Jump to content

Primeiro Transplante Facial Dos Eua


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Mulher mostra o rosto após 1º transplante facial dos EUA

A identidade da mulher que, em dezembro do ano passado, recebeu o primeiro transplante de rosto dos Estados Unidos finalmente foi revelada. Connie Culp, 46 anos, concedeu nesta terça-feira uma entrevista à imprensa na Clínica Cleveland, no Estado americano de Ohio, onde a cirurgia foi realizada cinco anos depois que um tiro de espingarda, dado pelo próprio marido, desfigurou metade do seu rosto.

Apesar da expressão ainda endurecida do rosto e do discurso um pouco difícil de se entender, Connie já consegue falar, sorrir, cheirar e sentir o gosto dos alimentos. A pele ainda está inchada e com o formato quadrado, mas os médicos acreditam que a medida que a circulação evolui e os nervos crescem, estimulando os músculos, o aspecto dela deve melhorar.

Durante a coletiva, a mulher fez elogios à equipe médica, que foi liderada por María Siemionow, e fez agradecimentos especiais à família da doadora. "Eles que tornaram possível eu receber este novo rosto", afirmou.

A paciente foi submetida a uma cirurgia complicada que durou mais de 22 horas. Na ocasião, o rosto da mulher - que havia perdido o nariz, o palato, um dos olhos e sofrido com fragmentos de bala e de osso que penetraram a pele - foi quase todo reconstruído com cerca de 80% da face da doadora, falecida na véspera da operação.

Além de ter ganho um palato novo, a paciente recebeu um nariz com o revestimento interno necessário para respirar, a parte inferior das pálpebras, o lábio superior, pele, músculos, ossos, artérias, veias e nervos. Segundo Siemionow, recuperar as funções vitais é mais importante que a parte estética, embora também seja importante ter um rosto para que a pessoa se integre à sociedade.

Em 2004, seu marido, Thomas Culp, atirou nela com uma espingarda e recebeu pena de sete anos de prisão. Na época, Connie ficou entre a vida e a morte, respirando apenas com a ajuda de um tubo implantado na traquéia.

Fonte: noticias.terra.com.br

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

05 de maio de 2009 • 19h52 • atualizado em 06 de maio de 2009 às 12h26

Já reparei, nao tinha aberto o link porque já conhecia a noticia. Tks. Agora tem que esperar mais uns anos e depois começa com recuperação facial mais especifica. É o que me lembro da noticia quando passou.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.