Jump to content

Softmod De Consolas Wii (Com Ligação Internet)

Moranguito
 Share

Recommended Posts

SOFTMOD DE CONSOLAS WII COM SYSTEM MENU 4.2

Este tutorial tem como principio consolas virgens, mas já foi testado em consolas com softmod antigo e em consolas com chip.

PARTE 1 - Instalar o Homebrew Channel

O que vão precisar:

Hardware:

- Consola Wii :P

- Wiimote com bateria :P

- Cartão SD 2GB formatado em FAT32

- Cartão SDHC 8GB formatado em FAT32 (caso queiram colocar wad's e afins é com terem um cartão maior, para o softmod em cima aconselho o cartão normal de 2GB)

Software:

- Bannerbomb para 4.2 (abd6a_v200)

- HackMii NÃO USAR A VERSÃO 0.7 PARA JÁ

Extrair o conteúdo do ficheiro do Bannerbomb para a raiz do SD (atenção devem manter a estrutura dos directórios)

Extrair o conteúdo do HackMii para o SD (dentro do zip vem um directório o que está dentro desse directório deve de ir para a raiz do SD, não o directório em si)

Devem ficar com esta estrutura no SD:

sd01.jpgsd02.jpg

Agora ligam a Wii (se ainda não estiver :P), e colocam o cartão na ranhura SD que fica na parte frontal da Wii.

Com o Wiimote seleccionam o ícone do cartão SD que se encontra no canto inferior esquerdo:

sysmenu42.jpg

Se for a primeira vez que entram neste menu vai aparecer umas mensagens:

sd03h.jpg

Vão carregando em Next e no último écran em Close depois aparece este écran:

sdmenu05.jpg

No próximo écran carregar em YES:

wiihack1.jpg

Neste écran aguardar que apareça Press 1:

wiihack2.jpg

Agora vai aparecer há vossa frente um écran onde mostra o que podem instalar, observem bem e carreguem em continue:

wiihack3.jpg

Também pode aparecer assim:

wiihack4.jpg

Agora vamos começar a instalar o homebrew, selecionem o Homebrew e carreguem no A do Wiimote,

wiihack4a.gif

Seleccionar Yes, Continue e carreguem novamente no A do Wiimote, quando terminar carregar em Continue para voltar ao menu principal do HackMii.

wiihack5.gif

wiihack6.gif

Vamos agora instalar o DVDx os passos são os mesmos:

wiihack7.gif

wiihack8.gif

wiihack9.gif

Agora vamos ao BootMii.

Caso tenha aparecido um erro na janela de testes a dizer que o BootMii só podia ser instalado via IOS passem há frente o próximo passo, e só voltam a seguir os passos novamente depois do reboot da consola.

Caso na janela de testes tenho aparecido a verde "Can Be Installed", sem qualquer outro tipo de erro então:

Carregar em BootMii e depois em Instalar BootMii boot2, e em "Yes, Continue" até terminar a instalação.

bootmii1.gif

bootmii2.gif

bootmii3.gif

bootmii4.jpg

Quando terminar carregar em continue, depois em return to main menu e depois em exit.

bootmii5.gif

Reiniciar a máquina sem tirar o cartão SD, vai-vos ser apresentado um menu e devem escolher a última opcção (a das rodinhas):

Ter em atenção que o Wiimote não funciona com o BootMii, as teclas que funcionam são:

POWER -> Desloca-se para a direita nas selecções disponíveis

RESET -> Funciona como botão OK

boot2.png

Agora seleccionar a primeira opção:

bootmii2a.png

E seguir as instruções no écran seguinte para fazer a cópia da NAND (este processo demora uns bons minutos, podem ir fumar um cigarro ou comer uma sandes, o que vos der mais prazer :P)

bootmii2b.png

Quando acabar deixar a Wii começar a reiniciar, tirar o cartão SD, e fazer sei lá... 200 Backups do conteúdo :P

Esta parte é para aqueles que tiveram o erro atrás em que o BootMii apenas podia ser instalado por IOS (os que conseguiram instalar por boot2 também podem fazer esta parte mas não é de todo necessário).

Devo no entanto avisar que backups da NAND por IOS usualmente dão muitos problemas a repôr, e em alguns casos nem dão para repôr.

