Jump to content

Morreu Robert Enke


sandro_g
 Share

Recommended Posts

Fodasse. Comportem-se! Vou reabrir o tópico, qualquer offtopic será removido e será Ban From Topic.

Quanto ao tópico

:'( R.I.P.

Robert_Enke.jpg

Paulo Madeira: «Fui apanhado de surpresa»

ANTIGO DEFESA "CHOCADO" COM MORTE DE ROBERT ENKE

Paulo Madeira, que jogou com Robert Enke no Benfica e conviveu com o malogrado guarda-redes alemão, manifestou-se esta noite chocado com a morte do antigo companheiro, um amigo que definiu como uma pessoa "fria, introvertida e pouco faladora".

"Estou triste, sobretudo pelas circunstâncias em que se deu a morte. Fui apanhado de surpresa, fiquei chocado", referiu o ex-internacional português, em declarações à Agência Lusa, na sequência da notícia do suícidio de Enke, de 32 anos, que alinhou no clube da Luz entre 1999 e 2002.

O antigo defesa central encarnado recordou que Enke e a mulher, Teresa, perderam uma filha em 2006, o que "lhe deixou marcas psicológicas profundas", e que recentemente se debateu com uma infecção bacteriana no intestino, que se arrastou por vários meses e só superou recentemente.

"Apesar de ser muito jovem na altura, revelava uma maturidade muito superior à idade que tinha. O facto de a minha mulher ser sueca e ele ter na altura uma namorada alemã foi pretexto para nos aproximarmos e convivermos. Jantámos juntos várias vezes e pudemos conviver e conhecê-lo mais de perto", lembrou ainda Paulo Madeira, para quem Enke era uma pessoa retraída, mesmo em privado ou com os companheiros de equipa no dia-a-dia.

Nuno Gomes: «Perda tremenda para o futebol»

CAPITÃO ENCARNADO DESTACA "SIMPLICIDADE" DE ENKE

O capitão do Benfica, Nuno Gomes, mostrou-se extremamente "chocado" com a morte trágica do guarda-redes alemão Robert Enke, ao serviço dos encarnados entre 1999 e 2002. Em declarações à Benfica TV, o avançado ressalvou as qualidades do guardião, esperando que "o futebol em geral lhe possa dar a merecida homenagem".

"Custa acreditar que faleceu. É uma perda tremenda para o futebol mundial, de uma pessoa rara nos tempos que correm. É uma notícia muito triste", afirmou.

O internacional português guarda boas recordações da passagem de Enke pelo clube da Luz.

"Era um miúdo quando chegou mas, desde o primeiro dia se esforçou por aprender a nossa língua e em pouco tempo conseguiu-o muito facilmente. Era um jovem com muita vontade de vencer e aprender. Um homem com 'H' grande. A sua simplicidade era evidente", frisou.

"Estive com ele na Alemanha, no Mundial'2006, antes e depois do jogo. Aliás, seguia a sua carreira, como faço geralmente com ex-colegas. Depois da infeção que teve, tinha visto notícias de que estaria de regresso aos relvados muito em breve", rematou.

Link to comment
Share on other sites

tudo serve para afirmaçoes egocentricas fdx, este topico serve para informar do ocorrido e para quem quiser deixar o seu lamento pela perda, o resto é mais do mesmo de quem teima em se fazer afirmar na internet ja que na vida real deve ser um valente cromo.

RIP, suicidio ou nao é lamentável e fikei triste com esta noticia, principalmente por causa da foto presente no topico :(

Link to comment
Share on other sites

Mourinho chocado com morte de Enke

FOI O SEU PRIMEIRO GUARDA-REDES COMO TREINADOR PRINCIPAL

José Mourinho manifestou-se hoje "chocado" e "muito abalado" com a morte do alemão Robert Enke, que foi o seu primeiro guarda-redes enquanto treinador principal, no Benfica, no final do ano 2000.

"Estou chocado. Foi uma notícia completamente inesperada, que me deixou muito abalado", disse à Agência Lusa o treinador do Inter, que orientou Enke durante cerca de três meses, na sua curta passagem pelo Benfica, onde se estreou como técnico principal.

Mourinho lembrou que Enke foi o seu "primeiro guarda-redes" e sublinhou alguns traços do caráter do jogador, que se suicidou terça-feira perto de Hannover, na Alemanha: "Recordo dele a serenidade, a simpatia, a educação, o profissionalismo, as suas preocupações de caráter social e não só".

O técnico tem na memória "o gesto que teve quando decidiu construir um canil em sua casa para recolher os cães abandonados na rua".

"Era um homem com ambição de singrar na vida e na carreira e, por tudo isto, a sua morte trágica deixa-me ainda mais chocado. Que descanse em paz", acrescentou o treinador português.

