Jump to content

Can-2010: Comitiva Togolesa Atacada Por Tiros De Metralhadora

ghost_matrix
 Share

Recommended Posts

A selecção do Togo foi atacada nesta sexta-feira por tiros de metralhadora, na fronteira de Cabinda com o Congo, disparados por rebeldes angolanos, quando se preparava para entrar em território angolano, onde vai disputar o Campeonato Africano de Nações (CAN).

Até o momento, foi confirmada a morte do motorista do autocarro e ferimentos em vários elementos da comitiva. Em declarações ao LEquipe, Thomas Dossevi, avançado do Nantes, contou que «há dois jogadores feridos» para além de dirigentes. À «Rádio Monte Carlo», Alaixys Romao, do Grenoble, referiu que há sete pessoas atingidas.

Dossevi explicou que, perante este ataque, a equipa pondera não disputar o CAN-2010: «Ninguém pensa jogar, não estamos capazes, pensamo acima de tudo na saúde dos feridos, porque havia muito sangue no chão. Não temos mais notícias, a não ser que foram transportados ao hospital.»

O Togo, cuja estrela é Adebayor, do Manchester City, está incluído no Grupo B, o mesmo da Costa do Marfim, adversária de Portugal, do Burkina Faso, orientado pelo português Paulo Duarte, e pelo Gana.

As quatro selecções irão jogar no enclave de Cabinda, uma das províncias mais ricas de Angola, devido ao petróleo. No entanto, tem sido foco de tensão entre os separatistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda e o governo de Luanda.

Mais Futebol

Vamos la ver se os clubes nao mandam regressar os jogadores

Braço armado das FLEC reivindica ataque à seleção do Togo

MOTORISTA DO AUTOCARRO MORREU E EXISTEM QUATRO FERIDOS

As Forças de Libertação do Estado de Cabinda/Posição Militar (FLEC/PM) reivindicaram esta sexta-feira um ataque à escolta militar da comitiva da seleção do Togo na região de Massabi, naquela província angolana disputada pelo movimento separatista.

"Às 15 horas de sexta-feira, a resistência das FLEC/PM realizou um ataque no sector de Massabi contra as Forças Armadas Angolanas, que escoltavam a seleção nacional do Togo", diz um comunicado enviado para a agência Lusa, assinado por Rodrigues Mingas, secretário-geral da organização, "em representação do estado maior operacional das FLEC/PM".

Do ataque, resultou "um morto e três feridos graves nas fileiras inimigas" e nenhuma baixa do lado da resistência, indica o mesmo comunicado, que não refere nenhuma vítima entre a comitiva togolesa.

"Esta operação comando não é mais do que o começo de uma série de ações dirigidas que vão continuar em todo o território de Cabinda", conclui o texto.

Mas de acordo com um porta-voz do Ministério do Desporto do Togo, no ataque "o motorista do autocarro morreu no local" e entre os feridos estão dois jogadores e dois médicos.

O autocarro que transportava a selecção do Togo foi, recorde-se, metralhado ao atravessar a fronteira entre o Congo e o enclave Angola, onde se vai realizar a Taça das Nações Africanas (CAN'2010).

Segundo Alaixys Romao, um dos jogadores da equipa africana, sete pessoas foram baleadas, duas delas jogadores. O avançado Thomas Dossevi, do Nantes, disse que vários jogadores se encontram em estado grave. "Atiraram nos jogadores como se eles fossem cães e tivemos que ficar 20 minutos debaixo dos assentos para escapar às balas", disse o internacional do Togo. Ainda segundo Dossevi, o ataque foi executado por homens encapuzados fortemente armados

in Record

:facepalm:

«Muitos jogadores querem ir embora» – Adebayor

Muitos dos internacionais do Togo que viram o autocarro da equipa atacado esta sexta-feira, em Cabinda, estão a ponderar deixar o Campeonato Africano das Nações, revelou Emmanuel Adebayor.

«Penso que muitos jogadores querem ir embora. Acho que eles não querem estar neste torneio porque já viram a sua morte», disse o avançado do Manchester City, em declarações à BBC Radio Five. O grupo reúne no sábado para tomar uma decisão.

«A maior parte dos jogadores quer voltar para as suas famílias. Ninguém consegue dormir depois do que viu. Eles viram um dos seus colegas de equipa com uma bala no corpo, a chorar, a perder a consciência e tudo», contou Adebayor.

