camurso_ Posted November 20, 2009 Share Posted November 20, 2009 Viva, Estou a criar um jogo tipo breakout em js e só me falta uma pequena coisa que não consigo fazer. A minha bola anda sempre pixel a pixel, mas sempre o mesmo sentido, ou seja, ou anda sempre para cima ou para baixo (alterando as coordenadas do top) e para a esquerda ou para a direita (alterando as coordenadas do left, obviamente). O que se passa é que quando bate na raquete, a bola faz sempre um ângulo de 90º (ex: o ritmo ao que o left muda mantêm-se, simplesmente multiplico o ritmo ao que o y muda por (-1), para lhe mudar o sentido da trajectória). O mesmo acontec quando bate nas paredes verticais (multiplico o ritmo de mudança do x por -1 e o ritmo de mudança do y mantêm-se), assim como no topo (onde multiplico o ritmo de mudança do y por -1). Ora bem... Eu sei que há uma fórmula qualquer matemática que tem a ver com trigonometria e com o comprimento da raquete para dar aqueles efeitos que todos conhecemos no jogo (se a bola bater na quina da raquete, por exemplo, não só muda o sentido dos y como muda o dos x - em que a bola, parece que volta para trás). Alguém percebeu o que quiz dizer? E, se sim, alguém conhece/tem esse algoritmo? Pode ser em qualquer linguagem que eu desenmerdo-me, pode ser um exmeplo, pode ser uma função, pode ser, até, em pseudo-código. Obrigado bump Link to comment Share on other sites More sharing options...
Figos Posted November 20, 2009 Share Posted November 20, 2009 Porque não fazes isso à mão e cagas para trigonometrias? Por exemplo, se ela vier da esquerda e bater na quina da esquerda, reduzes a velocidade para metade, se bater na quina da direita, aumentas a velocidade para o dobro... etc? Link to comment Share on other sites More sharing options...
dreamer Posted November 20, 2009 Share Posted November 20, 2009 para isso que queres acho que terias que dividir a raquete por áreas de embate, sendo o mínimo 3 áreas (canto esquerdo / centro / canto direito). Consoante o embate nestas 3 áreas seria aplicado determinado ângulo. Mas para te dar uma fórmula já é mais chato, também vai depender do teu código. Para leres um pouco, pode ajudar: http://www.allegro.cc/forums/thread/601650 Link to comment Share on other sites More sharing options...
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