Jump to content
Vasco G

Franceses Apresentam «Primeiro Navio Vertical Do Mundo»

Recommended Posts

Um arquitecto francês apresentou publicamente o protótipo do que deve ser o primeiro navio vertical do mundo e que deve possibilitar ao homem uma nova maneira de explorar o fundo do mar.

Jacques Rougerie, de 64 anos, diz que a sua invenção, uma estação oceanográfica baptizada de SeaOrbiter, será uma realidade «num futuro próximo».

Rougerie afirma já ter metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção da estrutura, que, ao contrário das actuais estações submarinas, será móvel e poderá navegar pelos oceanos.

«Actualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. É como se fossem levados para a Amazónia e depois tirados de lá no espaço de uma hora», comparou. «O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar.»

Segundo o projecto de Rougerie, a estação terá 51 metros de altura e contará com uma parte submersa e outra fora da água. Equipamentos de navegação e comunicação ficarão acima da superfície, juntamente com uma plataforma de observação.

Os cientistas viverão debaixo de água e haverá uma plataforma pressurizada de onde mergulhadores poderão partir em missão. O projecto conta ainda com a consultoria de Jean-Loup Chrétien, o primeiro astronauta de França, que está envolvido no design da estação.

603ea8ffffca2b6256013d2be23d3e3a.jpg

In SAPO

Boa tecnologia :clap: explorar o fundo do mar deve ser espectacular :y:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.