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Mercado Automóvel Português Com Pior Resultado Em 22 Anos


Vasco G
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O mercado automóvel português fechou o ano com o pior resultado desde 1987, apenas um ano após a entrada de Portugal na CEE. Em 2009 venderam-se 160.996 carros ligeiros de passageiros, menos 24,6% do que no ano anterior.

Em 1988 as importações de automóveis novos eram ainda controladas pelo Estado Português, e fazíamos parte da CEE apenas há dois anos. No entanto, nesse ano venderam-se mais carros do que em 2009, o ano da crise internacional que afectou bastante o sector automóvel.

Segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), venderam-se 10.996 automóveis ligeiros de passageiros em Portugal, menos 24,6% do que no ano anterior, e um número superior apenas às vendas de 1987, há 22 anos.

No caso dos veículos comerciais a quebra foi ainda maior: 29,8% nos ligeiros e 40,1% nos pesados, o que prova quão afectadas pela crise foram as empresas nacionais.

A ACAP lembra, no entanto, que as vendas de automóveis novos com recurso ao programa de abate de veículos do Estado - agora terminado - foram de 32% do total em Agosto e 40% em Dezembro. A associação refere em comunicado que «a interrupção abrupta e inesperada daquele Programa terá graves consequências para o sector do comércio automóvel no curto prazo».

Quase todas as marcas existentes em Portugal tiveram quebra de vendas no ano passado. É preciso chegar à posição 14º, longe dos grande volumes de vendas, para ver resultados positivos. É o caso da Chevrolet, que subiu 16,3%. Também a Alfa Romeo, a Dacia, a Dodge e a Saab aumentaram as vendas.

No caso das marcas de topo - cujas vendas tanto podemser influenciadas pelasentregas de carros que já estavam encomendados, e de outros que podem não ter entregues ainda - os resultados dividem-se. A Maserati, a Aston Martin e a Jaguar baixaram as vendas. Já a Ferrari, a Porsche e a Bentley conseguiram aumentá-las. A Ferrari, por exemplo, quase duplicou, de 16 para 31 carros.

in SOL

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