Jump to content

Consultoria Em Portugal


_Mighty_
 Share

Recommended Posts

a semana passada fui á 1º fase de recrutamento da accenture. Gostei da apresentação q eles fizeram lá no ISCTE e candidatei-me. Agora só daqui a 2 semanas é q sei se passei á 2º fase

és de que curso só por curiosidade?

Link to comment
Share on other sites

Como isto anda... desconhecia que o mercado de trabalho estava assim.

Sinceramente consultoria como objectivo de carreira... para mim não. Receber uma migalha pelo meu trabalho enquanto a empresa que me contrata enche os bolsos... lol.

Antes de acabar o curso no IST (LEEC) estava empregado na PT. Empregado não... era estagiário à espera de acabar o curso, para tendo o canudo, passar a efectivo. Ganhava à 10 anos atrás +/- 900 Euros limpos como estagiário. Entretando acabei o curso e bazei. Nessa altura quem aparecia nas faculdades não eram esses gatunos mas sim EDP, PT, SIEMENS, Banca no geral, etc. para contratos directos.

Em especial toma atenção às que te referi. São uns ladrões de primeira e até há vezes que se sub-contratam e dividem os lucros. Ou seja, chegas a ser sub-sub-contratado... O pior é que elas se conhecem bem e chegam a fazer jogadas bestiais de bastidores para tirarem funcionários de outras empresas para colocar das deles. É a lei da selva na banca. E o mundo lá (COBOL) é bem pequenino. Se os empregados não se conhecem, têm amigos que conhecem e sabem dizer como são. Aconteceu isto com a maior parte dos sub-contratados que vieram trabalhar comigo.

E a estas, junta-se a Safira, que segundo o que a minha colega me conta, os tipos lixam pessoal na avaliação para não subir...

Link to comment
Share on other sites

a semana passada fui á 1º fase de recrutamento da accenture. Gostei da apresentação q eles fizeram lá no ISCTE e candidatei-me. Agora só daqui a 2 semanas é q sei se passei á 2º fase

és de que curso só por curiosidade?

Finanças e Contabilidade

Link to comment
Share on other sites

Como isto anda... desconhecia que o mercado de trabalho estava assim.

Sinceramente consultoria como objectivo de carreira... para mim não. Receber uma migalha pelo meu trabalho enquanto a empresa que me contrata enche os bolsos... lol.

Antes de acabar o curso no IST (LEEC) estava empregado na PT. Empregado não... era estagiário à espera de acabar o curso, para tendo o canudo, passar a efectivo. Ganhava à 10 anos atrás +/- 900 Euros limpos como estagiário. Entretando acabei o curso e bazei. Nessa altura quem aparecia nas faculdades não eram esses gatunos mas sim EDP, PT, SIEMENS, Banca no geral, etc. para contratos directos.

Em especial toma atenção às que te referi. São uns ladrões de primeira e até há vezes que se sub-contratam e dividem os lucros. Ou seja, chegas a ser sub-sub-contratado... O pior é que elas se conhecem bem e chegam a fazer jogadas bestiais de bastidores para tirarem funcionários de outras empresas para colocar das deles. É a lei da selva na banca. E o mundo lá (COBOL) é bem pequenino. Se os empregados não se conhecem, têm amigos que conhecem e sabem dizer como são. Aconteceu isto com a maior parte dos sub-contratados que vieram trabalhar comigo.

E a estas, junta-se a Safira, que segundo o que a minha colega me conta, os tipos lixam pessoal na avaliação para não subir...

O problema é que agora existe uma especie de cartel, em que as consultoras sabem os ordenados das concorrentes.

Isto não acontecia à uns anos atrás, logo os ordenados eram bem melhores. Pelo menos é o que me conta um primo meu que está numa boa posição ;)

Já não vão na conversa do "ao lado pagam-me X" :ranting:

Link to comment
Share on other sites

Como isto anda... desconhecia que o mercado de trabalho estava assim.

Sinceramente consultoria como objectivo de carreira... para mim não. Receber uma migalha pelo meu trabalho enquanto a empresa que me contrata enche os bolsos... lol.

