Jump to content

25 Anos Depois...


camurso_
 Share

Recommended Posts

Com um discurso emocionado e iniciado com um "Boa noite, Pedroto", o presidente do FC Porto garantiu hoje tudo ir fazer para dedicar ao emblemático "Zé do Boné" a conquista da Liga portuguesa de futebol, 25 anos após a sua morte.

Pinto da Costa falava perante 400 amigos e familiares antigo jogador e treinador de futebol, após a missa evocativa da data, do descerramento da placa que agora identifica o auditório do estádio do Dragão com o nome de José Maria Pedroto e de um jantar de homenagem.

O discurso de Pinto da Costa foi particularmente emotivo, sensibilizando os presentes com alusões à memória e alguém "que está para sempre no coração de todos".

"Este é um momento paradoxal: há alegria e tristeza, tudo com saudade. Tristeza, porque Pedroto nos deixou há 25 anos, mas alegria pela felicidade de continuar no coração de todos nós", disse.

O presidente portista dirigiu-se quase sempre a José Maria Pedroto e disse ser uma "alma gémea" do treinador que "mudou o futebol português".

Depois de elogiar a família, representada pela viúva, filhos e netos, quis dizer a Pedroto "que todos continuam a gostar" muito dele e aludiu ao centralismo de Portugal, quebrado pela polémica do "Zé do Boné".

"Não nos vamos intimidar e seremos sempre dignos da sua memória. Ainda é o maior treinador português, que deu sempre a cara por aquilo em que acreditava. Queremos dedicar-lhe a si a vitória neste campeonato", avançou.

"Roubos de catedral" do Benfica

Pinto da Costa disse ainda sentir muito orgulho em continuar a pensar como Pedroto e pegando na célebre frase do "roubo da igreja", a propósito de alegados benefícios da arbitragem ao Benfica, disse que, hoje, se falam em "roubos de catedral".

Antes do presidente do FC Porto, discursou Rui Pedroto, um dos filhos de "Zé do Boné", que morreu há precisamente 25 anos e foi homenageado pelo clube do Dragão e também pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

"Era irreverente e polémico, mas sempre respeitador. Optava pela divergência sadia, ao contrário do consenso hipócrita. Um homem sem medo, que pugnava por aquilo em que acreditava. Um homem justo, equilibrado, sincero e humilde", disse.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/desporto/Pinto+da+Costa+evoca+Pedroto+em+discurso+violento+contra+Benfica.htm

Não cheguei, sequer, a vê-lo. Sei sim, que o meu pai falava com muito respeito sobre ele, sempre com uma lágrima no canto do olho. É uma das maiores figuras no nosso futebol aquele que é considerado por muitos portuenses como o melhor treinador português...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Sabes quem foi o autor do "roubos de Igreja"?

Yup. A mesma pessoa da qual tenho pena não ter assistido aos "roubos das Antas".

Mas sobre o discurso, é sempre engraçado ver que perdeu mais tempo a falar de um jogo da Taça da Liga e das vergonhas e palhaçadas que assolam o nosso país em vez de falar do dito cujo. Enfim, nervosismos ;)

Link to comment
Share on other sites

Sabes quem foi o autor do "roubos de Igreja"?

Yup. A mesma pessoa da qual tenho pena não ter assistido aos "roubos das Antas".

Mas sobre o discurso, é sempre engraçado ver que perdeu mais tempo a falar de um jogo da Taça da Liga e das vergonhas e palhaçadas que assolam o nosso país em vez de falar do dito cujo. Enfim, nervosismos ;)

Viste o discurso todo ou apenas o que deu na Tv? ;)

Link to comment
Share on other sites

Podem ver/ouvir o discurso emocionado de PC.

Talvez, alguns, mudem de opinião se se sintam minimamente tocados, pela natureza dos sentimentos de muita gente para com Pedroto...

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1464757

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Apenas vi o que deu na tv e achei nojento ter-se servido duma ocasião deste género para vomitar a habitual propaganda anti-Benfica. Enfim, Paciência.

Sobre o Pedroto, já não é do meu tempo mas ultimamente tem-se ouvido falar muito dele. Pelas histórias que tenho lido dele (algumas excelentes) não me admiro que tenha marcado tanto a geração dele. :y:

Link to comment
Share on other sites

Podem ver/ouvir o discurso emocionado de PC.

