Jump to content

Teoria Da Conspiração - Petróleo Não É Fossil


gleal
 Share

Recommended Posts

Desde já digo que não possuo conhecimentos suficientes para contestar este artigo, apenas o que sempre aprendi na escola, o petróleo é fóssil e deriva da decomposição orgânica ao longo da vida na Terra, mas tem alguma lógica o que vem a seguir (assim como têm lógica quase todas as teorias da conspiração, lol)

Artigo retirado de: «Qual crise energética?

Foi-nos sempre dito que o petróleo é um combustível fóssil, que surgiu há 500 milhões de anos, tendo por origem a decomposição de plantas e animais mortos. Restos de organismos teriam sido aprisionados no fundo dos oceanos numa camada de lama e cobertos por outras camadas de solo, formando ao longo do tempo o petróleo.

Foi-nos sempre dito que a energia do sol é captada pelos seres vivos e que podemos libertar novamente essa energia armazenada há centenas de milhões de anos através da combustão do petróleo.

É-nos dito que as reservas de combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, duram, no máximo, até cerca de 2060.

Outro factor, para além da extinção das reservas petrolíferas, é o momento em que a produção de petróleo atinge o seu cume, começando então a decrescer. Este ponto máximo da extracção petrolífera é chamado de "Peak-Oil" [Pico Petrolífero]. Como é em função deste pico que varia a oferta e a procura, este pode ter um papel crucial nos preços do petróleo.

O ponto máximo da extracção petrolífera ou "Peak-Oil" é o instante em que a taxa de extracção petrolífera atinge o seu máximo absoluto em todas as bacias petrolíferas. Este momento é alcançado quando tenha sido extraído metade de todo o petróleo passível de ser explorado.

O Pico Petrolífero

É afirmado que o ponto de extracção máximo já foi alcançado no passado e que vamos de encontro a uma crise energética. A prova desta afirmação, dizem-nos, é o aumento contínuo da cotação do petróleo, de 25 dólares o barril em 2002 para 134 dólares em 6/6/2008 (este artigo foi escrito nesta data).

Por este motivo, dizem-nos que a esperada lacuna energética deve ser suprida através de menor consumo e pela procura de outras alternativas, tal como energias renováveis. Devemos abandonar o petróleo o mais rapidamente possível, pois ele irá acabar em breve.

É-nos afirmado que o petróleo se formou há centenas de milhões de anos, que existe em quantidade fixa, e que quando tivermos extraído a última gota, terá acabado para sempre a era do petróleo.

Mas o que é que aconteceria se toda esta história não tiver nenhum fundamento e tudo não passar de uma lenda? O que seria se o combustível petróleo não fosse de origem fóssil, não proviesse de organismos extintos, mas fosse de outra natureza? E se o petróleo, afinal, existe em abundância e continua a ser formado ininterruptamente pela Terra? E se não existir nenhuma crise energética e nenhum "Peak-Oil"?

O Pico Petrolífero está aqui...

A afirmação de que haveria um ponto máximo na extracção do petróleo foi divulgada em pânico, já em 1919, embora nesse tempo ainda não se chamasse "Peak-Oil" (este é somente um novo rótulo). Naquele tempo, foi afirmado pelos "especialistas" que o petróleo só chegaria para os

próximos 20 anos. O que aconteceu na realidade? Desde então, a data do fim do petróleo foi sempre impelida para o futuro, e hoje, 90 anos depois, temos ainda petróleo, embora a extracção e o consumo tenham vindo a aumentar todos os anos.

O Petróleo Abiótico (não fóssil)

De onde veio, no fim de contas, a história de que o petróleo teria surgido de fósseis de organismos vivos e seria, portanto, biótico? O geólogo russo Mikhailo Lomonossov teve esta ideia pela primeira vez em 1757: "*o petróleo surge de pequenos corpos de animais e plantas, enclausurados em sedimentos sob alta pressão e temperatura e transformam-se em petróleo após um período inimaginável*". Não sabemos que observações o levaram a afirmar isso, simplesmente esta teoria nunca foi confirmada e é aceita sem provas há mais de 200 anos e ensinada nas universidades.

A teoria da origem do Petróleo como resultado da decomposição de restos de de plantas e animais.

Porém, nunca foram encontrados fósseis de animais ou plantas nas reservas de petróleo. Esta falta de provas mostra que a teoria do combustível fóssil é unicamente uma crença sem qualquer base científica. Os geólogos que espalham a teoria do combustível fóssil, não apresentaram ainda qualquer prova da transformação de organismos em petróleo.