«Ainda estamos em choque. Se a segurança não está assegurada, vamos embora. Não penso que eles estejam dispostos a dar as suas vidas. Vamos discutir tudo como equipa e tomaremos a decisão que acharmos melhor para as nossas carreiras, vidas e famílias», concluiu.

abola.pt

Eu não ficava lá de certeza se dependesse de mim, espero que lhes dêm a liberdade de tomar essa decisão

Selecção do Togo: treinador adjunto e director de comunicação morrem, equipa abandona CAN

O ataque da FLEC a selecção do Togo no enclave de Cabinda provocou mais duas vítima mortais, desta feita o treinador adjunto, Abalo Amétélé e o director de comunicação, Stanislas Ocloo, que encontravam entre os feridos, juntamente com o guarda-redes, Obilale Kossi e o defesa central Serge Akakpo, acabaram por falecer às 4 horas da madrugada.

Abalo Amétélé foi atingido por uma bala no estômago durante o ataque da FLEC ao autocarro da equipa togolesa ontem a chegada à Cabinda, em Angola.

Segundo avança o jornal francês L'equipe, um avião deverá partir no fim desta manha de Lomé, capital do Togo, rumo ao enclave de Cabinda para repatriar todos os elementos da equipa técnica e jogadores da selecção do Togo.

Em declarações a AFP, Thomas Dossevi disse que director técnico da equipe, Kodjo Lanou Elitsa, ainda estava em estado grave bem como o guardião Kodjovi Obilale e o médico da equipe.

De acordo com o médio Joleon Lescott, do Grenoble, os jogadores estão a espera de regressar ainda hoje ao Togo. “Estamos a espera do avião, para voltarmos para Lomé, que parecia muito animado com esta possibilidade, já no aeroporto de Cabinda. Estamos a discutir com as outras selecções do nosso grupo, Burquina Faso, Costa do Marfim e Gana, para convence-los a também boicotarem a competição”.

Ontem após o ataque, Dossevi, avançado togolês que joga no Nantes de França afirmava o desejo de o Togo abandonar a prova ,“ainda não reflectimos sobre isto mas a verdade é que ninguém quer jogar. Não somos capazes”.

O Governo de Angola emitiu um comunicado onde condena o ataque da FLEC, contra a selecção do Togo que se deslocava para Cabinda para participar no CAN2010. Um acto "ignóbil". O ataque, com tiros de metralhadora contra um autocarro, foi reinvidicado pela FLEC.

Algumas notícias indicam que o Togo está a interceder para a Costa do Marfim, o Burkina Faso e o Gana - as outras três selecções que estão alojadas em Cabinda - abandonarem a competição.

Togo abandona a CAN2010 depois de confirmada a terceira morte

14h57m

(Em actualização) A selecção do Togo vai abandonar o Campeonato Africano das Nações depois do número de mortes na comitiva do país ter subido para três vítimas, na sequência do ataque sofrido à entrada do enclave de Cabinda, em Angola.

A BBC, que avança com a informação, afirma que o Togo está a tentar que outras equipas boicotem a competição, revelou Alaixys Romao, jogador daquela selecção africana, ao jornal francês L'Equipe.

Fonte da equipa disse à agência Reuters que a decisão final ainda não foi tomada e que os jogadores serão consultados antes da retirada da competição.

No ataque, o motorista da selecção do Togo morreu de imediato e já hoje, sábado, o assessor de comunicação e um treinador-adjunto não resistiram aos ferimentos. Dois jogadores da equipa também sofreram ferimentos durante o ataque.

A organização da CAN, que começa no domingo, afirma que existem condições de segurança para a competição se realizar.

Jornal de Noticias

E no Brasil, daqui a uns anos (oxalá me engane) cheira-me que vai ser algo parecido...

Eventos destes têm de ser feitos em países civilizados, onde as probabilidades de haver atrasados mentais a fazer merda sejam reduzidas.

E no Brasil, daqui a uns anos (oxalá me engane) cheira-me que vai ser algo parecido...

