Jump to content

Portugal Entra No Ranking Da Fibra Óptica Com 41,5 Mil Casas Conectadas


Spark
 Share

Recommended Posts

Portugal entra no ranking da fibra óptica com 41,5 mil casas conectadas

fibra-optica-redes-4915.jpg

Portugal entrou para o ranking europeu do FTTH Council ao registar 41,5 mil casas conectadas por fibra óptica em Dezembro de 2009. No mesmo período, o FTTH Council estima em 1,150 milhões o número de casas passadas com fibra no País.

Num evento de antevisão da 7ª Conferência do FTTH Council Europe, que se realiza entre 24 e 25 de Fevereiro em Lisboa, os responsáveis da associação que reúne fabricantes e fornecedores tecnológicos das redes de fibra óptica lembraram que nunca um país europeu registou um crescimento tão repentino no número de casas conectadas e passadas, como o registado durante o ano de 2009 em Portugal.

Segundo o FTTH Council (FTTH é sigla de Fiber To The Home; ou "fibra até casa"), o mercado português registou um crescimento de 186% no número de casas conectadas directamente à fibra entre Dezembro de 2008 e Dezembro de 2009.

No número de casas passadas (casas cuja proximidade com as infra-estruturas permite a conexão à fibra em menos de uma semana), o crescimento é ainda maior, fixando-se em 475% durante o ano de 2009. Com estes valores, Portugal passou a constar no Top 10 dos países europeus com mais de um por cento das casas/edifícios conectados a redes de fibra óptica.

Segundo Karol Helsen, presidente do FTTH Council Europe, os operadores dedicaram 2009 ao investimento nas redes e nós "centrais" e, por isso, o crescimento no número das casas passadas foi superior ao das casas conectadas. Helsen acredita que, uma vez instalada a infra-estrutura que serve ruas, bairros ou cidades inteiras, o número de casas conectadas deverá aumentar exponencialmente.

Numa alusão ao protocolo assinado com a maioria dos operadores, os responsáveis do FTTH Council não pouparam elogios ao governo português e à Anacom, por terem sido pioneiros na criação mecanismos de financiamento e enquadramento legal favorável aos investimentos nas redes de fibra óptica.

Quanto à duplicação de redes e infra-estruturas (em Portugal, a PT já reiterou que não pretende enveredar por uma rede partilhada), o presidente do FTTH Council Europe lembra que a concorrência pode desenvolver o mercado, mas é importante que as entidades reguladoras assegurem a "abertura e o acesso às redes entre os vários operadores concorrentes".

Ainda na área da expansão das redes, outro dos acontecimentos a ter em conta é o lançamento de novas directivas comunitárias em Abril, pela Comissão Europeia. A título de exemplo, Helsen refere o impacto que a fibra óptica tem tido nas zonas rurais da Suécia, que passaram fixar negócios e indústrias que, outrora, estavam nas grandes cidades.

"Não são os operadores de telecomunicações que vão prestar serviços de saúde e educação à distância. Logo, há que saber como podem as empresas e a população tirar partido destas novas redes", conclui.

Link to comment
Share on other sites

41000 em mais de 1 milhão de casas passadas não me parece muito, mas ok, na minha zona nem passadas, nem nada que se pareça...

Da última vez que veio um técnico da PT aqui à empresa, há poucas semanas atrás, lá foi dizendo que não têm mãos a medir com tantas instalações de fibra óptica... se calhar o problema passa por aí...

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que fiquei a pagar mais 2 ou 3€.

no meu caso ficaria a pagar mais 20€ para ter Nitro 120. Não se justifica de maneira nenhuma, tenho net 30Mb que por norma são 20 e tal, não vejo interesse absolutamente nenhum em fazer um upgrade.

B)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que fiquei a pagar mais 2 ou 3€.

no meu caso ficaria a pagar mais 20€ para ter Nitro 120. Não se justifica de maneira nenhuma, tenho net 30Mb que por norma são 20 e tal, não vejo interesse absolutamente nenhum em fazer um upgrade.

B)

Isso não é fibra. É eurodocsis 3.0 como a Zon. Eles apenas chamam fibra a isso indevidamente. Aqui está-se a falar fibra em FTTH que é fibra desde lá fora até dentro de casa. Na Zon e Cabovisão eles apenas passaram a usar mais frequências no coaxial, não sendo por isso fibra. O único operador de cabo que tem efectivamente zonas de FTHH é a Zon e só nas zonas em que a antiga TVTEL funcionava com essa tecnologia.

