Jump to content

Terramoto Haiti


Revenge
 Share

Recommended Posts

Acabou de acontecer um Terramoto no Haiti de escala 7.0.

Durou 35s, e foi o suficiente para mandar edifícios abaixo.

Edit:

Um forte tremor de terra de magnitude 7.0 na escala de Richter abalou o Haiti, nas Caraíbas. Há relatos de feridos e vários mortos e de um hospital que terá colapsado devido à intensidade do abalo sísmico.

O terramoto teve epicentro a 15 quilómetros da capital do Haiti, Port-au-Prince. Aconteceu a uma profundidade de 8 quilómetros.

Há relatos de várias casas que ruiram tal como terá acontecido a um hospital em Petionville, próximo de Port-au-Prince. Um repórter da agência de notícias Reuters no país indica que há vários mortos e feridos.

"Toda a gente está a tremer", disse à NBC um elemento do Departamento norte-americano de Agricultura que está de visita ao país. "O céu está cinzento de pó"

As autoridades norte-americanas registaram após o abalo principal outros três terramotos com magnitude 5.9 e 5.5 e 5.1.

O tremor de terra foi ainda sentido na República Dominicana. Alguns habitantes da capital, Santo Domingo, deixaram mesmo as casas com receio.

(em actualização)

Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena :no:

Pá no Haiti aquilo é muito mau, mesmo muito pobre, as casas são de fraca qualidade e pronto, mais uma tragedia... :(

Edited by systemoff
Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena :no:

Atenção que um 7.0 na escala de Richter é um sismo forte e que faz muitos estragos! A juntar a isso construções degradadas/frágeis temos um quadro negro pela frente... :(

Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena :no:

Atenção que um 7.0 na escala de Richter é um sismo forte e que faz muitos estragos! A juntar a isso construções degradadas/frágeis temos um quadro negro pela frente... :(

:-

Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena :no:

Atenção que um 7.0 na escala de Richter é um sismo forte e que faz muitos estragos! A juntar a isso construções degradadas/frágeis temos um quadro negro pela frente... :(

Eu sei que sim, só estava a salientar que hj um sismo desses que sendo forte, nuns sitios quase nao faz estragos, agora em sitios como o Haiti mata milhares e destroi muita coisa.

Link to comment
Share on other sites

Presidente haitiano diz que sismo fez milhares de mortos

O Parlamento ruiu. A sede da administração fiscal ruiu. Escolas ruíram. Hospitais ruíram. Algumas escolas estão cheias de cadáveres», afirmou o presidente do Haiti, nas suas primeiras declarações após o sismo de 7.0 na escala de Richter que abalou o país.
tsf
Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena :no:

Atenção que um 7.0 na escala de Richter é um sismo forte e que faz muitos estragos! A juntar a isso construções degradadas/frágeis temos um quadro negro pela frente... :(

Eu sei que sim, só estava a salientar que hj um sismo desses que sendo forte, nuns sitios quase nao faz estragos, agora em sitios como o Haiti mata milhares e destroi muita coisa.

Depende de onde fica o epicentro... Nesse caso, o epicentro foi mesmo muito perto do Haiti.

Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena :no:

Atenção que um 7.0 na escala de Richter é um sismo forte e que faz muitos estragos! A juntar a isso construções degradadas/frágeis temos um quadro negro pela frente... :(

Eu sei que sim, só estava a salientar que hj um sismo desses que sendo forte, nuns sitios quase nao faz estragos, agora em sitios como o Haiti mata milhares e destroi muita coisa.

Depende de onde fica o epicentro... Nesse caso, o epicentro foi mesmo muito perto do Haiti.

