Jump to content

Dia Internacional Da Mulher Celebra-Se Hoje


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Pretendo com este tópico apenas assinalar o 100º aniversario do dia internacional da mulher!

Pois é, já lá vão 100 anos que este dia existe, muitos parabéns para elas clap.gif:)

Deixo algumas noticias alusivas ao tema, que retirei do SAPO e do Diário de Noticias

Dia da Mulher: As mesmas lutas há 100 anos

A violência contra as mulheres e a discriminação laboral continuam a ser as grandes lutas, cem anos após a Dia Internacional da Mulher, que hoje se comemora em todo o mundo.

Nos últimos dias, relatórios nacionais e internacionais voltaram a chamar a atenção para o facto de as mulheres continuarem a ter mais dificuldade em ascender a lugares de topo. Em Portugal, por exemplo, a participação da mulher no mercado de trabalho é das mais elevadas da União Europeia, mas apenas 16 por cento exerce cargos de chefia.

No ano passado, a maior parte dos 2,4 milhões de mulheres empregadas fazia parte do "pessoal dos serviços e vendedores" ou exercia profissões não qualificadas.

Num mundo laboral ainda dominado por homens, é mais fácil uma mulher chegar a cargos políticos, nomeadamente a Chefe de Estado, do que a presidente ou diretora executiva de empresas privadas multinacionais.

No entanto, existem apenas 10 mulheres no atual Governo - não chega a 19 por cento do total dos governantes - e no Parlamento, as portuguesas ocupam apenas 63 das 230 cadeiras do hemiciclo (27,4 por cento do total de deputados).

Mesmo quando desempenham funções iguais, existem fortes riscos de os salários serem diferenciados, com eles a ganharem mais do que elas. A disparidade salarial média entre homens e mulheres na União Europeia é atualmente de 18 por cento, sendo que em Portugal é de 9,2 por cento.

No entanto, dados da presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), mostram uma realidade ainda mais preocupante: as diferenças salariais rondam os oito por cento nas profissões indiferenciadas, mas "nos cargos de topo e lugares decisórios verifica-se mais de 30 por cento de diferença salarial entre homens e mulheres".

Apenas em um terço das famílias portuguesas, a mulher tem um rendimento superior ao do marido.

E na hora de ver os índices de desemprego, as mulheres aparecem como as grandes vitimas. A nova presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sara Falcão Casaca, lembrou que há uma "sobrefeminização" do desemprego e uma em cada quatro mulheres estão em situação de precariedade laboral.

Os números de queixas feitas à CITE mostram essa realidade: entre 2008 e 2009 quadruplicaram o número de denuncias, na maior parte das vezes relacionada com a não renovação de contratos de grávidas ou recém mães.

Em 2008, a CITE recebeu 36 queixas, um número que disparou no ano seguinte atingindo as 164 queixas.

Também os funcionários da Linha Verde da CITE viram duplicar o seu trabalho em 2009, ano em que atenderam quase duas mil chamadas relacionadas com problemas laborais de grávidas e recém mães ou pais em licença de paternidade.

No total, a procura de esclarecimentos telefónicos mas também por escrito junto da CITE duplicou: de pouco menos de dois mil em 2008 para mais de quatro mil em 2009.

E, quando termina o dia de trabalho, as mulheres ainda têm pela frente mais 16 horas de labuta semanal em relação aos homens, porque as lides domésticas ainda são uma tarefa "delas": "Quando olhamos para os gráficos de tempo de trabalho pago e não pago, as mulheres trabalham em média mais 16 horas por semana", contou à Lusa Natividade Coelho, presidente da CITE.

Para combater esta realidade, que é um problema mundial, a Comissão Europeia adotou na semana passada uma Carta da Mulher, onde se assume uma série de compromissos a cumprir até 2015, nomeadamente a promoção da igualdade no mercado de trabalho e igual independência económica para as mulheres e os homens.

Discriminação sexual é proibida em todo o mundo. Normas jurídicas internacionais promovem a igualdade e a emancipação do género

Passaram-se 15 anos desde a Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres e, portanto, desde a criação de normas jurídicas que defendem os direitos das mulheres em todo o mundo, direitos esses salvaguardados e vigiados por órgãos próprios.

É o caso do Comité das Nações Unidas para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (o «Comité CEDAW») e do Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a violência contra as mulheres em situações de conflito, recentemente designado.

Porém, as atrocidades de que as mulheres são vítimas continuam. Um novo estudo da OMS, realizado em 10 países, indica que entre 15% e 71% das mulheres denunciaram violências físicas ou sexuais por parte do marido ou de um parceiro.

E entre 4% e 12% das mulheres denunciaram abusos físicos durante a gravidez, para além de que todos os anos são assassinadas cerca de 5 mil mulheres por familiares em nome da sua honra.