Enke tinha graves depressões

MULHER E MÉDICO REVELAM PORMENORES QUE DITARAM SUICÍDIO

A mulher e o médico assistente de Robert Enke revelaram esta quarta-feira, numa conferência de imprensa em Hannover, que o ex-jogador do Benfica sofria de "graves depressões" e se recusava ultimamente a cumprir os tratamentos, o que fez inclusivamente no dia do suicídio quando conversou com o clínico.

Na carta de despedida, Enke apresenta desculpas aos familiares e aos médicos que o assistiram por lhes ter ocultado deliberadamente a sua desesperada situação e a vontade de se matar, disse o clínico.

A mulher, Teresa Enke, disse na mesma ocasião que quando o ex-guarda-redes do Benfica tinha depressões, "era tudo muito difícil, faltava-lhe ânimo, não tinha esperança de se curar, e tinha medo que de o público soubesse".

Após a morte de Lara, a filha do casal, há três anos, apenas com dois anos de idade, devido a uma mal-formação cardíaca, tinha também medo de ser internado e de perder a filha adotiva, Leila, revelou a esposa de Enke, com voz trémula, mas firme.

"Tentei dar-lhe perspetivas e esperança, dizia-lhe que nem tudo era mau, que havia coisas belas na vida, mas infelizmente não resultou", disse Teresa Enke.

"Pensámos que conseguiríamos, com amor mas às vezes o amor não basta", disse a viúva de Robert Enke, cuja morte abalou o mundo do futebol e a Alemanha em geral.

"O futebol era tudo para ele", acrescentou Teresa, lutando com as lágrimas na sala de imprensa do Hannover 96, derradeiro clube do marido.

Homenagem a Enke no jogo com Guimarães

CLUBE ENCARNADO NÃO ESQUECE EX-JOGADOR

Benfica estará no funeral de Robert Enke e tenciona homenagear o guarda-redes alemão no jogo do Estádio da Luz com o Guimarães, para a Taça de Portugal, disse fonte dos encarnados à Lusa.

O ex-jogador do Benfica nas épocas de 1999/2000 suicidou-se terça-feira numa passagem de nível em Eilvese, Alemanha, perto da sua casa.

O sítio do clube na internet apresenta uma faixa preta em sinal de luto junto ao símbolo do Benfica e que aparece associada a uma mensagem do presidente do clube sobre a morte de Enke.

Luís Filipe Vieira expressou terça-feira "choque" e "sentida tristeza" pela morte do antigo jogador dos "encarnados", o capitão de equipa, Nuno Gomes mostrou-se incrédulo e chocado com a notícia, enquanto o guarda-redes Moreira recordou Robert Enke como um profissional "do melhor que passou pelo Benfica".

Internacional alemão oito vezes, Enke, 32 anos, nasceu a 24 de setembro de 1977, em Jena, na então República Democrática da Alemanha, e ao longo da sua carreira representou Carl Zeiss Jena, Borussia de Moenchengladbach, Benfica, FC Barcelona, Fenerbahçe, Tenerife e Hannover 96, no qual alinhava desde 2004.

Link to comment
Share on other sites

O ex-guarda-redes de futebol do Benfica Robert Enke, atropelado mortalmente segunda-feira, deixou uma carta de suicídio, segundo um porta-voz da polícia de Hannover, Alemanha.

“Confirmo a existência de uma carta de despedida, mas não posso revelar o seu conteúdo, em atenção à família e à memória de Robert Enke”, disse Stefan Wittke, em declarações ao canal alemão de notícias n-tv. Wittke recusou-se também a dizer o local onde a carta foi encontrada, mas sublinhou que a polícia “tem muito boas razões para crer que se tratou de um suicídio”.

Enke parou o carro na passagem de via férrea em Neustadtam Ruebenberge, na localidade de Eilvese, a cerca de quatro quilómetros de sua casa, nas imediações de Hannover, e caminhou centenas de metros pelos trilhos até ser colhido por uma composição, tendo morte imediata, revelou a polícia alemã. Os motivos para ter posto termo à vida continuam por esclarecer, mas tinha sido entretanto marcada uma conferência de imprensa para o princípio da tarde na sede do Hannover96, actual clube do malogrado guarda-redes.

Centenas de adeptos, jogadores e dirigentes fizeram uma vigília durante a noite e a madrugada junto à sede e ao estádio do clube da Baixa-Saxónia, em memória do seu ídolo. Ao fim da tarde, haverá também um cortejo fúnebre pelas ruas do centro de Hannover para homenagear Enke, que deixa mulher e uma filha adoptiva de oito meses.

A chanceler alemã, Angela Merkel, enviou uma carta de pesâmes à viúva de Enke. A informação foi dada por um dos porta-voz do governo germânico, Christoph Steegmanns, que não quis dar detalhes sobre o conteúdo da missiva. "Trata-se de uma carta muito pessoal, que se deve manter no âmbito privado", afirmou.