Um dos elementos mais presentes sobre a Terra no nosso sistema solar é o carbono. Nós, seres humanos, somos formados em grande parte por carbono, assim como todos os outros seres vivos e plantas do planeta. E em pelo menos 10 planetas e luas de nosso sistema solar foram observadas grandes quantidades de hidrocarbonetos, a base para o

petróleo.

A sonda espacial Cassini descobriu, ao passar próximo de Titan, a lua de Saturno, que ela está repleta de hidrocarbonetos líquidos. Mas não havendo lá vida para produzir os hidrocarbonetos, estes devem ser fruto de alguma outra transformação química. Devido à sua particular

configuração atómica, o carbono possui a capacidade de formar moléculas complexas e apresenta, entre todos os elementos químicos, a maior complexidade de ligações químicas.

Daily Telegraph - Lagoas de hidrocarbonetos no planeta Titan

Aqui na Terra, as placas continentais flutuam sobre uma inimaginável quantidade de hidrocarbonetos. Nas profundezas do manto terrestre surgem, sob determinada temperatura, pressão e condições adequadas, grandes quantidades de hidrocarbonetos. A rocha calcária anorgânica é transformada num processo químico. Os hidrocarbonetos que daí resultam, são mais leves que as camadas de solo e rocha sedimentares, e por isso sobem pelas fendas da Terra e acumulam-se sob camadas impermeáveis da crosta terrestre.

O magma quente é o fornecedor de energia para este fenómeno geológico. O resultado dá pelo nome de petróleo abiótico, porque não surgiu a partir da decomposição de formas biológicas de vida, mas antes por um processo químico no interior da Terra. E este processo acontece

ininterruptamente. O petróleo é produzido continuamente.

Eis alguns dos argumentos mais relevantes que comprovam que o petróleo é de origem abiótica (não fóssil):

- O petróleo é extraído de grandes profundidades, ultrapassando os 13 km. Isso contradiz totalmente a tese dos fósseis, pois os restos dos seres vivos marinhos nunca chegaram a tais profundidades e a temperatura (elevadíssima) teria destruído todo o material orgânico.

- As reservas de petróleo, que deveriam estar vazias desde os anos 70, voltam a encher-se novamente por si mesmas. O petróleo fóssil não pode explicar este fenómeno. Só pode ser explicado pela produção incessante de petróleo abiótico no interior da Terra.

- A quantidade de petróleo extraída nos últimos 100 anos supera a quantidade de petróleo que poderia ter sido formado através da biomassa. Nunca existiu material vegetal e animal suficiente para ser transformado em tanto petróleo. Somente um processo de fabricação de hidrocarbonetos no interior da Terra pode explicar esta quantidade gigantesca.

- Quando observamos as grandes reservas de petróleo no mundo é notório que elas surgem onde as placas tectónicas estão em contacto uma com as outras ou se deslocam. Nestas regiões existem inúmeras fendas, um indício de que

o petróleo provém do interior da Terra e migra vagarosamente através das aberturas para a superfície.

Placas Tectónicas

- Em laboratório foram criadas condições semelhantes àquelas que predominam nas profundezas do planeta. Foi possível produzir metano, etano e propano. Estas

experiências provam que os hidrocarbonetos podem formar-se no interior da Terra através de simples reacções anorgânicas - e não pela decomposição de organismos mortos, como é geralmente aceite.

- O petróleo não pode ter 500 milhões de anos e permanecer tão "fresco" no solo até hoje. As longas moléculas de carbono ter-se-iam decomposto. O petróleo que utilizamos é recente, caso contrário já se teria volatilizado há muito tempo. Isto contradiz o aparecimento do petróleo fóssil, mas comprova a teoria do petróleo abiótico.

Em 1970, os russos começaram a perfurar poços a grandes profundidades, ultrapassando os 13.000 metros. Desde então, as grandes petrolíferas russas, incluindo a Iukos, perfuraram mais de 310 poços e extraem de lá petróleo. No último ano, a Rússia ultrapassou a extracção do maior

produtor mundial, a Arábia Saudita.

Os russos dominam a complexa técnica de perfuração profunda há mais de 30 anos e exploram inesgotáveis reservas de petróleo das profundezas na Terra. Este facto é ignorado pelo Ocidente. Os russos provaram ser totalmente

falsa a explicação dos geólogos ocidentais de que o petróleo seria o fruto de material orgânico decomposto.

