Jump to content

Franceses Apresentam «Primeiro Navio Vertical Do Mundo»


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Um arquitecto francês apresentou publicamente o protótipo do que deve ser o primeiro navio vertical do mundo e que deve possibilitar ao homem uma nova maneira de explorar o fundo do mar.

Jacques Rougerie, de 64 anos, diz que a sua invenção, uma estação oceanográfica baptizada de SeaOrbiter, será uma realidade «num futuro próximo».

Rougerie afirma já ter metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção da estrutura, que, ao contrário das actuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos.

«Actualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. É como se fossem levados para a Amazónia e depois tirados de lá no espaço de uma hora», comparou. «O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar.»

Segundo o projecto de Rougerie, a estação terá 51 metros de altura e contará com uma parte submersa e outra fora da água. Equipamentos de navegação e comunicação ficarão acima da superfície, juntamente com uma plataforma de observação.

Os cientistas viverão debaixo de água e haverá uma plataforma pressurizada de onde mergulhadores poderão partir em missão. O projecto conta ainda com a consultoria de Jean-Loup Chrétien, o primeiro astronauta de França, que está envolvido no design da estação.

603ea8ffffca2b6256013d2be23d3e3a.jpg

In SAPO

Boa tecnologia :clap: explorar o fundo do mar deve ser espectacular :y:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.