Jump to content

Prémios A Jogadores


BigSa
 Share

Recommended Posts

O jornal record hoje fala em incentivos a jogadores do Leixões por parte do empresário Jorge Teixeira (filho do ex-presidente do Leixões, José Manuel Teixeira).

Uma oferta de 50 mil euros para os matosinhenses conseguirem pontuar no Estádio da Luz - em jogo relativo à 6.ª jornada do campeonato.

A investigação do MP envolve, desde logo, o Sp. Braga, porque terá sido em nome do clube bracarense que a oferta foi feita.

De acordo com fonte junto do processo, este dossier iniciado a partir do Benfica-Leixões será apenas uma pequena parte de uma investigação mais alargada. Que, neste momento, até já deverá incluir a análise a mais jogos da Liga Sagres - com vista a apurar se existem outras ofertas e de que género, procurando o MP aí

encontrar casos de infração mais grave, como por exemplo aliciamento para uma equipa se deixar derrotar. Nesse caso, a prática já configuraria corrupção.

Link to comment
Share on other sites

Pagos para travar o Benfica

JOGADORES DE MATOSINHOS CONFIRMARAM INCENTIVOS

O empresário Jorge Teixeira está sob investigação a cargo do Ministério Público por alegadamente ter abordado os três capitães do Leixões (Nuno Silva, Hugo Morais e Joel) e feito uma oferta de 50 mil euros para os matosinhenses conseguirem pontuar no Estádio da Luz - em jogo relativo à 6.ª jornada do campeonato.

Jorge Teixeira, filho do ex-presidente do Leixões, José Manuel Teixeira, já foi mesmo constituído arguido num processo que poderá ir muito além deste Benfica-Leixões, que terminou com a vitória dos encarnados por 5-0, a 26 de setembro do ano passado. A investigação do MP envolve, desde logo, o Sp. Braga, porque terá sido em nome do clube bracarense que a oferta foi feita. De resto, no decorrer da investigação, os próprios capitães do Leixões terão admitido que, nessa abordagem, Jorge Teixeira prometeu o referido prémio envolvendo o nome do Sp. Braga.

O presidente do Leixões, Carlos Oliveira - que só tomou conhecimento da situação a posteriori -, mostrou-se indignado e falou com os três jogadores, que lhe confirmaram os contactos por parte de Jorge Teixeira. Nuno Silva, Hugo Morais e Joel, apurou o nosso jornal, confessaram inicialmente o caso ao treinador José Mota

enquanto a equipa viajava, no próprio dia do jogo, em direção a Lisboa.

Existem várias questões suscitadas no inquérito que está em andamento e, desde logo, uma delas é apurar se o referido empresário dispõe de condições para, em nome individual, realizar uma ação desta

grandeza de valores, embora Record também saiba que a investigação procura simultaneamente saber se existe algum grau de relação entre Teixeira e o clube que lidera o campeonato. Por outro lado,

António Salvador, presidente do Braga, terá ele próprio tomado a iniciativa de denunciar o caso à polícia no momento em que tomou conhecimento que o nome do seu clube aparecia envolvido nesta história.

De acordo com fonte junto do processo, este dossier iniciado a partir do Benfica-Leixões será apenas uma pequena parte de uma investigação mais alargada. Que, neste momento, até já deverá incluir a análise a mais jogos da Liga Sagres - com vista a apurar se existem outras ofertas e de que género, procurando o MP aí

encontrar casos de infração mais grave, como por exemplo aliciamento para uma equipa se deixar derrotar. Nesse caso, a prática já configuraria corrupção.

"Jó" não era apenas o filho do presidente

O homem que está no olho do furacão é um jovem de 32 anos que tentou fazer uma carreira de futebolista. Jorge Teixeira, conhecido apenas por "Jó" entre os seus amigos mais próximos, foi jogador do FC Porto nas camadas jovens e ainda tentou como sénior afirmar uma carreira de futebolista, tendo jogado no Torre de Moncorvo.

Jorge é filho de José Manuel Teixeira, presidente do Leixões nos anos em que a equipa, sob as ordens de Carlos Carvalhal, conseguiu estar presente na final da Taça de Portugal (época de 2002/03) e regressar às competições europeias. Já muito próximo do clube, Jorge Teixeira acabou por ascender ao cargo de gestor

desportivo, acompanhando os últimos meses da presidência do seu pai, um antigo jogador do Leixões conhecido pela sua raça.

