Jump to content

Bétran Leyva É O Último Troféu Da Guerra Ao Narcotráfico


Mini0n
 Share

Recommended Posts

México. Bétran Leyva é o último troféu da guerra ao narcotráfico

Duas centenas de fuzileiros liquidaram o narcotraficante mexicano Arturo Betrán Leyva. Uma foto polémica imortalizou o momento

AVISO: A FOTO PODE SER CONSIDERADA CHOCANTE

NbYP0.jpg

Arturo Betrán Leyva, o líder de um dos maiores carteis de droga do México - baptizado com o seu próprio nome - foi abatido a tiro num luxuoso condomínio de Guernavaca por uma força especial da Marinha mexicana. O "chefe dos chefes", como era conhecido, caiu por terra na quinta-feira à noite e a notícia foi anunciada ao mundo através de uma polémica fotografia. O retrato que mostra o corpo semi nu de Arturo no chão, coberto com notas ensanguentadas, foi tirado pela polícia e divulgado como um "troféu de guerra": as forças militares tinham conseguido liquidar um dos mais procurados narcotraficantes do mundo, cujo cartel se estendia da Colômbia aos Estados Unidos

Arturo Leyva decidiu dar uma festa de Natal para os amigos naquela cidade costeira do México e chegou a contratar artistas e duas dezenas de prostitutas para entreter os convidados. A Marinha mobilizou duas centenas de fuzileiros e cercou o condomínio. Segundo os relatos do caso, foram usadas mais de 20 granadas de fragmentação pelos homens de Beltrán Leyva durante uma intensa troca de tiros com a força especial naval. Três homens armados foram mortos - juntamente com uma vizinha, que seria inocente -, e 11 colaboradores de Arturo, responsáveis pela sua segurança, foram detidos. Foram apreendidos cerca de 200 mil euros em dinheiro, 16 espingardas de assalto, quatro pistolas e inúmeras munições.

O jornal mexicano "El Universal informou que Arturo Beltrán Leyva montou, durante anos, uma rede de corrupção que controlava as autoridades de 15 municípios no estado de Morelos (México). O cartel Beltrán Leyva tinha acordos com responsáveis federais, estatais e municipais para eliminar delinquentes comuns e, em troca, poderia traficar estupefacientes sem ser incomodado.

Segundo Michele M. Leonhart, responsável pela agência americana de combate ao tráfico - Drug Enforcement Administration, DEA - "o presidente Calderón, do México, conseguiu uma importante vitória contra o cartel de drogas Beltrán Leyva". Quando a DEA anunciou o indiciamento do traficante mexicano sabia que era uma questão de tempo até o apanhar.

Michele M. Leonhart garante que a morte "foi um duro golpe para um dos cartéis mais violentos do mundo e responsável, há mais de uma década, pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos: um império construído sobre a cocaína, metanfetamina e heroína, que envolveu o assassinato de inúmeros agentes da autoridade, civis inocentes e traficantes rivais."

Nos últimos dias, a Polícia Federal mexicana tem estado em sucessivas operações para encontrar Edgar Valdez Villarreal, conhecido como "La Barbie" e tido como sucessor de Arturo Beltrán Leyva.

Isto já tem uns dias... Coloquei aqui porque li há pouco que já houve vinganças à família de um dos fuzileiros...

Quando encontrar a notícia, boto aqui.

Link to comment
Share on other sites

nao se perdeu nada, agora isso das vinganças... enfim... infelizmente acaba quase sempre por acontecer.

mas.....

Nos últimos dias, a Polícia Federal mexicana tem estado em sucessivas operações para encontrar Edgar Valdez Villarreal, conhecido como "La Barbie" e tido como sucessor de Arturo Beltrán Leyva.
procurem pelo Ken primeiro
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.