Jump to content

Mísia E Cristiano Ronaldo Entre As "personalidades Do Ano" Designadas Pelo El País. Lula Da Silva Em Primeiro Lugar.


Vasco G
 Share

Recommended Posts

A cantora Mísia e o futebolista Cristiano Ronaldo são os únicos portugueses entre as 100 personalidades ibero-americanas escolhidas pelo El País, numa lista encabeçada por Lula da Silva, "a personalidade do ano".

O grupo de homens e mulheres que se destacou em campos como as artes, a política e a economia, inclui ainda uma outra brasileira, Marina Silva, ex-ministra do Ambiente e candidata à presidência nas eleições de 2010.

A lista é publicada na edição de hoje do "El País Semanal", a revista do jornal mais vendido em Espanha, que é dominada ppor uma imagem de Lula da Silva 'fabricada' com os rostos das personalidades escolhidas.

Alguns dos perfis das individualidades mais reconhecidas são feitos por importantes líderes políticos e da sociedade civil, com destaque para o próprio Lula, cujo retrato é escrito pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero e pelo ex-presidente do Uruguai, Júlio María Sanguinetti.

Declarando "grande admiração" pelo presidente brasileiro, que descreve como "cabal e tenaz", Zapatero recorda alguns dados biográficos e curriculares do chefe de Estado brasileiro.

"A mim não me estranha que este homem assombre o mundo", diz Zapatero, saudando o trabalho de Lula para construir um Brasil "que deixou de ser um país de um futuro que nunca mais chegava, para converter-se num formidável realidade, com futuro brilhante e uma projecção global e regional cada vez mais relevante".

Dando a Lula o papel de unificador da sociedade brasileiro, Zapatero considera que o presidente brasileiro conseguiu estimular e ganhar a confiança dos mais pobres no Brasil e, em paralelo, a confiança dos mercados internacionais.

Um homem "honesto, integro, voluntarioso e admirável, convertido numa referência inevitável para a esquerda do continente americano a sul do Rio Grande. Tem uma visão do socialismo democrático que reforça a tónica da inclusão social e da justiça ambiental para tornar possível uma sociedade mais justa, decente, fraterna e solidária", escreve Zapatero.

A revista publica ainda o perfil da cantora portuguesa Mísia, que o pintor Luis Eduardo Aute destaca pela sua beleza, criatividade e forma como reinterpretou o fado.

"Mísia é uma das vozes mais importantes de Portugal, não apenas pela excelência da sua voz, mas pela sua muito particular forma de entender a canção popular portuguesa e universal", escreve.

Cristiano Ronaldo é o segundo na lista de desportistas (depois da atleta Marta Domínguez), cuja entrada fulgurante em Espanha -- a um preço de 95 milhões de euros -- foi um dos temas desportistas mais comentados do ano.

No perfil, o director do jornal desportivo AS, Alfredo Relao, questiona-se sobre se "alguém pode valer 95 milhões", concluindo que: "Sim, há, Cristiano Ronaldo".

"Fazer uma grande equipa de futebol custa. Como custa filmar uma superprodução de cinema. Mas ambas são rentáveis se se consegue que o espectáculo projectado chegue a ser admirado por milhões de pessoas nos cinco continentes", escreve.

"Disso se trata. Somos assim. Não culpemos o Cristiano Ronaldo", conclui.

A lista do El Pais inclui ainda nomes como o juiz Baltasar Garzon, Sónia Sotomayor (primeira hispana a entrar no Supremo nos Estados Unidos), o cirurgião Pedro Cavadas e o presidente da Iberdrola, Ignacio Sánchez Galán.

In SIC Online

Eu não punha o Lula da Silva em primeiro lugar nem de perto nem de longe mas pronto... e claro que o Cristiano não podia faltar. De destacar a Misia embora eu talvez esperasse mais ver ali a Marisa. E falta o Saramago. E o Obama... mas se calhar até estão, naõ consegui foi descobrir a lista completa.

Edited by vasco gonçalves
Link to comment
Share on other sites

Site oficial dela: http://www.misia-online.com/official/pt/index.html

Mísia, nome artístico de Susana Maria Alfonso de Aguiar, (Porto, 1955) é uma cantora portuguesa.

Dona de uma das mais belas e poderosas vozes, a cantora, filha de pai português e mãe catalana, deu uma nova roupagem à música lusitana com suas composições sofisticadas e cheias de personalidade. Cantando em francês, catalão, espanhol e português, Mísia é a típica cantora nova Europa que mistura tendências, diferentes culturas e sons.

Onde está cantora até podia estar fadista

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.