Jump to content

Ainda Há Consumidores De Droga Condenados Em Portugal


BooM
 Share

Recommended Posts

Lei elogiada internacionalmente deixou de punir consumo, mas esqueceu-se dos que produzem a própria droga

Desde 2001 que consumir droga em Portugal não é crime. No entanto, apesar da legislação que descriminalizou o uso de estupefacientes - e que tem sido apontada como um caso de sucesso, motivando elogios internacionais -, no ano passado foram condenados 70 consumidores, a esmagadora maioria de canábis. A explicação está numa omissão da legislação. As autoridades não podem punir com prisão consumidores nem consumidores-traficantes, mas a lei esqueceu os que produzem a própria droga.

"No caso dos consumidores que traficam, um acórdão do Supremo veio permitir que sejam tratados não como traficantes mas como consumidores, e enviados para as Comissões de Dissuasão da Toxicodependência. Mas, contrariamente, a produção de droga nunca foi descriminalizada", admite Manuel Cardoso, membro do conselho directivo do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT). Para o responsável, esta é uma imperfeição da lei que "tem que ser revista, mas cabe à Assembleia da República fazê-lo". Porque cultivam a droga para consumirem, têm tratamento diferente de um consumidor que compra ou até que vende. São 5% do total de 1392 condenados por crimes relacionados com substâncias ilícitas - todos os restantes são traficantes -, refere o relatório anual do IDT ontem apresentado.

João Goulão, presidente do organismo, foi ao Parlamento apresentar números que mostram uma redução dos consumos em Portugal, em especial nos jovens. Ao mesmo tempo, nunca houve tanta gente em tratamento (38 532). Mas se a evolução tem sido favorável para as drogas ilícitas, é "muito preocupante" em relação ao álcool. João Goulão admite que a ingestão problemática de bebidas pelos jovens "tem-se agravado" e que há um grande trabalho a fazer. "Estão a surgir cirroses hepáticas abaixo dos 30 anos, quando esta é uma doença que tradicionalmente surgia mais tarde", exemplifica. O novo plano de combate ao alcoolismo - que reforça o tratamento e prevê, por exemplo, a proibição de venda de bebidas abaixo dos 18 anos - foi apresentado em Maio, mas está ainda à espera de ser aprovada em conselho de ministros. Um atraso que, admite o presidente do IDT, tem "trazido dificuldades negociais". Questionado pelos deputados parlamentares, João Goulão também referiu haver dificuldades de recursos humanos nas estruturas de tratamento do instituto. O Programa de Reestruturação da Administração do Estado (PRACE) "impôs um tecto de recursos humanos que tem sido difícil com as novas competências no álcool", referiu.

Fonte: ionline.pt

O nosso problema aqui em Portugal é não puder nem ter um pé de cannabis.

Só uma planta já pode vir a dar uma boa dor de cabeça se não for bem escondida.

Eu acho isso um absurdo.

Pois em Espanha podem ter pés de cannabis.

Na Holanda podem ter o que quiserem em casa, desde que não seja com o intuito de vender.

Mas por que raio aqui em Portugal não se pode nem um pé ter??

Uma pessoa apenas com uma ou duas plantas já não necessita de ir há rua comprar droga aos outros, e quanto á qualidade de "produto" que anda pelas ruas, oh meus amigos uma coisa vos digo, anda ai muita gente a fumar solas de sapato sem se queixarem.

Com isto encerro o meu comment.

Espero não ter ofendido ninguém.

Edited by BooM
Link to comment
Share on other sites

Um pé de «cannabis» com cerca de 1,60 metros de altura foi ontem (3 de Outubro de 2003) removido de um jardim interior no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) por ordem do presidente, João Ferreira de Almeida.

Este garantiu ao EXPRESSO que desconhecia a existência da «cannabis» e não seria capaz de a identificar, por nunca ter visto nenhuma, tendo contactado agora a PJ para saber «se existe algum procedimento» quanto ao destino a dar à planta (da qual se extrai o haxixe e cujas folhas dão origem à «erva» ou liamba, depois de secas). Rui Moreira, presidente da Associação de Estudantes, disse também desconhecer a existência de um pé de «cannabis» no instituto, mas admitiu que «os estudantes do ISCTE sempre foram muito imaginativos e liberais».