Os números são assustadores, pelo que a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton, lançou um repto: "O Dia Internacional da Mulher constitui uma boa oportunidade para cada um de nós reflectir sobre a sua responsabilidade na erradicação das desigualdades entre homens e mulheres. Isto é também verdade em matéria de relações internacionais, em que todos devem desempenhar o seu papel para atingir este objectivo comum. A paz e a segurança sustentáveis não podem ser alcançadas sem a total participação das mulheres".

Mulheres ainda longe do topo do Estado

A saída anunciada de Vítor Constâncio do cargo de governador do Banco de Portugal - rumo à vice-presidência do BCE - abriu uma discussão entre socialistas de que a sucessão devia ser assegurada por uma mulher. Para tal, lançam-se nomes que, independentemente da sua capacidade técnica, são genericamente próximas do... Partido Socialista. A discussão vem a propósito, no 100.º aniversário do dia internacional da mulher, que hoje se comemora. Mas vem a propósito, sobretudo, do modo como o tema tem sido sucessivamente abordado em Portugal.

Nos últimos anos, o poder político tem feito aprovar legislação para forçar a entrada de mulheres nos cargos de topo do Estado português - na Assembleia da República e nos partidos. Anuncia-se, aliás, nova leva - aplicando essas mesmas quotas aos lugares da administração pública. Mas, passados estes anos (e o primeiro teste das eleições do último ano) o que se vê de resultados é meramente numérico.

Há mais mulheres no Parlamento, é certo, até mesmo nas autarquias. Mas quando se olha para potenciais candidatas aos mais altos postos "Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes" - como diz o velho ditado. De resto, temos hoje um exemplo prático disso: o de Manuela Ferreira Leite, que em poucos dias sairá da liderança do PSD, tendo como sucessor um homem - seja qual for o eleito, dos três candidatos que existem ao cargo. Mais: nem no PS nem nos restantes partidos se vislumbram mulheres candidatas ao cargo máximo. A regra aplica-se a outros cargos, da Presidência da República (só homens na corrida) ao Banco de Portugal, onde só de entre os socialistas se vêem nomes femininos. A renovação está onde esteve antes: remetida aos ditames partidários. A próxima batalha das mulheres portuguesas será: lutar por essa nova independência

Kathryn Bigelow tornou-se a primeira mulher a conquistar o Óscar de Melhor Realização com Estado de Guerra

O filme que se sagrou como o grande vencedor da noite. O filme, sobre a guerra no Iraque, venceu um total de 6 Óscares, além deste triunfando também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Argumento Original, Melhor Edição de Som, Melhor Montagem de Som e Melhor Montagem. Avatar, de James Cameron, foi assim o grande derrotado, conquistando apenas três Óscares em categorias técnicas.

Link to comment
Share on other sites

Passam a vida a pedir igualdade... e têm direito a um dia só para elas, a dias especiais nos espaços nocturnos...

Se querem igualdade é tirar estes privilégios e acabou-se a conversa :rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Dias Internacionais

(observados pelo sistema das Nações Unidas)

21 Fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna (UNESCO)

8 Março - Dia Internacional da Mulher

21 Março - Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial

21 Março - Dia Mundial da Poesia(UNESCO)

22 Março - Dia Mundial da Água

23 Março - Dia Mundial da Meteorologia (Organização Meteorológica Mundial)

24 Março - Dia Mundial da Tuberculose (Organização Mundial de Saúde)

7 Abril - Dia Mundial da Saúde (Organização Mundial de Saúde)

23 Abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (UNESCO)

3 Maio - Dia do Sol (Programa das Nações Unidas para o Ambiente)

3 Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (UNESCO)

15 Maio - Dia Internacional das Famílias

17 Maio - Dia Mundial das Telecomunicações (União Internacional das Telecomunicações)

21 Maio- Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural

21 Maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

22 Maio - Dia Internacional da Biodiversidade

25 Maio - Dia de África

29 Maio - Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

31 Maio - Dia Mundial do Não-Fumador (Organização Mundial de Saúde)

4 Junho - Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

5 Junho - Dia Mundial do Ambiente (Programa das Nações Unidas para o Ambiente)

17 Junho - Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação

20 Junho - Dia Mundial dos Refugiados

26 Junho - Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Droga

26 Junho - Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas de Tortura

11 Julho - Dia Mundial da População (UNFPA/FNUAP)

1º Sábado de Julho - Dia Internacional das Cooperativas

9 Agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas

12 Agosto - Dia Internacional da Juventude

23 Agosto - Dia Internacional da Recordação do Tráfico Negreiro e da sua Abolição (UNESCO)

8 Setembro - Dia Internacional da Alfabetização (UNESCO)

16 Setembro - Dia Internacional da Protecção da Camada de Ozono

Última Semana de Setembro - Dia Mundial do Mar (Organização Marítima Internacional)

