Jump to content

PSP à paisana para evitar atropelamentos


karkov
 Share

Recommended Posts

PSP à paisana para evitar atropelamentos

Nos últimos três anos, o número de atropelamentos tem vindo a aumentar. Para inverter este número, a PSP lançou uma campanha com polícias à paisana junto das passadeiras.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou, esta segunda-feira, uma campanha de rua com agentes da PSP à paisana que prometem mais fiscalização junto das passadeiras e ao comportamento dos peões e automobilistas.

O comissário Paulo Flor, porta-voz da PSP, explicou à TSF como vai decorrer esta campanha, referindo que vai acontecer por todo o país.

«Tentámos verificar quais seriam as artérias, praças ou as ruas onde nos últimos três anos se têm verificado mais atropelamentos com consequências mortais. Com base nesse levantamento, os comandos vão colocar elementos colocados à civil nesses locais identificando os condutores e peões infractores», referiu.

O porta-voz da PSP disse ainda que nos casos de atropelamento junto a passadeiras, a culpa tem sido atribuída quer aos peões, quer aos automobilistas.

«A culpa é repartida, temos verificado que existem muitos atropelamentos fora das passadeiras. Os peões têm uma culpa acrescida neste caso porque não utilizam as passadeiras», destacou.

Nos últimos três anos, a PSP tem vindo a contestar o aumento das mortes por atropelamento, 35 em 2007, 39 em 2008 e 53 no ano passado.

À paisana...porque? nao tem o que fazer a esses agentes? ou estão mais interessados em caçar multas que em evitar atropelamentos?

Link to comment
Share on other sites

O problema é que se a bofia estiver perto, toda a gente respeita a passadeira.

Se a bofia não tiver por perto, bem que as pessoas podem esperar na passadeira, que quase ninguém para.

E isso é um problema??

Solução A: Colocar policias com as suas respectivas fardas de forma a que as pessoas não cometessem a infracção.

Solução B: Colocar policias à paisana, deixar haver na mesma atropelamentos e mortes para depois poderem autuar o infractor e encaixar mais uns euros.

Acho que está aqui a resposta ao karkov também.

Link to comment
Share on other sites

Se a bofia não tiver por perto, bem que as pessoas podem esperar na passadeira, que quase ninguém para.

Sim mas há muita gente que ao se aproximar de uma passadeira atravessa sem parar primeiro. Isso para quem conduz, por vezes atrapalha e por obrigar a uma travagem rápida (podendo causar acidente).

Mas mais vale estarem os policias na rua, do que fazer trabalho administrativo.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que se a bofia estiver perto, toda a gente respeita a passadeira.

Se a bofia não tiver por perto, bem que as pessoas podem esperar na passadeira, que quase ninguém para.

E isso é um problema??

Solução A: Colocar policias com as suas respectivas fardas de forma a que as pessoas não cometessem a infracção.

Solução B: Colocar policias à paisana, deixar haver na mesma atropelamentos e mortes para depois poderem autuar o infractor e encaixar mais uns euros.

Acho que está aqui a resposta ao karkov também.

Penso que o objectivo é as pessoas não saberem se a pessoa que esta na passadeira é um civil comum ou uma agente à paisana. Assim as pessoas param, pois têm receio de ser um agente à paisana e apanhar multa.

Existe muitas caças à multa que fazem que não concordo.

Mas no que toca a passadeiras, toda a gente que não para deveria apanhar multa, embora isso seja impossível.

Link to comment
Share on other sites

como se a maioria de vocês circula-se dentro dos limites de velocidade e/ou respeita-se os peões.

Quantas vezes por dia circulam a mais de 50 dentro de uma localidade? Quantas vezes por dia estacionam em segunda fila ou em cima do passeio?

costumo dizer: de carro, as pessoas esquecem-se que também são pessoas....

Link to comment
Share on other sites

como se a maioria de vocês circula-se dentro dos limites de velocidade e/ou respeita-se os peões.

Quantas vezes por dia circulam a mais de 50 dentro de uma localidade? Quantas vezes por dia estacionam em segunda fila ou em cima do passeio?

costumo dizer: de carro, as pessoas esquecem-se que também são pessoas....

Exacto.

Mas o caso da passadeira, é uma falta de respeito para com o peão, que quer passar e tem prioridade, mas não pode porque é o elemento mais fraco da estrada.

Se ele decide passar e for atropelado, a culpa é do condutor, mas quem fica em estado grave é o peão.

E o que não falta, são pessoa, que ver alguém na passadeira ou não ver é a mesma coisa.

Ps: Ate digo mais, quando vamos de carro, e entramos num cruzamento em que o da direita tem prioridade, costumamos ceder a passagem. Porque? Porque estamos em pé de igualdade. E se ele avançar, eu é k me lixo.

Já na passadeira, o peão tb tem prioridade, mas como nós sabemos que ele é o elo mais fraco, avançamos e ele bem que fica lá parado.

Link to comment
Share on other sites

como se a maioria de vocês circula-se dentro dos limites de velocidade e/ou respeita-se os peões.

Quantas vezes por dia circulam a mais de 50 dentro de uma localidade? Quantas vezes por dia estacionam em segunda fila ou em cima do passeio?

costumo dizer: de carro, as pessoas esquecem-se que também são pessoas....

Circular a mais de 50, sim. Quanto a estacionar em 2ª fila ou em cima do passeio, nunca o faço.