José Manuel Teixeira assumiu a presidência do clube escorado também no facto de na altura ser casado com Sílvia Carvalho, filha de um dos principais acionistas da SAD, o empresário da área dos congelados Manuel Carvalho. Tudo ficou mais difícil para José Manuel Teixeira quando se separou de Sílvia, tendo permanecido na estrutura do clube já quando Carlos Oliveira assumiu a presidência da SAD, mas saindo do clube no ano em que este conseguiu finalmente ascender, sob o comando de Vítor Oliveira, à 1.ª Divisão (época de 2006/07).

Jorge Teixeira saiu mais cedo que o pai, depois de chegar a acordo com o Leixões, tendo a administração alegado que tinha um vencimento incomportável com as suas funções. A atual administração terá detetado também situações que a levaram a romper com Teixeira pai e filho, que desde então se têm mantido

numa oposição apagada à equipa conduzida por Carlos Oliveira. Jorge Teixeira enveredou então pela carreira de empresário de jogadores, aproveitando os contactos privilegiados que tinha com alguns protagonistas do futebol. Era conhecida a sua ligação a José Gomes, atual treinador adjunto de Jesualdo Ferreira no FC Porto, ao qual chegou mesmo a organizar uma festa de homenagem depois da passagem, sem sucesso, deste treinador pelo Leixões.

Note-se que o pai de Jorge Teixeira surgiu nas últimas eleições autárquicas a apoiar a candidatura de Narciso Miranda, antigo presidente da Câmara de Matosinhos que perdeu as autárquicas do passado dia 11 de outubro para Guilherme Pinto, de quem Nuno Oliveira, um dos filhos de Carlos Oliveira, é o n.º 2 no executivo.

O Benfica-Leixões de que agora se fala aconteceu duas semanas antes.

Expulsões, polémica e goleada

O Benfica-Leixões, que agora está a ser investigado pelo Ministério Público, foi um jogo envolto em polémica em que o Leixões acabaria a partida apenas com 9 elementos em campo, fruto das expulsões de Pouga (27') e Nuno Silva (54') por parte do árbitro João Capela.

Apesar do juiz lisboeta ter tido decisões acertadas ao mostrar o cartão vermelho aos dois jogadores matosinhenses (ambos por contínuo recurso a faltas perigosas), o técnico José Mota não calou a indignação no final da partida. "A expulsão de Pouga foi a pedido dos jogadores do Benfica", afirmou o técnico do Leixões.

Contudo, e tendo em conta as análises da maioria dos jornais no dia seguinte ao encontro, ficaram ainda duas grandes penalidades por marcar a favor dos encarnados: aos 15' falta de Nuno Silva sobre Cardozo na grande área e aos 37' por carga de Tucker sobre Ramires. Dois lances numa altura em que o resultado persistia ainda num nulo que só seria desfeito já nos descontos concedidos por João Capela na primeira parte, quando David Luiz desviou de cabeça um livre lateral cobrado por Pablo Aimar. No segundo tempo, o Benfica viria a marcar mais 4 golos por Cardozo (2), Ramires e Maxi.

Vieira ouvido no âmbito da investigação do Benfica-Leixões

ENCARNADOS CONFIRMAM NOTÍCIA DE "RECORD"

O Benfica confirmou, esta quarta-feira, através de um comunicado publicado no site oficial do clube, a notícia avançada por Record, que dá conta de uma investigação por parte do Ministério Público em relação a alegados "prémios" que terão sido oferecidos a jogadores do Leixões para a equipa de Matosinhos conseguir pontuar no Estádio da Luz, no jogo da 6.ª jornada da Liga, disputado no dia 26 de setembro de 2009. E adianta que o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira "foi ouvido no âmbito desta investigação".

Eis o comunicado na íntegra:

"Na sequência das notícias que surgiram esta manhã na comunicação social e que dão conta de uma investigação em curso em relação a 'prémios' que teriam sido oferecidos a jogadores do Leixões para o jogo da 6.ª jornada da Liga portuguesa, o SL Benfica confirma que o presidente Luís Filipe Vieira foi ouvido no âmbito desta investigação e que espera que a mesma apure todas as responsabilidades das pessoas envolvidas e a amplitude que semelhante prática pode ter atingido em jogos da 1.ª Liga, podendo, desta forma, distorcer e adulterar a verdade desportiva".

