Jump to content

A Emancipação Dos Matraquilhos


karkov
 Share

Recommended Posts

A emancipação dos Matraquilhos

ANDRÉ MENDES É BICAMPEÃO NACIONAL E VAI AO MUNDIAL

A prática de matraquilhos está a sair das tabernas e salões de jogos para se afirmar como um desporto. O campeão nacional vai participar no Mundial da modalidade, de 5 a 10 de Janeiro, em Nantes, França.

Os "matraquilhos já não são um desporto de taberna", estão "espalhados por todo o lado e não páram de crescer", disse à agência Lusa André Mendes, 25 anos, bicampeão nacional de matraquilhos, distinguido pela autarquia com o prémio "Almada, Terra da Actividade Física e do Desporto".

"Hoje há milhares de praticantes e já 500 pessoas federadas em Portugal", afirmou o praticante, que joga desde muito novo, quando "ainda precisava de uma grade vazia de cerveja debaixo dos pés para poder ver o campo".

A competir há dois anos, André Mendes vai participar com a selecção nacional no campeonato mundial da modalidade. "Tenho sempre perspectiva de ganhar, mas também tenho os pés bem assentes no chão e sei que não vai ser fácil", afirmou, explicando que a selecção nacional vai jogar em "terreno alheio".

"As equipas estrangeiras sempre jogaram nas mesas a que estamos apenas agora a adaptar-nos e que são bastante diferentes das tradicionais. Há diferenças na bola, nos bonecos e tampo da mesa", disse, garantindo, porém, que vai "dignificar a bandeira e tentar trazer a taça".

Quanto aos treinos, André conta que "são informais, no café, quando calha": "Nunca penso que vou treinar. Saio de casa com a ideia de ir ao café jogar matraquilhos, não a pensar num treino, até porque - defende - insistir demasiado nos matraquilhos satura e prejudica a qualidade da técnica."

Para o vice-presidente da Associação de Matraquilhos do distrito de Setúbal, Vítor Fonseca, trata-se de "uma modalidade em franca expansão". "O matraquilho que se joga hoje não tem nada que ver com aquele que os nossos pais jogavam, e esse sim, era de taberna", acrescentou.

"Hoje", explicou Vítor Fonseca, o objectivo é melhorar "a técnica a cada vez mais pessoas para dar ao matraquilho a forma de uma verdadeira modalidade desportiva".

Os receios do vice-presidente quanto ao campeonato mundial coincidem com os do campeão: "Vamos um pouco às escuras por causa do hábito à mesa tradicional. Jogamos há dois ou três meses nestas mesas, as outras equipas jogam nelas há anos."

"Apesar disso", confessou, acredita que "a gana dos jogadores portugueses e a sua técnica nas mesas tradicionais de matraquilhos transportadas para as mesas internacionais serão capazes de fazer estragos".

Não fazia a mais pequena ideia de que existiam campeonatos nacionais de matrecos...e muito menos um mundial

Link to comment
Share on other sites

:lol:

Qualquer dia a SportTV tem o exclusivo disso ...

devo-te dizer k a Sporttv já recusou este ano transmitir um torneio. Acho k foi no fórum k colocaram a ligação para um blog dum gajo k mandava umas cartas estranhas para N ppl e dp transcrevia as respostas.

Link to comment
Share on other sites

Matrecos.....

Sempre que tou de folga, lá vou eu até ao café com o ppl beber umas minis e passar umas horitas a jogar...

Alto vício à anos...

E sempre à baliza, à frente atrofio, são bués bonecos...

Troco-me todo...

A quem quiser...

Jogo em Almada...

No Fernando, ao pé do Bairradas...

É altamente, quem quiser aparecer, tá à vontade...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.