Pois...foi a 15KM :(

Edited by varnave69
Link to comment
Share on other sites

Incrivel como um sismo desta magnitude faz tao poucos estragos em determinados sitios e noutros destroi tudo. Tb o Haiti se não é dos lugares mais pobres do mundo nao deve andar longe..desta gente tenho pena no.gif

Atenção que um 7.0 na escala de Richter é um sismo forte e que faz muitos estragos! A juntar a isso construções degradadas/frágeis temos um quadro negro pela frente... sad.gif

Junta a mais isso condições sanitárias deficientes, esgotos a céu aberto, epá pqp de mundo facepalm.gif aposto que nos próximos dias vamos ouvir uma data de beneméritos a quererem ajudar, mas aquela gente não precisa de ajudas pontuais, precisa de uma ajuda efectiva e permanente mas só se lembram quando há desgraças facepalm.gif

Mais de 100 mil pessoas terão morrido na sequência do sismo que esta terça-feira atingiu o Haiti. A informação foi avançada há instantes pelo Primeiro-Ministro do país, Jean-Max Bellerive, em declarações à estação televisiva norte-americana CNN.

"É difícil avaliar com precisão o número de vítimas e de casas e edifícios que desabaram. Com os moradores dentro, acho que são muito mais de 100.000", disse Bellerive. "Espero que não seja verdade, que as pessoas tenham conseguido sair" das respectivas casas durante o terremoto, confessou."Tantos edifícios, tantos bairros foram completamente arrasados, e em alguns bairros não se vê mais ninguém. Não sei onde estão essas pessoas", admitiu o Primeiro-Ministro, confirmando as piores suspeitas.

Relatos citados pelo jornal El País dão conta de vozes humanas que se ouvem, nesta altura, entre os destroços dos edifícios.

O terramoto que ontem à noite atingiu a região das Caraíbas foi já descrito como o pior dos últimos dois séculos, com uma intensidade próxima dos 7 graus na escala de Richter. Depois do abalo principal (que se fez sentir durante mais de um minuto), uma segunda réplica violenta abalou novamente o país, com uma intensidade próxima dos 5.9 na escala de Richter.

Com o epicentro localizado a escassos 16km a oeste da capital do Haiti, Port-au-Prince acabou por ser mesmo o local onde o sismo se fez sentir com maior intensidade, provocando maiores estragos.

Caos e destruição

De acordo com os relatos que vão chegando a todo o mundo, centenas de pessoas vagueiam agora pelas ruas da cidade, onde a destruição está por todo o lado.

Numerosos edifícios públicos, hotéis, vivendas, lojas e pequenas casas desabaram por completo. Entre os edifícios emblemáticos do Haiti, tanto o Palácio Presidencial, como o edifício das Nações Unidas sucumbiram ao terramoto (200 funcionários da ONU continuam nesta altura desaparecidos).

A destruição causada pelo terramoto levou também ao corte completo das linhas telefónicas, sendo também impossível qualquer contacto por telemóvel. Todos os contactos com a ilha estão nesta altura a ser feitos através de telefone por satélite.

Números imprevisíveis

No terreno, estão já organizações não-governamentais a prestar todo o auxílio possível à população, sendo por agora impossível contabilizar o número total de vítimas do abalo sísmico. Fonte da Cruz Vermelha ouvida pela BBC aponta, ainda assim, para um total de três milhões de pessoas afectadas pelo terramoto.

Por tudo isto, o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, em declarações à estação norte-americana CNN, não hesitou em afirmar que o seu 'país enfrenta uma grande catástrofe’. Estima-se, por esta altura, que os estragos causados pelo desastre natural atinjam já os milhares de milhões de dólares.

SAPO

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Fdx pensava que iam ficar por algumas centenas...

Mas já se fala em escalas tipo a do Tsunami... :eek:

Cum crl...

E depois os telejornais a mostrarem pessoas esborrachadas, todas partidas... Enfim... :no:

Link to comment
Share on other sites

Não fui capaz de estar a ver as reportagens da tragédia. Acho que são ao mesmo tempo demasiado chocantes e, por conseguinte, completamente desnecessárias para acrescentar seja o que for à notícia. O gosto do ser humano em ver a desgraça dos outros devia ter algum limite, mas está visto que não tem.