Link to comment
Share on other sites

Eu vou pôr Zon Fibra... Também só poupo aí uns 3€, mas duplico a velocidade da Net e melhoro o pacote de canais... Ah... e o melhor vejo-me livre da Clix e da sua merdosa assitência técnica :D

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que fiquei a pagar mais 2 ou 3€.

no meu caso ficaria a pagar mais 20€ para ter Nitro 120. Não se justifica de maneira nenhuma, tenho net 30Mb que por norma são 20 e tal, não vejo interesse absolutamente nenhum em fazer um upgrade.

B)

Isso não é fibra. É eurodocsis 3.0 como a Zon. Eles apenas chamam fibra a isso indevidamente. Aqui está-se a falar fibra em FTTH que é fibra desde lá fora até dentro de casa. Na Zon e Cabovisão eles apenas passaram a usar mais frequências no coaxial, não sendo por isso fibra. O único operador de cabo que tem efectivamente zonas de FTHH é a Zon e só nas zonas em que a antiga TVTEL funcionava com essa tecnologia.

altamente FAKE por 2 motivos, 1º porque não existe FTHH (:-..) depois porque a Zon não faz nada disso.

A ZON é FTTN, assim como a Cabovisão.

FTTH só existem 2 operadores cá em Portugal, a Meo e a Clix.

B)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que fiquei a pagar mais 2 ou 3€.

no meu caso ficaria a pagar mais 20€ para ter Nitro 120. Não se justifica de maneira nenhuma, tenho net 30Mb que por norma são 20 e tal, não vejo interesse absolutamente nenhum em fazer um upgrade.

B)

Isso não é fibra. É eurodocsis 3.0 como a Zon. Eles apenas chamam fibra a isso indevidamente. Aqui está-se a falar fibra em FTTH que é fibra desde lá fora até dentro de casa. Na Zon e Cabovisão eles apenas passaram a usar mais frequências no coaxial, não sendo por isso fibra. O único operador de cabo que tem efectivamente zonas de FTHH é a Zon e só nas zonas em que a antiga TVTEL funcionava com essa tecnologia.

altamente FAKE por 2 motivos, 1º porque não existe FTHH (:-..) depois porque a Zon não faz nada disso.

A ZON é FTTN, assim como a Cabovisão.

FTTH só existem 2 operadores cá em Portugal, a Meo e a Clix.

B)

bah... u know what i mean. Zon e Cabovisão não são fibra.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Ora bem, vou aproveitar este tópico para esta notícia da Zon:

Zon autorizada a utilizar assinatura Fibra

A Zon foi autorizada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a utilizar a marca Zon Fibra, a que foi contestada pela Portugal Telecom.

A Zon foi autorizada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a utilizar a marca Zon Fibra, a que foi contestada pela Portugal Telecom.

Segundo comunicou hoje a Zon, a empresa foi "autorizada a utilizar a marca ZON Fibra sem qualquer restrição", já que "o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) não deu provimento à reclamação efectuada pela sua concorrente directa".

A PT queixou-se da utilização que considerava indevida pela Zon da expressão Fibra, considerando a PT que esta designação induzia os clientes em erro, já que, alegava, a Zon não tem uma rede pura de fibra, mas sim uma rede híbrida.

A Zon alegou que utiliza a designação Zon Fibra "para designar essencialmente produtos e serviços de alto débito sobre uma rede de nova geração".

Link to comment
Share on other sites

Ora bem, vou aproveitar este tópico para esta notícia da Zon:

Zon autorizada a utilizar assinatura Fibra

A Zon foi autorizada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a utilizar a marca Zon Fibra, a que foi contestada pela Portugal Telecom.

A Zon foi autorizada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a utilizar a marca Zon Fibra, a que foi contestada pela Portugal Telecom.

Segundo comunicou hoje a Zon, a empresa foi "autorizada a utilizar a marca ZON Fibra sem qualquer restrição", já que "o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) não deu provimento à reclamação efectuada pela sua concorrente directa".

A PT queixou-se da utilização que considerava indevida pela Zon da expressão Fibra, considerando a PT que esta designação induzia os clientes em erro, já que, alegava, a Zon não tem uma rede pura de fibra, mas sim uma rede híbrida.

A Zon alegou que utiliza a designação Zon Fibra "para designar essencialmente produtos e serviços de alto débito sobre uma rede de nova geração" .

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Btw ca a baixo a Albufeira também nunca mais chega :(

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.