Jump to content

Redes Sociais Movem Entre 1,4 E 3 Milhões De Pessoas


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Redes sociais movem entre 1,4 e 3 milhões de pessoas

Crescimento é imparável e sobe 16% num ano. Os mais novos vão à frente

Cada vez mais gente, cada vez mais novos: a frequência de redes sociais como o Hi5 e o Facebook disparou no último ano em Portugal, e já equivale a 78% de toda a população online. Uso geral da net também subiu (4%).

É um número gordo e poderá ser ainda maior: o relatório anual do Bareme Internet, estudo de base do Netpanel, contabilizou este ano um milhão e 400 mil indivíduos que acedem a comunidades virtuais/redes sociais na internet (hi5, Facebook...). O valor representa 16.4% do universo de residentes no Continente com mais de 15 anos.

Na análise por 'targets' dos indivíduos que acedem a comunidades virtuais, a idade é a variável mais discriminante, sendo a que revela mais diferenças de comportamento entre indivíduos: os valores oscilam entre os 58.4% dos jovens (15-17 anos) e a ausência do hábito entre os mais idosos.

Com certa surpresa, o Grande Porto é a região do país em que a frequência de redes sociais é mais alta (20,8%), seguindo-se a Grande Lisboa (19.2%). A idade da população talvez explique a vantagem: pelo último censos, na grande região do Porto há mais indivíduos mais novos em qualquer uma das subclasses entre os 15 e os 54 anos do que em Lisboa. Um maior envelhecimento da população a Sul, e no Interior Norte, sublinham, e explicam, a presença menor nas redes de contacto social.

A ocupação é a segunda variável com maiores discrepâncias comportamentais: os valores variam entre 52% de estudantes que acedem a redes sociais e apenas 2% de domésticas que dizem fazê-lo. Reformados, pensionistas e desempregados são também escassos: 3,5%.

Mas este valor global - 1.4 milhões de portugueses em redes sociais - pode pecar por defeito, uma vez que se trata de um estudo declarativo, e não inclui, por exemplo, os aplicativos móveis com que já se entra nas redes sociais (telemóvel). Segundo um outro estudo, da ComScore, a frequência de redes virtuais em Portugal foi, em Setembro, de três milhões de pessoas, valor que equivale a 78.4% de toda a população online. A evolução de 2008 para o ano corrente é significativa: crescimento de 16%.

O portal Hi5 continua a ser o serviço mais popular entre os utilizadores de redes virtuais em Portugal Continental: 2.3 milhões de visitas, seguido pelo Windows Live (1.2 milhões), Facebook (639 mil) e MySpace (289 mil).

A audiência média de frequentadores gerais de internet também está a crescer no país, diz o estudo da ComScore: mais de 3.8 milhões de pessoas, com mais de 15 anos, acederam à rede em Setembro passado. O crescimento, comparado com 2008, é de 4%.

"Portugal representa actualmente um mercado de internet dinâmico e em franco crescimento", refere o estudo, alertando para as possibilidades de negócio. "Haverá um número crescente de oportunidades para alavancar marketing e publicidade online".

In Jornal de Noticias

Qualquer dia a malta "vive" nestas coisas, eu pessoalmente só tenho HI5 e não ligo nenhuma aquilo... então desde que me disseram que as empresas costumam ir a essas redes sociais ver as páginas do pessoal... tenho o perfil de HI5 bloqueado, só as pessoas minhas amigas é que conseguem ver

Link to comment
Share on other sites

isso e para gente sem amigos IRL

Pois é.. Eu não tenho amigos IRL :( Nem sei o que é IRL :facepalm:

Enfim.. Eu também não usava isso até há pouco tempo atrás.. Tinha conta no Hi5, mas nunca curti a politica daquilo.. Agora com o Facebook, acho que está muito melhor construído. Já deu para ficar a par de algum pessoal que já não via há bastantes anos e acaba por ser porreiro nesse aspecto. Agora, é como em tudo na vida; há quem use como elevador de status social e parece que fazem competições a ver quem consegue ter mais amigos.. Mas para já, não tive quaisquer problemas de bots ou de spam, como tive milhares deles no Hi5. Para além de que tem aplicações porreiras :-..

Link to comment
Share on other sites

isso e para gente sem amigos IRL

Típico comentário da treta de alguém que não tem amigos IRL!

O que é A implica B?

Olha, o facebook é uma boa ferramenta para te manteres a par da vida de amigos que já não vês à anos. Nos dias que correm, em que cada amigo anda em cada cidade diferente, era impossível manter o contacto com todos...

Link to comment
Share on other sites

Facebook rula e é bastante direccionado para "amigos IRL" <_< Que raio de expressão!

Alias amigos são amigos... o facto de os termos conhecido online ou de outra maneira sem ser pessoalmente não implica um grau menor de cumplicidade!

Link to comment
Share on other sites

Dos meus "amigos IRL", todos ou quase todos têm facebook ou hi5 ou qq merda do género. Eu devo ser o único que não tenho.

No entanto, nada me impediu de ser eu próprio a juntar vários núcleos de amigos meus (faculdade, rua, amigos de longa data, etc) e formar outro núcleo maior de pessoal que se conhece e que hoje em dia, muitos deles são grandes amigos.