A partir do menu do BootMii seleccionar BootMii por IOS e seguir os passos normais:

bootmii6.gif

bootmii7.gif

bootmii8.gif

Ir ao Homebrew Channel e depois de arrancar carregar no HOME do Wiimote para aparecer o menu onde podem arrancar o BootMii a partir daqui é igual ao que expliquei apara o BootMii via boot2:

ios163.gif

comex2.jpg

bm2l.jpg

PARTE 2 - Adulterar e Adicionar os IOS que Irão Permitir Correr Backups (A Mais Complicada :P)

Software Necessário:

- Trucha Bug Restorer ou Trucha Bug Restorer Mod

- Any Title Deleter Mod

- DOP-IOS Mod

- Waninkoko cIOS 38 rev 14 (249/250) (Quem quiser pode instalar a rev15, mas aviso já que a rev 15 ainda não é oficial e como tal pode ter bugs)

- Hermes cIOS 202/222/223 v4

A partir daqui devo dizer que os cartões SDHC têm uma performance muito melhor, mas continuo o Tutorial como se só tivessem um cartão.

Depois de "backupar" convenientemente o NAND e guardá-lo cuidadosamente em mais do que um sítio :P, volta-se a formatar o SD em FAT32 e cria-se um directório na raiz do cartão chamado "apps".

Extrai-se as aplicações todas que fizeram download previamente para dentro desse directório e deverá ter este aspecto:

screenshot002ye.png

Confirmem se os ".dol" dentro dos directórios se chamam "boot.dol" senão os programas não arrancam.

Ligam a Wii metem o cartão na ranhura e arrancam o Homebrew Channel.

Carregam no Trucha Bug Restorer e fazem load, irá aparecer um écran preto:

tbr01.jpg

Carreguem B assim que aparecer a mensagem para tal e depois em 1 para iniciar o processo quando aparecer essa mensagem.

No menu seguinte devem escolher "downgrade" IOS15

tbr02.jpg

Vai aparecer seleccionado "Load IOS from sd card", Alterem essa opção para "Download IOS from NUS" e carreguem em A para começar. Quando voltar a aparecer "Load IOS from sd card" alterem para "Download IOS from NUS", e seguiam as instruções no écran (usualmente carregar em A para dar continuidade há instalação).

(Atenção devem ter a ligação há internet configurada e o wii24connect activo.)

Quando terminar o que tiver a fazer regressa automaticamente ao Homebrew Channel.

Voltam a executar o Trucha Bug Restorer.

No primeiro écran deve estar seleccionado IOS36 mudem para IOS15 e carreguem em A. (Desta vez tem mesmo de carregar em A e não em B )

Quando aparecer Press 1 carreguem para continuar.

Vão estar de volta ao menu de selecção dos IOS, desta vez seleccionam IOS36 menu, e devem colocar como a figura:

tbr03.jpg

Seleccionem "Install Patched IOS36", e novamente sempre que aparecer "Load IOS from sd card" alterem para "Download IOS from NUS", e carreguem em A.

Ele vai voltar a fazer o serviço e regressa automaticamente ao Homebrew Channel.

Voltamos a executar o Trucha Bug Restorer

Agora no primeiro écran devem escolher ( se já não estiver) IOS36, carregar em A e depois em 1.

Agora no menu vão seleccionar "Restore IOS15", e novamente sempre que aparecer "Load IOS from sd card" alterem para "Download IOS from NUS", e carreguem em A.

Muito quando ele terminar e voltar automaticamente ao Homebrew Channel, vamos executar o Any Title Deleter.

Tenham em atenção que esta é capaz de ser a mais perigosa das aplicações e pode dar cabo da wii se não for utilizada com pés e cabeça.

No primeiro écran do Any Title Deleter seleccionem IOS36, depois entrem em "System Titles", e apaguem as seguintes entradas 222, 223, 249, 250, pressionand duas vezes A em cima de cada uma delas, caso alguma das mencionadas não esteja presente é normal, mas pelo menos uma ou duas deverão ter de certeza. "NÃO APAGUEM NADA, MAS NADA MESMO CUJO NÚMERO SEJA INFERIOR A 200"

Quando terminarem façam "Exit" e el vai sair para o Homebrew Channel.

Agora vamos executar o DOP-IOS.

Caso ele pergunte que IOS querem UTILIZAR escolham a IOS36.

No menu onde pergunta "What IOS you want to dop?" Seleccionem "IOS70", escolham sempre YES e quando terminarem reboot na Wii.

