Jump to content

Ajudem A Carmenzita


Hyde
 Share

Recommended Posts

O GCU vai dispor de 2 dias nas suas instalações, na Rua da Boavista, para a

recolha de uma amostra de sangue, numa tentativa desesperada de ajudar a

pequenina Carmen:

- Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010 das 16:00 às 19:00 horas

- Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010 das 14:00 às 19:00 horas

Inscreva-se no seguinte link

http://www.gcolegiouniversal.com/portal/?s=11808

Vai ver que não dói nada. E, feliz daquele que vier a provar-se ser

compatível, terá cumprido uma missão única.

Muito obrigada.

Pessoal, provavelmente muitos de vocês já receberam esta informação, no entanto estou aqui a reencaminhar para aqui pois provavelmente há muito pessoal que por aí gostaria de tentar ajudar apesar de ainda não o saberem lol

Gostaria também aqui de fazer um apelo, se alguém a ler isto tiver um bom conhecimento sobre a doação de medula óssea por favor me mande uma pm pois tenho algumas dúvidas quanto a poder ser ou não dador lol

Link to comment
Share on other sites

na página está:

A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes.

1 — Através de uma técnica chamada citaferése, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples. O sangue retirado da veia do dador passa através de um aparelho que remove apenas as células necessárias para o transplante, devolvendo as restantes.

ou

2 — Na outra forma, a colheita é feita no bloco operatório, sob anestesia, por punção dos ossos da bacia. Neste caso há que recorrer a um pequeno internamento de cerca de 24 horas. Não tem riscos para além da pequena anestesia a que é sujeito.

Link to comment
Share on other sites

Entre biopsia, ser espicaçado em vários musculos para ver se mexem, levar 6 picadelas no pulso sempre qué preciso sangue arterial e outras merdas... Epá, vou passar esta. Além de que sou um candidato péssimo. De qualquer maneira vou repassar a mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que me disseram, a análise é indolor, caso se demonstre compatível é que lá se tem que fazer outro procedimento que pode doer mas segundo me disseram, é uma dor completamente suportável. Eu falo por mim, já passei por muita m*rda, m*rdas que doem como o crl! Agora acho que a hipótese de salvar uma vida sem perder a nossa, deve ser provavelmente a coisa mais gratificante que algum dia poderei sentir, portanto não vai ser uma "pica" que me vai desmotivar, principalmente quando vejo um exemplo destas, esta miudita tem que levar "picas" todos os dias e se o problema maior dela fossem as picas, tava ela bem da vida!

Link to comment
Share on other sites

Já vi eps de Dr. House suficientes para saber que a hipótese nº 2 "it's a bitch".

Não sei se te referes à punção lombar mas se sim, esta é bastante diferente.E pelo que li, a opção nº 2 é usada cada vez menos e em situações já específicas.

Já a opção nº1 é a mais habitual hoje em dia e não é mais doloroso como simplesmente retirar sangue para análise.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

já agora, alguém sabe onde nos podemos registar como dadores sem ser nestes dias naquele colégio? já devia ter feito isso há mais tempo porque se a minha ajuda for precisa um dia, tal como o Hyde disse, deve ser das coisas mais gratificantes que se podem fazer

no porto, já agora

edit:

foi mais rápido chegar lá sozinho :)

http://www.chnorte.min-saude.pt/colheitas.php

Edited by hda
Link to comment
Share on other sites

já agora, alguém sabe onde nos podemos registar como dadores sem ser nestes dias naquele colégio? já devia ter feito isso há mais tempo porque se a minha ajuda for precisa um dia, tal como o Hyde disse, deve ser das coisas mais gratificantes que se podem fazer

no porto, já agora

edit:

foi mais rápido chegar lá sozinho :)

http://www.chnorte.min-saude.pt/colheitas.php

Eu imagino que ao nos fazerem a colheita no colégio, fiquemos registados num banco qualquer como potenciais dadores, aquilo deve logo comparar a nossa informação com uma lista gigantesca de pessoal a precisar. Espero eu :)