Os meus dois melhores amigos dantes não iam à bola um com o outro. É um facto e hoje rimo-nos disso! Hoje em dia eles são também melhores amigos entre os dois...

Esta cena do hi5 e facebook é muito giro e tal, mas serve para tudo menos para criar amizades. Serve para o engate, serve para exibição, serve para aumentar o "social network penis" (tipo o e-penis mas em redes sociais :P) de alguns que têm 10000 amizades mas dão-se com meia dúzia de gatos pingados na vida real, etc, etc, etc...

Para quem diz que dá jeito para o ppl que se perdeu nos contactos, tipo escola, etc...

Um dia vão-se aperceber que isso é normal. Os amigos verdadeiros que alguém tem, contam-se pelos dedos da mão. O resto são conhecidos e é normal serem dispensáveis ao ponto de se perderem alguns pelo caminho.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho Hi5 (não vou lá há meses) e tenho Facebook que é o melhor actualmente :D dá para ir mantendo contacto com amigos e conhecidos, ir "vendo" o que fazem, alem de que te aproxima de pessoas que normalmente só vês na TV,Rádio, etc.. Tenho o Markl ou o Alvim como amigos :D

O FNF pode ser considerada uma rede social, não do mesmo genero que HI5 e Facebook, mas pode.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho piada é aquele pessoal que faz colecção de amigos nessas redes, o HI5 por exemplo, só aceito pedidos de pessoas que conheço efectivamente, mas há pessoal que tem centenas e centenas de "amigos", que estupidez, cada vez que lá vou farto-me de recusar pessoal que não conheço de lado nenhum... até já a minha mãe aderiu ao Facebook, anda fascinada com aquilo, a mim é que não me convencem, também já é mais teimosia minha que outra coisa mas acho que não me ia servir de nada, até porque as pessoas que eu considero minhas amigas ou não tem dessas coisas ou também não ligam nenhuma por isso...

Agora um forum não me parece que possa ser considerada uma rede social, tudo bem a maioria de vocês conhecem-se mesmo uns aos outros e fazem convívios e isso mas os restantes tipo eu que não conheço aqui ninguém considerar isto uma rede social é um bocado forçado, pois não socializo directamente com ninguém aqui (tirando o puppetmaster que é meu colega de trabalho).

Link to comment
Share on other sites

Tu sendo licenciado em sociologia, mais que todos devias perceber que isto é uma forma de socialização! Não pelo métodos tradicionais, mas numa perspectiva moderna! Socializar envolve comunicar com outras pessoas, partilhar ideias por mais parvas que sejam... com outras pessoas. E não é o que é feito aqui?

Qual é o stress de dizer que socializam na net e num fórum? Como disseram acima, nem deveríamos dizer IRL, pk tudo é IRL... ;)

Acho que não estou a falar com bots, que respondem...

Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável.

Link to comment
Share on other sites

Tens razão Green, mas eu não disse que este forum não era uma forma de socialização, claro que acaba por ser, o que eu disse é que era forçado chamar-lhe rede social, porque aqui as pessoas não se conheçem, ou pelo menos grande parte naõ!

Mas claro que acaba por ser uma forma de socializaçaõ, mais impessoal e fechada é certo. E lá ideias é que há mais por aqui :-..

Eventualmente já deve haver muitos estudos sociológicos sobre isto mas agora não me dá lá muito jeito ir ali à biblioteca do ISCTE ver mas tenho a certeza que se fosse lá procurar encontrava logo, desde teses de licenciatura / mestrado, artigos de revistas de ciências sociais, etc, etc.

Link to comment
Share on other sites

Disse mais no sentido de uma certa contradição que há quando se diz que se abomina essas redes sociais porque socializar IRL (gosto da sigla^^) é que é, quando no fundo são os maiores spammers cá do burgo. (Isto hipoteticamente, não tou a falar do Mini0n :-.. )

Edited by X-static
Link to comment
Share on other sites

Disse mais no sentido de uma certa contradição que há quando se diz que se abomina essas redes sociais porque socializar IRL (gosto da sigla^^) é que é, quando no fundo são os maiores spammers cá do burgo. (Isto hipoteticamente, não tou a falar do Mini0n :-.. )

Disse mais no sentido de uma certa contradição que há quando se diz que se abomina essas redes sociais porque socializar IRL (gosto da sigla^^) é que é, quando no fundo são os maiores spammers cá do burgo. (Isto hipoteticamente, não tou a falar do Mini0n :-.. )

Post fail ^^

Link to comment
Share on other sites

Logicamente que um fórum é também uma rede social. É uma comunidade virtual... Aliás, isso só ficou mais vincado com a nova board, por exemplo.. A cena dos Firends, Status Updates, follow topic, etc, etc.. Não sei qual é a vergonha para alguns não admitirem, ou parece que custa a admitir.

A única diferença entre um fórum e uma dita rede social é que um fórum está mais direccionado para a partilha de ideias.

Link to comment
Share on other sites

Serve para o engate

Ui que problema.

Para quem só o faz por aí ou só se baseia nesses meios, sim, suponho que seja um problema.

lol nunca engatei pelo hi5/facebook lol mas não vejo mal nenhum em quem o faz. Usa-se os meios que se pode.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.