camurso_ Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Ora bem, tenho um problema que gostava que me ajudassem no que pudessem. Em Setembro mudei-me para outra casa. O anterior proprietário é emigrante e só lá morava nos meses de Agosto, portanto, a casa estava desocupada onze meses por ano. O meu vizinho de baixo já me veio bater à porta e vezes a queixar-se do barulho que fazemos, barulho esse que é o normal numa habitação. Nunca discuti com a minha mulher, não ando aos berros pela casa, não ponho música alta (aliás, quase nunca ponho música), etc, etc, etc... A minha mulher dá aulas até tarde, pelo que chega a casa por volta das 23:30. Sei que os tacões das botas fazem ruído, até porque a casa não tem muita mobília e poucos tapetes tenho no chão, aí ele é capaz de ter razão. Agora, vir tocar à porta, a um Sábado de manhã (eram quase dez horas) por causa do aspirador, vir tocar à porta a um Domingo de manhã (eram mais ou menos 10:00) porque estávamos a tomar banho e depois fizémos o amor, etc, etc, etc, pode ser considerado invasão de privacidade? Na noite de Segunda para Terça, por acaso e sem querer, deixei cair o comando da TV ao chão, no quarto (que está por cima do dele) e fez um estrondo do caraças (eram 01:h00) Ontem à noite, quando cheguei, fui "presenteado" com um aviso do condomínio a pedir pouco barulho segundo o decreto de Lei XPTO que regula o ruído de vizinhança. A minha mulher está-se a passar e já me disse que se isto continua a escalar, quando chegar a Primavera vai "expulsar" toda a gente do jardim à "pressão de ar" (tenho um jardim onde os filhos dos meus vizinhos brincam, principalmente à noite, durante as férias). Eu sei que ele pode fazer queixa à Polícia e podemos até, mesmo, ser multados se estivermos a desrespeitar a Lei, mas eu não tenho culpa que o prédio seja deficiente em termos de isolamento do som e muito menos que ele não esteja habituado a ter vizinhos em cima. A minha vizinha de cima toma todas as noites banho à meia-noite e não sou eu quem lá vai impedi-la de o fazer. Omeu vizinho da frente anda a martelar durante o fim-de-semana e não o vou incomodar. É que o cabrão, ainda por cima, é um dos responsáveis pelo condomínio... O apartamento é alugado. Eu não vou sair de lá só porque ele não quer ter vizinhos de cima. Que posso fazer para me defender? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Spark Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Não que eu seja 'expert' na matéria, mas pelo que sei e vou lendo na net... O artigo 3.º, n.º 3, alínea f) do Decreto-Lei 292/2000 de 14 Novembro, define o ruído de vizinhança como o “ruído associado ao uso habitacional e às actividades que lhe são inerentes, produzido em lugar público ou privado, directamente por alguém ou por intermédio de outrem ou de coisa à sua guarda, ou de animal colocado sob a sua responsabilidade, que pela sua duração, repetição ou intensidade, seja susceptível de atentar contra a tranquilidade da vizinhança ou a saúde pública.” Para a salvaguarda da tranquilidade da vizinhança e da saúde pública, as actividades ruidosas estão sujeitas a restrições. Assim, o exercício de actividades ruidosas é interdito durante o período nocturno, entre as 18 horas e as 7 horas, e aos sábados, domingos e feriados, excepto se autorizadas por licença especial de ruído concedida pela câmara municipal ou pelo governador civil. Pelo que descreves, não me parece de todo que estejas a infringir a lei. Podes é moderar a questão dos tacões (tipo calçar chinelos quando se entra em casa) e o aspirador ao fim de semana um pouco mais tarde - tipo 11h00 - para o caso dele ser dorminhoco. À parte disso, eu, respeitosamente, ignorava o dito administrador. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tiagoalvin Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 É apresentares todas essas informações na próxima reunião de condóminos. De resto não há grande coisa que possas fazer, a não ser alcatifares o chão, pores fica-cola na boca da tua mulher enquanto praticam o coito e forrares o comando da tv com algodão. :P Link to comment Share on other sites More sharing options...