É triste. <_<

Link to comment
Share on other sites

É de facto triste mas já se sabe como é, o ser humano sempre teve sede de sangue, os espectaculos de morte sempre foram procurados, apreciados e adorados.

E verdade seja dita senão for assim há muito boa gente que fica sem a minima noção do que se passou ali. Eu tou farto de ouvir aqui hoje no trabalho "antes de ver as imagens não tinha noção".

Link to comment
Share on other sites

O testemunho de uma jornalista portuguesa

A jornalista portuguesa Mariana Palavra, que se encontra no Haiti a fazer uma tese de mestrado, descreve num e-mail, escrito para os amigos, os momentos fatídicos do terramoto.

Mais de 30 horas depois do sismo de terça-feira no Haiti, a jornalista portuguesa Mariana Palavra descreveu, num e-mail para amigos, os momentos que viveu durante o abalo e sublinhou a vontade de ficar naquele país

"Eram umas 5pm (hora local), eu entretida a escrever a minha tese de mestrado (desporto para a paz e desenvolvimento - o caso do Haiti (...) no escritório (...), quando parece que a terra tremeu. Ainda pensei que era engano. O Haiti tem lá os seus problemas, mas terramotos não constavam na lista", começa por escrever.

"Mas continuava a abanar e todos se atiraram para o chão, para baixo das respectivas secretarias, menos o Patrick, claro, sempre a agir com um certo delay", acrescenta a jornalista que mantém sempre um tom positivo na mensagem e até brinca com as reacções dos colegas que estavam com ela na zona do edifício das Nações Unidas que não ruiu, em Port-au-Prince.

Após o abalo, "todos correram à procura de uma saída", mas Mariana Palavra, que trabalha para a rádio das Nações Unidas, não saiu da sala sem antes arrumar e recolher os papéis da tese de mestrado.

"Lá fui, finalmente, descobrir que a saída do edifício estava bloqueada com destroços da parte central (e principal) do edifício que tinha acabado de ruir. A única saída foi uma janela de um terceiro andar, através de um escadote que caiu ali do céu e das mãos de vários militares que tinham conseguido sair dos respectivos escritórios", diz na mensagem.

Mariana Palavra descreve uma confusão generalizada, já que ninguém sabia "bem qual o sítio ideal para os sobreviventes", lembra os gritos da população e que o edifício das Nações Unidas, de seis andares, "passou a um andar, talvez dois, que diferença faz?".

"O pior estava à frente dos nossos olhos, durante cerca de setes horas. Todos sabíamos (e sabemos) de cor, quem trabalhava naqueles pisos", explica.

De madrugada, os sobreviventes foram transferidos para outra base da ONU e pelo caminho perceberam a força do abalo sísmico.

"Casas transformadas em pó, cúpulas/telhados/coberturas de vivendas caídas no meio da estrada, um centro comercial de quatro andares transformados num telhado raso (...) e nas principais artérias da cidade, a população procurou ontem e hoje um canto para dormir nos passeios, na separação das vias, ou no meio da estrada mesmo".

"Ao longo de vários quilómetros casas arrasadas, mas ninguém nas operações de salvamento" e hoje, à luz do dia, o cenário "não é pior nem melhor, é igual... sem palavras", escreveu Mariana ao salientar que a única diferença "é que se vêem os mortos (as vezes amontoados à meia dúzia) deixados à beira da estrada, embora nas ultimas horas já com lençóis por cima dos rostos".

Mariana Palavra conseguiu também ir à sua casa que ficou de pé e explica que agora tenta manter-se ocupada. Trabalhou na actualização da lista de sobreviventes, leu e-mails dos amigos.

"Tudo para não ir dormir tão cedo, tudo para não ter que acordar e ouvir o que todos estamos a espera", assinalou.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.