Jump to content
Sign in to follow this  
Vasco G

Deco Quer Desbloqueamento De Telemóveis Gratuito

Recommended Posts

A associação pretende mesmo que os tribunais obriguem as operadoras de telecomunicações a reembolsarem aqueles pagamentos.

"Não há qualquer tipo de justificação, técnica ou legal, para que os operadores de telemóveis continuem a manter o bloqueamento após o período de fidelização, o prazo em que o cliente está preso a um contrato", afirmou Luis Pisco, jurista da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), à 'Lusa'.

O desbloqueio gratuito dos telemóveis findo aquele prazo é aliás uma reivindicação antiga da DECO: "Há falta de razões legais para obrigar o cliente a ficar numa rede contra vontade e exigir que pague certo montante para se poder libertar" dessa rede, disse o jurista.

No mesmo sentido, a Direcção-geral do Consumidor fez saber que está a estudar a "melhor forma" de proibir as operadoras de telecomunicações de cobrarem pelo desbloqueamento dos telemóveis após o período de fidelização.

"Fizemos uma análise aos contratos de adesão [das operadoras]. Identificámos alguns problemas para os consumidores e achamos que a tarifa de bloqueamento não se justifica e devia ser gratuita", afirmou a directora geral do Consumo, Teresa Moreira, à ‘Lusa'.

SAPO

Acho muito bem :y: este é apenas mais um abuso das operadoras

Concordo plenamente.. é uma estupidez ter de se pagar para desbloquearem o telemóvel após o término do contrato.

Ficar com o telemóvel bloqueado, de certa maneira é como se ele nunca fosse nosso apesar de o termos pago.

Edited by CMC_PUBLIKUM

Isso é muito giro que aconteça, mas a minha pergunta é desbloqueia-se o telemóvel, e todo aquele software que vem agarrado ao telemóvel tipo I9 e vodafone live etc, e que muitas vezes até impede que se ligue à net através de outros meios, e até impede que se façam actualizações com aquele nº série como acontece nos HTC's bloqueados?

Toda a gente sabe como contornar a actual situação por isso isto da Deco parece uma tentativa patética, para isso pediam que se resolvesse a situação toda, desbloquear e retirar os resquícios de software da operadora original, isso sim era ter em atenção os interesses dos consumidores...

Isso é muito giro que aconteça, mas a minha pergunta é desbloqueia-se o telemóvel, e todo aquele software que vem agarrado ao telemóvel tipo I9 e vodafone live etc, e que muitas vezes até impede que se ligue à net através de outros meios, e até impede que se façam actualizações com aquele nº série como acontece nos HTC's bloqueados?

Toda a gente sabe como contornar a actual situação por isso isto da Deco parece uma tentativa patética, para isso pediam que se resolvesse a situação toda, desbloquear e retirar os resquícios de software da operadora original, isso sim era ter em atenção os interesses dos consumidores...

Nunca tás bem com nada, fdx. :lol:

Já há muito que a DECO tenta isto, mas sempre sem sucesso; agora, se conseguir, maravilha.. depois vê-se o resto.

Esqueces-te que nem toda a gente sabe desbloquear telemóveis ou onde ir para o fazer e também lhes custa estar a gastar dinheiro nisso. Não penses só em ti, pah :P

Estás enganado não estou contra isso só estou contra a deco querer demonstrar que está atenta ao interesses dos consumidores mas deixa sempre as merdas a meio.

Parece sempre que negoceia uma solução com o "Réu"

"Há coisas fantásticas não há"

PS: Fdx parece que andas a perseguir os meus posts

Estás enganado não estou contra isso só estou contra a deco querer demonstrar que está atenta ao interesses dos consumidores mas deixa sempre as merdas a meio.

Parece sempre que negoceia uma solução com o "Réu"

"Há coisas fantásticas não há"

PS: Fdx parece que andas a perseguir os meus posts

Sinceramente, posso estar muitíssimo enganado, mas parece-me que a DECO perdeu 1 bocado de credibilidade, ou seja, que é uma "organização" que não é muito levada a sério. Mas a verdade é uma.. se não são eles a tentarem isto ou aquilo, ninguém faz nada para mudar o que está mal (o que beneficia uns em detrimento de outros).

Offtopic mode on:

E não boiola, não estou a perseguir os teus post porque, se reparares, fiz 1 comentário acerca deste assunto antes de ti.

Preocupa-te antes em fazer 1 jantar romântico para a tua namorada.. Sim, cozinhado por ti :lol:

Offtopic mode off:

Edited by CMC_PUBLIKUM

Pelo q sei após x anos podes pedir o desbloqueio gratuitamente na operadora a q o tlm está bloqueado.

Tenho ideia q são 2 anos

Esperem sentados.

Também me parece...

Pagar para desbloquear após 3 anos com determinado tlm?

Essa é uma novidade. Na principal loja TMN de Braga não me pediam dinheiro. Apenas disseram k s o quisesse desbloquear, tinha k ir eu mesmo deixá-lo numa loja TMN algures no porto. :lol:

Pelo q sei após x anos podes pedir o desbloqueio gratuitamente na operadora a q o tlm está bloqueado.

Tenho ideia q são 2 anos

Já o é faz muitos anos. Ainda me lembro há uns 10 ou 15 anos, tinha eu um ericson na altura e era cliente da tmn, liguei para lá (já não me lembro se era 1 ano ou 2) a pedir o código de desbloqueio e lá tive eu a falar com o apoio a cliente e a escrever o código que eles diziam :-..

B)

Então n percebo o q a Deco quer.. Normalmente os contratos são de 24 meses, logo os clientes podem pedir o código de desbloqueio gratuitamente após terminar o contrato.

Edited by Tropa

Eles agora nao fazem isso, so fazem a tlm comprados antes de 2008 ou assim...

Lembro-me da gaja da vodafone me dizer para desbloquear o iphone depois dos dois anos de contrato era 800E

Edited by saracat

Tenho ideia q são 2 anos

Já o é faz muitos anos. Ainda me lembro há uns 10 ou 15 anos, tinha eu um ericson na altura e era cliente da tmn, liguei para lá (já não me lembro se era 1 ano ou 2) a pedir o código de desbloqueio e lá tive eu a falar com o apoio a cliente e a escrever o código que eles diziam :-..

B)

Sim, também fiz o mesmo na Optimus, mas agora acho que já não dá.

Eles agora nao fazem isso, so fazem a tlm comprados antes de 2008 ou assim...

Lembro-me da gaja da vodafone me dizer para desbloquear o iphone depois dos dois anos de contrato era 800E

800€? Convém ler as clausulas de contracto, porque lembro-me que a optimus cobrava 70€ para desbloquear qualquer telemóvel da rede.

Não acredito muito que o consigam, basta ir pelos "Exclusivos". Qual era o interesse de uma rede ter um "Exclusivo" se no fim de contas iria ser usado pela concorrência? :bye: Deco... interessem-se por coisas "de jeito".

Cumpz

simples, fazes tu o unbrand. eu já o fiz no meu N73 e o processo é super simples

tb tenho um 1680 que vai levar com o firmware original da nokia, só tou à espera que chegue o cabo para ligar ao pc

aqui há uns anos diziam que a vodafone dava o codigo de desbloqueio ao fim de 2 anos. se isso era verdade nao sei, mas se era mudou

Já não dão os codes agora pagam

nesse 1680 não metes fw original sem teres box

Edited by cRaZyzMaN

Afinal...

O Governo aprovou hoje, em reunião de Conselho de Ministros, um decreto-lei que proíbe os operadores móveis de cobrarem pelo desbloqueio dos telemóveis depois de terminado o período de fidelização, impondo também limites às tarifas aplicadas durante esse período em que se obriga os clientes a permanecer na rede.

A medida já tinha sido antecipada pela Direcção-Geral do Consumidor, que tinha feito saber que pretendia proibir os operadores de cobrarem para retirar as limitações de software que impedem o uso de cartões de outras redes.

Esta entidade já estava a preparar a iniciativa há algum tempo, mas um relatório da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a mobilidade dos consumidores no sector das comunicações veio reforçar e acelerar a adopção de medidas. A AdC apurou que o valor cobrado pelo desbloqueio, que pode variar entre os 50 e os 116 euros, mesmo após período de fidelização é um dos principais entraves a esta mobilidade.

O Decreto-lei pretende assim "aumentar a concorrência pela pressão competitiva sobre o preço dos serviços prestados", explica o comunicado do conselho de ministros.

Depois da entrada em vigor do diploma os operadores serão obrigados a desbloquear os telemóveis sem custos, depois de terminado o vínculo de fidelização, limitando-se também a tarifa de desbloqueio durante esse tempo a 50% do valor pago pelo terminal aquando da aquisição do mesmo.

Contas feitas, se o telemóvel tiver um custo inicial de 50 euros, com fidelização, o desbloqueio do mesmo durante o período em que o utilizador tem de permanecer na rede não pode ultrapassar os 25 euros. Não é referido na informação prestada pelo Governo, mas este desbloqueio não implica o fim do contrato de fidelização com o pagamento da assinatura mensal.

Os operadores ficam agora também obrigados a informar os utilizadores sobre se o equipamento está bloqueado e a forma e as condições do seu desbloqueamento.

B)

Bem... todos os aparelhos GSM/3G que tenho estão desbloqueados. Falta só a pen da Zon. Next. :-..

E o preço dos equipamentos móveis a subir em breve com esta decisão... :(

tou é mesmo a ver a aumentarem o período de permanência para uns 2 ou 3 anos

E o preço dos equipamentos móveis a subir em breve com esta decisão... sad.gif

tou é mesmo a ver a aumentarem o período de permanência para uns 2 ou 3 anos

acho que é mais por aí, vão aumentar os periodos de fidelização, porque encarecer o produto em si ia ser mau para as vendas

fdx o que eh que o deco tem a ver com isso? o gajo tem dinheiro que chegue para desbloquear todos os telemoveis.