Este tópico fez-me lembrar esta história! Eu também nunca reparei lá naquilo, mas quando descobriram foi cá um alarido :facepalm: acho que não houve consequências nenhumas no caso mas é parvo prender pessoas só porque têm uma florzinha destas em casa

Link to comment
Share on other sites

Se acham isso porque e que nao se tira o alcool do mercado porque provoca tanta morte na estrada e violencia domestica, etc..

Destroi mais vidas que a cannabis e não o vejo proibido...Porque? Porque é uma escolha de cada um. Se nos queremos prejudicar sem prejudicar outros ninguem tem o direito de me impedir..

Pode ser que isto fique tipo america.. As empresas constroem prisoes porque são uma fonte de mão de obra muuuuiiiito barata..

Link to comment
Share on other sites

Se acham isso porque e que nao se tira o alcool do mercado porque provoca tanta morte na estrada e violencia domestica, etc..

Destroi mais vidas que a cannabis e não o vejo proibido...Porque? Porque é uma escolha de cada um. Se nos queremos prejudicar sem prejudicar outros ninguem tem o direito de me impedir..

Pode ser que isto fique tipo america.. As empresas constroem prisoes porque são uma fonte de mão de obra muuuuiiiito barata..

Porque o álcool já acompanha a nossa civilização desde os primórdios. Se fosse inventado hoje de certeza que era proibido, também.

Além do mais, cada vez mais vês que o consumo do álcool começa a ser "criticado" pela sociedade.

Link to comment
Share on other sites

Temos pena...

... not!

x2

"Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais" Bob Marley

E agora eu pergunto-te... a droga é uma parte assim tão importante na tua vida?! É que se sim tenho pena de ti. Já começa a saturar tantos posts sobre droga que tu abres.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se conheces esta boom

ANDAS A FUMAR GANZAS DEMAIS QUANDO :

... Quando perdes a ganza que acabaste de enrolar, enrolas outra, e quando te apercebes tinhas posto a primeira ganza atrás da orelha.

... Estás a ir para a cozinha atacar a larica mas o Cartoon Network te distrai por quase uma hora.

... A coloração normal dos teus dedos é amarela.

... Começas a inventar teorias do Universo e a acreditar piamente nelas.

... Quando as tuas Smoking Pretas vão numa semana.

... Quando fumas uma e na sequencia já estás a pedir a alguém que enrole outra.

... Quando fumas cigarros e prendes o fumo para "bater" mais.

... Quando não te lembras o que fizeste ontem, a não ser teres fumado uma.

... Quando sempre que vês um documentário sobre índios e a vida na selva imaginas logo as ervas poderosas e alucinantes que eles devem ter.

... Quando fumas uma ganza inteira e percebes que não bateu, aí fumas outra de seguida, e no fim continua sem ter batido.

... Quando te esqueces do teu próprio nome, telefone, ou morada.

... Quando os teus charrinhos são temáticos, tipo um de manhã para acordar, um antes do almoço para abrir o apetite, um depois do almoço para fazer a digestão, e por aí fora, ao longo do dia, todos os dias.

... Quando te perguntam se tu fumas e tu respondes: cigarros não.

... Quando a tua t-shirt, calções de banho, edredon etc estão cheios de furinhos misteriosos.

... Quando ligas para alguém e antes de atenderem já te esqueceste para quem ligaste.

... Quando ficas horas à frente da TV embasbacado, a ver um gajo a espremer frutas numa máquina qualquer nas Televendas.

... Quando lês tudo isto, encaixas-te perfeitamente em todas as situações citadas, chegas à conclusão que realmente andas a fumar muitas ganzas, mas estás te pouco cagando e acendes mais uma... porque a onda é looooooooouuca!!!

:-..

Link to comment
Share on other sites

Também não percebo muito bem mas pronto... acho que se pode falar das coisas, parece que há temas que ainda são tabu, ninguém aqui está a incentivar o consumo ou a defender quem ganha dinheiro com o flagelo que é a droga, está-se apenas a discutir ideias... é parvo prender pessoas porque se drogam? é pois. É parvo manter a ilegalidade das drogas leves? é pois. Há drogas que são usadas e benéficas na medicina? há pois.

São apenas estas discussões que têm sido trazidas aqui e naõ vejo mal nisso e é talvez esse o problema: falta de informação. Falo por mim, naõ percebo nada de drogas, nunca tomei naõ tenho intenção de o fazer nem me interessa particularmente o assunto. Mas saber naõ mata.