Link to comment
Share on other sites

Desde quando é que se paga a jogadores para fazerem o trabalho deles?? Que estupidez, o contrário é que já seria outra conversa

não sou contra "incentivos" desses, há muito que existe no futebol, ao contrario era problema, assim não vejo nenhum.

é um pouco desleal, mas fdx pagos para realizarem o trabalho pago.

Normalmente fazem-no um pouco diferente, conyactam o presidente do clube e é o presidente que dá esse mesmo incentivo, não é a mesma coisa?

Link to comment
Share on other sites

Desde quando é que se paga a jogadores para fazerem o trabalho deles?? Que estupidez, o contrário é que já seria outra conversa

Segundo o que disse um juíz que falou sobre este caso, ambas as situações são puniveis por lei.

A Judiciária que continue a investigar até chegar ao Olhanense - Benfica. Foram esses os 2 jogos desta época em que se notou uma atitude dos adversários um bocado fora do comum. Aquele Miguel Garcia então... enfim, recorreu a todos os truques possíveis para tentar tirar o David Luiz do clássico.

Edited by P4rthen0n
Link to comment
Share on other sites

Desde quando é que se paga a jogadores para fazerem o trabalho deles?? Que estupidez, o contrário é que já seria outra conversa

Segundo o que disse um juíz que falou sobre este caso, ambos os casos são puniveis por lei.

A Judiciária que continue a investigar até chegar ao Olhanense - Benfica. Foram esses os 2 jogos desta época em que se notou uma atitude dos adversários um bocado fora do comum. Aquele Miguel Garcia então... enfim, recorreu a todos os truques possíveis para conseguir tirar o David Luiz do clássico.

Porque é que achas que o braga contratou o Miguel Garcia? Não há coincidências...

Link to comment
Share on other sites

O Miguel Garcia é Sportinguista, logo deve ser anti-benfica, deve-se alvoraçar na presença de camisolas vermelhas com uma águia ao peito. Sim e claro que ambas as situações devem ser punidas, o que eu acho é que qualquer profissional de futebol deve dar tudo para ganhar um jogo e não ainda ter de receber incentivo financeiro para o fazer.

Desde quando é que se paga a jogadores para fazerem o trabalho deles?? Que estupidez, o contrário é que já seria outra conversa

não sou contra "incentivos" desses, há muito que existe no futebol, ao contrario era problema, assim não vejo nenhum.

é um pouco desleal, mas fdx pagos para realizarem o trabalho pago.

Normalmente fazem-no um pouco diferente, conyactam o presidente do clube e é o presidente que dá esse mesmo incentivo, não é a mesma coisa?

Ora aqui está, precisamente, é hábito dar incentivos para se ganhar jogos mas acho que não deveria ser preciso, por exemplo em Espanha já tivemos Barça a pagar incentivos a adversários do Real e vice versa. E noutros campeonatos também, não sei qual o escândalo de agora aparecer cá e provavelmente até já se fez mas ninguém ligou, mas agora estamos na onda das polémicas, é moda, todos os dias tem que haver uma nova.

Link to comment
Share on other sites

Comunicado da Leixões SAD

A Administração da Leixões Sport Club – Futebol, SAD esclarece que, sobre os factos vindos hoje a público nalguma imprensa, no momento em que foi alertada para um eventual aliciamento de atletas deste Clube, no sentido de ganharem o jogo do dia 26 de Setembro, a contar para a 6.ª jornada da Liga Sagres, manteve contactos com os Presidentes dos clubes supostamente envolvidos, disponibilizando todos os elementos e meios necessários para as respectivas participações-crime.

A Administração da SAD do Leixões não apresentou qualquer queixa porque sabia, pelos próprios presidentes, que o SL Benfica e SC Braga o iam fazer.

A SAD do Leixões repudia este tipo de actuações e garante que qualquer elemento da sua Administração, equipa técnica ou atletas não se deixaram envolver neste tipo de "manobras" pelo que aguarda serenamente as conclusões dos inquéritos em curso para conhecer a verdade dos factos.

A Administração da SAD do Leixões estará, como sempre esteve, disponível para prestar todos os esclarecimentos às autoridades competentes, mas não produzirá qualquer tipo de declarações públicas sobre o "caso".

Este comportamento é a sua "pedra de toque", neste e noutro tipo de factos, pelo que, a SAD do Leixões, não se deixará "arrastar" para "casos" a que é alheia.