Depois do reboot se a Wii arrancar para um écran preto, é favor tirar o cartão SD de dentro do slot e voltar a fazer reboot há consola e depois de estar no menu inserir então o SD de volta.

De seguida vamos instalar o Waninkoko cIOS e o Hermes cIOS...

Muito bem de seguida vamos instalar os dois softwares que permitem correr backups.

Vamos começar pelo Waninkoko Custom IOS 38 rev14:

Entram no HBC e executam o cIOS38 rev14.

cios01.jpg

No primeiro menu vai ser pedido que IOS querem carregar, partindo do principio que tem seguido as instruções todas até aqui, ele já deve ter por defeito escolhido a 36 (Na imagem está o 249 porque nesta wii a cIOS já está instalada). Carregam no A.

cios05.jpg

Vai aparecer o écran com o disclaimer voltam a carregar em A no Wiimote.

cios02.jpg

Neste próximo écran vai ser pedido o local a partir de onde querem fazer a actualização, como estamos a fazer tudo online, aqui vamos escolher network installation

cios03.jpg

Assim que tudo terminar, carregar em qualquer botão para a consola reiniciar.

cios04.jpg

E agora vamos ao hermes cIOS:

Ir ao HBC e arrancar com o cIOS 222 installer. Já deve estar por defeito a IOS 249 para usar na instalação, se não estiver escolham a 249.

Depois é escolher pela seguinte ordem:

Install Custom IOS 222 -> Use 38 merged with 37

Install Custom IOS 223 -> Use 38

Install Custom IOS 202 -> Use 38 merged with 60

Reiniciem a consola e já está com o softmod. Agora é só escolherem quais os loaders que querem utilizar. Vou fazer 2 tópicos um com o neogamma e outro com o USB Loader GX (apenas para colocarem dúvidas).

Qualquer dúvida coloquem neste tópico

Edited by Moranguito

Concluído

Só mais uma pequena coisa, se algures quando estiverem a fazer o softmod aparecer este écran:

dsiexceptionsmall.jpg

Don't Panic. Carreguem no botão na Wii para desligar e deixar lá ficar o dedo até que ela desligue, e voltem a tentar do passo onde ficaram.

Se continuar a surgir esse erro no mesmo passo digam sff em que passo acontece, para poder vos dizer como dar a volta ao assunto.

Edited by Moranguito

Concluído

Só mais uma pequena coisa, se algures quando estiverem a fazer o softmod aparecer este écran:

dsiexceptionsmall.jpg

Don't Panic. Carreguem no botão na Wii para desligar e deixar lá ficar o dedo até que ela desligue, e voltem a tentar do passo onde ficaram.

Se continuar a surgir esse erro no mesmo passo digam sff em que passo acontece, para poder vos dizer como dar a volta ao assunto.

Se tiverem esse ecrã, desliguem a Wii, liguem e façam update. Entrem na Wii Shop, ou vão mesmo às settings da Wii e façam system update.

Pelo menos a mim resolveu e já dei esta tip a outra pessoa, que o resultado foi positivo também.

Obrigado Moranguito, excelente trabalho :y:

Desculpem as perguntas noobs (mais virão), mas é preciso ter a consola ligada à net pra fazer isto?

Como é que eu sei se a "minha" tem o menu 4.2?

Há alguma hipótese de a consola ficar inutilizável se isto correr mal?

Edited by _rx_

Desculpem as perguntas noobs (mais virão), mas é preciso ter a consola ligada à net pra fazer isto?

Como é que eu sei se a "minha" tem o menu 4.2?

Há alguma hipótese de a consola ficar inutilizável se isto correr mal?

Sim, está escrito logo no tópico :P Precisas de ter o Wireless configurado.

Vais às settings da tua Wii e na barra superior no lado direito tens lá a versão da tua Wii. Se a compraste na europa será X.XXE.

Sim existe a remota possibilidade de ficares com um pisa papeis, mas se fizeres tudo certinho, reduziras essa pequena percentagem para uma ainda menor.

PS: No entanto também existe uma maneira de fazer isto off-line mas requer um pouco mais de trabalho ( e downloads ).

Muito bom, andava à uns tempos à procura dum guia porreiro para isto e aqui está. Só vou ter de verificar a versão do software que tá na minha consola. Ela tem wiikey e a ultima actualização que fiz foi com o Wii Sports Resort. Alguém sabe que versão é?

