Jump to content

Barba Por Fazer Dá Multa De Dez Euros


Vasco G
 Share

Recommended Posts

Na Savinor, fábrica da Trofa que transforma subprodutos animais, ir trabalhar com a barba por fazer dá direito a uma multa de 10 euros. Há mais imposições coercivas e horas extras que não são pagas, denuncia o PCP.

A empresa, célebre pelos cheiros nauseabundos com que há mais de duas décadas fustiga as populações vizinhas - algumas freguesias da Maia incluídas -, parece, agora, querer também engrossar a lista das que violam as leis laborais. O clima na firma é "abafado", descreveu, ao JN, um trabalhador. "As pessoas são muito intimidadas, sujeitas a pressões e coacções se não cumprirem determinadas ordens. Vive-se com medo", relatou.

De entre várias comunicações de serviço interno, a que o JN teve acesso, destaque-se uma, de 3 de Setembro passado, em que "Barba por fazer" é o assunto eleito. O documento tem como destinatários os motoristas que fazem as entregas de carnes aos clientes, e nele se lê que estes "todos os dias devem andar devidamente barbeados e apresentáveis". Mais: "De hoje em diante, cada vez que trouxerem a barba por fazer, serão multados em 10 euros, que serão descontados no salário de cada mês", indicando-se, em seguida, as pessoas encarregues de avaliar o estado da penugem facial dos trabalhadores. Uma situação que o PCP considera "desumana" e "escandalosa". "É o espelho do grau a que chega a arbitrariedade, a exploração, a violação de direitos e da própria dignidade de quem trabalha", refere, em comunicado, a Direcção da Organização Regional do Porto do partido.

Há mais: denuncia-se, ainda, a alegada falta de pagamento de horas extraordinárias. "Temos uma escala suplementar [para entregas] a seguir ao horário de trabalho, com horas extras que não são pagas. Mas é só um motorista por dia", revelou o funcionário da Savinor, sublinhando que essa escala passou a ser aleatória. "Tramam um de cada vez e sem pagar. Até estava a correr bem. A gente fazia isso de graça, mas chegou a um ponto em que nem isso era suficiente. Agora, é quando querem, à hora que querem", lamenta.

Isso mesmo é plasmado num outro comunicado interno, de 30 de Outubro último, em que se acusa um empregado - nomeando-o - de não querer trabalhar, dado este ter declarado não poder alterar os horários antes estabelecidos. Lê-se, ainda: "Quem trabalha na Savinor tem que ter disponibilidade e ser flexível. Caso contrário, não anda aqui a fazer nada. Se alguém mais tiver pouca vontade de trabalhar e ajudar a empresa, é favor falar comigo [elemento da direcção comercial] para ver se vos posso ajudar a serem mais felizes".

O tom intimidatório tem continuidade noutras circulares, em que se diz que alegadas falhas dos trabalhadores, como o uso de líquido de lavagem de carros sem doseador ou a falta de assinatura numa nota de débito/crédito de tabuleiros de carne, serão cobradas aos mesmos, em forma de pagamento dos materiais em causa. "Qualquer coisinha que se passe, eles ameaçam que descontam. Se formos a assumir tudo isso, a gente não ganha para viver. Mas há quem tenha receio de perder o posto de trabalho e se cale", alerta o mesmo colaborador.

In Jornal de Noticias

WTF mas já chegámos onde??? :ranting:

Link to comment
Share on other sites

ainda se fosse pessoal que atendesse ao publico...

mas hoje em dia ha empresas que obrigam até o pessoal que trabalha em back office a andar fardado ou a respeitar codigo de vestuario..

Link to comment
Share on other sites

ainda se fosse pessoal que atendesse ao publico...

mas hoje em dia ha empresas que obrigam até o pessoal que trabalha em back office a andar fardado ou a respeitar codigo de vestuario..

Eu trabalho em Backoffice e não tem regras muito rígidas. Basta não ir vestido à chunga que está tudo bem.

Link to comment
Share on other sites

ainda se fosse pessoal que atendesse ao publico...

mas hoje em dia ha empresas que obrigam até o pessoal que trabalha em back office a andar fardado ou a respeitar codigo de vestuario..

Eu trabalho em Backoffice e não tem regras muito rígidas. Basta não ir vestido à chunga que está tudo bem.

Man nisso de no teu backoffice não ter umas regras muito rigidas desculpa lá mas tenho de discordar, tudo bem que o pessoal não é obrigado a seguir obrigatoriamente uma certa linha de apresentação mas saiu à pouco tempo uma nota interna sobre apresentação que vos foi certamente comunicada pelos coordenadores... e acredita que levam isso muito a sério, acho que pessoal já foi dispensado por não seguir essas regras de conduta... ou então foram só coincidências whistling.gif

Link to comment
Share on other sites

ainda se fosse pessoal que atendesse ao publico...

mas hoje em dia ha empresas que obrigam até o pessoal que trabalha em back office a andar fardado ou a respeitar codigo de vestuario..

Eu trabalho em Backoffice e não tem regras muito rígidas. Basta não ir vestido à chunga que está tudo bem.