Eventos destes têm de ser feitos em países civilizados, onde as probabilidades de haver atrasados mentais a fazer merda sejam reduzidas.

se o Togo respeitasse as indicações da organização e não viajasse de avião, isto não acontecia. Além do mais, no Brasil não há grupos separatistas, e o que se passou foi que o grupo separatista de cabinda atacouo autocarro mas tinha como objectivo atacar os militares que a acompanhavam

Fiquei pasmo com esta notícia. É incrível como há gente tão burra. Angola tinha aqui uma oportunidade de se desenvolver, de se abrir e mostrar ao mundo, e em vez disso resolveram fazer merda, ou melhor, fazer a única coisa que sabem fazer e que não pede inteligência: premir o gatilho. É óbvio que esta acção foi encomendada, agora por quem e por que interesses já não sei. Por mim não haveria CAN para ninguém, mas o futebol é milhões e não pode parar.

se o Togo respeitasse as indicações da organização e não viajasse de avião, isto não acontecia. Além do mais, no Brasil não há grupos separatistas, e o que se passou foi que o grupo separatista de cabinda atacouo autocarro mas tinha como objectivo atacar os militares que a acompanhavam

Já disseram que não foram eles, estão a ser usados como bodes expiatórios.

Não é a primeira vez que oiço isto em tom de desculpa. Parece que pelo ataque ser direccionado aos militares já não há problema, está tudo bem e deixa de ser perigoso.

"Não, não, fiquem descansados que na pior das hipóteses são atingidos por uma bala perdida. É tudo direccionado aos militares!"

Malucos há em todo o lado, mas se à partida Angola já apresentava um risco acrescido, se calhar foi má opção ter sido nomeada organizadora da CAN.

Fiquei pasmo com esta notícia. É incrível como há gente tão burra. Angola tinha aqui uma oportunidade de se desenvolver, de se abrir e mostrar ao mundo, e em vez disso resolveram fazer merda, ou melhor, fazer a única coisa que sabem fazer e que não pede inteligência: premir o gatilho. É óbvio que esta acção foi encomendada, agora por quem e por que interesses já não sei. Por mim não haveria CAN para ninguém, mas o futebol é milhões e não pode parar.

Exacto, era uma oportunidade única.

Edited by fluke87

Onde é que isso ta escrito?

Onde é que isso ta escrito?

Também ouvi isso ontem na Sic Notícias.

Mas no entanto não é argumento para culpabilizar a selecção Togolesa...

Edited by Kinas_

Queriam atacar apenas os militares que acompanhavam... Mas a mira deles é tão fraca, que dezenas de balas foram parar ao Autocarro... ya right... Claro claro...

Se eu fosse presidente da Fifa a Can era já cancelada. Um ataque terrorista a uma equipa de futebol que apenas foi para lá para jogar à bola, simplesmente não se admite.

Querem organizar eventos de futebol sobre a alçada da Fifa, então que eliminem esses mesmos grupos separatistas. Se não os eliminarem, temos pena... Os eventos acontecem em países que têm condições.

Mas isso era se eu fosse o interesse. Mas como existe muitos diamantes a rolar por tras... os interesses sobem ao de cima.

Já disseram que não foram eles, estão a ser usados como bodes expiatórios.

disseram?

Cabinda rebel group FLEC-PM (Liberation Force of Cabinda - Military Position) claims responsibility...

http://goal.com/en/news/89/africa/2010/01/...ast-two-players

a versão oficial é que eles assumiram, se há yeorias da conspiração, passam-me ao lado

e já agora, gostava que dissesses qual era o interesse do interesse de angola em encomendar isto.

Edited by albator

Sim os sujeitos vão armados (em parvos) atacar um autocarro, até matam primeiro o motorista (já ouvi dizer que afinal nao morreu) e tudo para ele naõ poder sair de lá (naõ me venham cá dizer que matar logo o condutor é coincidência) e era só para atacar os militares, é que nem há militares angolanos em mais parte nenhuma nem nada :facepalm:

Não, o objectivo foi mesmo chatear a CAN e beneficiar de toda a visibilidade mundial que ela tem, só naõ vê quem não quer.

E agora vir dizer que a culpa ainda é do Togo??? :facepalm:

Epá eles fazem muito bem em mandar a CAN pastar e todas as outras seleções deviam fazer o mesmo, e deviam começar já a pensar em começar a torçer o nariz à África do Sul e ao Brasil, antes que seja tarde demais.