Antes de acabar o curso no IST (LEEC) estava empregado na PT. Empregado não... era estagiário à espera de acabar o curso, para tendo o canudo, passar a efectivo. Ganhava à 10 anos atrás +/- 900 Euros limpos como estagiário. Entretando acabei o curso e bazei. Nessa altura quem aparecia nas faculdades não eram esses gatunos mas sim EDP, PT, SIEMENS, Banca no geral, etc. para contratos directos.

Há 10 anos uma colega minha, ganhava 2500€ por mês e no final do ano tinha prémio de mais de 5000€. Trabalhava no INESC. Hoje no mesmo nível de carreira (optou por não subir), ganha à volta de 2000€ e recebo os mesmos 2000€ prémio...

A competitividade é muito, mas muito maior.. e com isso os ordenados baixam.

A EDP é a Lógica, foi vendida a uns estrangeiros.

A PT é a PT-SI.

A Siemens ainda recruta muita gente.

A banca praticamente só contrata consultores externos.

Eu estou precisamente na mesma situação do _Mighty_ e achei o tópico interessante mas já vi que tirando 1 ou 2 post que até respondem ao que ele pediu o resto é tudo a reclamar do emprego.. É normal o pessoal nunca está bem onde está.

Isto era perfeito era receber bem e não fazer nada mas parece ser complicado arranjar trabalhos desses hoje em dia

Opa...

Eu o conselho que dou, é que em consultoria muita coisa depende do cliente onde estás. Mas isso tu não escolhes, vais para onde te mandam e onde há trabalho naquilo que mais gostas de fazer.

Das empresas, que conheço porque tenho amigos ou colegas lá... A que me falam pior é a Acentture, mas nunca lá trabalhei por isso.. Falam sobretudo mal do horário de trabalho (em picos no projecto, de 12/13 ou mais horas diárias) e para quem não gosta, têm que andar sempre de fato e gravata.

O meu maior conselho vai para tentarem entrar directamente nas empresas e não vão através de sub contratos. Isso é uma grande merda. Se forem licenciados e com mestrado, não aceitem menos de 1000€... De certeza que alguém vos quer.

De preferencia para começar uma empresa com grande mercado e com nome no mesmo.

Caso não consigam tentem uma empresa pequena que trabalhe com projectos a que estão habituados. Por exemplo se na faculdade trabalhavam com .NET e base de dados, tentem em empresas com projectos desse tipo.

Outra coisa importante, é enviar currículos a várias empresas e não pensarem em aceitar logo a primeira coisa que vos aparece à frente.

Vão a várias entrevistas, percebam como funcionam as coisas.

E quando entrarem para uma empresa, se se tiverem que despedir porque não gostam do tipo de projectos em que estão inseridos, não tenham dúvidas nisso. O que é importante é gostarem do que fazem.

Mas o melhor mesmo é verem por vocês próprios... Eu quando andava no 1º ano da faculdade, na semana da informática, fui ver as apresentações de algumas empresas.

Na altura pensei e disse a alguns colegas meus, esta parece-me muito boa e com uma boa apresentação. Enfiei na cabeça que era para lá que queria ir. Com o passar dos anos, foram-me dizendo que a empresa era má para trabalhar, abusava bué das pessoas, eram tipo escravos... e mudei de ideias.

Resultado... No Verão de 2008, andei a tentar arranjar estágio para Tese de Mestrado e não conseguia nada de jeito. A única coisa séria que consegui foi aquele da PT-SI que foi mencionado atrás. Mas depois por não dar para Tese não aceitei.

Depois em Outubro de 2008, pensei que tinha que alargar a minha pesquisa e não querer só um estágio que desse para Tese, senão iria acabar a trabalhar à borla num lab da FCUL para fazer a tese.

Fiz isso, e concorri para aí para uns 30 sítios, inclusive para essa empresa. Numa semana tive 10 entrevistas...

Ironia das ironias, concorri nessa 5ªfeira à noite para essa empresa que me tinham dito tão mal, na 6ª telefonaram-me a dizer que tinham recebido a minha candidatura... Na 2ª voltaram-me a telefonar para marcarem uma entrevista para 3ªf. Na 4ªf telefonaram-me a dizer que tinham gostado da entrevista e se podia ir na 5ª de manhã fazer testes psicotécnicos. No final disseram-me para passar lá à tarde. À tarde, tive mais uma entrevista e no final da mesma, puseram-me as condições em cima da mesa... Deram-me 2horas para pensar... lol (Esta parte não curti nada), mas ya foi a melhor proposta que recebi e aceitei.