Nos anos 40 e 50, os especialistas russos descobriram, para sua surpresa, que as reservas petrolíferas se reenchiam por si próprias e por baixo. Chegaram à conclusão que o petróleo é produzido nas profundezas da Terra e emigra para cima, onde se acumula. Puderam comprovar isso através das perfurações profundas.

Entretanto, nos anos 90, a Rússia estava de tal modo à frente do Ocidente na tecnologia de perfuração profunda, que Wall Street e os bancos Rockfeller e Rothschild forneceram dinheiro a Michail Chodorkowski com a missão de comprar a empresa Iukos por 309 milhões de dólares, a fim de obter o know-how da perfuração a grande profundidade.

Michail Chodorkowski mandado prender por Putin

Pode-se agora perceber por que é que o presidente Wladimir Putin fez regressar a Iukos e outras petrolíferas novamente para mãos russas. Isso era decisivo economicamente para a Rússia, e Putin expulsou e prendeu alguns oligarcas russos.

Entretanto, os chamados "cientistas", os lobistas, os jornalistas a soldo e os políticos querem que acreditemos que o fim do petróleo está a chegar, porque supostamente a produção já atingiu o seu pico e agora está a decrescer. Naturalmente, a intenção é criar um clima que justifique o alto preço do petróleo e com isso obter lucros gigantescos.

Sabe-se agora que o petróleo pode ser explorado praticamente em toda a parte, desde que se esteja disposto a investir nos altos custos de uma perfuração profunda. Qualquer país se pode tornar independente em matéria de

energia. Simplesmente, os donos das petrolíferas querem países dependentes e que paguem caro pelo petróleo importado.

A afirmação de que existe um máximo na extracção de petróleo é, de facto, um golpe e uma mentira da elite global. Trata-se de construir uma escassez e um encarecimento artificial. Tudo se resume a negócios, lucro, poder e controle.

Aliás, é absolutamente claro para todos que o Iraque foi invadido por causa do petróleo. Somente, não foi para extrair o petróleo, mas, pelo contrário, para evitar que o petróleo iraquiano inundasse o mercado e os preços caíssem.

Antes da guerra, o Iraque extraía seis milhões de barris por dia, e hoje não chega a dois milhões. A diferença foi retirada do mercado. Saddam Hussein ameaçou extrair quantidades enormes de petróleo e inundar o mercado.

Tal significou a sua sentença de morte, e por esse motivo o Iraque foi atacado e Saddam enforcado. Agora os EUA têm lá tropas permanentemente. Ninguém tem licença para explorar o petróleo do país com a segunda maior reserva petrolífera do mundo. Por isso, o Irão, com a terceira maior

reserva petrolífera do mundo, é agora também ameaçado por querer construir «armas de destruição massiva».

Link to comment
Share on other sites

Hum, interessante de facto, mas também sou um ignorante na matéria.

Mas não sei até que ponto era bom provar-se essa teoria.

Se o nosso mundo já está poluído que chegue com a tal "crise"... se essa crise não existisse, daqui a 20 anos era impossível um ser vivo respirar.

É uma faca de 2 gumes (ou legumes como disse o J Pacheco).

Link to comment
Share on other sites

Bem, antes de mais, dizer que li tudo :-..

Em segundo lugar, a conclusão mancha a teoria. Não percebo porque concluem com essa tirada de que o Irão é agora ameaçado porque quer inflacionar o mercado petrolífero? Nops, essa não como. No resto, sim, concordo em várias coisas. Todos estamos fartos de ouvir falar no limite próximo das reservas de petróleo e no entanto, já temos gerações em que nunca houve escassez de gota ou energia. No fundo, é a mesma merda que se fez com o leite e agora andam os produtores fdds porque está baratíssimo (para eles).

Outra coisa que me leva a acreditar nisto, é também o número crescente de opiniões contraditórias no que diz respeito ao aquecimento global. desde sempre ouviamos dizer que eram as emissões de monóxido de carbono e depois dióxido de carbono. Depois já é o metano, depois o azoto, depois o XPTO. Enfim, já há quem diga que a diminuição da superfície gelada nos pólos é normal. Ninguém se entende e já um geólogo colocado na Antárctida dizia: "Para se resolver toda esta trapalhada era necessário chegar a um consenso, mas a humanidade já está farta de dar provas de que não tem essa capacidade para reunir e discutir ideias".