Regra geral, paro nas passadeiras (obviamente não é sempre mas a grande maioria) e já me aconteceu não parar (não vi que havia passadeira, não reparei que havia pessoas paradas à espera de hipotese para passar, etc) e faço sinal às pessoas, o tipico levantar a mão "desculpe lá".

Link to comment
Share on other sites

Máxima culpa, eu não páro muitas vezes. Costumo andar sempre com pressa. :coffee:

:-..

Also, e posso falar como condutora e peão, acho que as pessoas não têm a noção de que só porque existe uma passadeira têm de ter cuidado a atravessar na mesma. Isto não é o mundo da Alice, onde as ruas só têm esquilos e arco íris. Metem-se à bruta, sem olhar sequer para o lado, só porque "ah e tal, isto é uma passadeira, quem quiser que se arrume, que páre, que cause um choque em cadeia, caguei, vou passar". DETESTO gente que pensa assim. Quando ando a pé tenho sempre isso em conta. As estradas foram feitas para os carros, os passeios para os peões, quem atravessa uma estrada tem de ter cuidado, mesmo que numa passadeira, simple as that!!!

Quanto à notícia, o Governo mais que nunca parece que anda mesmo numa de chupar o máximo de dinheiro possível por onde pode...

Embora possa concordar que o objectivo poderá passar pelas pessoas nunca esperarem quem está à paisana e quem não está e por conseguinte terem sempre cuidado, tambem concordo que é mais uma ´chulada` pra caçar multas. E estarem à paisana é uma "sendeirice". Junta-se o útil ao agradavel. Se fossem mas é arranjar algo mais util pra fazer... Peguem numa pá e ajudem a carregar lama na Ribeira Brava... Ou vão fazer rondas nas gasolineiras. Bah lol

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

Ò Ana, mete-te à minha frente... <_< :P

Ontopic, é verdade que há peões que se metem à maluca, mas eu não quero ficar com o peso na consciência, já me bastou atropelar uma miúda que de repente se lembrou de saltar abaixo do passeio, garanto que a sensação é horrível.

Link to comment
Share on other sites

é impressionante como os peões se metem à maluca, mas os carros nunca... realmente há mais peões a incomodar carros do que carros a incomodar peões...

se um carro estiver em cima do passeio, o peão que dê a volta.

Se um peão estiver a circular na estrada, apitamos e dizemos para se desviar que ali não é o lugar dele...

o mundo deixou de ser das pessoas e passou a ser dos carros.

Link to comment
Share on other sites

Acho que nem 8, nem 80. Os peões têm sítios pra andar, os carros tambem, e tem de haver bom senso entre todos. Ha malucos e metidos à besta como condutores e peões. Mas a notícia como fala em passadeiras , pra mim vem logo à ideia o que disse acima.

E eu ando tambem a pé, sei ver as coisas de ambas as perspectivas.

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

Acho que nem 8, nem 80. Os peões têm sítios pra andar, os carros tambem, e tem de haver bom senso entre todos. Ha malucos e metidos à besta como condutores e peões. Mas a notícia como fala em passadeiras , pra mim vem logo à ideia o que disse acima.

E eu ando tambem a pé, sei ver as coisas de ambas as perspectivas.

e quando os peões têm de andar na estrada porque há carros no passeio?

o problema é que a prioridade é sempre dos carros. Ou pelo menos quem o tem nas mãos faz questão de mostrar que "posso-te passar por cima".

Link to comment
Share on other sites

Assim como há péssimos condutores, também há pessoas que nem verificam se estão carros na proximidade e atravessam a estrada sem olhar!

Para além disso, neste país há cada passadeira mais mal sinalizada que até mete dó...

Uma das coisas que mais me irrita são as pessoas que estacionam em cima dos passeios e em cima ou logo a seguir as passadeiras.

Um meses sem carta só fazia bem a esses inconscientes!

Link to comment
Share on other sites

Os peões têm prioridade nas passadeiras. Ponto Final.

Obviamente um peão não vai atirar-se para a passadeira mesmo quando um carro tá a passar, aliás se o condutor conseguir provar isso, a culpa é do peão.

Agroa quando tá um gajo na passadeira... E passa um carro, o gajo olha para nós e não para... Passa o 2º... passa o 3º...

Dá vontade de passar e eles bater, só para terem a culpa. O problema é que nós é que nos lixamos.

Link to comment
Share on other sites

e quando os peões têm de andar na estrada porque há carros no passeio?

o problema é que a prioridade é sempre dos carros. Ou pelo menos quem o tem nas mãos faz questão de mostrar que "posso-te passar por cima".

Obvio que quem está por detrás do volante abusa mais do "poder entre mãos". Só estava a falar do tema da notícia em concreto.

Mas obvio que ha condutores muito cretinos e que à conta das suas ´habilidades´ os peões ficam muito condicionados.

Assim como há péssimos condutores, também há pessoas que nem verificam se estão carros na proximidade e atravessam a estrada sem olhar!

Para além disso, neste país há cada passadeira mais mal sinalizada que até mete dó...

Uma das coisas que mais me irrita são as pessoas que estacionam em cima dos passeios e em cima ou logo a seguir as passadeiras.

Um meses sem carta só fazia bem a esses inconscientes!

Yes. Por isso digo, nem 8, nem 80. As pessoas se tivessem mais consciência no que andam a fazer........... Não creio que existam condutores ou peões perfeitos, mas que se faz muita borrada desnecessária é indiscutível...

Edited by Ana Picasso
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.