Link to comment
Share on other sites

É parvo prender as pessoas porque se drogam? Então e quando ficam agarrados e têm de ir roubar para a próxima dose? Só quando espancarem verdadeiramente alguém ou matarem é que podem ir presos? E as clinicas de reabilitação? Porque hão-de os meus impostos servir para pagar a "reabilitação" de um tipo que escolheu fumar umas brocas ou dar uma pra veia porque "era porreiro"? Desculpa se eu escolhi ir trabalhar e agora trabalho para alimentar o coitado que dava pra veia e roubava.

Fonix. Drogados enfim é mesmo pessoal que está nessa situação por opção. Metem-me nojo.

Sim, sou bastante parcial neste assunto. É isso e a liberalização das drogas leves. Já estive em amesterdão e vi o degredo que aquilo é , sim tem piada ao inicio mas a partir do momento em que é só drogaditos e pessoal alucinado a passar por ti pensas "isto é giro vir aqui uma semana" isto para o meu pais? Definitivamente que não.

Link to comment
Share on other sites

Epah voces só me provam que continuam mal informados (não todos) e por isso vou continuar a postar algumas cenas interessantes e pode ser que pensem um bocadinho..

F*deram a vida a mais um amigo meu que apenas planta e consome e não chateia ninguem, um responsavel chefe de familia .. Não pode ir po trabalho porque apreenderam-lhe o carro, ate as chaves do quintal onde estavam plantadas as cannabis foram e nem cavar batatas o homem pode.. Será que era pior ele fumar 50 ganzas por dia e fazer a vidinha dele ou o que lhe estão a fazer agora? Ele não é homem de roubar, mas numa situação destas, para alimentar o filhos eu não sei se não punha de parte roubar ... Anda ele a viver com ajudas de amigos e familia, e como ele há muitos.. Mas quando sai para o jornal são uns criminosos que não pensavam duas vezes em matar ou roubar... Ando revoltado com estas politicas pois ando, mas não me levem a mal e pensem um bocado no assunto porque só nós (o povo) todos unidos é que podemos mudar alguma coisa.

Peace!

É parvo prender as pessoas porque se drogam? Então e quando ficam agarrados e têm de ir roubar para a próxima dose? Só quando espancarem verdadeiramente alguém ou matarem é que podem ir presos? E as clinicas de reabilitação? Porque hão-de os meus impostos servir para pagar a "reabilitação" de um tipo que escolheu fumar umas brocas ou dar uma pra veia porque "era porreiro"? Desculpa se eu escolhi ir trabalhar e agora trabalho para alimentar o coitado que dava pra veia e roubava.

Fonix. Drogados enfim é mesmo pessoal que está nessa situação por opção. Metem-me nojo.

Sim, sou bastante parcial neste assunto. É isso e a liberalização das drogas leves. Já estive em amesterdão e vi o degredo que aquilo é , sim tem piada ao inicio mas a partir do momento em que é só drogaditos e pessoal alucinado a passar por ti pensas "isto é giro vir aqui uma semana" isto para o meu pais? Definitivamente que não.

Se todos os drogados te metem nojo acho que andavas muito sozinho.... Ou esqueceste que praticamente toda a gente quando vai socializar a noite se droga? Seja alcool seja heroina o que e certo e que acabam estendidos no meio da rua muitos deles.. Eu ao menos nunca fiz figuras desse tipo fume a cannabis que fumar... Ainda a dois anos fui ao avante e fiquei parvo com tanta gente ir parar a ambulancia por causa do alcool. Era ambulancia atras de ambulancia.. Se tivessem todos a fumar ervinha em vez do maldito alcool não iam lá parar de certeza..

BTW: Diz-me se conheces alguem ou algum caso de alguem que tenha sofrido problemas por fumar ganzas...

Link to comment
Share on other sites

E eu não curto da obsessão do pessoal por carros e não me vês ir aos topics mandar bocas nem desrespeitar ninguem.. O vosso problema é outro.. Se eu fizer alguma coisa contra as regras ou entrar em más ondas como muitos fazem !! é uma coisa.. Mas como está longe de mim fazer isso acho que não têm razão de queixa.. Só vê quem quer.. Se achas que não vale a pena discutir estes assuntos isso é a tua opinião, mas por favor deixa ver quem quiser ver.. É que já me apagaram um topic no passado e não gostava de ver isso no futuro..

Link to comment
Share on other sites

Ok mano fica la na tua. Quando for contra as regras postar noticias, anuncios, estudos, etc. sobre a cannabis dá o toque... Porque mandar abaixo, podes tentar mas não vais conseguir ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.