Logo, vamos sempre andar nisto. Cada um acredita e defende o que quer. Infelizmente, as opiniões que vão ser mais e melhor ouvidas, são as que provêm dos poderosos. Resta-nos desenvolver a capacidade para dissecar o que nos é imposto e o que nos é dado a escolher.

Link to comment
Share on other sites

Faz sentido sim senhor, principalmente a última parte... se pode haver teorias da conspiração para a Gripe tidas como provaveis também pode haver para o Petroleo, não esqueçer que este é um dos principais sustentáculos do sistema capitalista...

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Tambem li tudo...'e interessante.

A conclusao parece nao se encaixar muito bem com o tema geral da conspiracao, mas tem o seu fundamento.Nunca tive duvidas que estas estorias de ameacas sejam desculpas para algo mais intrinseco.../

"Arbusto Energy (sometimes referred to as Arbusto Oil)[1] was a petroleum and energy company formed in Midland, Texas, in 1977, for former US President George W. Bush by a group of investors which included Dorothy Bush, Lewis Lehrman, William Henry Draper III, Bill Gammell, and James R. Bath. The company's chief financial officer was K. Michael Conaway, now a United States Congressman from Texas.

It was later revealed that Bath made an investment of $50,000 while representing Salem bin Laden of the Saudi Binladin Group. This fact became controversial after the September 11, 2001 attacks due to Salem bin Laden being an older, half-brother of Osama bin Laden, who is alleged to have planned and financed the attacks. Upon Salem bin Laden's death in a 1988 airplane crash, in Texas, his interest in Arbusto (along with other Binladin Group assets), passed to Khalid bin Mahfouz."

Ja agora, ficam uns factos que ja foram explorados pelo Michael Moore.

Edited by kito_pm
Link to comment
Share on other sites

isso é tudo muito bonito e faz bastante sentido, mas nao conheço nenhuma evidencia que de facto os poços encham sozinhos. A versão oficial é que se inventaram novas tecnicas, que diminuem a qualidade mas prolongam a vida de um poço. Claro que isso sim pode ser a cover story.

long story short, provavelmente é verdade a parte exclusivamente cientifica, mas a parte das guerras nao me faz o minimo sentido, esses paises vivem de petrolio, nunca iriam fazer com que os preços descessem porque isso nao os iria beneficiar.

Link to comment
Share on other sites

Já agora tenho uma teoria. Se escavares a grandes profundidades poderia ser possível haver uma gigantesca bolsa de petróleo, e tu ao extraires através da Rússia podes extrair o petróleo que a Arábia Saudita podia extrair.

Se consegues a 13 km e a terra tem 12 mil, e o petróleo vai para a superficie, o que estou a dizer a tentar explicar é que pode haver bastante mas fóssil.

Antes de se extrair petróleo, encontrava-se facilmente à superfície.

Edited by unknown5
Link to comment
Share on other sites

Já agora tenho uma teoria. Se escavares a grandes profundidades poderia ser possível haver uma gigantesca bolsa de petróleo, e tu ao extraires através da Rússia podes extrair o petróleo que a Arábia Saudita podia extrair.

There will be Blood?

Link to comment
Share on other sites

Já agora tenho uma teoria. Se escavares a grandes profundidades poderia ser possível haver uma gigantesca bolsa de petróleo, e tu ao extraires através da Rússia podes extrair o petróleo que a Arábia Saudita podia extrair.

There will be Blood?

Por acaso...

Link to comment
Share on other sites

Já agora tenho uma teoria. Se escavares a grandes profundidades poderia ser possível haver uma gigantesca bolsa de petróleo, e tu ao extraires através da Rússia podes extrair o petróleo que a Arábia Saudita podia extrair.

There will be Blood?

Por acaso...

?

Link to comment
Share on other sites

O petróleo só existe a uma determinada janela de profundidade. Abaixo disso, a pressão é muito alta e quebram-se as ligações de carbono e passa a metano.

Por isso não é por irem cada vez mais fundo que vão encontrar petróleo escondido.

Link to comment
Share on other sites

Ora bem...esta teoria faz mto sentido...mas é falsa...e até me deu vontade de rir...:D

Como alguns sabem estou agora a tirar a licenciatura em Geologia e convido toda a gente a ir pesquisar a quimica estrutural do ouro negro....