DG Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Se alguma vez me viessem tocar à porta as 11h porque estou a fazer barulho mandava-lhe logo duas solhas -.- Felizmente não tenho vizinhos :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
vidas Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 pois nao a muito a fazer nestas situações, são vizinhos muito sensíveis e pouco amigos.. o melhor é conversares com ele, antes que comecem as guerrinhas entre vós (vai-se acabar a tua paciência) tenta fazer-lhe ver as coisas. boa sorte Link to comment Share on other sites More sharing options...
systemoff Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 (edited) Há barulho que incomoda seja a que horas for, o meu vizinho de cima às vezes abusa com a musica mas em horas "normais" não lhe bati à porta... No teu caso, até pareces ter algum cuidado, as pessoas (como eu) têm de compreender a "merda" de isolamento dos predios onde vivem...desde que não haja abusos tem de haver paciencia dos 2 lados. Ja falaste com ele e lhe explicaste o que disseste aqui? Há coisas que não dá para evitar... Por acaso até me dou bem com o meu de cima, tenho o nº dele para mandar sms quando estiver a incomodar :-.. (e começou pq tb eu me queixei algumas vezes do barulho e o tipo foi 5*) Edited January 6, 2010 by systemoff Link to comment Share on other sites More sharing options...
Green Hawk Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Pah, pouco podes fazer em relação a isso. Mas o teu vizinho tb não! O barulho que fazes é absolutamente barulho normal. E o gajo se não fosse parvo estava calado. O melhor é mesmo dizeres-lhe isso à cara em bom tom, sem entrar em picardias desnecessárias. Ele não te pode fazer nada que tu tens razão. Vais ver que ele vai perder a puta da mania! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Revenge Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 O teu vizinho esteve muito tempo sem ter vizinho de cima. Então simplesmente não está habituado a ter de suportar algum barulho normal. Mesmo que faças pouco barulho, se ele ouvir algo vai ficar fodido porque dantes não ouvia nada. O que tens de fazer é cagar nele. E continuas a fazer a tua vida normalmente. Com o tempo ele habitua-se. Se ele começar a refilar muito, liga musica em horas "normais" durante prai uma semana. Ele vai ficar mais fdd. Depois deixas de ligar a musica, e ele vai sentir alivio e já nem se vai importar com os outros sons :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jokeman Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Isso é gajo com a mania. Tem de haver compreensão e bom senso de todas as partes, ou seja, tu continuas a ter os cuidados que tens, e ele tem que parar de te chatear, porque não tem razões para estar a mandar vir. Link to comment Share on other sites More sharing options...
jr_cardoso Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 ó Daniel, é pá, como é que te vou explicar, hummm... já sei, manda-o foder. Link to comment Share on other sites More sharing options...
W1cKeD Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Devias dar uma festa hoje ! Diz horas que nós aparecemos :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PunK_BoY Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 ó Daniel, é pá, como é que te vou explicar, hummm... já sei, manda-o foder. x2. Opá, desde que cumpras os horários da lei no prob. Manda-o mesmo foder. Isso que ele se está a queixar se quiser que chame a policia. Não tem razão nenhuma. Se fosse a ti da 1 da tarde ás 5 punhas as minhas colunas viradas para o chão a tocar. Aí já tinha algo com que se queixar e não podia fazer nada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vasco G Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 (edited) Epá que estupidez eu ia comentar mas o pessoal já foi dizendo tudo o que há para dizer, esse sujeito é maluco, caga nele que o gajo há-de acabar por se cansar e vos deixar em paz Edited January 6, 2010 by vasco gonçalves Link to comment Share on other sites More sharing options...