Talvez, alguns, mudem de opinião se se sintam minimamente tocados, pela natureza dos sentimentos de muita gente para com Pedroto...

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1464757

Eu não vi o discurso todo, mas se o discurso era dirigido ao Pedroto, é estúpido falar doutras coisas que não contribuem para a gratificação do trabalho do Pedroto.

IMO

Link to comment
Share on other sites

Podem ver/ouvir o discurso emocionado de PC.

Talvez, alguns, mudem de opinião se se sintam minimamente tocados, pela natureza dos sentimentos de muita gente para com Pedroto...

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1464757

Eu não vi o discurso todo, mas se o discurso era dirigido ao Pedroto, é estúpido falar doutras coisas que não contribuem para a gratificação do trabalho do Pedroto.

IMO

Vou repetir.

Aquele discruso inflamado contra o centralismo que muitos abominam começou com Pedroto, logo, nada mais justo que se continue a fazer, ajustado ao tempo actual, numa homenagem...

Link to comment
Share on other sites

Podem ver/ouvir o discurso emocionado de PC.

Talvez, alguns, mudem de opinião se se sintam minimamente tocados, pela natureza dos sentimentos de muita gente para com Pedroto...

http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1464757

Eu não vi o discurso todo, mas se o discurso era dirigido ao Pedroto, é estúpido falar doutras coisas que não contribuem para a gratificação do trabalho do Pedroto.

IMO

Vou repetir.

Aquele discruso inflamado contra o centralismo que muitos abominam começou com Pedroto, logo, nada mais justo que se continue a fazer, ajustado ao tempo actual, numa homenagem...

Acreditas mesmo no que escreves ?

Edited by Gizbo
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, sim.

O discurso do PC é uma continuação do dicurso do Pedroto. Se não sabias disso, passas saber. :P

Portanto no aniversário da morte do Hitler, devemos falar mal dos Judeus ?

Link to comment
Share on other sites

@ Sem_Id - Então sabes que não perdeu a maior parte do tempo nisso durante todo o discurso.

No entanto concordo com o que dizem, não acho que tenha sido de bom tom aproveitar a altura para falar em casos passados de polémica do túnel da Luz e afins. Não foi nada adequado.

Acerca do centralismo sim, sem dúvida que o discurso deve continuar. Esse sempre foi um bastião da luta de Pedroto, mostrou que não era por passar o Douro em direcção a Sul que a derrota era irremediável.

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, sim.

O discurso do PC é uma continuação do dicurso do Pedroto. Se não sabias disso, passas saber. :P

Portanto no aniversário da morte do Hitler, devemos falar mal dos Judeus ?

Boa comparação, a sério ;).

Mas sim, compreendo que, na morte do Hitler, haja muita gente que concorda com a ideologia que propagava, que faça discursos sobre a mesma ideologia.

Eu não disse que era conivente com o que ele disse. O que disse é que compreendia o tipo de discurso, pois ele foi o seu mentor. Por acaso, até sou conivente, se queres saber.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, sim.

O discurso do PC é uma continuação do dicurso do Pedroto. Se não sabias disso, passas saber. :P

Portanto no aniversário da morte do Hitler, devemos falar mal dos Judeus ?

Boa comparação, a sério ;).

Mas sim, compreendo que, na morte do Hitler, haja muita gente que concorda com a ideologia que propagava, que faça discursos sobre a mesma ideologia.

Eu não disse que era conivente com o que ele disse. O que disse é que compreendia o tipo de discurso, pois ele foi o seu mentor. Por acaso, até sou conivente, se queres saber.

É uma comparação exagerada... mas na mesma onda !

O PC devia recordar a pessoa e até os idealismos ! Mas se fosse inteligente falo-ia sem atingir ninguém nem nenhuma instituição !

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente também não gosto nada de ouvir essas coisas.. Para mim é o mesmo que os SD se porem a cantar o slb, slb...

x2

Quando vi na TV comentei logo que era algo inapropriado para a situação.

Link to comment
Share on other sites

Com a actual dimensão do FCP, tanto a nível interno como externo, torna-se ridículo que o seu presidente ainda continue com este discurso de coitadinhos blá blá blá mas enfim, não é agora que se vai "actualizar".

Quanto ao Pedroto, admiro-o por tudo o que fez pelo FCP e restantes clubes por onde passou mas já não é do meu tempo, só o conheço pelas coisas que vou lendo.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.