No final estou lá há 1ano e meio e posso dizer que tive muita sorte... Faço ceninhas que gosto, que vejo a funcionar e que faz feliz muita gente do cliente... E posso dizer que ao contrário do que me venderam durante a faculdade, só trabalho mesmo 8h por dia e nunca tive que usar fato e gravata :-.. e o cliente é um banco :- ...

Posso dizer também que conheci muita malta porreira mesmo, e com os quais me dou muito bem... Principalmente nos programas de formação, malta de Eng Informática, Economia, Gestão, e outras Engenharias de Braga, do Porto, de Aveiro, de Leiria, de Coimbra, da Covilhã e de Lisboa.

O senão é mesmo o que disse acima, passado 1 ano e meio, um gajo quer mais... E vamos lá ver o que acontece no final do mês.

Boa sorte a todos os que vão entrar neste mundo...

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

A Safira foi a que ganhou o prémio da Exame de melhor pequena ou micro empresa. Também aparecem uns gajos de lá de vez em quando.

A Netcaca tb ganhou ISP do ano não sei quantas vezes da PC Guia, e isso não quer fizer que faça bom serviço de ISP.

Link to comment
Share on other sites

Como isto anda... desconhecia que o mercado de trabalho estava assim.

Sinceramente consultoria como objectivo de carreira... para mim não. Receber uma migalha pelo meu trabalho enquanto a empresa que me contrata enche os bolsos... lol.

Antes de acabar o curso no IST (LEEC) estava empregado na PT. Empregado não... era estagiário à espera de acabar o curso, para tendo o canudo, passar a efectivo. Ganhava à 10 anos atrás +/- 900 Euros limpos como estagiário. Entretando acabei o curso e bazei. Nessa altura quem aparecia nas faculdades não eram esses gatunos mas sim EDP, PT, SIEMENS, Banca no geral, etc. para contratos directos.

Há 10 anos uma colega minha, ganhava 2500€ por mês e no final do ano tinha prémio de mais de 5000€. Trabalhava no INESC. Hoje no mesmo nível de carreira (optou por não subir), ganha à volta de 2000€ e recebo os mesmos 2000€ prémio...

A competitividade é muito, mas muito maior.. e com isso os ordenados baixam.

A EDP é a Lógica, foi vendida a uns estrangeiros.

A PT é a PT-SI.

A Siemens ainda recruta muita gente.

A banca praticamente só contrata consultores externos.

Há 10 anos para uma colega tua ganhar isso não era 1º emprego de certeza... quantos anos tinha de carreira já??? Olha que eu fiz o trabalho final de curso no INESC e podia ter ficado lá a trabalhar, conheci lá muita gente.

Além disso... estás enganado em algumas coisas...

A EDP é a Lógica, foi vendida a uns estrangeiros. Errado... a EDP é a EDP. A Logica à bem pouco tempo pertencia à EDP, agora não sei como está o capital.

A PT é a PT-SI. Errado... a PT é a PT. A PT-SI é uma das empresas da PT.

A Siemens ainda recruta muita gente. Boa empresa.

A banca praticamente só contrata consultores externos. É possível. É pena.

Edited by pjota1
Link to comment
Share on other sites

Boas! eu estou em Engenharia e gestão industrial (FCT-UNL) e, como sempre lá ouvi falar que (mais de) metade do pessoal que sai de lá com o curso acaba por ir parar a uma empresa de consultoria, ao ler este tópico gostava de saber mais algumas coisas sobre o ramo... É um tipo de emprego assim tão "destruidor" de vida própria como ouço falar (horários longos, viagens, etc)? porque desde que me pus a pesquisar sobre o assunto que, por exemplo, só ouço falar mal da Delloite, quando até são eles que estão mais presentes na minha faculdade a falar com o pessoal sobre um emprego lá. A senhora deles até me disse o ano passado que normalmente o pessoal com média abaixo de 14 só arranja lá emprego se tiver muita lábia na entrevista, também fiquei curioso sobre as exigências das diversas empresas do ramo em termos de média de final de curso, se anda tudo por essa ordem, e até que ponto a nossa média nos deixa em vantagem/desvantagem em relação a outros candidatos.