A honra e a dignidade do Universo Leixões não poderão ser minimamente beliscadas.

Esta é a postura do Leixões SC, clube com mais de 100 anos de história, e assim se vai manter.

Matosinhos, 27 de Janeiro de 2010

A Administração da Leixões Sport Club – Futebol, SAD

Link to comment
Share on other sites

É isso e os prémios de jogo e os prémios de assinatura...

Não fazem sentido nenhum, mas o que é certo é que existem.

Não tem nada a ver, não involve terceiros, cada clube gere as suas finanças e os contractos com os seus jogadores da maneira que entender.

Um clube para não gastar tanto em ordenados pode incluir prémios por objectivos, assim como um jogador que seja dono do seu passe pode negociar prémios de assinatura já que o seu futuro clube não gastou dinheiro com a aquisiçãso, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Nem sei que diga ou pense...

Fico mais preocupado quando se fala de aliciamento a árbitros, pagar incentivos para ganhar a alguém não me parece errado. Se pagassem para perder aí já devia ser investigado a sério...

Link to comment
Share on other sites

É isso e os prémios de jogo e os prémios de assinatura...

Não fazem sentido nenhum, mas o que é certo é que existem.

Não tem nada a ver, não involve terceiros, cada clube gere as suas finanças e os contractos com os seus jogadores da maneira que entender.

Um clube para não gastar tanto em ordenados pode incluir prémios por objectivos, assim como um jogador que seja dono do seu passe pode negociar prémios de assinatura já que o seu futuro clube não gastou dinheiro com a aquisiçãso, por exemplo.

Eu disse é que não fazia sentido... Não fiz comparação.

Quer dizer, ganhas o teu salário e depois és pago pelo número de jogos que jogos, pelo numero de golos que não sofres, pelo número de vitórias...

Então mas o salário não era suposto ser o teu incentivo?

Link to comment
Share on other sites

É isso e os prémios de jogo e os prémios de assinatura...

Não fazem sentido nenhum, mas o que é certo é que existem.

Não tem nada a ver, não involve terceiros, cada clube gere as suas finanças e os contractos com os seus jogadores da maneira que entender.

Um clube para não gastar tanto em ordenados pode incluir prémios por objectivos, assim como um jogador que seja dono do seu passe pode negociar prémios de assinatura já que o seu futuro clube não gastou dinheiro com a aquisiçãso, por exemplo.

Eu disse é que não fazia sentido... Não fiz comparação.

Quer dizer, ganhas o teu salário e depois és pago pelo número de jogos que jogos, pelo numero de golos que não sofres, pelo número de vitórias...

Então mas o salário não era suposto ser o teu incentivo?

Uiiiiiiiii, vai tentar explicar isso tudo aos bancarios entao.... Ainda por cima agora que estao numa altura de atribuicao de bonus... :blerk:

Link to comment
Share on other sites

É isso e os prémios de jogo e os prémios de assinatura...

Não fazem sentido nenhum, mas o que é certo é que existem.

Não tem nada a ver, não involve terceiros, cada clube gere as suas finanças e os contractos com os seus jogadores da maneira que entender.

Um clube para não gastar tanto em ordenados pode incluir prémios por objectivos, assim como um jogador que seja dono do seu passe pode negociar prémios de assinatura já que o seu futuro clube não gastou dinheiro com a aquisiçãso, por exemplo.

Eu disse é que não fazia sentido... Não fiz comparação.

Quer dizer, ganhas o teu salário e depois és pago pelo número de jogos que jogos, pelo numero de golos que não sofres, pelo número de vitórias...

Então mas o salário não era suposto ser o teu incentivo?

Se fossemos máquinas era assim que funcionava, mas não somos, porque é que os jogadores se galvanizam contra as grandes equipas? a motivação extra aumenta o rendimento dos jogadores, quer seja ela monetária ou de outra origem qualquer.

Além de como já disse antes, ao diminuir o salário base e criando prémios por objectivos uma equipa pode poupar uns trocos no orçamento anual, a não ser que seja o Barcelona ou tenha o Jorge Jesus... :-..

Edited by gleal
Link to comment
Share on other sites

Até já há quem pague prémios extra a ver nos derrubam. Realmente devemos ser MUITO GRANDES. Ou então sem quererem fazem-nos GRANDES. Um grande pagar a um pequeno seria mais "normal", o Sporting de Braga (ou alguém a seu mando) já é novidade. 14.gif

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.