Man nisso de no teu backoffice não ter umas regras muito rigidas desculpa lá mas tenho de discordar, tudo bem que o pessoal não é obrigado a seguir obrigatoriamente uma certa linha de apresentação mas saiu à pouco tempo uma nota interna sobre apresentação que vos foi certamente comunicada pelos coordenadores... e acredita que levam isso muito a sério, acho que pessoal já foi dispensado por não seguir essas regras de conduta... ou então foram só coincidências whistling.gif

Pá, por cá podemos usar calças de ganga, t-shirts, ténis, etc...

As únicas "restrições" são os decotes (para as meninas) :( , calções (para os homens), calças rasgadas ou boxers à mostra e as havaianas.

E sim, realmente há pouco tempo fizeram um alerta sobre isso mas decidiram não seguir à risca as regras que vinham lá de cima.

Por isso, acho que realmente não são muito rígidos nisso.

Link to comment
Share on other sites

Pá, por cá podemos usar calças de ganga, t-shirts, ténis, etc...

As únicas "restrições" são os decotes (para as meninas) :( , calções (para os homens), calças rasgadas ou boxers à mostra e as havaianas.

E sim, realmente há pouco tempo fizeram um alerta sobre isso mas decidiram não seguir à risca as regras que vinham lá de cima.

Por isso, acho que realmente não são muito rígidos nisso.

Fdx eu não conseguia trabalhar num ambiente assim... :eek:

Sem decotes? :no:

Link to comment
Share on other sites

Tirado do site deles:

actavicola3673742.jpg

Estes tipos são uns merdengas. Implementam regras de higiene que salvaguardam a bicharada da peleira dos empregados\as, para depois irem ao bujão deles com estas mariquices. A inspecção do trabalho devia meter o bigode nisto e sancionar estes sacanas. 10€ é talvez, muito provavelmente mesmo, o salário de um dia de trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Pá, por cá podemos usar calças de ganga, t-shirts, ténis, etc...

As únicas "restrições" são os decotes (para as meninas) :( , calções (para os homens), calças rasgadas ou boxers à mostra e as havaianas.

E sim, realmente há pouco tempo fizeram um alerta sobre isso mas decidiram não seguir à risca as regras que vinham lá de cima.

Por isso, acho que realmente não são muito rígidos nisso.

Fdx eu não conseguia trabalhar num ambiente assim... :eek:

Sem decotes? :no:

Acredta que mesmo assim se vêm muitos e bons decotes por aqui :D

Link to comment
Share on other sites

lol...

Ppl...

Onde andam???

Esta merda está mesmo assim...

Se quiserem é assim, senão há muita gente para por no lugar deles...

E esses palhaços de merda aproveitam-se de todos os desgraçados que precisam de trabalhar para pagar a casa e a educação dos filhos...

Que não se podem dar ao luxo de os mandar para o caralho e eles que façam o trabalho do ppl...

Só querem ver é os lucros ao fim do ano, quem trabalha para lhes dar o lucro é descartavel...

Calças rasgadas, havaianas, decotes acentuados, calções...

Pah, tudo bem, tudo tem um limite e o ppl não está a trabalhar na praia, mas FDX...

Que palhações de merda...

Um gajo já tem um nível de vida fixe para andarem a multar o ppl com essas merdas...

Isto realmente tira-me do sério.....

São injustiças.....

Edited by Kaveyrynha
Link to comment
Share on other sites

lol...

Ppl...

Onde andam???

Esta merda está mesmo assim...

Se quiserem é assim, senão há muita gente para por no lugar deles...

E esses palhaços de merda aproveitam-se de todos os desgraçados que precisam de trabalhar para pagar a casa e a educação dos filhos...

Que não se podem dar ao luxo de os mandar para o caralho e eles que façam o trabalho do ppl...

Só querem ver é os lucros ao fim do ano, quem trabalha para lhes dar o lucro é descartavel...

Calças rasgadas, havaianas, decotes acentuados, calções...

Pah, tudo bem, tudo tem um limite e o ppl não está a trabalhar na praia, mas FDX...

Que palhações de merda...

Um gajo já tem um nível de vida fixe para andarem a multar o ppl com essas merdas...

Isto realmente tira-me do sério.....

São injustiças.....

"E o povo pá?" :lol:

Link to comment
Share on other sites

lol...

Ppl...

Onde andam???

Esta merda está mesmo assim...

Se quiserem é assim, senão há muita gente para por no lugar deles...

E esses palhaços de merda aproveitam-se de todos os desgraçados que precisam de trabalhar para pagar a casa e a educação dos filhos...

Que não se podem dar ao luxo de os mandar para o caralho e eles que façam o trabalho do ppl...

Só querem ver é os lucros ao fim do ano, quem trabalha para lhes dar o lucro é descartavel...

Calças rasgadas, havaianas, decotes acentuados, calções...

Pah, tudo bem, tudo tem um limite e o ppl não está a trabalhar na praia, mas FDX...

Que palhações de merda...

Um gajo já tem um nível de vida fixe para andarem a multar o ppl com essas merdas...

Isto realmente tira-me do sério.....

São injustiças.....

"E o povo pá?" :lol:

O Homem tá alvoraçado :lol: só lhe falta o megafone e o companheiro da guitarra :funny:

Infelizmente meu caro camarada de forum ali é assim e há sítios onde ainda é bem pior.... O Marx é que tinha razão mas nunca ninguém lhe ligou nenhuma :-

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.