Link to comment
Share on other sites

já agora, alguém sabe onde nos podemos registar como dadores sem ser nestes dias naquele colégio? já devia ter feito isso há mais tempo porque se a minha ajuda for precisa um dia, tal como o Hyde disse, deve ser das coisas mais gratificantes que se podem fazer

no porto, já agora

edit:

foi mais rápido chegar lá sozinho :)

http://www.chnorte.min-saude.pt/colheitas.php

Eu imagino que ao nos fazerem a colheita no colégio, fiquemos registados num banco qualquer como potenciais dadores, aquilo deve logo comparar a nossa informação com uma lista gigantesca de pessoal a precisar. Espero eu :)

sim é isso, eu só perguntei porque não tenho grande disponibilidade para os horários que eles indicam na página. já vi que hoje eles estão no norte shopping até às 20h e como estou na faculdade a estudar se calhar vou lá

Link to comment
Share on other sites

Acho que podem realizar a recolha da amostra para a base de dados em qualquer Centro de Histocompatibilidade durante o ano todo.

É um processo 100% anónimo caso encontrem um receptor.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

É preciso fazer inscrição ou basta aparecer lá?

Edit:

E pronto...eu e o meu pessoal ja estamos inscritos...acho mesmo que quem pudesse deveria ajudar ;)

Edited by kahzam
Link to comment
Share on other sites

É preciso fazer inscrição ou basta aparecer lá?

Edit:

E pronto...eu e o meu pessoal ja estamos inscritos...acho mesmo que quem pudesse deveria ajudar ;)

Boa :y: é assim mesmo!Eu também já lá fui, infelizmente devido aos meus problemas de saúde, em principio não vou poder ajudar, apesar de tudo fizeram-me a colheita de sangue, logo se vê =) Se encontrasse alguém compatível e pudesse ajudar, seria das melhores felicidades que podia ter ;)

Link to comment
Share on other sites

É preciso fazer inscrição ou basta aparecer lá?

Edit:

E pronto...eu e o meu pessoal ja estamos inscritos...acho mesmo que quem pudesse deveria ajudar ;)

Boa :y: é assim mesmo!Eu também já lá fui, infelizmente devido aos meus problemas de saúde, em principio não vou poder ajudar, apesar de tudo fizeram-me a colheita de sangue, logo se vê =) Se encontrasse alguém compatível e pudesse ajudar, seria das melhores felicidades que podia ter ;)

Sem duvida...a minha parte está feita...agora é esperar...o gajo que me tirou o sangue é que foi um pouco carniceiro loool

Foi com um sorriso no lábios que vi a quantidade de gente que estava a aparecer para fazer os teste de compatibilidade :D

Link to comment
Share on other sites

Ora bem para não haver desculpas do tipo "O porto é muito longe", aqui vão algumas datas e locais para os interessados :y:

LISBOA,19 Jan14-20h Ginásio Clube Português Lisboa

PORTO,20 Jan9h-12h30 Serviços Sociais Caixa Geral Depósitos

MATOSINHOS,21 Jan10-16h Agrupamento Escolas Matosinhos

AZAMBUJA,22 Jan9h-16h Centro Saúde Paroquial Azambuja

PALMELA,23 Jan9h-13h Bombeiros Palmela

GUARDA,23 Jan9h-16h Centro Comercial Garden, loja 9

PORTO,23 Jan10h-16h Bombeiros Voluntários Portuenses

ESTORIL,27 Jan17h-20h Complexo Desportivo Ala Praia no Estoril

BRAGA,29 Jan9h-16h DOMIFER, Lda.- Rua do parque Industrial Braga, Rendufe-Amares

MEALHADA,30 Jan9h-17h Escola Secundária Mealhada

ERMESINDE,30 Jan10h-16h Bombeiros Voluntários Ermesinde

ESPINHO,31 Jan14h-19h Centro Pastoral Espinho

VIZELA,13 Fev9h-18h Sede Delegação Cruz Vermelha

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.