Uma questão relativa aos cartões:

Tem mesmo de ser um de pelo menos 2GB? É que só tenho um e é de 4GB e não me dava jeito comprar um só para isto...

Deade que não seja SD HC, alguns programas não se dão muito bem com os cartões HC. Para isto o melhor é um de 2 gb SD classe 2. Para amazenar, pode ser um de 16 gb SD HC classe 8 até.

Muito bom, andava à uns tempos à procura dum guia porreiro para isto e aqui está. Só vou ter de verificar a versão do software que tá na minha consola. Ela tem wiikey e a ultima actualização que fiz foi com o Wii Sports Resort. Alguém sabe que versão é?

Possivelmente será a versão 4.2E, mas vai confirmar.

A quanto anda um cartão desses SD (e como vejo a classe?)?

Geralmente a classe vem escrita no cartão em pequeno com uma bola há volta. Possivelmente em cartões OEM não, mas isso pronto.

Eu comprei um SD da Sandisk mesmo, 2 gb classe 2 na vobis por 6 euros.

Olá,

eu já tenho o softmod a funcionar, mas na altura não fiz a parte de correr os jogos a partir do usb?

Sendo assim posso utilizar na mesma este tutorial para correr do usb? A partir de que ponto?

PS: tenho o system menu 4.1U e já fiz o update para o ultimo HBC.

Gracias.

Olá,

eu já tenho o softmod a funcionar, mas na altura não fiz a parte de correr os jogos a partir do usb?

Sendo assim posso utilizar na mesma este tutorial para correr do usb? A partir de que ponto?

Gracias.

Afinal é engano meu. Já tenho um neogamma antigo instalado, mas deve-me faltar alguma coisa pois não consigo carregar os jogos do USB.

Alguem me pode dar uma pista do que pode estar a falhar?

Atenção: Formatei uma pen em WBSF e pus lá um jogo para experimentar e não deu.

Já tenho o jogo gravado em DVD e não tenho tido problemas.

Mais uma vez obrigado

Questão:

Não há SD da Sandisk. Encontrei uns duma marca tomeçada por T (:facepalm:) mas não dizem a classe. Há dessa mesma marca, de 4GB que diz que é classe 4. Presumo que ao não dizer sejam classe 2.

Não há stresses pois não?

Olá,

Gracias.

Afinal é engano meu. Já tenho um neogamma antigo instalado, mas deve-me faltar alguma coisa pois não consigo carregar os jogos do USB.

Alguem me pode dar uma pista do que pode estar a falhar?

Atenção: Formatei uma pen em WBSF e pus lá um jogo para experimentar e não deu.

Já tenho o jogo gravado em DVD e não tenho tido problemas.

Mais uma vez obrigado

Bem eu já tou um cadito a dormir em pé, mas o neogamma não dá para ler por usb :P só para ler do DVD. Para leres apartir de USB tens de instalar um usb loader.

Questão:

Não há SD da Sandisk. Encontrei uns duma marca tomeçada por T (:facepalm:) mas não dizem a classe. Há dessa mesma marca, de 4GB que diz que é classe 4. Presumo que ao não dizer sejam classe 2.

Não há stresses pois não?

Nope, desde que o SD funcione :P

ainda n tenho wii, mas tou a ver se arranjo uma entretanto.

giro era explicar assim pos muito burros o que são esses termos todos e tudo bem explicadinho como as coisas funcam xD, nem que seja assim pos muitos burros e novatos. desenhos e tudo :-

quando comprar uma já dá pa fazer tudo por software sem ser preciso chipar nem nada certo?

e brigado por estares a partilhar o guia ;)

ainda n tenho wii, mas tou a ver se arranjo uma entretanto.

giro era explicar assim pos muito burros o que são esses termos todos e tudo bem explicadinho como as coisas funcam xD, nem que seja assim pos muitos burros e novatos. desenhos e tudo :-

quando comprar uma já dá pa fazer tudo por software sem ser preciso chipar nem nada certo?

e brigado por estares a partilhar o guia ;)

Mais detalhado e bem explicado que o guia do Moranguito, é dificil! ;)

No entanto, se quiseres uma espécie de glossário dos termos utilizados, faz aí uma lista dos termos que queres saber, e eu respondo-te. :)

• Stone unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Recently Browsing   0 members

• No registered users viewing this page.
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.