Robert Enke, guarda-redes titular da selecção alemã, foi jogador do Benfica entre 1999 e 2002.

Fonte: SAPO Desporto

Link to comment
Share on other sites

Se por um lado nada de pode dizer das razões que levaram ao suicidio, deixar a mulher sozinha ( e filho adoptivo penso eu) é mau, muito mau...

Por outro lado crescer ao lado de um pai constantemente deprimido e com problemas também não deve ser fácil.

Link to comment
Share on other sites

Se por um lado nada de pode dizer das razões que levaram ao suicidio, deixar a mulher sozinha ( e filho adoptivo penso eu) é mau, muito mau...

Se calhar foi apenas mais umas das razões.

A Mulher dele e a Filha adoptada podiam não ter qualidade de vida, sempre que ele tinha as tais graves depressões.

Link to comment
Share on other sites

Se por um lado nada de pode dizer das razões que levaram ao suicidio, deixar a mulher sozinha ( e filho adoptivo penso eu) é mau, muito mau...

Se calhar foi apenas mais umas das razões.

A Mulher dele e a Filha adoptada podiam não ter qualidade de vida, sempre que ele tinha as tais graves depressões.

Pois, isso agora era voltar à discussão das razões ou não para o suicidio, podia simplesmente ter-se afastado e tentar curar, mas pronto, isso já é off topic, nem sequer tenho vontade de pensar mais nisto, seja o que tenha sido foi feito e não à volta a dar...

Esperemos que a familia ultrapasse isto da melhor maneira. RIP

Link to comment
Share on other sites

Moreira no funeral de Enke

CERIMÓNIAS FÚNEBRES REALIZAM-SE DOMINGO

O guarda-redes Moreira, antigo companheiro de equipa de Robert Enke no Benfica entre 1999 e 2002, irá marcar presença no funeral do malogrado guardião alemão, que se realiza no domingo.

O clube da Luz estará ainda representado nas cerimónias fúnebres pelo vice-presidente Rui Gomes da Silva.

Robert Enke, que se suicidou na passada terça-feira, aos 32 anos, será também homenageado no estádio do Hannover 96, clube que representava.

O Benfica também irá homenagear o Enke, no Benfica - Guimarães para a taça ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
2011-11-10190533_CA967162-B341-4FEB-88DD-FECB0766BF67$$738d42d9-134c-4fbe-a85a-da00e83fdc20$$3b189526-ac58-4801-86c2-58a5db2be962$$img_carrouselTopHomepage$$pt$$1.jpg

Segundo ano desde o seu falecimento

Selecção alemã homegeou Robert Enke

A selecção alemã de futebol homenageou esta quinta-feira Robert Enke, seu antigo guarda-redes e ex-jogador do Benfica, à passagem do segundo ano desde o seu falecimento.

Robert Enke, na altura jogador da equipa alemã do Hannover, suicidou-se a 10 de Novembro, com 32 anos de idade, vítima de uma depressão, razão pela qual havia sido submetido a tratamentos desde a sua passagem pelo Barcelona, em 2003.

O vice-presidente da Federação Alemã de Futebol, Karl Rothmund, depositou uma coroa de flores, em nome de todos quantos foram seus companheiros na selecção, na sepultura do jogador, no cemitério de Hannover.

"O Robert está sempre nos nossos corações e os nossos pensamentos estão com a sua mulher, Teresa, e com a restante família", refere um comunicado lido pelo diretor do combinado germânico, Oliver Bierhof.

A morte de Robert Enke emocionou toda a Alemanha e o mundo do futebol, desvendando as muitas pressões que os atletas de alta competição podem sofrer e de que, muitas vezes, são vítimas.

No caso do antigo guarda-redes e capitão do Benfica, clube que serviu entre 1998/99 e 2001/02 (altura em que se transferiu para o Barcelona), houve uma série de incidentes pessoais que o desmotivaram para a vida, desde o constante pânico pelo fracasso futebolístico à morte da sua filha, com dois anos de idade, vítima de um problema congénito no coração.

Na época em que se suicidou tinha regressado ao campeonato alemão, depois de passagens pelo Fenerbahçe (Turquia) e Tenerife (Espanha), e estava entre os habituais convocados de Joachin Low para a selecção nacional.

Correio da Manhã

icon_cry.gif

Edited by loki
Link to comment
Share on other sites

Lembro-me perfeitamente do Mário Dias me dizer na altura que ele era um atleta incrível e completamente diferente dos outros. Que o treino chegava ao fim e enquanto todos iam à sua vida, ele ia trabalhar para o ginásio para melhorar cada vez mais. Grande atleta e Guarda-Redes notworthy.gif

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.