Jump to content

Humanos Mais Perto De Se Tornarem Baterias


Spark
 Share

Recommended Posts

Humanos mais perto de se tornarem baterias

A visão futurista do filme Matrix está mais próxima, agora que os cientistas arranjaram forma de usar o corpo humano para fornecer energia a máquinas.

matrix-995f.jpg

De acordo com o DailyTech, os cientistas Vladimir Leonov e Ruud Vuller, do Interuniversity Microelectronics Center na Bélgica, criaram um ambicioso dispositivo para recolher energia do corpo humano, transformando-o numa "pilha" ambulante.

Estes dispositivos são capazes de transformar o calor libertado pelo corpo em electricidade, através de mecanismos electrónicos especiais conhecidos por pilhas termoeléctricas.

A principal desvantagem desta abordagem é o facto de o corpo humano produzir calor de forma ineficiente e irregular. Assim, esta abordagem só é útil quando na presença de dispositivos que consumam pouquíssima energia.

Os cientistas estão, por isso, a trabalhar também em dispositivos de muito baixa voltagem que possam tirar partido da energia fornecida pelo corpo humano.

A ideia até nem é nova, visto que existem várias pesquisas no campo do aproveitamento eléctrico do corpo humano. Neste momento, o exército norte-americano está, inclusivamente, a trabalhar em geradores piezoeléctricos para ajudar a recarregar as baterias dos equipamentos usados por soldados, e há também investigação no campo de geradores microscópicos capazes de tirar partido da corrente sanguínea para produzir electricidade e alimentar dispositivos nanométricos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.