Já agora umas luzinhas mais específicas sobre ordenados, que é uma das coisas que mais nos interessam, andam à volta dos valores que tenho lido e ouvido (1000-1300€) mesmo para o pessoal que sai da faculdade já com mestrado, que por exemplo será o meu caso?

Link to comment
Share on other sites

Há 10 anos para uma colega tua ganhar isso não era 1º emprego de certeza... quantos anos tinha de carreira já??? Olha que eu fiz o trabalho final de curso no INESC e podia ter ficado lá a trabalhar, conheci lá muita gente.

Além disso... estás enganado em algumas coisas...

A EDP é a Lógica, foi vendida a uns estrangeiros. Errado... a EDP é a EDP. A Logica à bem pouco tempo pertencia à EDP, agora não sei como está o capital.

A PT é a PT-SI. Errado... a PT é a PT. A PT-SI é uma das empresas da PT.

A Siemens ainda recruta muita gente. Boa empresa.

A banca praticamente só contrata consultores externos. É possível. É pena.

Eix, tu percebeste o que quis dizer... Senão percebeste, o quis dizer é que as grandes empresas portuguesas sentiram a necessidade de criar consultoras...

A Lógica é só uma das maiores consultoras mundiais... Quando a Lógica portuguesa estava incorporada na EDP chamava-se Edinfor.

Anyway, os tempos mudaram... E hoje o topo da carreira de um consultor, ganha-se uns 2000/3000€ o que é uma valente bosta tendo em conta a responsabilidade e o trabalho que se tem. Por isso como é óbvio é sempre bom ter as opções em aberto. ;)

Boas! eu estou em Engenharia e gestão industrial (FCT-UNL) e, como sempre lá ouvi falar que (mais de) metade do pessoal que sai de lá com o curso acaba por ir parar a uma empresa de consultoria, ao ler este tópico gostava de saber mais algumas coisas sobre o ramo... É um tipo de emprego assim tão "destruidor" de vida própria como ouço falar (horários longos, viagens, etc)? porque desde que me pus a pesquisar sobre o assunto que, por exemplo, só ouço falar mal da Delloite, quando até são eles que estão mais presentes na minha faculdade a falar com o pessoal sobre um emprego lá. A senhora deles até me disse o ano passado que normalmente o pessoal com média abaixo de 14 só arranja lá emprego se tiver muita lábia na entrevista, também fiquei curioso sobre as exigências das diversas empresas do ramo em termos de média de final de curso, se anda tudo por essa ordem, e até que ponto a nossa média nos deixa em vantagem/desvantagem em relação a outros candidatos.

Já agora umas luzinhas mais específicas sobre ordenados, que é uma das coisas que mais nos interessam, andam à volta dos valores que tenho lido e ouvido (1000-1300€) mesmo para o pessoal que sai da faculdade já com mestrado, que por exemplo será o meu caso?

É um trabalho... Não esperes facilidades, mas acho que cabe a cada um não se deixar que abusem de si.

Se gostares, força nisso então.

A Delloite não há de ser pior ou melhor que as outras é uma questão de tentares.

Neste momento, os ordenados para o pessoal acabado de sair da faculdade têm vindo a diminuir... As grandes consultoras andam todas a pagar +- o mesmo, entre 950 e 1150€. Mais que isto só nas consultoras mais pequenas e é preciso ser bastante persuasivo nas entrevistas que são várias.

Média de 14? Treta. Se tiveres menos ninguém te vai excluir por isso.

Num processo de selecção tudo conta.. Os recém licenciados não têm experiência e eles têm que perceber ao máximo as vossas competências. Eles valorizam muito que o pessoal fale sobre os trabalhos na faculdade, que transmitam a ideia que são bons a comunicar, que dão bom ambiente às equipas... e coisas relacionadas. Os testes psicotécnicos também são muito importantes. E a boa noticia aqui, é que a Acenture, a Novabase, a PT-SI, a Everis usam os mesmos testes... :-..

Normalmente o processo passa por 3 ou 4 fases, 2 entrevistas e 1 ou 2 fases de testes...

