Jump to content
Sign in to follow this  
BooM

10 Plantas Mais Bizarras Da Natureza

Recommended Posts

Welwitschia mirabilis: A planta mais resistente do mundo.

Ela não é bonita de se olhar, mas esta planta comum na Namíbia é realmente um dos tipos mais curiosos encontrados na natureza. Não há realmente nada parecido. A Welwitschia tem em apenas duas folhas e um caule robusto com raízes. Duas folhas que continuam a crescer até se parecerem à juba de uma criatura da ficção científica.

Ao invés de ganhar altura, seu caule engrossa e pode chegar a quase dois metros de altura e oito metros de largura. Sua vida útil estimada é de 400 a 1,5 mil anos. Ela pode sobreviver por até cinco anos sem chuva. A planta conhecida por ser muito saborosa e é conhecida por 'Onyanga', que significa cebola do deserto.

welwitschiamirabilis281.jpg

Dionaea muscipula: a Vênus carnívora.

Ela é a mais famosa de todas as carnívoras, devido à natureza única, ativa e eficaz das suas armadilhas. Mas, além de famosa ela também é ameaçada de extinção. A planta tem duas folhas articuladas cobertas de uma penugem e ultrassensível que detecta a presença de tudo, desde formigas a aracnídeos. A armadilha se fecha em menos de um segundo.

Dionaea4.jpg

Rafflesia arnoldii: A flor mais larga do mundo.

Ela é uma das plantas mais exóticas e raras do mundo, mas você provavelmente não vai querê-la no seu jardim. Apesar de bela, ela é a maior flor do mundo e, quando está florida, dela desprende um odor fétido semelhante à carne podre. Por essa característica ela é conhecida como 'planta cadáver' pelos nativos da Indonésia, seu país de origem.

Recentemente catalogada na família Euphorbiaceae, a Rafflesia arnoldii pode ter um metro de diâmetro e pesar de 6 a 11 kg. Ela é bela, salpicada de flores e tem uma cor vermelho ferrugem.

Suas flores duram apenas três dias por semana e esse cheiro desagradável que produz atrai insetos polinizadores que a ajudam a perpetuar a espécie. Mas apenas 10 ou 20% das mudas sobrevivem. Com alguma sorte, em nove meses ela floresce.

The+World%E2%80%99s+Most+Unusual+Plants+&+flowers.jpg

Desmodium Gyrans: A planta dançarina.

Esta planta foi chamada de Hedysarum por Darwin, mas botânicos modernos a chamam de Desmodium gyrans, ou - mais recentemente - de Codariocalyx Motorius. Apesar de todos esses nomes, ela é conhecida como planta dançarina em função dos graciosos movimentos das suas folhas, mesmo sem vento. Ela é uma planta de fácil cultivo.

Desmodiumgyrans.jpg

Euphorbia obesa: a planta baseball

Euphorbia Obesa, também conhecida como a planta baseball, é natural da África do Sul. Infelizmente, a espécie está ameaçada pelas colheitas sem planeamento. Por sua aparência interessante e curiosa, a Euphorbia é devastada pelas populações nativas. Para proteger a espécie, recentemente, sua exploração foi proibida no país. A sua cultura, no entanto, tornou-se comum em jardins botânicos pelo mundo.

euphorbia_obesa1.jpg

Amorphophallus titanum: a Flor Cadáver

Esta flor é mais alta que um ser humano e tem um odor forte que, como a Rafflesia arnoldii, lembra carne podre. A Amorphophallus titanum da Indonésia - ou 'flor-cadáver' como é conhecida pelos habitantes locais - faz parte de uma rara cadeia: ela é polinizada pelos insetos que buscam carniça na selva. Esta planta da Indonésia tem a maior inflorescência do mundo.

amorphophalluswilhelma.jpg

Baobá: a árvore garrafa.

Baobá é o nome comum do gênero Adansonia, compreendendo oito espécies diferentes de árvores. Ela é nativa de Madagascar, na África, e na Austrália. O Baobá é conhecido como 'árvore garrafa', não só por parecer-se com uma, mas também porque é capaz de armazenar cerca de 300 litros de água. De vida longa, um baobá pode durar mais de 500 anos.

baoba0003.jpg

Dracaena cinnabari: a árvore sangue de dragão.

A Dracaena Cinnabari é uma árvore nativa do pequeno arquipélago de Socotra no Oceano Índico, próximo Nordeste Africano. Ela é conhecida como 'árvore sangue do dragão' em função da sua seiva vermelha. No passado, a seiva era muito procurada como medicamento e corante. A Dracaena cinnabari é uma das plantas mais marcantes de Socotra, ela tem uma aparência estranha, assemelhando-se a um guarda-chuva virado pelo vento. A espécie foi descrita formalmente por Isaac Bayley Balfour em 1882.

dracaena_01.jpg

Mimosa pudica: a planta da vergonha.

Mimosa pudica, ou planta sensitiva, tem uma curiosa qualidade: as folhas se dobram para dentro e tombam quando são tocadas e, minutos depois, voltam a abrir-se. A espécie é nativa do Brasil e de todos os países da América do Sul e América Central. Ela tornou-se uma erva daninha pantropical.

Selaginella lepidophylla: a planta da ressurreição.

Também conhecida como 'Rosa de Jericó', a Selaginella lepidophylla é uma espécie de planta do deserto conhecida por sua capacidade de sobreviver à seca quase completa durante o tempo seco no seu habitat natural. Ela enrola-se na forma de uma bola e só se desenrola quando é exposta à humidade. É nativa do Deserto de Chihuahua.

rosajerico.JPG

Edited by Mini0n

Share this post


Link to post
Share on other sites

very nice info Boom! :y:

Desconhecia a planta cadáver e a mais larga do mundo! já valeu a pena acordar hoje! ehheheh

Share this post


Link to post
Share on other sites

4 palavras:

Al ta men te! :y:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Dizem que a primeira também papa insectos, ratos, etc...

A Baobá: a árvore garrafa, confunde-se muito com o Imbondeiro.

imbondeiro2.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fdx a flor cadáver é tipo ENORME!

Also, desculpa lá, mas reduzi aí 2 imagens... 2168 x 3276 é tipo abuso... ^_^

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fdx a flor cadáver é tipo ENORME!

Also, desculpa lá, mas reduzi aí 2 imagens... 2168 x 3276 é tipo abuso... ^_^

Thx.. Eu não sei fazer isso... :-..

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.