PunK_BoY Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Ou então podes sempre dizer o que eu disse ao vizinho por cima do café da minha mãe... "Se eu tivesse uma mulher como a sua estava mais preocupado em fazer barulho do que no barulho que os outros fazem..." é claro que se a mulher dele não for boa isto não se aplica :-.. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jokeman Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 "Se eu tivesse uma mulher como a sua estava mais preocupado em fazer barulho do que no barulho que os outros fazem..." WIN!!! :1st: Link to comment Share on other sites More sharing options...
BooM Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 LOL nem mais.. Se me viessem chatear por causa do barulho ainda por cima a horas a que posso fazer o barulho que me apetece, até lhes saltavam os timpanos ! Link to comment Share on other sites More sharing options...
HERiTAGE Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 (edited) Oh camurso_, fdx... :facepalm: Diz ao gajo que se não quer ter barulho por cima , que se mude para o último andar, ou então que compre uma vivenda de 1 piso. E depois, diz à tua mulher para ter calma pq senão perde a razão que tem. Fora isso, o gajo pode chamar a bófia, os bombeiros, o inem, ninguém lhe vai ligar absolutamente nada quando souber do que é que ele se queixa. Em alternativa, arranja-lhe uns tampões. Em todo o caso, não deixes de tratar disso na reunião de condóminos, explicar o porquê de te estares perfeitamente a cagar para o que ele diz e que em certa medida te sentes incomodado com a atitude dele. Isto porque, convenhamos, o resto do prédio terá certamente uma sensibilidade diferente da do gajo chato para essas coisas do "barulho" e saberá ver que ele não tem razão nenhuma para se queixar. Gajos desses há em todos os prédios. No meu prédio antigo costumava acordar com o casal de baixo à pancada e à gritaria, mas quando havia reunião de condóminos, era o gajo a queixar-se do barulho dos sapatos no andar de cima (o meu) e trinta por uma linha... Até que o meu pai um dia se passou e disse em plena reunião de condóminos que estava a ponderar oferecer-lhe um saco de boxe pq as cenas de pancadaria a altas horas da noite lhe estavam a tirar o sono. Passou-lhe logo a neura, nunca mais fez queixas mudou-se passado uns meses. Outro neste prédio que morava no rés do chão (eu moro no 5º andar!!!) queixou-se do chuveiro a gotejar e do autoclismo a meio da noite... A proposta que me apetecia oferecer-lhe eera um gajo deixar de tomar banho mas a mulher dele lavar a roupa que cheirasse mal e todos os dias acordar com um saquinho com o belo do cagalhoto à porta para ele deitar para a sanita quando menos o incomodasse... Enfim! Edited January 6, 2010 by HERiTAGE Link to comment Share on other sites More sharing options...
Spark Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Se me viessem chatear por causa do barulho ainda por cima a horas a que posso fazer o barulho que me apetece, até lhes saltavam os timpanos ! Isso do barulho que te apetece não é bem assim... convém ter bom senso, não te parece? Também não é necessário descair para o outro lado, afinal de contas vivemos todos em sociedade, convém sempre não esquecer que 'a tua liberdade termina onde começa a minha'... Link to comment Share on other sites More sharing options...
bznhonhas Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Eu tb tenho uns vizinhos do lado assim, mas a maneira de eles reclamarem é mandar murros na parede. Eu continuo calmamente como se nada fosse e penso, "bate com os cornos, cabrão!!". Se ele quiser dizer alguma coisa que diga, que eu respondo. Mas não me falam e nem sei porquê... e eu tenho andado mesmo deprimido desde que descobri que eles não me falam pah... ando mesmo muito triste... Desde que respeites as horas, caga nele. Se quiser que chame a polícia. Ou então ameaça-lhe uns valentes murros nos cornos que ele baixa logo a garimpa, aposto. Há malta que não sabe viver em prédios. Link to comment Share on other sites More sharing options...
