Jump to content
Sign in to follow this  
fisherman

Freesat - Tv Inglesa Por Satélite

Recommended Posts

Logo_freesat.png

O que é o Freesat?

E um bouquet de canais livres, sem assinatura\completamente gratis, distribuido por satélite e vocacionado apenas para o Reino Unido. E a versão satélite do Freeview, que corresponde a nossa TDT.

Este bouquet tem vindo a crescer devido a vários factores, o que acho mais importante foi passarem a transmitir esses canais pelo satélite Astra 2D, mas também ter acabado o vinculo contratual com a BSKYB, a zon de lá. Isto permitiu a desencriptação dos melhores canais sem violar a história dos direitos de autor e afins.

O footprint deste satélite ou a sua area de cobertura situa-se maioritariamente no Reino Unido, onde é possivel captar as emissões com parabólicas pequenas, iguais ou mais pequenas que as da zon\meo.

0_astra_2D_north_L.jpg

_http://www.ses-astra.com/business/en/satellite-fleet/satellite-list/astra2d/

E o que é que eu tenho a ver com isso?

Nada, eu é que tava sem nada para fazer.

Conta mais!

A lista de canais disponivel pode ser consultada aqui, mas entre eles estão:

BBC, BBC HD, BBC NEWS, BBC2\3\4

ITV, ITV2\3\4

Channel 4

Channel 5

moovies4men\2

film\2

Dave

...

Digamos que com esta oferta de canais, só os eventos desportivos de maior relevancia -bola- é que obrigam a ter uma assinatura de tv paga. Eles fornecem de graça quase tudo o que aqui somos obrigados a pagar para ver.

Também Quero!!!

E possivel captar o satélite em Portugal Continental sem grandes problemas, na Madeira é mais dificil, nos Açores esqueçam. Os custos associados podem ir de menos de 200€ a um disparate. O mais importante é o tamanho da antena.

Esta imagem mostra os tamanhos das antenas de alguns utilizadores do site kingofsat em relação satélite Astra 2D.

mapck.png

_http://en.kingofsat.net/beams.php?s=57

A julgar pela imagem, no Algarve um prato de 125cm (~60€) seria mais que suficiente (na realidade depende), Madeira 180cm(+250€), Açores demasiado caro. Há que juntar, suporte, cabos, lnb e receptor. Um receptor do mais básico SD começa nos ~55€ e acaba nos 1250€ já com HD, disco de 500gb, gravador de dvds e o crl.

- 1250!

- Ya

- Vale a pena?

- NÃO

- Fdx! Tava a ver...

Um receptor HD pvr, mesmo basico ainda é caro imo. ~160€ sem disco, mas podemos meter o disco do tamanho que se quiser ou quase. Tudo se resume, principalmente, a uma questão de dinheiro. A quantidade, qualidade e variedade dos canais é boa e tende a melhorar com a introdução da alta definição.

Problemas

- Custo

- Passagem de 1 a 4 cabos

- Viver num condominio com vizinhos chatos

- 1 receptor por tv

- Ter uma mulher chata

- Mau tempo

- Não saber ingles

- Ler isto e não ter percebido nada

Isto não é uma alternativa ao que temos por cá, porque pode ser dificil\impossivel de realizar para 90% do pessoal, é apenas mais uma opção\curiosidade. Se tivesse o papel, era gajo para instalar uma cena destas, mas até lá...

Para finalizar, esta coisa do freesat é um pouco o que acabaremos por ter com a TDT, se chegarmos aos 120. Infelizmente somos muito pequenos para ter mais de 7 ou 8 canais de graça, apesar da infraestrura estar aí e dar para umas dezenas de canais.

Epá... isso é excelente! Tenho que ir mexer no motorzinho da minha para apontar para esse satélite. Tenho uma antena com 1,40 por isso não deve ser problema apanhar isso.