Jump to content

Rede Gsm Crackada


fisherman
 Share

Recommended Posts

A German computer engineer said Monday that he had deciphered and published the secret code used to encrypt most of the world’s digital mobile phone calls, saying it was his attempt to expose weaknesses in the security of global wireless systems. The action by the encryption expert, Karsten Nohl, aimed to question the effectiveness of the 21-year-old G.S.M. algorithm, a code developed in 1988 and still used to protect the privacy of 80 percent of mobile calls worldwide. (The abbreviation stands for global system for mobile communication.)

http:/www.legitreviews.com/news/7038/

Podem sacar os codigos por torrent são apenas 2TB. Quem vai postar nas news? :-..

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu tenho 3g activo mesmo que nunca faça video-chamadas. Quanto mais agora que GSM foi crackado, bla bla.

Podes ter a rede 3G activa, mas sempre que fzieres uma audio chamada, usas a rede GSM.

Tens a certeza disso que afirmas?

Eu penso que não... a cada passo estou ligado na net em 3G (aliás 3.5 HSDPA), se recebo chamadas o PDA mantem-se em 3G, não estou a ver ele ligado em 2 antenas (GSM/UMTS) ao mesmo tempo...

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu tenho 3g activo mesmo que nunca faça video-chamadas. Quanto mais agora que GSM foi crackado, bla bla.

Podes ter a rede 3G activa, mas sempre que fzieres uma audio chamada, usas a rede GSM.

Tens a certeza disso que afirmas?

Eu penso que não... a cada passo estou ligado na net em 3G (aliás 3.5 HSDPA), se recebo chamadas o PDA mantem-se em 3G, não estou a ver ele ligado em 2 antenas (GSM/UMTS) ao mesmo tempo...

E se o emissor estiver a usar rede GSM? Pode o emissor e o receptor estarem em comunicação estando a usar cada um deles um protocolo diferente?

Link to comment
Share on other sites

Rev, tu estás em comunicação com a antena com o protocolo da célula em que te situas. A conversão é na central, o sinal não vai directamente de um telemóvel para outro. Na prática são ambos receptores e emissores.

Agora é possível que o telemóvel comunique tanto em 2G como em 3G, mais para evitar falha de sinal quando perde rede 3G e não começar a negociar com as células em GSM só depois disso acontecer. Mas isto já sou em a mandar para o ar.

Link to comment
Share on other sites

Exacto.

O meu telemóvel por exemplo quando ligo o 3G, aparece-me lá o sinal do 3G ligado, mas continua a aparecer o sinal gsm e a respectiva rede que estou a apanhar.

Como tal, penso que esteja ligado ao mesmo tempo ambos os protocolos.

Link to comment
Share on other sites

Isso são vocês a expecular! :P

Em tempos falei com um técnico da TMN que me disse que a rede 3G não era exclusiva para video-chamadas e net, também era usada para audio-chamadas. Não que eu perceba do assunto, mas acho que faz todo o sentido, até porque a rede 3G estará obviamente menos sobrecarregada...

Link to comment
Share on other sites

Claro que não, é usada para tudo. E numa comunicação efectiva só usa uma. Agora ainda há outra situação, se perde rede 3G durante uma chamada o telemóvel tem que estar preparado para efectuar a ligação em GSM. Pelo menos nunca me caiu uma chamada por perder rede 3G.

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu tenho 3g activo mesmo que nunca faça video-chamadas. Quanto mais agora que GSM foi crackado, bla bla.

Podes ter a rede 3G activa, mas sempre que fzieres uma audio chamada, usas a rede GSM.

Tens a certeza disso que afirmas?

Eu penso que não... a cada passo estou ligado na net em 3G (aliás 3.5 HSDPA), se recebo chamadas o PDA mantem-se em 3G, não estou a ver ele ligado em 2 antenas (GSM/UMTS) ao mesmo tempo...

E se o emissor estiver a usar rede GSM. Pode o emissor e o receptor estarem em comunicação estando a usar cada um deles um protocolo diferente?

Na teoria sim! Do mesmo modo que consegues passar IPV4 para IPV6 e vice versa... Há routers que fazem essa gestão, entre os 2 protocolos!

E sinceramente não há grande lógica em não usar GSM, para coisas simples como chamadas ou envio de mensagens.

Mas tb não sei por dentro, como está a ser usado! Vou perguntar a um colega meu que trabalha na TMN, o gajo está por dentro do assunto!

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Claro que não, é usada para tudo. E numa comunicação efectiva só usa uma. Agora ainda há outra situação, se perde rede 3G durante uma chamada o telemóvel tem que estar preparado para efectuar a ligação em GSM. Pelo menos nunca me caiu uma chamada por perder rede 3G.

Correcto. Alias, recentemente ao fazer a viagem de regresso do Algarve para o Porto, em pleno Alentejo, consegui manter uma chamada de 20 minutos, a 160km/h (ups, a 120! :-.. ) e de certeza que nesse período andei a saltar entre redes.

Link to comment
Share on other sites

Andaste a saltar entre células! Diferente.

Na prática nada impossibilita que uma chamada seja feita em protocolo GSM de um lado e dou outro use UMTS já que a comunicação NÃO é feita ponto a ponto (daí a bófia poder fazer escutas). Duvido é q isso aconteça! Acredito para chamadas de emergência, nada mais.

Mas a maneira mais fácil de fazer escuta é por criptoanálise das respostas de autenticação do terminal. Falando por alto, o teu cartão SIM tem uma chave (a que se chama de segredo partilhado) e sabe-o também a tua operadora. É essa chave q usas para te autenticar através um processo a q se chama de desafio: a operadora manda-te um número, o teu telemóvel (na verdade é mesmo cartão) cifra-o com a chave que está no cartão e responde à operadora q o decifra e verifica que foi o mesmo valor q te enviou. Se for, estás autenticado pois só os 2 conhecem o segredo. O problema é q este processo não pressupõem autenticação mútua... o teu telemóvel responde a qualquer pedido de autenticação! Se eu estiver por perto a enviar-te pedidos de autenticação o teu telemóvel está sempre a responder e eu posso analisar as respostas para descobrir a chave do teu cartão, isto com relativa facilidade (umas 8 a 13 horas supostamente chegam). A partir do momento em que sei a tua chave secreta posso não só fazer-te escutas (visto q, sendo mais preciso, consigo saber as tuas chaves de sessão) mas também me consigo fazer chamadas passando-me por ti e sendo tu a pagares lol :)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.