Quando li que os poços voltavam a encher....tipo foi um LOL que até chorei...LOL

E sim existe uma quantidade ENORME de petroleo no nosso planeta,,,mto mais do que aquilo que se pensava e do que aquilo que se pensa.

Se isso não fosse verdade e se os poços se voltassem a encher...alguem me consegue explicar o porque de os estados unidos terem tanto interesse em paises cujos as reservas são enormes?

Alguem me pode explicar o porque de estarem a serem usadas novas tecnicas de prospecção, nomeadamente pela galp no brasil que é intitulada de prospecção a alta profundidade?

Esta prospecção demorou vários anos a ser desenvolvida e consiste em perfurações marinhas em zonas com 6km de profundidade e dps "furar" ainda mais 6km...

Epah então a parte que explica a formação do petroleo baseada em hidrocarbonetos....OMG...eles que acreditem nisso...e vão ver a geração de petroleo não fossil por um canudo.

Existem vários interesses economicos pelo meio....obvio que sim...mas POR FAVOR....

No que diz respeito ao aquecimentos global....LOL....não sei se sabiam mas o aquecimento global é algo natural e que sempre aconteceu ao logo da historia da terra...isso esta mais que sabido com base em estudos paleogeologicos....o que nós fazemos é "apressar" esse processo natural com emissoes de CO2...apenas isso...acreditem....já existiram várias idades glaciares...e todas foram precedidas por eras bastante quentes...isto é tudo uma bola de neve...

Por exemplo....a temperatura aumenta o gelo derrete...a reflexão é menor...a quantidade de agua salgada diminui a temperatyra continua a aumentar...o gelo a derreter cada vez mais...o "delicado" equilibrio de agua salgada do mar deixa de existir...as correntes maritimas param...a distribuição de temperatura deixa de existir....era glaciar....e tudo começa novamente....

Epah...e fico por aqui....que isto já vai mto longo :D

Link to comment
Share on other sites

Com tanta gente no mundo a querer energia e com as previsões de a população mundial a meio do seculo ultrapassar os 9 bilhões, nem petroleo nem agua nem comida vai haver pa alimentar tanta gente.. Mesmo isso sendo verdade, e até acho que devia ser mais aprofundado porque realmente (que eu saiba..) não provas da origem do petroleo, acho que nem com petroleo não fossil vamos conseguir sustentar as exigencias..

Link to comment
Share on other sites

Com tanta gente no mundo a querer energia e com as previsões de a população mundial a meio do seculo ultrapassar os 9 bilhões, nem petroleo nem agua nem comida vai haver pa alimentar tanta gente.. Mesmo isso sendo verdade, e até acho que devia ser mais aprofundado porque realmente (que eu saiba..) não provas da origem do petroleo, acho que nem com petroleo não fossil vamos conseguir sustentar as exigencias..

Embora o teu comentário seja confuso, uso as tuas palavras para alertar para uma coisa que é bastante mais preocupante...o consumo de agua doce...isso sim...é algo que nos devia preocupar ;)

Link to comment
Share on other sites

Com tanta gente no mundo a querer energia e com as previsões de a população mundial a meio do seculo ultrapassar os 9 bilhões, nem petroleo nem agua nem comida vai haver pa alimentar tanta gente.. Mesmo isso sendo verdade, e até acho que devia ser mais aprofundado porque realmente (que eu saiba..) não provas da origem do petroleo, acho que nem com petroleo não fossil vamos conseguir sustentar as exigencias..

Embora o teu comentário seja confuso, uso as tuas palavras para alertar para uma coisa que é bastante mais preocupante...o consumo de agua doce...isso sim...é algo que nos devia preocupar ;)

A ti não!! Aos teus descendentes sim!

Link to comment
Share on other sites

Ora bem...esta teoria faz mto sentido...mas é falsa...e até me deu vontade de rir...:D

Como alguns sabem estou agora a tirar a licenciatura em Geologia e convido toda a gente a ir pesquisar a quimica estrutural do ouro negro....

Quando li que os poços voltavam a encher....tipo foi um LOL que até chorei...LOL

E sim existe uma quantidade ENORME de petroleo no nosso planeta,,,mto mais do que aquilo que se pensava e do que aquilo que se pensa.

Se isso não fosse verdade e se os poços se voltassem a encher...alguem me consegue explicar o porque de os estados unidos terem tanto interesse em paises cujos as reservas são enormes?