21 Setembro - Dia Internacional da Paz

27 Setembro - Dia Mundial do Turismo (OMT)

1 Outubro - Dia Internacional da Música

1 Outubro - Dia Internacional do Idoso

5 Outubro - Dia Internacional do Professor (UNESCO)

9 Outubro - Dia Mundial do Correio (União Postal Universal)

16 Outubro - Dia Mundial da Alimentação (FAO)

17 Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

24 Outubro - Dia das Nações Unidas

24 Outubro - Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento

1ª segunda-feira de Outubro - Dia Mundial do Habitat

2ª quarta-feira de Outubro - Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais

6 Novembro - Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Guerra e Conflito Armado

10 Novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento (UNESCO)

16 Novembro - Dia Internacional da Tolerância (UNESCO)

20 Novembro - Dia da Industrialização da África

20 Novembro - Dia Universal da Criança (UNICEF)

3ª Quinta-feira do mês de Novembro - Dia da Filosofia (UNESCO)

21 Novembro - Dia Mundial da Televisão

25 Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

29 Novembro - Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

1 Dezembro - Dia Mundial da SIDA (Organização Mundial de Saúde)

2 Dezembro - Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

3 Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

5 Dezembro - Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

7 Dezembro - Dia Internacional da Aviação Civil (Organização Internacional da Aviação Civil)

10 Dezembro - Dia dos Direitos Humanos

11 Dezembro - Dia Internacional das Montanhas

18 Dezembro - Dia Internacional das Migrações

Link to comment
Share on other sites

Passam a vida a pedir igualdade... e têm direito a um dia só para elas, a dias especiais nos espaços nocturnos...

Se querem igualdade é tirar estes privilégios e acabou-se a conversa :rezingao:

Quem nos dá isso são os ´patrones`, pra chamar clientes. Não temos nada a ver com o facto. :coffee:

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos, não confundir a celebração histórica do dia que começou nos anos 30 com o que se passa na actualidade.

É a celebração do movimento de então, onde a suposta igualdade não existia. E hoje em dia, de vez em quando...vai lá vai. Mas pronto, não confundam as coisas. :y:

Link to comment
Share on other sites

Meus amigos, não confundir a celebração histórica do dia que começou nos anos 30 com o que se passa na actualidade.

É a celebração do movimento de então, onde a suposta igualdade não existia. E hoje em dia, de vez em quando...vai lá vai. Mas pronto, não confundam as coisas. :y:

Ainda há quem tenha juízo... :y:

Link to comment
Share on other sites

Passam a vida a pedir igualdade... e têm direito a um dia só para elas, a dias especiais nos espaços nocturnos...

Se querem igualdade é tirar estes privilégios e acabou-se a conversa :rezingao:

Quem nos dá isso são os ´patrones`, pra chamar clientes. Não temos nada a ver com o facto. :coffee:

Estava obviamente no gozo :P

Link to comment
Share on other sites

Passam a vida a pedir igualdade... e têm direito a um dia só para elas, a dias especiais nos espaços nocturnos...

Se querem igualdade é tirar estes privilégios e acabou-se a conversa :rezingao:

Quem nos dá isso são os ´patrones`, pra chamar clientes. Não temos nada a ver com o facto. :coffee:

Estava obviamente no gozo :P

Estavas a brincar ao falar a sério ... :-..

Link to comment
Share on other sites

Contei na listagem do Karkov mais de 60 dias internacionais, que mais dias internacionais se irão lembrar? Considerando que os anos têm 365 dias ainda faltam 300 :-..

Dou já algumas sugestões:

- dia internacional da homossexualidade (agora tá da moda, falta um dia para eles)

- dia internacional do autarca corrupto (algo também muito frequente, merecem um dia próprio)

Quem quiser contribuir com mais ideias esteja à vontade :-..

Link to comment
Share on other sites

Parabéns às damas :-..

E já agora, recebi ontem um mail institucional (ou seja, mails internos da empresa...valem o que valem) que referia que o Dia Internacional do Homem (ou será homem) é no dia 15 de Julho.

A ser verdade, e tendo em conta a carrada de gente que vi ontem a dar flores às senhoras, quero ver se nesse dia há gente com grades de minis a distribuir. :-..

