeiro que encontrei sobre o acordo ortográfico!

Quando te referes ao país o "p" é mudo, logo, salta fora. Quando dizes egípcios ou egiptologia, o "p" não é mudo, logo mantém-se. É uma questão de habituação. Daqui por uns anos já está tudo assimilado. :-..

Link to comment
Share on other sites

Tenho aqui à minha frente o guia do acordo ortográfico. A minha mãe é professora e teve ontem reunião disto. E estão aqui estes 2 exemplos.

E agora linguista e tranquilo escreve-se com 2 pintas no u LOL.

WTF?! :help:

mas o Priberam é um dicionário fiável... afinal estão ligados ao corrector nacional FLIP... como é que é possível?!

O TECLADO DO MEU PORTÁTIL N TEM ESSAS PINTAS!!

post scriptum: agora a sério... estás a gozar não estás?!

Nop.

Pra semana já devo ter o prontuário do novo acordo.

Tudo aquilo que eu disse são alterações exclusivas da norma brasileira.

Mais exemplos:

judo passa judô, sumo passa sumô.

Já não se escreve hei-de mas sim hei de(supressão do hifen em algumas palavras)

Os meses começam com letra minúscula, etc.

Os japoneses dizem judô e sumô.

Link to comment
Share on other sites

Esta revolução no Egito levou-me aos arames na questão do ACORDO ORTOGRÁFICO...

na maior parte dos canais os jornalistas dizem EGITO, mas no rodapé aparece EGIPTO... já confirmei no dicionário da PRIBERAM e a forma correcta com o ACORDO ORTOGRÁFICO é EGITO...

no entanto e mesmo com o ACORDO ORTOGRÁFICO, continuamos a chamar ao povo EGÍPCIOS e à área que estuda o antigo EGITO... EGIPTOLOGIA...

EU PERGUNTO... ONDE É QUE ESTÁ A COERÊNCIA!?

post scriptum: peço dslp ter "descarregado" neste tópico o meu desabafo, mas foi o primeiro que encontrei sobre o acordo ortográfico!

Quando te referes ao país o "p" é mudo, logo, salta fora. Quando dizes egípcios ou egiptologia, o "p" não é mudo, logo mantém-se. É uma questão de habituação. Daqui por uns anos já está tudo assimilado. :-..

nunca na minha vida disse EGITO sem o P... ou serei o único?

Eu acho que isto merecia uma petição que suporte um projecto de iniciativa civil, à assembleia da republica.

A meu ver, nem tudo é negativo no acordo ortográfico, mas há algumas alterações hediondas e sem qualquer sentido. 4000 assinaturas não deverão ser difíceis de recolher. Aquilo que proponho até é simples. É a criação de uma comissão de revisão e acompanhamento do Acordo Ortográfico para eliminar incoerências.

Penso que as línguas devem evoluir, mas não devem negar as suas origens.

O que acham? Concordam?

Edited by cyberurbis
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.