Alguem me pode explicar o porque de estarem a serem usadas novas tecnicas de prospecção, nomeadamente pela galp no brasil que é intitulada de prospecção a alta profundidade?

Esta prospecção demorou vários anos a ser desenvolvida e consiste em perfurações marinhas em zonas com 6km de profundidade e dps "furar" ainda mais 6km...

Epah então a parte que explica a formação do petroleo baseada em hidrocarbonetos....OMG...eles que acreditem nisso...e vão ver a geração de petroleo não fossil por um canudo.

Existem vários interesses economicos pelo meio....obvio que sim...mas POR FAVOR....

No que diz respeito ao aquecimentos global....LOL....não sei se sabiam mas o aquecimento global é algo natural e que sempre aconteceu ao logo da historia da terra...isso esta mais que sabido com base em estudos paleogeologicos....o que nós fazemos é "apressar" esse processo natural com emissoes de CO2...apenas isso...acreditem....já existiram várias idades glaciares...e todas foram precedidas por eras bastante quentes...isto é tudo uma bola de neve...

Por exemplo....a temperatura aumenta o gelo derrete...a reflexão é menor...a quantidade de agua salgada diminui a temperatyra continua a aumentar...o gelo a derreter cada vez mais...o "delicado" equilibrio de agua salgada do mar deixa de existir...as correntes maritimas param...a distribuição de temperatura deixa de existir....era glaciar....e tudo começa novamente....

Epah...e fico por aqui....que isto já vai mto longo :D

Era isto que eu pretendia quando abri este tópico, que alguém com conhecimento na matéria viesse esclarecer a situação e desmentir este texto. Contudo ambos as teorias acordam num ponto, mais abaixo ainda há muito petróleo por descobrir, logo como se sabe que o Peak-Oil já foi atingido?

E as perguntas que fazes são respondidas pelo texto e por alguma imaginação (agora vou eu tb conspirar um bocado :D):

...alguem me consegue explicar o porque de os estados unidos terem tanto interesse em paises cujos as reservas são enormes?

Controle de mercado, para evitar que a oferta seja equivalente à procura, o que faria com que os preços caíssem a pique e consequentemente que os EUA deixassem de ter a posição dominante que têm neste mercado, isto interessava a estes países que vendiam mais e ganhavam mais dinheiro e interessava ao resto do mundo que ao comprar petróleo mais barato ia depender menos do EUA.

Alguem me pode explicar o porque de estarem a serem usadas novas tecnicas de prospecção, nomeadamente pela galp no brasil que é intitulada de prospecção a alta profundidade?

Porque segundo o artigo, é mais ou menos como perfurar o solo para encontrar água, se conseguirem perfurar o suficiente encontram sempre.

Link to comment
Share on other sites

Aproveito para dizer ao Kahzam que os gases de efeito estufa existem e o input extra destes na atmosfera é de origem antropogénica. Ou seja, o aquecimento natural é de facto real, MAS existe CLARAMENTE uma aceleração e desequilibro deste processo, indubitavelmente provocado pelo homem.

Link to comment
Share on other sites

Aproveito para dizer ao Kahzam que os gases de efeito estufa existem e o input extra destes na atmosfera é de origem antropogénica. Ou seja, o aquecimento natural é de facto real, MAS existe CLARAMENTE uma aceleração e desequilibro deste processo, indubitavelmente provocado pelo homem.

Eu não disse o contrário Kubrick le bem o que escrevi ;) eu disse isso mesmo...que nos contribuimos para acelerar o processo...só não quis desenvolver mto essa parte ;)

Gleal as respostas que destes foram exactamente aquelas que queria obter...são tudo interesses economicos...nada de petroleo não fossil ;)

Btw Gleal essa da agua saiu ao lado ;)

Os lençois freaticos que falas encontram-se a profundidades relativamente "baixas"...as condições de pressao e temperatura da terra não permitem a existencia de agua a grandes profundidades ;) Já para n falar de rochas com indice de impermeabilidade a tender para 0 :P

Fica aqui uma imagem para perceberes melhor ;)

434_%C3%A1gua%20das%20chuvas.jpg

Edited by kahzam
Link to comment
Share on other sites

Por isso é que eu disse mais ou menos, o aspecto que queria comparar era o de que mais fundo ou menos fundo a água aparece sempre, o artigo dá a entender que com o petróleo é parecido, mas com valores de profundidade e processos de formação que obviamente nada têm a ver com a água. ;)

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.