Depois no inicio a maior parte das empresas, usa programas de formação antes de começar o trabalho. E que digo por experiência própria, é mesmo muito importante. Nem que seja pela quantidade de pessoas dos vários níveis de carreira que conhecem. E neste tipo de negócio é extremamente importante ter bastantes conhecimentos a nível de pessoas, e dar-nos bem com toda a gente.

Só para se ter noção, eu fui avaliado em 2009 em 7 pontos, 3 deles eram coisas desse género e os restantes 4 de nível técnico.

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Existe por aqui alguém que trabalhe cá em Portugal em empresas como a IBM, Sun/Oracle, HP, etc. (software houses sem ser a MS), e que esteja integrado em equipas de desenvolvimento?

Acabo o meu mestrado para o ano e ando fortemente a pensar seguir para doutoramento. É que não conheço nada cá na minha área (sistemas distribuídos, computação paralela, virtualização). A consultoria não me parece de todo uma opção...

Link to comment
Share on other sites

Desde já obrigado pela participação de todos, em especial ao Green Hawk que foi o que me pareceu dar as informações mais úteis em relação ao que queria.

Acho que o melhor a fazer é disparar currículos em todas as direcções e depois logo vejo. Aparentemente são quase todos o mesmo ambiente/condições, mas são pormenores (experiências) como o Green Hawk falou em relação à Accenture que eu gosto de saber!

@Cardoso

Não devias ter ido embora! EET sempre! :P

@CivEng

Uma coisa não impede a outra! :-..

Link to comment
Share on other sites

Desde já obrigado pela participação de todos, em especial ao Green Hawk que foi o que me pareceu dar as informações mais úteis em relação ao que queria.

Acho que o melhor a fazer é disparar currículos em todas as direcções e depois logo vejo. Aparentemente são quase todos o mesmo ambiente/condições, mas são pormenores (experiências) como o Green Hawk falou em relação à Accenture que eu gosto de saber!

@Cardoso

Não devias ter ido embora! EET sempre! :P

@CivEng

Uma coisa não impede a outra! :-..

Lembra-te do que ele disse e com razão. Não te deixes chular e ainda menos que abusem de ti "obrigando-te" a fazer mais horas que as estipuladas. Há empresas que dão autênticas lavagens cerebrais nisso. É o primeiro erro do pessoal que vai para consultadoria. Don't give in to the power of the dark side!!!!

Eu tou numa software house, mas eles não estão a contratar de momento (Acho eu). T-Systems, no Taguspark. Quando vires um edifício com um T horroroso e cor-de-rosa, sabes que chegaste. Edifício Inovação I. Ambiente bom e pessoal porreiro.

De qq maneira, para quem não quer seguir consultadoria, tem aqui mais uma referência de software house para além da Siemens e da Nokia Siemens.

Link to comment
Share on other sites

Consultoria ou Consultadoria ? :unsure:

Respondendo a mim mesmo, com recurso ao Ciber Dúvidas:

"O interessante das discussões à volta destas duas formas é que são normalmente acaloradas, sem que ninguém faça o gesto elementar de ir ao dicionário para tirar teimas.

A verdade é que existem as duas formas, e com o mesmo sentido - serviços de aconselhamento a consulentes, nos mais diversos ramos de actividade, prestados por consultores ou consultadores.

Já no Latim se registavam duas formas: «consultor, consultoris» e «consultator, consultatoris», ambas significando «aquele que pede conselho», a um jurista, no segundo caso.

Em Português os termos significam o mesmo, embora haja diferenças que o uso esbateu na sua tendência comum para a simplificação.

De facto, consultadoria, por ser palavra a partir de consultador (aquele que vai consultar) põe em evidência esta mesma pessoa, isto é, o consultador.

Consultoria, como é formada a partir de consultor, põe em evidência a pessoa que informa, o conselheiro, isto é, o consultor.

O "Dicionário da Língua Portuguesa" da Porto Editora regista consultadoria e não consultoria, enquanto Aurélio Buarque de Holanda Ferreira só regista consultoria (mas diferencia consultador de consultor/consultoria).

Finalmente: ambas as palavras têm o sufixo -ia com ideia de lugar onde."

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.