Jump to content
Sign in to follow this  
karkov

A Emancipação Dos Matraquilhos

Recommended Posts

A emancipação dos Matraquilhos

ANDRÉ MENDES É BICAMPEÃO NACIONAL E VAI AO MUNDIAL

A prática de matraquilhos está a sair das tabernas e salões de jogos para se afirmar como um desporto. O campeão nacional vai participar no Mundial da modalidade, de 5 a 10 de Janeiro, em Nantes, França.

Os "matraquilhos já não são um desporto de taberna", estão "espalhados por todo o lado e não páram de crescer", disse à agência Lusa André Mendes, 25 anos, bicampeão nacional de matraquilhos, distinguido pela autarquia com o prémio "Almada, Terra da Actividade Física e do Desporto".

"Hoje há milhares de praticantes e já 500 pessoas federadas em Portugal", afirmou o praticante, que joga desde muito novo, quando "ainda precisava de uma grade vazia de cerveja debaixo dos pés para poder ver o campo".

A competir há dois anos, André Mendes vai participar com a selecção nacional no campeonato mundial da modalidade. "Tenho sempre perspectiva de ganhar, mas também tenho os pés bem assentes no chão e sei que não vai ser fácil", afirmou, explicando que a selecção nacional vai jogar em "terreno alheio".

"As equipas estrangeiras sempre jogaram nas mesas a que estamos apenas agora a adaptar-nos e que são bastante diferentes das tradicionais. Há diferenças na bola, nos bonecos e tampo da mesa", disse, garantindo, porém, que vai "dignificar a bandeira e tentar trazer a taça".

Quanto aos treinos, André conta que "são informais, no café, quando calha": "Nunca penso que vou treinar. Saio de casa com a ideia de ir ao café jogar matraquilhos, não a pensar num treino, até porque - defende - insistir demasiado nos matraquilhos satura e prejudica a qualidade da técnica."

Para o vice-presidente da Associação de Matraquilhos do distrito de Setúbal, Vítor Fonseca, trata-se de "uma modalidade em franca expansão". "O matraquilho que se joga hoje não tem nada que ver com aquele que os nossos pais jogavam, e esse sim, era de taberna", acrescentou.

"Hoje", explicou Vítor Fonseca, o objectivo é melhorar "a técnica a cada vez mais pessoas para dar ao matraquilho a forma de uma verdadeira modalidade desportiva".

Os receios do vice-presidente quanto ao campeonato mundial coincidem com os do campeão: "Vamos um pouco às escuras por causa do hábito à mesa tradicional. Jogamos há dois ou três meses nestas mesas, as outras equipas jogam nelas há anos."

"Apesar disso", confessou, acredita que "a gana dos jogadores portugueses e a sua técnica nas mesas tradicionais de matraquilhos transportadas para as mesas internacionais serão capazes de fazer estragos".

Não fazia a mais pequena ideia de que existiam campeonatos nacionais de matrecos...e muito menos um mundial

Também não fazia ideia nenhuma, até há associações de matraquilhos, muito bem clap.gif boa sorte para eles no tal mundial :y:

Que saudades de jogar matraquilhos... :(

Também gosto... mas matraquilhos é à baliza, a mandar grandes balázios. :-..

:lol:

Há uns quantos a jogar na liga sagres que se devem safar melhor nos matrecos.. :-..

Há uns quantos a jogar na liga sagres que se devem safar melhor nos matrecos.. :-..

A equipa quase toda do Vitória, é um bom exemplo. <_<

Matrecos é a loucura

Ao tempo que não jogo isto, tenho de ir matar saudades para uma tasca

Desconhecia totalmente que havia campeonatos disto

Qualquer dia a SportTV tem o exclusivo disso ...

devo-te dizer k a Sporttv já recusou este ano transmitir um torneio. Acho k foi no fórum k colocaram a ligação para um blog dum gajo k mandava umas cartas estranhas para N ppl e dp transcrevia as respostas.

curto jogar uns matrecos mas não é nada o meu forte lol Bilhar não sou também grande máquina mas jogo, o que curto mesmo é ping pong lol :D

Matrecos.....

Sempre que tou de folga, lá vou eu até ao café com o ppl beber umas minis e passar umas horitas a jogar...

Alto vício à anos...

E sempre à baliza, à frente atrofio, são bués bonecos...

Troco-me todo...

A quem quiser...

Jogo em Almada...

No Fernando, ao pé do Bairradas...

É altamente, quem quiser aparecer, tá à vontade...