Edited by Tourniquet
Link to comment
Share on other sites

Dias Internacionais

(observados pelo sistema das Nações Unidas)

21 Fevereiro - Dia Internacional da Língua Materna (UNESCO)

8 Março - Dia Internacional da Mulher

21 Março - Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial

21 Março - Dia Mundial da Poesia(UNESCO)

22 Março - Dia Mundial da Água

23 Março - Dia Mundial da Meteorologia (Organização Meteorológica Mundial)

24 Março - Dia Mundial da Tuberculose (Organização Mundial de Saúde)

7 Abril - Dia Mundial da Saúde (Organização Mundial de Saúde)

23 Abril - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (UNESCO)

3 Maio - Dia do Sol (Programa das Nações Unidas para o Ambiente)

3 Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (UNESCO)

15 Maio - Dia Internacional das Famílias

17 Maio - Dia Mundial das Telecomunicações (União Internacional das Telecomunicações)

21 Maio- Dia Mundial para o Desenvolvimento Cultural

21 Maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

22 Maio - Dia Internacional da Biodiversidade

25 Maio - Dia de África

29 Maio - Dia Internacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas

31 Maio - Dia Mundial do Não-Fumador (Organização Mundial de Saúde)

4 Junho - Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão

5 Junho - Dia Mundial do Ambiente (Programa das Nações Unidas para o Ambiente)

17 Junho - Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação

20 Junho - Dia Mundial dos Refugiados

26 Junho - Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Droga

26 Junho - Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas de Tortura

11 Julho - Dia Mundial da População (UNFPA/FNUAP)

1º Sábado de Julho - Dia Internacional das Cooperativas

9 Agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas

12 Agosto - Dia Internacional da Juventude

23 Agosto - Dia Internacional da Recordação do Tráfico Negreiro e da sua Abolição (UNESCO)

8 Setembro - Dia Internacional da Alfabetização (UNESCO)

16 Setembro - Dia Internacional da Protecção da Camada de Ozono

Última Semana de Setembro - Dia Mundial do Mar (Organização Marítima Internacional)

21 Setembro - Dia Internacional da Paz

27 Setembro - Dia Mundial do Turismo (OMT)

1 Outubro - Dia Internacional da Música

1 Outubro - Dia Internacional do Idoso

5 Outubro - Dia Internacional do Professor (UNESCO)

9 Outubro - Dia Mundial do Correio (União Postal Universal)

16 Outubro - Dia Mundial da Alimentação (FAO)

17 Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

24 Outubro - Dia das Nações Unidas

24 Outubro - Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento

1ª segunda-feira de Outubro - Dia Mundial do Habitat

2ª quarta-feira de Outubro - Dia Internacional da Prevenção das Catástrofes Naturais

6 Novembro - Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Guerra e Conflito Armado

10 Novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento (UNESCO)

16 Novembro - Dia Internacional da Tolerância (UNESCO)

20 Novembro - Dia da Industrialização da África

20 Novembro - Dia Universal da Criança (UNICEF)

3ª Quinta-feira do mês de Novembro - Dia da Filosofia (UNESCO)

21 Novembro - Dia Mundial da Televisão

25 Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

29 Novembro - Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

1 Dezembro - Dia Mundial da SIDA (Organização Mundial de Saúde)

2 Dezembro - Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

3 Dezembro - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

5 Dezembro - Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

7 Dezembro - Dia Internacional da Aviação Civil (Organização Internacional da Aviação Civil)

10 Dezembro - Dia dos Direitos Humanos

11 Dezembro - Dia Internacional das Montanhas

18 Dezembro - Dia Internacional das Migrações

Para quando o Dia Internacional das Crianças Culpadas Vítimas de Agressão ??

Heim? Também tem direito.

Link to comment
Share on other sites

Dia mundial do sexo, não há???

Imaginem todo o merchandising que seria possível criar! Podia-se criar uma coisa tipo natal em que era quase obrigatório "dar prendas" uns aos outros.

Não achavam boa ideia?

Link to comment
Share on other sites

Parabéns às damas 14.gif

E já agora, recebi ontem um mail institucional (ou seja, mails internos da empresa...valem o que valem) que referia que o Dia Internacional do Homem (ou será homem) é no dia 15 de Julho.

A ser verdade, e tendo em conta a carrada de gente que vi ontem a dar flores às senhoras, quero ver se nesse dia há gente com grades de minis a distribuir. 14.gif

Também recebi esse mail e na minha empresa foram distribuidas cerca de 4000 flores pelas mulheres

Dia mundial do sexo, não há???

Imaginem todo o merchandising que seria possível criar! Podia-se criar uma coisa tipo natal em que era quase obrigatório "dar prendas" uns aos outros.

Não achavam boa ideia?

Isso é que era 14.gif

Link to comment
Share on other sites

Dia mundial do sexo, não há???

Imaginem todo o merchandising que seria possível criar! Podia-se criar uma coisa tipo natal em que era quase obrigatório "dar prendas" uns aos outros.

Não achavam boa ideia?

Eu aprovo Heri. :D

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.