BooM Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Se me viessem chatear por causa do barulho ainda por cima a horas a que posso fazer o barulho que me apetece, até lhes saltavam os timpanos ! Isso do barulho que te apetece não é bem assim... convém ter bom senso, não te parece? Também não é necessário descair para o outro lado, afinal de contas vivemos todos em sociedade, convém sempre não esquecer que 'a tua liberdade termina onde começa a minha'... Claro que tem que haver bom senso.. Se eu respeitar os horários tenho bom senso aos olhos da sociedade.. Na minha zona todos os meses há obras e muitas vezes acordo aos fins de semana por causa do barulho.. Fico f*dido mas tenho é que me calar e dormisse de noite.. Tanto me têm de respeitar por eu querer ouvir musica e por acaso até produzir a altos berros porque adoro quanto eu tambem respeito quando são horas de descanso e há que diminuir o volume... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moranguito Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Já estou a imaginar o camurso e a maria a matar zombies há uma da manhã, e o vizinho de baixo a pensar que se mudou um culto qualquer para o andar de cima :lol: Link to comment Share on other sites More sharing options...
Revenge Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Se me viessem chatear por causa do barulho ainda por cima a horas a que posso fazer o barulho que me apetece, até lhes saltavam os timpanos ! Isso do barulho que te apetece não é bem assim... convém ter bom senso, não te parece? Também não é necessário descair para o outro lado, afinal de contas vivemos todos em sociedade, convém sempre não esquecer que 'a tua liberdade termina onde começa a minha'... Claro que tem que haver bom senso.. Se eu respeitar os horários tenho bom senso aos olhos da sociedade.. Na minha zona todos os meses há obras e muitas vezes acordo aos fins de semana por causa do barulho.. Fico f*dido mas tenho é que me calar e dormisse de noite.. Tanto me têm de respeitar por eu querer ouvir musica e por acaso até produzir a altos berros porque adoro quanto eu tambem respeito quando são horas de descanso e há que diminuir o volume... Mas mesmo nas horas que podes fazer barulho, tens de respeitar DB máximos, não me lembro qual valor, mas tens. Caso contrario, compravas alto aparelho de som, punhas no maximo o dia todo, e os vizinhos que suportassem lol O que está estipulado na lei, é que mesmo de dia, não podes causar barulho que disturbe o bem estar de outra pessoa. É claro que o que o Camurso faz não causa disturbio a ninguém. O outro gajo é que é palhaço. Mas se ele andasse o dia todo com musica nas alturas, ai sim, ja causava disturbios ;) Link to comment Share on other sites More sharing options...
SmpareP Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 O teu vizinho tem a mania que é pintas, não? Link to comment Share on other sites More sharing options...
jr_cardoso Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Ou então podes sempre dizer o que eu disse ao vizinho por cima do café da minha mãe... "Se eu tivesse uma mulher como a sua estava mais preocupado em fazer barulho do que no barulho que os outros fazem..." o importante aqui a perceber é: o que é que o gajo te disse de seguida??!? :-.. p.s. - eu sei onde é o café da tua mãe, agora falta saber é o contacto da vizinha de cima, arranja sff. Link to comment Share on other sites More sharing options...
PunK_BoY Posted January 6, 2010 Share Posted January 6, 2010 Ou então podes sempre dizer o que eu disse ao vizinho por cima do café da minha mãe... "Se eu tivesse uma mulher como a sua estava mais preocupado em fazer barulho do que no barulho que os outros fazem..." o importante aqui a perceber é: o que é que o gajo te disse de seguida??!? :-.. p.s. - eu sei onde é o café da tua mãe, agora falta saber é o contacto da vizinha de cima, arranja sff. Opa... como aquilo foi na reunião de condomínios e o gajo não estava nada à espera que eu dissesse aquilo, ficou sem reacção e não fez nada a não ser mandar vir. Depois foi fazendo merdas até que o apanhei a molhar as pessoas cá em baixo com um regador e aí depois as coisas já se tornaram numa novela que depois conto-te qnd estivermos juntos :P PS: A melhor parte daquela resposta foi que a mulher dele riu-se :-.. eheh Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts